terça-feira, 22 de outubro de 2013


VIVER BEM A SANTA MISSA

Nós acreditamos que a cada missa Jesus renova o seu sacrifício, mas, infelizmente, a nossa fé não tem sido traduzidas em atos. 
A ordem de Deus, na Palavra é: “Esforça-te, pois, e converte-te!”
Estamos muito relaxados. Muitas pessoas vão à missa, mas não participam, não se colocam inteiramente na celebração. Estão somente de corpo presente, por obrigação.
Nossa mentalidade precisa ser mudada! 
Em cada missa o Senhor quer cear e ter um contato íntimo conosco. A missa é um banquete íntimo, no qual Jesus põe sobre a mesa o seu próprio corpo e o seu próprio sangue. È mais do que um banquete, é um sacrifício.

Temos o privilégio de receber Jesus na Eucaristia. Precisamos valorizar esse tesouro. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O QUE LEVAMOS DESTA VIDA ?

O que vale nesta vida é o bem que nós fazemos ao próximo, porque o que nos faz ricos diante de Deus é aquilo que damos de bom coração e com alegria.
“A vida de um homem não consiste na abundância de bens” (Lc 12,15d), mas na alegria da partilha, porque, quando damos do que temos, o milagre da partilha acontece e não falta nada a ninguém.
Vamos hoje fazer o exercício de ficar atentos aos que necessitam de nós?
Senhor, ensina-nos a dividir o que temos com os que necessitam. Obrigada, Jesus!
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

TOMAI CUIDADO CONTRA TODA TIPO DE GANÂNCIA

Qualquer que seja a ganância, ela é um mal para alma, para o coração, para a vida, para o caráter e para a personalidade do ser humano.
“Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus” (Lc 12,21).
Amados irmãos e irmãs, tomemos a palavra do Nosso Senhor, hoje, que nos diz: “Tomai cuidado contra todo tipo de ganância”, porque, qualquer que seja a ganância, ela é um mal para alma, para o coração, para a vida, para o caráter e para a personalidade do ser humano.
Ganancioso é aquele que quer sempre ter mais, está sempre com a avareza de possuir mais; ele mede a sua vida pelas coisas que tem e nunca está satisfeito com o pouco ou muito que possui. O homem avarento, ganancioso, está sempre preocupado com seus bens, com seu celeiro, está preocupado em possuir.
Não há problema nenhum em ter uma vida digna, honesta, honrada, e em trabalhar para ter o pão de cada dia a fim de alimentar seus filhos, construir uma casa bem arrumada para viver e assim por diante. O problema não consiste nisso, o problema é a ambição, é desejar essas coisas de forma desordenada e fazer do ter o sentido da sua vida.
Meus queridos irmãos e irmãs, a Palavra de Deus de hoje nos diz que esta não deve ser a ordem da nossa vida. Pelo contrário, ensina-nos que os tesouros que temos de juntar devem estar no céu. E outra coisa: ninguém sabe quantos dias viverá nesta Terra, não sabemos quantos anos durará nossa vida. O que será de tudo o que juntarmos se tivermos um grande tesouro, uma poupança cheia aqui na Terra, e nada no céu?
Não se mede um homem, nem se mede a grandeza de uma alma ou a nobreza de um coração por aquilo que ele possui, mas por aquilo que ele é. Mede-se um ser humano por sua dignidade diante de Deus; pelos valores espirituais, pelos valores humanos que ele cultivou em toda a sua vida.
Por isso, meus irmãos, trabalhemos honestamente, busquemos o pão de cada dia, busquemos dar o melhor para que a nossa vida seja estável, mas não façamos disso a razão da nossa existência. Há muita dignidade na pobreza vivida de forma honrada, assim como há muita vergonha em uma riqueza acumulada de forma muito desequilibrada, ambiciosa e cobiçando todas as coisas.
Que Deus nos dê bom senso, juízo e retidão. Que o Senhor nos ensine a fazer a Sua vontade.
Padre Roger Araújo

SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS



A fé é nossa maior riqueza. Quem possui a Deus, possui tudo, pois tudo é de Deus. O livro dos Provérbios de Salomão é claro: “Vale mais o pouco com o temor do Senhor, que um grande tesouro com a inquietação” (Pr 15,16).

A vida nos ensina que o pouco com Deus vale muito mais do que o muito sem Ele. O homem que experimentou o sabor da fé é capaz de sacrificar tudo para não perdê-la jamais. É exatamente quando tudo falha que percebemos a ação e o poder de Deus em nossa vida.

Fico inebriado ao meditar nos salmos do rei Davi, ao vê-lo expressar em versos a sua confiança no Senhor.
Parece uma criança a descansar despreocupada nos braços do seu pai. Davi adorava o Criador: “Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou. Ele é nosso Deus; nós somos o povo de que ele é o pastor, as ovelhas que as suas mãos conduzem” (Sl 94,6-7); punha nele toda a sua certeza: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará” (Sl 22,1); nada o amedrontava “Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo” (Sl 22,4). Todo o livro dos Salmos é um cântico do homem de fé. Para o salmista, a vida não compensava sem Deus, pois nada dava certo sem a bênção d´Ele. Toda a sua felicidade, paz e sucesso estavam na fé e ele cantava: “Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos. Poderás viver, então, do trabalho de tuas mãos, serás feliz e terás bem-estar.

O homem de Deus é aquele que espera unicamente no Senhor, é um homem de fé; age e vive movido pela fé, como orou Davi. “O justo viverá pela fé” (Gl 3,11b

Felipe Aquino

NÃO BUSQUE SUA ALEGRIA NO MUNDO


"O Senhor é minha luz e minha salvação, a quem temerei?" (Sal 27,1) O Senhor é a nossa salvação, para que ficar alimentando a tristeza e ruminando o que já passou? Você não pode viver assim e muito menos sofrer por algo que ainda não aconteceu.

Não busque sua alegria no mundo; ele oferece inúmeros caminhos: neles nunca você será feliz. Busque a sua alegria em Deus: esta não passa; ela brota do coração, vem do interior e é fruto do Espírito Santo.

Independente da situação que estamos vivendo é certo que vamos encontrar a verdadeira alegria; por isso não faz sentido buscar lembranças que nos fazem mal. Se você ainda não conseguiu se libertar do "vício" de ficar ruminando coisas tristes, problemas, preocupações... dê um basta. Entregue tudo ao Senhor num verdadeiro abandono e livre-se dessa tortura.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

QUE JESUS SEJA SEMPRE NOVIDADE EM SUA VIDA

Não se acostume ao Senhor, pelo contrário, faça com que Ele seja sempre uma novidade em sua vida. E a graça d’Ele será sempre nova no seu coração.
“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41-42).
As duas irmãs, Marta e Maria, também eram irmãs de Lázaro. E todos os três eram, na verdade, amigos de Jesus. O Senhor era muito próximo, muito íntimo dessa casa e costumava visitá-los com muita frequência. Quando tinha que subir a região da Galileia, para ir até a Judeia, Jesus precisava passar pela região da Samaria, então, Ele ficava na casa de Maria, Marta e Lázaro.
Cada um tem um jeito de ser, de acolher, de sentir-se à vontade com o amigo. Assim se sentiam Marta e Maria: muito à vontade com o Senhor quando Ele as visitava, quando se fazia presente na casa dessa família.
Hoje, as duas irmãs apresentam uma particularidade no jeito de ser de cada uma: o acolhimento ao Mestre. Marta já sabe que Jesus “é de casa”, então, quando Ele entra em sua casa, é como se ela dissesse: “Fique à vontade, a casa é Sua! Fique aí, deixe-me terminar os meus afazeres, porque o Senhor merece o melhor”.
Maria não! Ela é toda atenciosa, se põe para fazer o essencial, se coloca aos pés do Mestre, para ouvi-Lo, para extrair algo de Sua sabedoria, para aproveitar aquele momento único – muito rico e particular – da presença de Jesus na sua casa e na sua vida.
Muitas vezes, nós vamos nos acostumando a ser do Senhor e a estar na casa d’Ele. E algumas vezes, isso vira uma rotina para nós, uma coisa muito comum, muito frequente, a qual já estamos acostumados a fazer – seja quando vamos à casa do Senhor, seja quando Ele vem à nossa casa – porque nós oramos, fazemos novenas e assim por diante.
O mais importante é escutar o Senhor. O mais importante é sempre recebê-Lo como se fosse a primeira vez. Não comungue o Corpo de Cristo por comungar, não se confesse por confessar, mas faça desse momento algo único e muito especial em sua vida. Não se acostume ao Senhor; pelo contrário, faça com que Ele seja sempre novidade em sua vida. E a graça d’Ele será sempre nova no seu coração.
Assim como Maria escolheu a melhor parte, que nós também a escolhamos: estar aos pés do Senhor! Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

VOCÊ APRENDEU A SE RELACIONAR COM O PAI ?

Na escola de Jesus, um ensinamento fundamental é aprender a orar, a se relacionar com Deus, nosso Pai.
Um dos discípulos pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos” (cf. Lc 11,1).
Na escola de Jesus, um ensinamento fundamental é aprender a orar, a se relacionar com Deus, nosso Pai. Os discípulos de Jesus observavam que Ele fazia isso com muita frequência. Levantava cedo e colocava-se em um período longo de oração, em sintonia com Seu Pai; fazia isso durante o dia e ao cair da tarde.
Os discípulos observaram que Jesus tinha um modo muito singular de orar, e ao mesmo tempo, eles também sabiam que João Batista havia ensinado seus discípulos a orar. Por isso, eles pedem ao Senhor que também os ensine a rezar.
Da mesma forma, esse deve ser o nosso pedido particular ao Senhor. Humildemente, nós reconhecemos que somos fracos na oração, além de não sabermos orar como convém, de forma agradável a Deus, a nós mesmos e às pessoas com as quais nos relacionamos. Nós, muitas vezes, fazemos da nossa oração uma coisa pesada, de difícil acesso entre nós e o Senhor.
Jesus, hoje, não nos ensina a simplesmente rezar o Pai-Nosso, a repetir uma fórmula de oração; Ele nos ensina uma fórmula de nos relacionarmos com Deus. Primeiro, chamando-O de “Pai” – chamando esse Pai, que é de todos nós, glorificando o Seu nome, exaltando-O no céu, bendizendo, louvando e adorando esse Deus, que é maravilhoso! Clamando para que o Seu Reino se faça presente no meio de nós, para que nós vivamos, aqui na Terra, as graças dos que já participam do Reino Celeste.
Que esse Deus maravilhoso nos conceda o pão necessário, o pão para o nosso sustento – pedimos o pão para todos, pois o mesmo Deus, que é Pai Nosso, é o mesmo Deus que nos dá o pão nosso; o pão para nosso sustento, para nossa sobrevivência, e o pão que vamos repartir uns com os outros. Que Deus Pai nos perdoe por nossos inúmeros pecados, da mesma forma que nós abrimos o nosso coração para perdoar a quem nos tem ofendido. E não podemos deixar de pedir que Ele não nos permita cair na tentação.
É só Ele que pode nos segurar pela mão e não nos permitir cair nas tentações diversas, que visitam o nosso coração durante o dia. Que a nossa relação com o Pai seja a nossa fórmula de orar de forma contínua em nossa vida.