FIRME COMO A ROCHA Texto: Flávio Collistet
A fé em Jesus Cristo é um sentimento a ser preservado todos os dias. Feliz daquele que tem fé, mas feliz também pode ser considerada a pessoa que procura aumentar cada vez mais a intensidade da sua confiança em Deus.
As leituras proclamadas nas missas e celebrações da Palavra reforçam o chamado para que nossa fé seja firme como uma rocha, e nos estimula a vencer o desafio de não desanimar diante das adversidades de uma sociedade tão conturbada como a que vivemos atualmente
Na primeira leitura, o sofrimento do povo leva o profeta Habucuc a questionar Deus sobre tamanho padecimento. E Deus responde ao profeta. Deus não está, e nunca ficará indiferente aos males do nosso tempo. Na hora certa, ele vai intervir a nosso favor.
Se você passa por algum problema, aparentemente intransponível, tenha certeza de que a perseverança na fé vai lhe transformar numa pessoa vitoriosa, mas no momento de Deus, e não no seu momento. Este é o nosso desafio: provar a nossa fé, mesmo quando o fundo do poço parece ser o destino certo.
Se a sua fé é do tamanho de um grão de mostarda, saiba que ela é capaz de remover até mesmo uma árvore da espécie da amoreira, do chão firme para o mar. Essa parábola vem contada pelo próprio Jesus no evangelho. Traduzindo em miúdos: a fé remove montanhas. Nada é impossível para Deus. Se você não consegue visualizar uma luz no fim do túnel, saiba que a qualquer momento a escuridão será substituída pela claridade, mediante a fé no mestre de Nazaré.
Fé em Jesus, muito mais do que uma crença, representa uma adesão a ele próprio, o Cristo Ressuscitado. Essa certeza é destacada na carta do apóstolo Paulo ao seu discípulo Timóteo, cujo trecho foi narrado, através da segunda leitura.
Aqui, Timóteo representa a comunidade de pessoas que vivem comprometidas com o bem-estar e a fé dos irmãos em Cristo, daqueles que não se isolam numa existência egoísta, mas que dentro do possível, mergulham no dia a dia do próximo, ajudando-o a caminhar e a superar os obstáculos do cotidiano.