domingo, 29 de setembro de 2013



PRIMAVERA, TEMPO DE RENOVAÇÃO INTERIOR

]
Se precisar recomeçar, não tenha medo
Quando tudo parece imóvel e os dias são iguais, a semente que germinava debaixo da terra fria começa a desabrochar trazendo vida nova. O canto dos pássaros, o colorido das flores e os intensos raios de sol, logo ao amanhecer, anunciam que a vida foi restaurada. Já é hora de abrir as janelas, tirar os casacos e desarmar os guarda-chuvas, pois a primavera chegou!

Acredito que podemos aprender muito com a natureza e as estações do ano. Quando bem vividas, leva-nos a um intenso processo de mudança e crescimento interior. Certamente, a primavera é uma das estações mais benéficas e encantadoras que existem. A natureza que estava adormecida no silêncio do inverno desperta trazendo para fora o que tem de melhor em forma de flores que se tornarão frutos para dar continuidade ao ciclo da vida. Um grande exemplo que podemos seguir!

Além disso, a diversidade de cores e flores enfeita o universo e trazem um tom de leveza também para nossa alma, contagiando-nos com a alegria de celebrar a força da vida.
Quando penso na primavera, lembro-me sempre do encanto que sinto ao contemplar, no início dessa estação, o nascimento das flores que surgem direto da terra sem nenhum cuidado de mãos humanas. Falo das flores simples, tipo as ervas do campo que fala o Salmo 89. Muitas delas nascem de manhã e morrem no entardecer do mesmo dia, mas cumprem seu papel de colorir o universo. A fragilidade que trazem em si contrasta com a beleza que possuem. Aliás, vejo que contrastes têm muito a ver com o jeito de Deus agir na natureza e também na nossa vida. Uma etapa prepara outra.

Invernos antecedem primaveras, verões antecedem outonos e a vida segue seu ciclo de evolução entre perdas e ganhos, enquanto nos ensina que respeitar o processo natural da existência é caminho para a felicidade.

Talvez em sua alma esteja acontecendo o inverno, onde o silêncio e o frio da solidão têm lhe convidado a esperar. Ou pode ser que você esteja no outono, onde os ventos fortes dos acontecimentos têm levado os seus sonhos como folhas secas pelo ar. Ou talvez você esteja vivendo o verão, onde o sol intenso tem lhe trazido cansaço fazendo-lhe desejar um amparo. Respeito sua “estação” e considero importante você passar por ela colhendo todos os benefícios que ela lhe proporciona. Mas eu o convido, hoje, a abrir o coração para acolher as novidades que a primavera traz e deixe-se contagiar pela força da vida que brota da terra como expressão do amor de Deus.

É certo que Ele quer restaurar seu coração e este pode ser o tempo favorável para isso. Então, colabore, faça como a natureza, fique com o essencial e deixe “passar o que passa”. Coragem! Acima de tudo, lembre-se que você é amado pelo Criador. Prova disso é que Ele criou toda beleza que existe pensando em você.

Se precisar recomeçar, não tenha medo. A natureza recomeça todos os dias para manter-se viva. Sigamos seu exemplo e deixemo-nos contagiar pelo amor do Criador. Ele é mais radiante do que as cores da primavera, mais intenso que o calor do verão, mais forte que os ventos do outono e tem o poder de vencer todos os invernos da nossa alma.
Dijanira Silva

ESTÁ É A HORA DO SOCORRO DIVINO

Muitas vezes, achamos que as nossas orações não estão sendo ouvidas e queremos desistir de rezar, mas não é este o caminho eficaz; o segredo é “orar sem cessar” (I Ts 5,17) e, na hora oportuna, o socorro divino virá. Isso como aconteceu com Tobit, que era um homem temente a Deus, fazia o bem, foi provado e, no tempo de Deus, foi visitado pelo Arcanjo Rafael:
“Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistimos diante da claridade do Senhor  e entramos na sua presença”.
Supliquemos ao Senhor que envie um bom anjo para nos conduzir sãos e salvos, por nos socorrer em todas as nossas necessidades.
São Rafael com Tobias, São Gabriel com Maria, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós estas vias.
Luzia Santiago

QUEM SABE SOMAR , SABE DIVIDIR


Somar é a primeira operação matemática que se aprende, a que temos mais facilidade e que gostamos mais. Primeiro agente gosta de somar várias vezes palitos e giz, depois brinquedos e roupas da moda, depois somar dinheiro, depois somar carros e casas, e sempre somar alegria e felicidade. 

Isto já é multiplicação, que também é fácil de aprender, é só somar várias vezes a mesma coisa. 

A Segunda operação que aprendemos é a subtração. Aí começa a ficar estranho. Principalmente quando tem que pedir emprestado na casa do vizinho, digo, casa decimal ao lado. Ninguém gosta mais de diminuir do que somar.

Quando chega na divisão é quase um desespero, ainda mais quando sobra um resto. É que ninguém entende aonde ou pra quem vai ficar o resto. Até no cotidiano ninguém gosta de dividir nada.

A dificuldade no aprendizado não parece à toa, o homem rejeita essa prática. Quando o homem aprender a dividir corretamente e saber onde deve ficar o resto, entenderá que é o mesmo que somar para alguns, mantendo a quantidade de outros, sem necessariamente subtrair de alguém, ou seja, é o mesmo que somar igual para todos; entenderá também que somando os restos teremos mais um inteiro divisível, fazendo outros felizes.

O resultado final também é uma soma, a soma da felicidade geral. Poderíamos até chamar esta operação de soma distribuída. Com esta visão, com certeza a matemática daria mais resultados, talvez fosse dispensável aprender contas de dividir e os homens continuariam felizes a somar palitos, brinquedos, dinheiros, carros, casas e felicidade, porém não somente para si. Quem sabe?

Padre Wagner Baia Rocha

O SENHOR ESTÁ NOS PREPARANDO

Quanto maior é a missão que Deus quer confiar, mais difíceis precisam ser os exercícios do treinamento.
Não se perturbe: você não sabe para onde Deus o quer levar; para qual missão Ele o está preparando. Aguente firme, meu irmão! Aguente firme, minha irmã! O Senhor está treinando você. Ele está provando sua fé. Ele precisa fazer com você mais do que Ele fez com seu pai adotivo, São José.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova