segunda-feira, 30 de setembro de 2013

MORTE DE SANTA TERESINHA


Dia 30 de setembro,em 1897,morria s.Teresinha,no Carmelo de Lisieux.Uma vida consumida no amor a Jesus
Não morro,entro na vida!
S.Teresinha.

SÃO JERONIMO

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.
Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na “Cidade Eterna”, Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.
Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.
São Jerônimo, rogai por nós!

ONDE DEPOSITAMOS A NOSSA FÉ ?


Onde depositamos nossa fé? Esta é a pergunta que Jesus fez aos seus discípulos que estavam temendo perecer durante uma tempestade. Em Lucas 8, 23b-24 lemos: A barca enchia-se de água, e eles se achavam em perigo. Aproximaram-se dele então e o despertaram com este grito: “Mestre, Mestre! Nós estamos perecendo!”.

Assim também somos nós, muitas vezes nos problemas da vida, somos tomados por medo e insegurança, deixando de lado a nossa fé. Foi exatamente isto que aconteceu com aqueles homens quando os ventos sopraram mais forte e o barco perdeu a estabilidade, ficaram apavorados se esquecendo do poder de quem estava com eles dentro da barca.

É em momentos de emergências que precisamos colocar a fé em prática. Jesus repreendeu aqueles homens não por eles não terem fé e sim por eles não colocarem a fé em ação.
Quem tem Jesus presente em sua vida, no lugar do pânico e da agitação deve se acalmar. Com Cristo no nosso barco da vida, ele jamais afundará.

Vejam, os discípulos já haviam presenciado em vários momentos exemplos do poder de Jesus. Eles viram Ele fazendo muitos milagres, curando inúmeros doentes. Era certo que eles confiassem que Jesus não os deixariam perecer.

Quando entendemos quem é Jesus e como ele é poderoso, temos fé para crer que Ele pode fazer muito mais em nossas vidas.
Como aquele vento que veio tão subitamente sobre eles no barco, teremos ventos soprando contra nós. A vida é uma sequência de inconstâncias, Deus permite o balançar do barco e as tempestades, isto certamente prova nossa fé.

Jesus nos convida a ter a fé sempre à mão, não escondida ou esquecida, mas uma fé prática que busca o Senhor e percebe a sua presença em todos os momentos.
Se você se encontra em um momento de provações e perturbações, considere isto como uma oportunidade maravilhosa de exercitar a sua fé. Lembrem-se, a palavra de Jesus é suficiente para acalmar o mar agitado da vida. No lugar do medo e do espanto é preciso confiar e esperar no Senhor independentemente das circunstâncias.

Meu bom Deus,
muito obrigado pela tua graça, não pagamos nada por ela,
é tudo dom gratuito de tua bondade.
Perdoa a nossa ingratidão e faz-nos sempre carentes de tua ajuda.
Muda a nossa maneira de ser,
reforma o nosso procedimento,
faz-nos instrumentos de tua paz e dá-nos o dom do equilíbrio.
Amém!
Padre Alberto Gambarini

ORAÇÃO É FALAR COM DEUS

A oração é falar com Deus; conversar com nosso Pai do Céu, com Jesus, com o Espírito Santo; conversar com nossa Mãe Virgem Maria, com o anjo custódio, com os santos.

Neste diálogo o mais natural é que digamos louvores, demos graças, peçamos perdão ou imploremos pelo que necessitamos.

Para um cristão orar é um dever. Se considerarmos bem: tamanha a nossa sorte, poder falar com Deus ou coma Virgem, com simplicidade e confiança de um filho com seu pai, com sua mãe! Porque eles são isto para nós; e sabemos que nos amam e que podem tudo.

Deus escuta sempre nossas orações; diz a Bíblia: “Me invocarão, e eu lhes escutarei” (Jr 29,12); “Pedi e recebereis” (Jo 16,24).

O cristão católico deve viver em constante oração.

REAVIVE O CARISMA QUE HÁ EM TI

Em Medjugorje, durante uma de suas aparições, Nossa Senhora disse: "O povo vem e pede muitas graças, mas não pede o mais importante, o Espírito Santo. Com Ele, vocês têm tudo".

Precisamos pedir o derramamento do Espírito Santo. Só é possível evangelizar ou realizar com eficiência qualquer trabalho na Igreja com a ajuda do Espírito Santo e do poder de Deus.Essa é também a nossa vocação.

