segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O REMÉDIO ESPIRITUAL PARA CONCRETIZAR FRUTOS DO ANO DA FÉ


Papa fala de "remédio espiritual" para concretizar frutos do Ano da Fé
Francisco segura a “Misericordina”, caixa contendo um Terço que foi entregue aos fiéis após o Angelus / Foto: reprodução CTV
Após o Angelus deste domingo, 17, Papa Francisco prescreveu um “remédio espiritual” para todos os presentes na Praça São Pedro. Trata-se do “Misericordina”, uma caixa contendo um Terço que foi entregue aos fiéis após a oração mariana.
“Alguns vão se perguntar: agora o Papa é farmacêutico?”, brincou o Santo Padre, que depois explicou o trocadilho. A “Misericordina” foi uma caixa com um Terço, um “remédio espiritual” que convida os fiéis a concretizarem os frutos do Ano da Fé, prestes a terminar.
“Peguem! Há um Terço, com o qual se pode rezar também o ‘terço da Misericórdia’, ajuda espiritual para a nossa alma e para difundir em todo lugar o amor, o perdão e a fraternidade. Não se esqueçam de tomá-lo, porque faz bem, hein! Faz bem ao coração, à alma e a toda a vida!”, disse Francisco.

O NOSSO DIA A DIA CHEIO DE NOTICIAS

O nosso dia a dia tão cheio de más notícias traz consigo o perigo de nos tornar pessimistas. Pessimismo e cristianismo nada tem a ver um com o outro. O pessimista sempre vê o lado pior da vida, já o cristão é diferente. 
Isso não significa... que os problemas não irão nos abalar. Algumas vezes, o desânimo, a revolta, murmuração...ameaçarão a nossa esperança. Nestas horas é importante estarmos agarrados a Deus lembrando de promessas como de Ne 8,10: "não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força.". 
Não devemos nos acusar porque ficamos tristes por algo, mas devemos reagir dizendo: "Senhor, dá-me tua força para reagir."
Padre Alberto Gamabrini

PERMANECE FIRME!

O mais importante é permanecermos firmes, não perdermos a convicção e a firmeza de quem nós seguimos.
“É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” (Lc 21,19). 
Meus queridos irmãos e irmãs, a Palavra de Deus nos chama à atenção para termos o cuidado de não sermos enganados, porque o nosso coração vive uma sede de Deus, uma vontade de encontrar-se com Ele, de que Ele venha em nosso auxílio naquilo que nós precisamos. 
Às vezes, há tantas pessoas revestidas de Deus, da Sua Palavra, mas de forma errônea, condenatória e sem nenhuma autoridade vinda do próprio Senhor. Falam em nome d’Ele, prometem isso e aquilo. Quantas enganações em nome de Deus! 
Não cabe a nós julgar, basta ver quantas confusões existem em nome do Senhor; quantas ofensas, quantas promessas falsas, quantos falsos testemunhos. Nós, muitas vezes, nos deixamos confundir, porque o que queremos de Deus parece que se resume às coisas aqui na Terra, essa busca desenfreada de cura nos deixa longe do essencial, do amor de Deus, da palavra d’Ele, longe da vontade daquilo que Ele realmente tem para nós. 
Não sigamos essa gente, não nos apavoremos com quem nos prega um Evangelho de medo, de pânico; não nos apavoremos quando alguém nos condena. Ninguém tem o poder de julgar, ninguém tem o poder de nos condenar, a não ser Jesus, o único e justo juiz. O mais importante é permanecermos firmes na nossa fé, é termos confiança e convicção naquele que é o nosso Senhor. 
Nós, muitas vezes, passamos por tribulações difíceis por causa do nome de Jesus, por causa do Seu segmento. Nós, muitas vezes, seremos incompreendidos, tidos como loucos, insensatos, seremos julgados até pelos nossos. O mais importante é permanecermos firmes, não perdermos a convicção e a firmeza de quem nós seguimos. 
Isso não significa viver uma fé de uma forma louca, insensata, sem juízo. Para seguir Deus é preciso ter sabedoria, sensatez, equilíbrio; para segui-Lo nós não precisamos ser fanáticos, mas ter convicção, paixão. Precisamos, no equilíbrio, buscar a profundidade d’Ele em nossa vida. Ter uma fé profunda não significa vivê-la de forma desequilibrada. Ao mesmo tempo, não basta dizer que temos fé se não tivermos seriedade no compromisso com Deus. 
Quando vivemos nossa fé com seriedade, com equilíbrio, levando o Senhor a sério, nós não precisamos nos incomodar com falsos pastores, falsas promessas, falsas ilusões, nós não precisamos nos incomodar com aqueles que nos ameaçam usando a Palavra de Deus.
Padre Roger Araújo

QUAL É O PREÇO DA VIRGINDADE?

Algo precioso a se guardar, esperar e para se doar
Dois jovens, um rapaz e uma moça, ambos virgens, resolvem entrar em um leilão. Pasmem! Eles não leiloariam um carro antigo, nem uma casa na praia, muito menos um quadro de arte! O bem é outro. O bem é a virgindade. Isso mesmo: dariam um “preço” a ela! Fico pensando até que ponto nós temos um preço. Qual o valor que podemos atribuir a nós mesmos? Ou pior: qual o valor que podemos deixar que outro dê a nós? Quando penso nas inúmeras respostas que poderíamos encontrar não tem como não me lembrar da Palavra de Deus, que me dá o valor exato pelo qual fui comprado. Fui comprado pelo Sangue de Jesus Cristo! Meu valor é a paga de um Deus amoroso, que me ama se dando a mim, não querendo saber o que darei a Ele. 

Sem querer cair no julgamento, mas, se não tivermos noção de que somos um dom, um presente de Deus, nos permitiremos aceitar qualquer valor, daremos o bem que somos a qualquer um e a qualquer preço.

Triste perceber que a beleza da virgindade está cada vez mais se perdendo, perdendo valor e crédito. “Dá-se” este bem em uma noite mais acalentada, em uma aventura de fim de semana, em um momento de “solidão”. Dessa forma, o bem se torna, após sua perda, um mal, uma ferida e um sentimento de ter sido “usado” e nada mais!
A virgindade é algo tão lindo por revelar encontro; vai além de penetração e perda de uma membrana (isso também). É entrar no outro mais do que fisicamente, é entrar em seus sonhos, projetos e anseios e, a partir daí, o assumi-los e fazer parte deles e criar comunhão. É um ato que diz: “É um só corpo e uma só alma”, contudo, sem o sacramento do matrimônio, não há presença da graça. Não há vida, somente hormônios e impulsos “rolando”. Não há totalidade de entrega de alguém que se assume se doando e recebendo. 

Acho tão profunda a análise da virgindade feminina, pois, o hímen é uma membrana que protege, que vela e que guarda esse dom. É como se ele simbolizasse um “o lugar que entrarás é santo”! Parece meio estranha minha analogia, mas o lugar, de fato, é santo, pois ali, após este véu, se encontra o lugar do encontro e a possibilidade da vida ser gerada. Literalmente o lugar onde Deus põe a mão formando vida.

Por isso a virgindade é algo precioso a se guardar, esperar e para se doar e, assim, viver o “para sempre” felizes. E eu digo que, como homem, também preciso me guardar para aquela a quem quero me dar por inteiro e dizer para ela após nosso casamento: “Sou só teu”, quero entrar em você e deixar Deus entrar em nós. Meu maior presente será poder dizer: “Nunca fui de ninguém, pois, no mistério de eternidade, sou para você.”

Mas se você está lendo este texto e se sentindo culpado por já ter entregado este dom e presente para alguém. Calma! É momento de visita de Deus. Ele pode fazer novas todas as coisas! E mesmo que tenha perdido a virgindade física, há uma que pode e deve ser vivida: a virgindade do coração, alguns chamam de “virgindade secundária”, ou seja, a firme decisão de não ter relações sexuais até o dia do matrimônio. 

Com a graça de Deus, você pode recomeçar e deixar que o amor de Cristo pague seu valor, e não precisa ficar pedindo amor em cada entrega do corpo a alguém. De fato, muitos que “dão” sexo, na verdade, querem amor! Para nós cristãos, o sexo fecha e sela um amor que já foi provado na totalidade, na fidelidade, na liberdade e na fecundidade de pessoas que se pertencem em vista de um “para sempre felizes”.

Podemos viver uma nova virgindade por intermédio da graça de Deus, e quem sabe você pode seguir o conselho de São João Crisóstomo sobre o que um marido deveria dizer à sua noiva antes das núpcias: “Minha amada esposa, tomei-te nos meus braços, amo-te e prefiro-te à minha própria vida. Porque a vida presente não é nada e o meu sonho mais ardente é passá-la contigo, de tal maneira que tenhamos a certeza de não ser separados naquela vida que nos está reservada na eternidade. Eu ponho o teu amor acima de tudo, e nada me seria mais penoso do que não ter os mesmos pensamentos que tu.” 

Não importa o que aconteceu em seu passado, o que importa é que sobre você existe a promessa de um “para sempre feliz”, e para viver essa graça é preciso ter no agora um ato de esperança.
Adriano Gonçalves

O PERDÃO

O perdão amplia nossos horizntes. Cicatriza feridas e fecha fendas abertas no nosso coração

EXPULSEMOS A TRISTEZA EM NOSSA VIDA

A alegria é presente de Deus para nós; é fonte de profunda vitalidade. Em muitas passagens bíblicas encontramos vários conselhos para permanecermos alegres: “Vivei sempre alegres” (I Ts 5,16).
Todos nós, com certeza, escutamos esta boa notícia: Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente. A ressonância da ressurreição em nossa vida é a alegria.
No entanto, se observarmos, sentimos ao longo de todo o dia um combate contra o dom da alegria em nós, para que andemos cabisbaixos e tristes. Por essa razão, lutemos para que as circunstâncias não minem esse lindo dom em nós, porque Jesus está vivo. A alegria do Senhor é a nossa força!
“Este dia é um dia de festa consagrado ao Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8,10a).
Peçamos hoje ao Ressuscitado o dom da alegria, mesmo quando as situações se apresentarem desencontradas ao nosso derredor.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago