quarta-feira, 9 de outubro de 2013


Senhor, meu primeiro pensamento nesta manhã que começa se dirige para Ti, que velaste meu sono e assististe o meu despertar.

Tu moras nas alturas e habitas bem no íntimo de minha vida. E todo esse dia é Teu. Consagro-Te agora a jornada que começa. Que meu trabalho seja fecundo com o orvalho do teu amor e a força da tua benção. Em vão trabalham os homens se Tu não os ampara. Permite que eu possa responder claramente a todos a respeito da esperança que existe em mim. Que todos aqueles que eu encontrar possam receber uma palavra amiga de meus lábios, um gesto acolhedor de minhas mãos e uma oração sincera do meu coração. Olha na mesa dos homens pobres para que possam se alimentar para recuperar as forças e continuar a caminhada da vida. Que hoje à noite, eu possa estar novamente Contigo, na intimidade, como alguém que reencontra um amigo, para poder dar graças pelo dia que me deste.
Obrigado por mais este dia, Senhor!

DEUS O NOSSO PRIMEIRO CONFIDENTE

Nós podemos nos enganar e nos enveredar por caminhos de solidão, mas o Senhor não nos engana nem nos abandona. Ele nos conhece tão profundamente, simplesmente por que Ele mesmo nos criou, somos todos propriedade Dele.

Não precisamos sufocar nossos sofrimentos e nossas dores, a única coisa que precisamos é confiar em Deus, Ele em sua infinita sabedoria não nos deixará sozinhos. É preciso aprender a deixar Deus ser o nosso primeiro confidente.

Em Lucas 12,29 lemos: “Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações.” Quando Ele nos pede que não nos preocupemos não significa que devemos sentar e esperar, é preciso descruzar os braços e lutar contra as provações e tentações diárias, mas se estivermos inteiramente ligados a Deus, através da oração diária passaremos por qualquer provação, por qualquer sofrimento, tendo a firme garantia de que nunca estamos sós.

Deus é nosso criador, riquíssimo em misericórdia e sabedoria, Ele vem em nosso auxílio, Deus sempre nos estende a mão, confie Nele

Padre Alberto Gambarini

VOCÊ CRÊ NA EXISTÊNCIA DE DEUS ?

O Criador deixou sua marca em suas obras
O conhecimento da existência de Deus está naturalmente infundido em todos. Logo, a existência de Deus é por si evidente” (Santo Tomás de Aquino, Sacerdote e Doutor da Igreja).

Você crê na existência de Deus? Em caso afirmativo, pode provar que Ele existe? Na realidade, estamos cercados de evidências de que existe um Criador Sábio, Poderoso, Amoroso e Eterno. Que evidências são essas? Elas são convincentes? Encontramos a resposta ao considerar as palavras do apóstolo São Paulo em sua carta aos cristãos em Roma.

Referindo-se a Deus, o grande apóstolo São Paulo disse:“As suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e divindade, de modo que eles são inescusáveis” (Rm 1,20). O Criador deixou Sua marca em Suas obras, como São Paulo destacou.
Vejamos mais a fundo as palavras do apóstolo dos gentios: As qualidades de Deus podem ser vistas "desde a criação do mundo em diante", observa São Paulo. Nesse contexto, a palavra grega traduzida por "mundo" não se refere ao planeta Terra, mas à humanidade. Portanto, São Paulo estava dizendo que, a partir do momento em que foram criados, os seres humanos podiam ver as qualidades do Criador evidentes nas coisas que Ele fez.

Essas evidências estão à nossa volta. Não estão escondidas na natureza, mas são “claramente vistas”. Da maior à menor, as criações revelam claramente não apenas que existe um Criador, mas também que Ele tem qualidades maravilhosas. Projetos inteligentes tão óbvios na natureza nos revelam a sabedoria de Deus. Os céus estrelados e a rebentação das ondas do mar mostram o poder do Criador. A variedade de alimentos que tanto apreciamos e a beleza do nascer e do pôr do sol revelam o amor de Deus pela humanidade. (Cf. Sl 19,1-8; Sl 104,24; Is 40,26).

É fácil reconhecer essas evidências? Elas são tão claras que os que não as veem e os que se recusam a acreditar em Deus “são inescusáveis”, ou seja, não têm desculpa. Um sábio ilustra isso da seguinte maneira: imagine um motorista que ignora uma placa com o aviso: “Desvio – vire à esquerda”. Um policial pede para o motorista parar e começa a multá-lo. O motorista tenta argumentar dizendo que não viu a placa. Mas suas palavras não convencem o policial, porque a placa é bem visível e o motorista não tem nenhum problema na vista. Além disso, é responsabilidade do motorista prestar atenção nas placas. O mesmo acontece com as evidências de Deus na natureza, que são como uma placa bem visível. Como criaturas racionais, somos capazes de vê-las. Não há desculpas para ignorá-las!

De fato, o “livro” da criação revela muito sobre nosso Criador, mas há outro livro que revela muito mais sobre Ele: a Sagrada Escritura.
Padre Inácio José do Vale

A OUSADIA DE ACREDITAR

A Ressurreição de Jesus quer ressuscitar a nossa fé nos acontecimentos para remover nossas "montanhas". Quando Cristo fala de remover montanhas, está falando de impossíveis.

Quais são as "montanhas", quais são as "pedras" intransponíveis que estão na sua vida? Jesus está dizendo a você: "Creia, meu filho; creia, minha filha! Aplique a sua fé, pois a única coisa que falta a você é acreditar".

Isso é demonstrado na vida do Senhor, pois Ele exigia que as pessoas acreditassem. Era a fé delas que realizava o milagre? Claro que não! Quem realizava os milagres era Ele, quem as curava era Jesus. Mas era necessária a fé das pessoas como um composto, assim como a água não é apenas hidrogênio, nem oxigênio, mas é a mistura dos dois; só quando acontece essa mistura é que acontece a água. Igualmente, para que os milagres, prodígios e curas aconteçam, são necessários duas coisas: o poder da fé e o poder de Deus. A fé vem de nós, quem acredita somos nós; e acreditar é muito fácil, pois não acreditamos simplesmente na cura, mas sim no Senhor, que é capaz de curar; acreditamos no poder d'Ele. Nem acreditamos na nossa oração, na nossa fé, acreditamos em Deus. Por isso, acreditar é muito simples.
Padre Jonas Abib

NÃO PODEMOS CAIR NO DESÂNIMO

A vida com os seus problemas pode nos levar ao pessimismo e desânimo. Quando isso acontece existe o risco de a gente buscar um pouco de paz nos mercados da morte do mundo, onde se vende a ilusão ou a aparência da felicidade. 

Não podemos cair nesta armadilha. Existe uma pessoa em quem podemos confiar, que não é ilusão e que tem o remédio certo para todos os nossos problemas. O seu nome? Jesus! Um dia os discípulos estavam pescando, sem alcançar resultado nenhum.

O Senhor chega e diz, como lemos em Lc 5,4: “lançai as vossas redes”. E as redes se encheram de peixes. Não podemos nos deixar intimidar pelas dificuldades. É necessário remar mar adentro e lançar as redes.

A palavra de Jesus encheu as redes dos discípulos, e isso pode acontecer também hoje: basta deixar-se guiar por Ele. Sempre olhe para Jesus, por mais difícil que sejam os seus problemas, Ele nunca nos deixa sós.

Senhor,
vem em nosso socorro,
ilumina o nosso pensamento,
dá-nos equilíbrio e que saibamos organizar
sabiamente a nossa vida de oração.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

NÃO TENHA MEDO DA PROVAÇÃO


O Senhor nos pergunta nessa manhã: "O que é que uma pessoa que não foi provada, que não foi testada e não passou por experiências difíceis sabe da vida?" Diz a Palavra: “O homem de grande experiência tem inúmeras idéias; aquele que muito aprendeu fala com sabedoria.”

Todas as pessoas passam por inúmeras provações na vida, mas isso acontece para que elas saibam do que são capazes. Se você não é testado, nunca vai descobrir o potencial que Deus lhe deu, nunca vai saber quem você realmente é e do que é capaz de suportar e vencer.

Ninguém se torna sábio e cresce na vida passando por situações tranquilas, sem dificuldades. As pessoas só aprendem a viver quando são exigidas e passam pelos apertos do dia a dia. Assim, elas poderão ensinar os que vierem depois para livrá-los dos mesmos males. Essas provas evitarão, por exemplo, que seus filhos passem pelo que você está passando.

Você não quer ser uma pessoa sábia, experiente, capaz de encontrar soluções para seus problemas onde outros não conseguem encontrar? Não tenha medo de viver, de ser rejeitado, decepcionado ou enganado. Viva, aprenda com suas frustrações. Corra o risco!

“Aquele que não tem experiência pouca coisa sabe, mas o que passou por muitas dificuldades desenvolve a prudência”. É muito pobre a vida da pessoa que nunca experimentou nada e conhece tudo pela boca e pelos olhos dos outros.

Você precisa se arriscar na vida. Não tenha medo. Coisas boas lhe esperam, e as que não são tão boas assim, lhe ensinarão muito. Aí, depois que o amargor daquela experiência ruim passar, você será recompensado pelo doce do que você aprendeu.

E não são somente as provas que você terá que enfrentar, mas também as tentações. As provas são obstáculos naturais da vida que fazem vencer. Já as tentações são inimigas que vem para derrubar e fazer perder.

Mas, a Palavra diz: “Que sabe aquele que não foi tentado? O que foi enganado abundará em sagacidade”. Todas essas coisas acontecem para nos tornarmos pessoas melhores e podermos passar nossas experiências adiante.

Como é bom ver a pessoa que foi enganada com uma mentira aprender a não ser enganada novamente. Não é que ela se fecha para a vida e não confia em mais ninguém, mas ela aprende a enxergar uma mentira e a não cair mais nela. Quando você é provado, adquire uma experiência que vai lhe preservar das futuras provações.

Claro que, em meio às tentações e provações, muitas vezes correremos perigo de morte. São Pedro mesmo diz que devemos ter cuidado, porque o nosso inimigo ronda como um leão procurando a quem devorar.

Então, tenha cuidado, mas siga em frente, pois aquele que nunca foi contrariado nada sabe da vida. Pense que até Jesus foi contrariado, até Ele passou por frustrações, mas nunca deixou de ser feliz e de viver os planos do Pai.

A nossa alegria não está em não sermos rejeitados ou contrariados, mas sim em vermos Deus na situação que estamos vivendo. Quando vemos o Senhor agindo, o nosso coração se alegra, pois conseguimos ver uma saída para nosso problema.

Não se entregue à tristeza, não se deixe devorar pelo medo e pela angústia. Você encontrará perigo em algumas situações, mas será liberto pela graça de Deus. Confie no Senhor: Ele nunca falha!

“Alegrai-vos sempre no Senhor.” Não seja alegre somente quando tudo vai bem ou quando todos fazem o que você quer. Alegre-se sempre, na tristeza e na alegria, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença.

Hoje, Deus ordena que você se mantenha firme e confiante. A dificuldade que você está vivendo é a chance de você se tornar uma pessoa melhor. Seja criativo, encontre uma saída, ela existe. O Senhor está lhe dando uma nova semana para que você possa fazer tudo que ainda não fez e para superar o que já lhe surpreendeu, mas com alegria no coração, sabendo que se houver perigo de morte, Deus o libertará.

Não tenha medo de ser provado e quando a tentação chegar, diga a ela: “Eu não tenho medo de você, porque Deus é mais”. Obrigado Senhor, nós Lhe damos graças por essa Palavra. Ninguém mais poderia trazer alegria no dia de hoje a não ser o Senhor. Bendito seja o seu Santo Nome, agora e para sempre. Amém.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova