sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SÃO VICENTE DE PAULO

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mat 22,37.39).
Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.
Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.
A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a “Congregação da Missão” (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as “Filhas da Caridade” (irmãs vicentinas).
Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660.
São Vicente de Paulo, rogai por nós!


O SENHOR NOS DEU PODER E AUTORIDADE

O Senhor nos deu poder e autoridade para não sermos escravos desses demônios, para nos tornarmos livres deles.
“Jesus deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar as doenças” (cf. Lc 9,1).
Nós, hoje, contemplamos Jesus enviando Seus discípulos e apóstolos para anunciar o Evangelho e proclamar o Reino de Deus. Ao mesmo tempo em que o Senhor os envia, também lhes concede a autoridade.
Duas palavras importantes: poder e autoridade sobre os demônios e as doenças.
Meus irmãos, nós precisamos tomar posse do poder e da autoridade que o Senhor nos conferiu pelo batismo, tomar posse e assumir, em nossa vida, que os demônios não podem mandar em nós, não podem assumir o comando dos nossos afetos, dos nossos sentimentos e da nossa vontade. Nós não podemos deixar que os espíritos malignos nos deixem doentes, enfermos, para baixo.
Nós precisamos assumir, com poder e autoridade, aquilo que o Senhor nos conferiu, aquilo que Ele nos constituiu: mensageiros da Sua Palavra.
Como é que se anuncia o Reino de Deus? Expulsando os demônios. Às vezes, as pessoas confundem e acreditam que “expulsar demônios” é como se as pessoas estivessem possessas, possuídas. Não! O exorcismo é uma prática e existem pessoas que têm esse ministério, essa graça para exercê-lo; mas se trata de um grau muito elevado de possessão diabólica ou qualquer coisa parecida.
O que nós estamos falando é dos demônios espalhados pelos ares, que semeiam no meio de nós fofocas, intrigas, inimizades, maus pensamentos, maus juízos, a divisão, a discórdia, o espírito de acusação; o demônio que enfraquece os nossos relacionamentos, deixa-nos, muitas vezes, com a autoestima muito baixa.
Os demônios espalhados pelos ares estão trazendo toda e qualquer contaminação para o meio de nós, por isso nos tornamos azedos, mesquinhos, pessoas que não cultivam os valores evangélicos.
Nós precisamos expulsar da nossa casa, da nossa família, da nossa comunidade os demônios que estão no meio de nós. Não é expulsar pessoas, não é lutarmos uns contra os outros, mas expulsarmos, pelo poder da oração, aquilo que traz intriga, que causa maledicência, aquilo que nos faz estar maus uns com os outros.
O Senhor nos deu poder e autoridade para não sermos escravos desses demônios, para nos tornarmos livres deles. Hoje, Ele quer nos fazer totalmente livres. Sejamos abertos para a graça de Deus.

Padre Roger Araújo

A IGREJA É DE NATUREZA DIVINA

Perseguida por causa de sua fidelidade e coerência
Diz o Papa Francisco: “A Igreja não é de natureza política, mas essencialmente espiritual” (Audiência aos representantes dos meios de comunicação social, 16/03/2013).

A Santa Igreja Católica de Cristo é uma realidade viva, renovada, reavivada, indestrutível, eterna, visível, espiritual, tradicional, presente, atuante e futurista sem nunca perder a fidelidade do projeto do Reino de Deus. Guiada em toda verdade de Jesus Cristo, na beleza da santidade do Espírito Santo e no infinito amor de Deus Pai. Dizia o Papa Gregório XVI: “É mais fácil destruir o sol do que destruir a Igreja e o papado”.

O Espírito Santo leva a Igreja continuamente a abrir espaço para a vinda do Reino, ser fiel à sua identidade e coerente com sua missão. Por causa dessa sua fidelidade e coerência, a Igreja encontra rejeições e perseguições como Cristo as encontrou.

Mas a Igreja não passa apenas por provações externas. Seus próprios membros, às vezes, se comportam como se ela fosse uma instituição puramente humana. Nos dois mil anos da sua história, o povo de Deus sofreu repetidamente a tentação de construir para si fortalezas, com o risco de confundi-las com o Reino de Deus ou de identificar-se com estruturas sociais e políticas.
Não é de pouca monta o julgamento que continuamente vitaliza sua história, ainda que a presença do Espírito é garantia de que jamais será destituída da sua primogenitura e da sua vocação católica. Ela é, todavia, sempre a barca que consegue navegar entre as ondas da história. Os dons do Espírito Santo lhe garantem que não naufragará: “As portas do inferno nada poderão contra ela” (Mt 16,18).

A Igreja é certamente santa, isto é, inteiramente de Deus, pela fé que ensina e professa, pela graça que recebe e doa, principalmente pelo Espírito que nela está. Como tal, permanece unida a Cristo, sua cabeça, e é sacramento universal de salvação. Todavia, se reconhece “sempre necessitada de purificação” (LG 8), no tocante à fidelidade a Cristo e, portanto, a si mesma. Reconhece assim que o julgamento de Deus está sobre ela e que a história pode ser seu lugar e instrumento.

O antigo Israel, nas desventuras e no exílio, crescia graças à voz - ora ameaçadora ora encorajadora - dos profetas. A Igreja cresce e se renova também pelos sofrimento e pelas derrotas. “A Igreja confessa que progrediu muito e pode progredir com a própria oposição daqueles que lhe são adversários ou que a perseguem” (GS 44).

A narrativa dos Atos Apóstolos mostra que a Igreja cresce em qualidade quando, deixando-se interpelar pela Palavra de Deus, vive de modo mais evangélico. Cresce quantitativamente quando, aumentado o número de crentes, fundam-se novas igrejas locais, alargam-se seus limites visíveis, melhoram suas estruturas pastorais. Mas um aspecto não deve prevalecer sobre o outro. Isto acontece quando nos contentamos com uma minoria de eleitos ou damos crédito demasiado às estatísticas.

Há uma alternação nas situações que acompanha este duplo crescimento: sucessos e fracassos, rupturas e recuperações da comunhão. Na história da Igreja não existem épocas inteiramente de ouro ou inteiramente de ferro. O bem e o mal se entrelaçam sempre e os olhos de Deus julgam os acontecimentos e situações com medidas diferentes das nossas. O que nos parece prosperidade satisfatória pode, na realidade, ser aparência estéril; onde vemos desolação, pode estar em preparação um fecundo progresso.

Não é por acaso que épocas particularmente difíceis foram marcadas por grandes figuras de santos e seguidas de desenvolvimentos nunca imaginados.

A vida da Igreja se desenvolve com contínua tensão: entre memória, celebração dos fatos salvíficos do passado e empenho pelo futuro do Reino. Deus quis condividir este empenho com os homens: explicitamente, com os crentes convocados na Igreja; implicitamente, com quantos, sem saber ou querer, mesmo combatendo e perseguindo a Igreja, possam colaborar com o seu desígnio.
Padre Inácio José do Vale

FÉ, DOM QUE RECEBEMOS NO BATISMO

A fé é o dom que recebemos no batismo, dom este que vai crescendo em nós a ponto de se tornar uma fé operativa. Não a fé intelectual que acredita: "Eu acredito que Jesus pode curar" e só. Não, não é assim que o cristão deve pensar. De tal maneira este deve estar convencido do poder curador do Senhor, que sua fé o levará a ser instrumento d'Ele. 

O Senhor quer reverter essa situação da descrença e da fé puramente intelectual e nos convencer. Basta que tenhamos uma fé do tamanho de um grão de mostarda (cf. Mateus 17, 20b). Tudo isso depende de estarmos no Espírito Santo e permanecermos n'Ele. Dessa forma, Ele, que tem todos os dons, manifesta-se em nós conforme a necessidade. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

UM DIA VEM NOSSO DIA


Nada como um dia após o outro, e nada se compara à beleza de cada um deles; por isso precisamos contemplá-los, pois foram feitos de presente para nós. A nossa atitude deve ser de louvor.
O salmista diz assim: “Cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só dele existisse” (Sl 138,16b).
Não sei se você tem esse santo costume de agradecer a Deus pelo dom da sua vida, por estar vivo, pelo novo dia que despertou. Se não o tem, vamos louvar ao bom Deus pela manifestação do Seu amor na nossa vida?
Obrigada, Senhor, por este novo dia que nos dá, que é fruto da Sua bondade e do Seu amor.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

A SAGRADA ESCRITURA NOS LEVA Á SALVAÇÃO



Nós somos de Deus. Guarde isso no seu coração, no mais íntimo do seu ser, para que a tentação não apague isso da sua memória, porque, diante das tentações e de muitos pecados, todos correm o risco de esquecer que são do Senhor. Lembre-se: você é de Deus e pertence a Ele. A mão d’Ele está sobre você para protegê-lo e guia-lo em todo momento da sua vida.

Veja o que diz a Palavra: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra”. O que capacita e prepara você para fazer bem tudo o que há para ser feito é a Palavra de Deus.

Diz o Senhor: “Quanto a você, permaneça firme naquilo que aprendeu e aceitou como certo; você sabe de quem o aprendeu”. Nós só aceitamos como verdade aquilo que damos fé. Para termos fé, precisamos ouvir e aprender, e ninguém aprende sozinho.

Então, se você quer crer em algo mais, você precisa aprender e, para aprender sobre as coisas de Deus, você precisa buscar a Sagrada Escritura. Sua fé só aumenta à medida que você ouve o Senhor.

Nós temos mais contato com Deus e crescemos na nossa fé a partir do momento que aprendemos com a Sagrada Escritura e com o que a Igreja nos ensina pela tradição. Quando recebemos esses conhecimentos, podemos aplicá-los na nossa vida.

Um exemplo que muitos não conhecem é a respeito dos dons espirituais. Muitas pessoas tomam conhecimento de que existe um dom carismático de orar pela cura dos enfermos depois de muitos anos de católico. Esse dom é uma força sobrenatural que Deus concede a algumas pessoas, capaz de modificar realidades que muitos desconhecem.

Se isso pertence à Igreja, por que muitos não experimentam esses dons? Porque para colocarmos algo em prática, primeiro precisamos conhecer, saber que existe e que está ao nosso alcance pela fé. Depois que tomamos conhecimento desses dons, por meio da Palavra, fazemos uma experiência maravilhosa do carisma.

Para tomarmos posse dessa graça, precisamos conhecê-la, saber que ela existe, aprender para crer nela e depois experimentá-la.

A oração, no cotidiano, já é uma bênção, mas se as pessoas soubessem o tamanho do seu poder, ninguém acharia pouco rezar. Quando descobrimos a força da oração, nós nos apaixonamos pelo que Deus realiza por meio dela e fazemos da nossa vida uma oração constante.

A oração pode tudo e o seu poder nos é revelado por meio da Sagrada Escritura. Muitas pessoas, hoje, encontram-se perdidas por não conhecerem Deus. Mas onde é que esse conhecimento que pode nos salvar é adquirido? Em casa. É desde pequeno que precisamos colocar a Palavra do Senhor no coração dos nossos filhos. Em todos os momentos precisamos plantar a semente da Palavra de Deus no coração dos nossos filhos.

Se você quer ensinar a seu filho verdades que salvam, mas não sabe por onde começar, é só você se ater aos 10 Mandamentos, ao Creio e ao Pai Nosso. É ai que está a sua fé. Quando a Palavra do Senhor diz que os Seus filhos se perdem por falta de conhecimento, é por falta dessas verdades. E olha o que diz a Palavra: “Desde a infância, você conhece as Sagradas Escrituras. Elas têm o poder de lhe comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo.”

É um poder sobrenatural que vem de Deus o que a Sagrada Escritura traz para lhe proporcionar sabedoria. É um saber eficaz que salva a pessoa e a leva à vida. Quem evangeliza a pessoa que ama está colocando nela uma Palavra que vai salvá-la.

A Palavra de Deus é uma semente que faz brotar a fé em Jesus. Quando plantamos essa semente no coração de alguém, colocamos ali um poder divino que a levara à fé e à salvação. E essa palavra, que é uma semente, cabe em todos os momentos e serve para tudo.

A Sagrada Escritura inteira serve para todos os momentos, ela é útil para ensinar, repreender, corrigir e formar na justiça. Toda Palavra é inspirada por Deus e serve para ensinar, argumentar, corrigir e educar conforme a justiça.

Muitos dizem que não sabem como educar seus filhos; o segredo está na Palavra de Deus, ela tem tudo para formar. E para a pessoa que já caminha com o Senhor, recorrer à Sagrada Escritura a torna perfeita.

Você quer se aperfeiçoar? Recorra à Palavra de Deus, ela é útil para tudo, vale a pena dar espaço a ela na sua vida.


Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

Todos nós que de alguma forma temos uma experiência com Jesus vivo e ressuscitado não podemos deixar de segui-Lo e de participar concretamente no Seu projeto salvífico. Seguir a Jesus é observar a Sua Palavra, é viver o amor, é ter esperança, é fazer a diferença no meio da multidão; é andar na contramão de tudo quanto o mundo prega como verdade. Quando nós vivemos nesta perspectiva nós estamos correspondendo ao que Deus espera de cada um de nós na missão que Ele nos destinou.

O PERDÃO GERA VIDA E COMUNHÃO


A Eucaristia é um sacramento maravilhoso, mas precisa ser renovado a cada dia. A Igreja chama isso de "renovar-se", ou seja, atualizar o sacrifício de Cristo. Bendito seja Deus, que, no Seu infinito amor, instituiu esse sacramento, que é o dom do Senhor reavivar a esperança em nós. O Senhor não lança fora os não desejados e os pecadores. Pelo contrário, se há alguém por quem Ele tem grande afeto é o que está no caminho errado, pois Ele mesmo disse que veio para os doentes e para os pecadores. Reze por aqueles pelos quais você já perdeu a esperança tal é a situação em que eles estão, porque nosso Deus tudo pode! 

É preciso ter os olhos fixos no Senhor, no próprio coração d'Ele, onde não há sombra de ressentimento, de amargura ou egoísmo. O coração de Cristo é todo amor, n’Ele está a fonte de toda a unidade e aceitação do outro, porque Ele nos aceita como somos. Entre mim e meu irmão está Jesus. Ele continua a defender cada filho Seu, como defendeu a mulher adúltera: “Se você nunca pecou atire a primeira pedra”. Sempre o Altíssimo deve estar em primeiro lugar em nossas vidas, depois deve vir o irmão, esta é a perfeição do verdadeiro perdão, pois tudo o que passa primeiramente por Deus se santifica, do contrário é um mero ato humano, que traz simplesmente alívio e acomodação humana. O verdadeiro amar e ser amado, perdoar e ser perdoado gera vida nova e comunhão de coração.

Vivamos reconciliados a exemplo de Cristo, que apesar de ter sido crucificado, perdoou e se reconciliou com o homem e continua unido a nós dando-se como alimento na Eucaristia. Ele que, no alto da cruz, diz: “Perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”. Agora temos de fazer nossa parte indo à Santa Missa, confessando nossos pecados, vivendo reconciliados, buscando os sacramentos.

Volte hoje mesmo para Jesus, dê esse pulo e você já está no coração d'Ele.

ORAI SEM CESSAR


É fácil atrairmos coisas ruins quando nossos pensamentos e ações estão direcionados a o que é mal, mas podemos e devemos atrair coisas boas cultivando o bem em cada gesto, palavra ou ação que fizermos.

Muitas pessoas vivem a procura de falsos deuses como superstições, horóscopos, feitiçaria entre outros e deixam a graça do único e verdadeiro Senhor passar. Atraia as bênçãos de Deus, sendo fiel somente a Ele, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Ele mesmo nos diz em João, 14,6: “... Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Portanto, não há desculpa para o nosso afastamento desta verdade. Jesus veio exatamente por causa de nossa fraqueza, de nossos pecados, pois sabia e sabe que somos falhos e frágeis e que nada podemos sem sua graça.

Procure enquanto é tempo, se libertar de tudo o que te aprisiona ao que não te leva a Deus, olhe sempre a vida que lhe foi concedida como uma oportunidade de praticar o bem, e não pare no meio do caminho olhando para trás, o que passou passou, Deus que é amor, sempre perdoa as nossas faltas.

Os caminhos do mundo são tortuosos e só atingem o lado externo das aparências e das vaidades. Não perca a oportunidade de receber agora o abraço amoroso de Deus e ouvi-lo dizer o quanto você é importante. Deus está pronto para restituir a alegria e a coragem que você precisa para seguir todos os dias ao lado Dele.

Senhor, queremos viver em paz
e levar a paz, a harmonia a todos.
Afasta para longe nossos maus pensamentos e
não nos deixe espalhar a discórdia.
Que sejamos verdadeiros promotores da paz. Amém!

Padre Alberto Gambarini