terça-feira, 24 de setembro de 2013


ESCUTAR É UMA NOBRE ARTE

Escutar é uma arte, e todos nós precisamos pedir a Deus a graça de aprendê-la bem. Hoje, o próprio Senhor nos dá esta ordem: “Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis!” (Lc 8,18).
A questão não está no escutar, mas como nós escutamos. Às vezes, escutamos uma coisa e entendemos outra; então, reproduzimos a imformação para outras pessoas de maneira distorcida e geramos um transtorno. Escutar bem significa que precisamos silenciar.
É um desafio viver a escuta e o silêncio, mas quando o Senhor nos pede alguma coisa, Ele nos dá a graça própria para vivê-la. Oremos a Deus para que sejamos homens e mulheres que sabem escutar e falar na hora certa.
“O Senhor Deus deu-me a língua de discípulo para que saibamos reconfortar pela Palavra o que está abatido. Cada manhã, ele desperta meus ouvidos para que escute como discípulo” (Is 50,4-5b).
Luzia Santiago

ORAÇÃO SÃO PIO

Fica comigo, Senhor!

Fica Senhor comigo, pois preciso da tua presença para não te esquecer.
Sabes quão facilmente posso te abandonar.
Fica Senhor comigo, porque sou fraco e preciso da tua força para não cair.
Fica Senhor comigo, porque és minha vida, e sem ti perco o fervor.
Fica Senhor comigo, porque és minha luz, e sem ti reina a escuridão.
Fica Senhor comigo, para me mostrar tua vontade.
Fica Senhor comigo, para que ouça tua voz e te siga.
Fica Senhor comigo, pois desejo amar-te e permanecer sempre em tua companhia.
Fica Senhor comigo, se queres que te seja fiel.
Fica Senhor comigo, porque, por mais pobre que seja minha alma, quero que se transforme num lugar de consolação para ti, um ninho de amor.

Fica comigo, Jesus, pois se faz tarde e o dia chega ao fim; a vida passa, e a morte, o julgamento e a eternidade se aproximam. Preciso de ti para renovar minhas energias e não parar no caminho. Está ficando tarde, a morte avança e eu tenho medo da escuridão, das tentações, da falta de fé, da cruz, das tristezas. Oh, quanto preciso de ti, meu Jesus, nesta noite de exílio.

Fica comigo nesta noite, Jesus, pois ao longo da vida, com todos os seus perigos, eu preciso de ti. Faze, Senhor, que te reconheça como te reconheceram teus discípulos ao partir do pão, a fim de que a Comunhão Eucarística seja a luz a dissipar a escuridão,a força a me sustentar, a única alegria do meu coração.

Fica comigo, Senhor, porque na hora da morte quero estar unido a ti, se não pela Comunhão, ao menos pela graça e pelo amor.

Fica comigo, Jesus. Não peço consolações divinas, porque não às mereço, mas apenas o presente da tua presença, ah, isso sim te suplico!

Fica Senhor comigo, pois é só a ti que procuro teu amor, tua graça, tua vontade, teu coração, teu Espírito, porque te amo, e a única recompensa que te peço é poder amar-te sempre mais. Como este amor resoluto desejo amar-te de todo o coração enquanto estiver na terra, para continuar a te amar perfeitamente por toda a eternidade. Amém.

São Padre Pio, rogai por nós!


BASTA ACREDITAR EM DEUS

Precisamos acreditar sempre, sabendo que Deus tem o controle de tudo! Ele é fiel!! Entregue tudo nas mãos do Senhor, Ele tem o melhor e sabe a hora certa de agir!
Precisamos acreditar sempre, sabendo que Deus tem o controle de tudo! Ele é fiel!! Entregue tudo nas mãos do Senhor, Ele tem o melhor e sabe a hora certa de agir!
Padre Roger

A CHAMDA DA SUA FÉ SE APAGOU ?

Muitos que deixaram a lâmpada da fé se apagar foi porque não a viveram com convicção. Que o Senhor acenda, em nossos corações, essa chama que é a nossa fé.
“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama” (Lc 8,16a).
A Palavra de Deus nos convida a colocarmos a nossa luz para que todas a vejam. E que luz é essa? A luz divina, acessa em nossos corações, a luz do Senhor que brilha em nós, a luz do nosso batismo.
Aquela vela acessa, do Círio Pascal, foi incendiada dentro da nossa alma, e uma vez que nós a escondemos, uma vez que colocamos a luz debaixo da cama, da mesa ou em qualquer lugar, ela vai perdendo o seu brilho, vai se ofuscando até o ponto de se apagar.
Quantas luzes se apagaram! Quantas pessoas já testemunhavam o Senhor e, por descuido, essa luz se apagou, essa chama deixou de brilhar! Quantos de nós, que estamos no caminho do Senhor e procuramos segui-lo, deixamos a nossa chama da fé escondida!
Meus irmãos, nós não podemos ter vergonha daqueles de quem nos tornamos seguidores, nós não podemos ter nenhuma vergonha de testemunhar o nosso amor por Jesus Cristo. O problema é que algumas pessoas entendem que “não ter vergonha” é, muitas vezes, cometer atos fanáticos, tentar converter as pessoas à força, não é disto que estamos falando, não!
O nosso testemunho são nossas boas obras, são os frutos do Espírito em nós, é a nossa fé coerente. O nosso testemunho é a nossa luz brilhando nesse mundo, é o nosso amor ao próximo, é a nossa paciência, a nossa responsabilidade social, é a caridade que exercemos para com o outro.
A chama que precisamos deixar acessa e não escondida é testemunharmos que nós cremos em Jesus, que nós temos tempo para orar, para ir à casa do Senhor, que não nos envergonhamos de dedicar parte do nosso tempo a Deus, ao Evangelho, à fé, àquilo que nós cremos e acreditamos.
Muitos que deixaram a lâmpada da fé se apagar foi porque esconderam, porque não viveram a fé com convicção 
Que o Senhor, hoje, acenda, em nossos corações, essa chama maravilhosa que é a nossa fé. E onde estivermos possamos testemunhar que um Deus vivo, está no meio de nós
Padre Roger Araújo

CONCEDEI AO VOSSO SERVO ESTÁ GRAÇA

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1,1-14).

O Verbo que se faz carne, a Segunda Pessoa da Trindade: Jesus Cristo.

Existe uma condição para sermos filhos de Deus. “Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (João 1,12).

“No princípio, criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro” (Gênesis 1,1-5).

 Pela Palavra Deus cria todas as coisas.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gênesis 1,26).

Somos chamados a ter um contato diário com a Palavra de Deus. Toda atividade da Igreja é pautada na Palavra, porque a Igreja sabe a transformação que a Palavra pode fazer.

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra. E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera” (Gênesis 12,1-7).

Veja o poder da Palavra de Deus na vida de um homem. Abrão, que não era jovem - posso dizer até que ele era frustrado - não conseguia ter filhos. Naquela época, para um homem hebreu não ter um herdeiro era a pior coisa que poderia lhe acontecer. Mas a Palavra de Deus animou o coração de Abrão e a Palavra lhe trouxe esperança. 


Abrão esperou 30 anos a promessa de Deus acontecer na sua vida, mas nós somos apressados e queremos que Ele aja em nossa vida na nossa hora, somos imediatistas.

Quem guarda a Palavra de Deus não desiste diante das dificuldades. O Senhor dá uma carta de amor a Moisés - os Mandamentos -, a qual ensina a Seu povo o caminho da felicidade.

Estou dando modelos a vocês de pessoas que guardaram a Palavra de Deus e tiveram sua vida transformada.

Você já perguntou para Deus o que ele pensa sobre você? A Palavra de Deus precisa nos tirar do comodismo. 

A Virgem Maria assimilou a Palavra. Ela é um exemplo! Quando você ouve o Magnificat, vê como a vida de Maria foi tecida na Palavra de Deus. 

“Disse então Maria: 'A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque me fez grandes coisas o Poderoso; e santo é seu nome. E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem. Com o seu braço agiu valorosamente; dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. Depôs dos tronos os poderosos, e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos. Auxiliou a Israel seu servo, recordando-se da sua misericórdia; como falou a nossos pais, para com Abraão e a sua posteridade, para sempre'. Maria ficou com Isabel quase três meses e, depois, voltou para sua casa. E completou-se para Isabel o tempo de dar à luz, e teve um filho. E os seus vizinhos e parentes ouviram que tinha Deus usado para com ela de grande misericórdia, e alegraram-se com ela” (Lucas 1,46-58).
Padre Roger Luis

ASSUMIR JESUS COMO SENHOR DE NOSSA VIDA

Aceitar, assumir Jesus como Senhor da nossa vida, não é simplesmente um momento e pronto, como se fosse só falar. Não. É necessário que Jesus seja realmente o Senhor da tua vida.

Mas quem fala hoje para você é Jesus. "Meu filho, minha filha, não é somente uma palavra. Talvez você até pronunciou essa palavra e teve uma experiência. Mas você não me deixou conduzir a sua vida, tomando de volta as rédeas da sua vida. Foi por isso, meu filho, minha filha, que você acabou ficando decepcionado com a minha Igreja, com o grupo de oração e por isso a sua vida está o caos que está".

Reze comigo: "Eu te reassumo como meu Senhor, e Te entrego as rédeas da minha vida, devolvo nas tuas mãos. És o Senhor que governa a minha vida. Eu sou teu, Senhor".

"Se pois confessares e crer no seu coração que Jesus é o Senhor, serás salvo. Se com o teu coração creres, que Jesus ressuscitou dos mortos, serás salvo". (Romanos 10,9)

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

COMO NOS APROXIMARMOS DA PALAVRA DE DEUS

É necessário criar vínculo com a Palavra
Conta-se que o Imperador alemão Frederico II (+ 1250) quis saber qual era a primeira língua do mundo, aquele que utilizavam Adão e Eva no jardim do Éden. Como acreditava que todas as línguas são aprendidas por imitação, escolheu doze recém-nascidos para que fossem criados isoladamente, sem que ninguém lhes dirigisse uma palavra sequer. Deste modo, segundo o Imperador, se ninguém falasse com eles, não poderiam aprender a língua dos seus cuidadores, e o idioma “original” brotaria espontaneamente de seus lábios. Assim se fez. Os bebês eram cuidados, mas ninguém podia dirigir alguma palavra próximo a eles. O resultado foi que, gradativamente, os bebês foram morrendo um a um. Por quê? Porque lhes faltou a palavra.

Dar a palavra a alguém significa entrar em contato com essa pessoa, criar vínculos, fazer com que o outro participe de nossa própria interioridade.

Quando uma pessoa fica ferida por outra, costuma negar a esta sua palavra, e, embora esta não seja uma atitude cristã - pois o perdão que o Senhor pede que manifestemos nos leva a não excluir a ninguém do nosso amor -, tal gesto nos indica o peso que há no “dar a palavra”. 
Quando alguém nos pede que creiamos no que diz, costuma afirmar que “dá sua palavra”.

Essas breves considerações antropológicas nos ajudam a perceber o modo como Deus escolheu agir entre nós. Ele nos deu Sua Palavra. Cristo é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós. Sua Palavra permite que conheçamos a intimidade da vida divina, cria vínculo com quem A recebe. Ele “deu Sua Palavra” para que nós acreditássemos que Ele é a verdade, para que participássemos de sua vida. Deus, com toda a força que implica este verbo, entregou Sua Palavra por nós até o extremo.

Vivemos num mundo no qual a palavra praticamente não tem valor. Estão em toda parte: nas “timelines” frenéticas de nossas redes sociais, nos anúncios publicitários, nos abundantes discursos dos políticos, dos “profissionais da fé”, e daqueles que procuram oferecer uma solução mágica para toda espécie de problemas. São tantas palavras que terminamos praticamente por desprezá-las, pensando: “não são mais que palavras”.

Um grande risco para nós seria permitir que esse clima de desvalorização da palavra permeasse a nossa relação com a Palavra feita carne. O acostumar-se com a Palavra de Deus, o pensar que já a conhecemos suficientemente, impediria a abertura necessária para que Ele possa comunicar-se conosco. Seríamos como aqueles bebês da lenda, que morreram, neste caso, não por não ouvirmos uma palavra, mas por tornar-nos impermeáveis a ela.

Estamos diante de uma Palavra que, embora próxima, não pode ser costumeira. Nossa atitude diante dela deve ser a mesma de Moisés no Horeb. Tirar as sandálias dos pés, sandálias empoeiradas pela rotina, para aproximarmo-nos com a expectativa de receber a eterna novidade de Deus.
Padre Demétrio Gomes

VOCÊ JÁ TEVE A SENSAÇÃO DE ESTAR EM UM BECO SEM SAÍDA

Você já teve a sensação de estar em um “beco sem saída” por tantas preocupações vividas em seu cotidiano? 

Quando, por qualquer motivo, nos pegamos em uma situação para a qual não achamos haver solução, é preciso primeiramente manter a calma para não cometer nenhuma bobagem por desespero, em segundo lugar, é preciso buscar em Deus a solução para todo e qualquer problema. Você pode estar se perguntando, como?

Rezando, lendo a palavra, conversando com pessoas mais experientes e que possam dar bons conselhos. A bíblia mesmo nos ensina a viver com o olhar fixo no Senhor, acreditando sem temor que tudo é possível ao que crê. 

Vemos em Êxodo, 14,13: “Não temais! Tende ânimo, e vereis a libertação que o Senhor vai operar hoje em vosso favor”.
O grande desafio para todos nós, dia a dia, é fixar o nosso olhar em Deus, é dele que vem o nosso socorro, Deus tem o poder para resolver todo e qualquer problema, é preciso deixar que ele nos tire do beco das nossas angústias, é Ele quem cuida de nós nos oferecendo sempre a sua mão, podem não existir janelas ou portas, mas Ele nos resgata das nossas aflições através do seu infinito amor.

Não existe situação impossível para Deus, acredite, confie, aceite esta ajuda e orientação, fixe o seu olhar no Senhor e deixe Ele operar maravilhas em seu viver.
No final deste programa eu estarei orando por você,

Bondoso Senhor, muito obrigado pelas alegrias e dificuldades deste dia. Ficai sempre conosco e daí-nos a vossa salvação. Aumentai a nossa fé e não nos permitais o mal. Amém!