Não tenha dúvida a respeito da Palavra de Deus para a Igreja hoje: "Por isso, quero exortar-te a reavivar o carisma que Deus te concedeu". Sim, Igreja! O carisma de Deus está em você. É preciso que ele seja reavivado! Entre o dom menor, que é o de línguas, e o maior, que é o dom do amor, o Senhor tem uma gama de dons, de carismas para a Sua Igreja. Ela está precisando disso e essa é a contribuição que devemos lhe dar.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

BENDITO SEJA DEUS POR ESSA PALAVRA

Bendito seja Deus por essa Palavra e bendito seja você que nos ouve no dia de hoje, pois o Senhor quer que eu e você a conheçamos com mais profundidade, para entendermos, com todo nosso ser, que uma oração feita diante de Deus não fica sem resposta.

O Senhor nunca deixa de ouvir aqueles que recorrem a Ele com necessidade, nem mesmo aqueles que estão longe, em pecado. Ele atende a todos apesar dos pecados.

Não importa o que você foi no passado. Se nesse momento, você recorrer a Deus de coração sincero, nada impedirá que Ele o ajude.

É muito importante sabermos disso, pois entendemos que não basta ser amigo d'Ele, é preciso pedir. É claro que, quando vivemos em comunhão com o Pai, a oração é diferente, pois a fé é diferente. Mas, muitas vezes, consegue mais aquele que não é amigo de Deus e pede, do que aquele que se acha amigo d’Ele e não pede.

Precisamos insistir na oração. Se o pedido insistente consegue mover até a má vontade do ser humano, será que esse pedido insistente não vai comover o coração de um Deus que é bom? Será que o Senhor, que o ama, não o atenderá quando você pedir algo importante que tanto espera?

Pedir insistentemente não é só falar da boca para fora, mas pedir com o coração, esperando que Deus o atenda. E Jesus diz que você precisa fazer isso com Ele: “Portanto, eu lhes digo: peçam e lhes será dado! Procurem e encontrarão! Batam e abrirão a porta para vocês, pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um peixe, em lugar do peixe lhe dá uma cobra? Ou ainda: se pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem."

Se, nas nossas limitações e egoísmos, nós damos aos nossos filhos aquilo que temos de melhor, será que o Pai do céu não dará a nós o Espírito Santo, que é o melhor que Ele pode nos dar? Dando o Paráclito a uma pessoa, Deus está dando a ela o céu inteiro.

E o que fazer para receber essa graça divina, para ficar revestido desse Espírito que sacia nosso interior? Pedir o Espírito Santo.

Nós temos que pedir com sinceridade de coração: “Meu Deus, se o Espírito Santo é tudo o que eu preciso, eu O quero em minha vida. Estou disposto a abrir mão de tudo, para receber esse Espírito de Deus”. Quando rezamos com essa sinceridade, o Pai nunca deixa de nos atender.

É a oração feita com sinceridade que abre o nosso coração para sermos cheios de Deus. E, do mesmo jeito que, para viver, precisamos de água, comida e ar, precisamos também de oração. Faz falta rezar. Quem não reza é infeliz.

Se até Jesus rezava, será que nós não precisamos rezar? No momento em que Ele rezou, o céu se rasgou e o Espírito Santo foi derramado sobre Ele. Quando um homem ou uma mulher de Deus rezam, sempre o céu se rasga e se derrama sobre eles.

A oração pode tudo e ela nos dá o poder de pedir ao Espírito Santo. Poder é um jeito de comover, de mover as pessoas ao encontro daquilo que nós desejamos.

A oração comove, pelo amor, o coração de Deus. E o Pai do céu dará o Espírito Santo àqueles que, pela oração, O comoverem; basta ser sincero, querer de verdade e pedir com os lábios e com o coração.

Aquele que coloca em Deus seu coração e é sincero, consegue d’Ele tudo o que precisa, inclusive o Espírito Santo.

Não podemos deixar o comodismo nos impedir de rezar. O melhor momento para recomeçarmos a recorrer a Deus é agora. O nosso prêmio será o Espírito Santo.

Não caia na tentação de ficar parado e não rezar. Se você tirar um tempo para rezar, descobrirá que quando você reza, você faz mais coisas em menos tempo e o pouco que você faz é melhor. Então, Peça a Deus a graça de rezar com o coração sincero, para receber o Espírito Santo, porque com Ele vem todo o resto. Clame ao Senhor por essa graça.


Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova