terça-feira, 19 de novembro de 2013

QUEM NÃO RESPEITA OS AVÓS NÃO TEM MEMÓRIA DO FUTURO



Quem não respeita os avós não tem memória nem futuro, diz Papa
Francisco dedicou a homilia de hoje para uma reflexão sobre a importância dos idosos / Foto: L’Osservatore Romano
As reflexões vieram a partir do exemplo de Eleazar, figura bíblica do Livro dos Macabeus (Primeira Leitura do dia). Já idoso, Eleazar preferiu o martírio em vez de salvar sua vida com hipocrisia, deixando um grande exemplo não só para os jovens, como para toda a nação. O Santo Padre destacou a coerência de fé deste homem, o legado verdadeiro que ele deixou.
“Nós vivemos em um tempo no qual os idosos não contam. É ruim dizer isto, mas eles são descartados, porque dão trabalho. Os idosos são aqueles que nos trazem a história, que nos trazem a doutrina, a fé e nos dão um legado. São aqueles que, como um bom vinho envelhecido, têm força dentro de si para nos dar uma herança nobre”, disse.
Francisco afirmou ainda que os avós são um tesouro, de forma que a memória desses antepassados leva o homem a imitar sua fé. Ele defendeu que a sabedoria deles é uma herança que se deve receber. “Um povo que não cuida dos avós, um povo que não respeita os avós não tem futuro, porque não tem memória”.
Ao fim da homilia, o Santo Padre recordou, então, tantos idosos que estão em casas de repouso, abandonados, mas que são “tesouro da sociedade”. “Peçamos, hoje, a graça aos velhos santos – Simeão, Ana, Policarpo e Eleazar – de cuidar, escutar e venerar os nossos antepassados, os nossos avós”.

O IMPORTANTE É LUTAR SEMPRE

Não se deixe abater pelas armadilhas das dificuldades da vida. Nestes momentos nos sentimos fracos, e até com a impressão de estar sozinhos em nossas lutas. Não permita ao príncipe das trevas colocar estes pensamentos em sua mente. 

Certifique-se se esta conectado com o poder de Deus. Este é o segredo para manter-se firme diante de qualquer situação. Aprenda a usar a autoridade recebida de Deus, pois em Jo 4,4 lemos: ”o que está em nós, é maior do que aquele que está no mundo” . 

Aprenda a viver as adversidades da vida como desafios à sua própria necessidade de viver e vencer. Saiba que não tem tanto valor aquilo que vem de graça, quando o que é conquistado com muito esforço e sacrifício, quem vive a ganhar, não tem a oportunidade de contemplar um caminho que não percorreu por si mesmo. 

Aquele porém que se esforçou por conseguir, relembrará em cada pedaço do caminho um tempo de luta e o sabor da conquista. O propósito de Deus para a sua vida é que você aja de acordo com o poder do Espírito Santo. Coragem, levante a cabeça e combata o bom combate da fé.


Senhor, faz de mim um guerreiro da fé, queremos combater o bom combate da fé, e vencer as dificuldades. Sozinhos nada podemos, capacita-nos com o poder do Espírito Santo.

Padre Alberto Gambarni

COMEÇAR É DE TODOS: PERSEVERAR, DE SANTOS (SÃO JOSEMARIA ESCRIVÁ)


Por que você parou? Continue! Prossiga! Insista! Permaneça! O mundo tem ensinado aos homens de que vale a pena viver gozando o maior número possível de prazeres passageiros e fúteis. E no que fomos nos transformando aderindo a esta perniciosa mentalidade? Em pessoas imaturas, inconstantes, que desistem ante a primeira dificuldade e pressão. Hoje Deus quer nos formar! E a "forma" que Ele usa é a da Cruz. Se você tomar a firme decisão de continuar carregando sua cruz, e não desistir de seguir os passos do Senhor, saiba que esta cruz será a ponte que fará você alcançar o lugar da Graça! O Senhor prometeu que SEMPRE caminharia ao seu lado. Por acaso Deus é mentiroso, para não cumprir aquilo que lhe prometeu? Não, meu irmão... Deus é fiel! E diante desta tão grande fidelidade de Cristo, volte e retome o caminho reto em seu coração. Você caiu em pecado e está envergonhado? Levante-se agora e confesse o seu pecado, busque o sacerdote e lave a sua alma! Acordou triste e desanimado? Então, corra aos pés de Jesus Eucarístico e derrame suas preciosas lágrimas no lugar onde realmente elas adquirem verdadeiro sentido. É no encontro perseverante e diário com o Senhor da nossa vida que experimentamos já aqui na Terra um pouco daquilo que nos aguarda no Céu. 
Alexandre Oliveira

NÃO HÁ SALVAÇÃO EM NENHUM OUTRO HOMEM

O sacrifício do calvário se realiza para nós, no altar, em cada Santa Missa. Mais uma vez, o Coração de Nosso Senhor Jesus está na Hóstia Consagrada, batendo forte por cada um de nós.

Pelo fato de Jesus ser Deus, às vezes, pensamos que Ele é insensível. Não, pelo contrário. Jesus não fica como nós, se "descabelando", mas sofre e muito. É um Coração que ama, mas também que sofre, perdoa e sente dor.

A Arca da Salvação, para nós, é esse Coração. Mais do que nunca, todo homem e toda mulher precisam ir ao Senhor Jesus. Não há salvação em nenhum outro homem.

Se em meio à escuridão, eu acendesse uma vela e pedisse que as pessoas se aproximassem desta que seria a única luz existente, eu não estaria sendo intransigente. O retorno do Senhor está muito próximo e é urgente que façamos de tudo para levar a Sua Arca. É necessário que vivamos com Jesus em Seus caminhos, Suas leis, Seus Mandamentos.

Meu irmão, minha irmã, estamos vivendo um tempo favorável, em que o Senhor está derramando o Seu Espírito Santo em toda parte do mundo. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

APRENDENDO COM O SILENCIO



“Na natureza, encontramos preciosas lições a nos dizer que o verdadeiro poder anda de mãos dadas com a quietude. São muitos os acontecimentos que se dão em silêncio.

O sol nasce e se põe em profunda calma, penetra suavemente pela vidraça de uma janela, sem a quebrar.

Acaricia as pétalas de uma rosa, sem a ferir, beija a face de uma criança adormecida, sem a acordar.

As estrelas e as galáxias descrevem as suas órbitas com extraordinária velocidade pelas inexploradas vias do cosmo, mas nunca dão sinal de sua presença pelo mais leve ruído.

O oxigênio, poderoso mantenedor da vida, penetra em nossos pulmões, circula discretamente pelo nosso corpo, e nem lhe notamos a presença.

Aprenda, com o silêncio, a ouvir os sons interiores da sua alma.
Aprenda, com o silêncio, a respeitar o seu eu, a valorizar o ser humano que você é, a respeitar o templo que é o seu corpo e o santuário que é a sua vida.

Aprenda, com o silêncio, a valorizar o seu dia e a sua vida. A enxergar em você as qualidades que possui e descobrir as imperfeições, despertando a consciência para o que precisa ser aprimorado.

Aprenda, com o silêncio, que a vida é boa, que nós só precisamos olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo e escolher as devidas companhias.

Aprenda, com o silêncio, a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças, nos momentos de dificuldade e de maior discórdia, calando-se para evitar futuros desafetos.

Aprenda hoje, com o silêncio, que gritar não traz respeito. Que apenas ouvir, em muitos momentos, é melhor do que falar.

Aprenda, com o silêncio, a aceitar alguns fatos, a ser humilde, deixando o orgulho de lado e evitando reclamações vazias e sem sentido.

Aprenda, com o silêncio, a reparar nas coisas mais simples e a valorizar o que é belo.
Aprenda, com o silêncio, que a solidão não é a pior companhia.

Aprenda, com o silêncio, que tudo tem um ciclo, como as marés que insistem em ir e vir, como os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar e como a Terra, que faz a volta completa sobre seu próprio eixo.

Por vezes, o silêncio pode ser confundido com fraqueza, apatia ou indiferença. Porém, ser capaz de calar-se em certos momentos, é uma grande virtude.
Os verdadeiros mestres sabem ser firmes sem renegarem a mais perfeita quietude e benevolência.

Jesus demonstrou a Sua grandeza, permanecendo sempre em harmonia, sem perturbar-se em momento algum.

Prossigamos, buscando sempre que possível, o recolhimento e o silêncio que acalma, harmoniza e edifica.

Queridos amigos!! Muitas vezes se tivéssemos o hábito de ouvir mais e refletir sobre o que é exposto poderíamos resolver as coisas sem atropelo, discussões, enfim. Que possamos ter o discernimento de quando realmente devemos falar e quando o silêncio pode ser nosso grande aliado.

Vamos lembrar que temos dois ouvidos e uma boca e que tentar sempre se acalmar, ouvir, refletir e só depois nos expressar pode ser o caminho.”

TENHA UM CORAÇÃO AGRADECIDO

O primeiro sinal de uma cura plena em nossa vida é ter um coração agradecido, capaz de reconhecer a bondade de Deus presente em cada momento da nossa vida.
“Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” (Lc 17,13).
A Palavra de Deus nos mostra os dez leprosos que vieram ao encontro de Jesus e clamaram por Sua misericórdia de forma insistente e repetida: “Senhor, tem compaixão de nós, olha para a nossa miséria, olha o quanto estamos sujos e só o Senhor pode fazer algo por nós”. Jesus nem olhou quem eram eles, mas, naquele mesmo instante, mandou que se apresentassem aos sacerdotes. Enquanto estavam a caminho, eles foram curados da lepra. 
Dos dez que foram curados, apenas um voltou para agradecer. Por isso Jesus perguntou: “Onde estão os outros nove? Eles não voltarão para dar glória a Deus?” 
Meus irmãos, o primeiro sinal de uma cura plena em nossa vida é ter um coração agradecido, capaz de dar graças e reconhecer a bondade d’Ele presente em cada momento da nossa vida. Quem não sabe agradecer, quem não sabe dar graças ao Senhor vive com o coração cheio de murmuração, de reclamação, por isso não experimenta a paz que vem de Deus. Assim, a inquietação cresce, pois não é capaz de reconhecer a bondade e a presença maravilhosa do Pai na sua vida. 
Hoje, estou convidando você a não ser um filho ingrato, não ser uma filha mal-agradecida. Saiba, a cada instante, reconhecer a presença amorosa de Deus na sua vida; e se algo o deixa atormentado como deixou esses dez leprosos de hoje, busque no Senhor a misericórdia, a cura. Clame como os leprosos: “Senhor, tenha piedade de nós! Senhor tenha compaixão de nós!”. Você não precisa ter dúvida nenhuma de que o amor de Deus virá em seu socorro. 
Uma vez que experimentamos o perdão de Deus, a primeira coisa que devemos fazer é dar graças a Ele, porque Ele é bom. Quantas vezes vamos para o sacramento da confissão pesados, cheios de coisas na nossa consciência, porque o pecado nos deixa realmente sujos, mas Deus é tão bom que nos lava, nos purifica e nos perdoa abertamente. 
Nós deveríamos sair de cada confissão com o coração rejubilado, dando graças, glorificando, bendizendo ao Senhor e dizendo: “Deus foi grande e bondoso na minha vida!
Padre Roger Araújo

PERDOAR..



A nossa cura interior começa com o perdão

Todos nós vivemos experiências dolorosas no passado e que deixaram marcas em nosso psiquismo. Muitas reações que temos de insegurança, medo, fechamento diante de pessoas ou situações, são consequências do que vivemos. Queremos avançar na nossa relação com Deus e com as pessoas, mas não conseguimos por causa das nossas feridas interiores.

Para iniciar o processo de cura interior, o primeiro passo é perdoar. Sem perdão aos outros ou a si mesmo, vamos nos arrastar na nossa caminhada com Deus. O perdão é um ato da vontade e não de sentimento. Assim como eu desejo ser perdoado por Deus pelas minhas faltas, eu preciso perdoar os outros: "quando estiverdes rezando, perdoai tudo que tiverdes contra alguém" (Mc 11,25).

O perdão é fonte de graças para quem dá e de paz para quem recebe. A mágoa bloqueia o nosso crescimento humano e espiritual. Muitas graças não acontecem em nossas vidas por falta de perdão. Não é à toa que Jesus nos manda "perdoar setenta vezes sete"; Ele sabe o quanto o rancor e os ressentimentos nos prejudicam em todos os sentidos. Além de perdoar o irmão, também é necessário perdoar a si mesmo para conseguir receber as graças divinas.
E você, ainda não conseguiu perdoar? Não perca mais tempo,meu irmão, minha irmã !

Paz e Bem!

DAÍ POIS A CÉSAR O QUE É CÉSAR

Jesus é simples. Seu comportamento não se assemelhava em nada ao orgulho, à vaidade e à autossuficiência dos judeus. Por isso, Ele se tornou insuportável para os chefes do povo, os sacerdotes, os fariseus e doutores da Lei. Eles tinham de livrar-se d'Aquele homem, porque Ele só atrapalhava. Por essa razão, procuravam situações para pegá-Lo em algum erro e poder condená-Lo. Entre tantas passagens bíblicas, eis uma que relata um desses fatos:

“Então os fariseus saíram e fizeram um plano, afim de apanhá-lo numa cilada, fazendo-o falar. Enviam-lhe seus discípulos, com os herodianos, para lhe dizer: ‘Mestre, sabemos que és sincero e ensinas os caminhos de Deus com toda a verdade, sem deixar-te influenciar por quem quer que seja, pois não fazes acepção de pessoas. Dize-nos, pois, qual é o teu parecer: É permitido pagar o tributo a César? Sim o não?’” (Mt 22,15-17).

Se Jesus dissesse: “Sim, pague o tributo a César”, eles teriam como aliado todo o povo judeu, que não aceitava pagar o tributo ao imperador romano. 
Se Ele dissesse: “Não devemos pagar tributo a César”, concordando com o povo judeu, os fariseus entregariam Jesus aos romanos dizendo que Ele era um subversivo, alguém tramando conta o Império, incitando o povo a não pagar o tributo. Tratava-se de uma armadilha!

PAPA ALERTA PARA O ESPÍRITO MUNDANO QUE NEGOCIA A FÉ

Papa alerta para o espírito mundano que negocia a fé
Em Missa nesta manhã, Papa falou dos riscos do espírito mundano / Foto: L’Osservatore Romano
O Senhor nos salve do “espírito mundano que negocia tudo”, não somente os valores, mas também a fé. Este foi o pedido do Papa Francisco, na Casa Santa Marta. O Pontífice alertou para a “globalização da uniformidade hegemônica”, fruto da mundanidade.
Partindo da Primeira Leitura, num trecho do Livro dos Macabeus, Francisco concentrou-se na “raiz perversa” da mundanidade, dizendo que o povo de Deus, muitas vezes, prefere afastar-se do Senhor diante de uma proposta do mundo. Ele citou o exemplo daquele povo, retratado na Leitura, que não quis mais Israel isolado das outras nações e foi negociar com o rei, abrindo mão de suas próprias tradições.
“Esta é uma contradição: não negociamos os valores, mas negociamos a fidelidade. E isto é justamente fruto do demônio, do príncipe deste mundo, que nos leva adiante com o espírito da mundanidade. E depois, vêm as consequências”.
Francisco advertiu que isso acontece ainda hoje, já que também nos tempos atuais há este espírito mundano, esta vontade de ser progressista em um pensamento único. “Esse povo negociou a fidelidade ao seu Senhor, esse povo, movido pelo espírito do mundo, negociou a própria identidade, negociou a pertença a um povo que Deus ama tanto, que Ele quer como seu povo”, disse.
Mas, mesmo nessa situação, o Papa indicou um consolo: o fato de que Deus permanece à frente deste caminho traçado pelo mundo, pois é fiel e não pode renegar a si mesmo. Deus, recordou o Pontífice, perdoa o homem mesmo quando este segue pelo caminho da mundanidade.
“Com o espírito de filhos da Igreja, rezemos ao Senhor para que, com a Sua bondade, com a Sua fidelidade,  salve-nos deste espírito mundano que negocia tudo; que nos proteja e nos faça seguir adiante como fez diante do Seu povo no deserto, levando-o pela mão, como um pai leva seu filho. Nas mãos do Senhor seguiremos seguros”.