domingo, 22 de setembro de 2013


DEVEMS FIXAR NOSSOS OLHOS EM DEUS

O nosso olhar passeia por muitos lugares à procura de respostas, de confirmações, de apoio, de cumplicidade, justificação e tantas outras coisas, mas a Palavra do Senhor aponta-nos onde, de fato, devemos fixar o nosso olhar:
“Levanto os olhos para vós, que habitais nos altos céus. Como os olhos dos servos estão fixos nas mãos de seus senhores, como os olhos das servas estão fixos nas mãos de suas senhoras, assim nossos olhos estão voltados para o Senhor, nosso Deus, esperando que Ele tenha piedade de nós” (Sl 122, 1-2).
Tiremos, hoje, os olhos das pessoas, dos problemas e das dificuldades; mantenhamos o nosso olhar fixo em Jesus, porque “é d’Ele que vem o que esperamos” (Sl 61,6).
Jesus, eu confio em vós!
Luzia Santiago

É PRECISO TER CORAGEM PARA VENCER O RESSENTIMENTO

O perdão só não acontece, porque não estamos dispostos a perdoar: conseqüentemente, não estamos dispostos a receber o perdão.
Se jogarmos um cantil fechado no mar, depois de um mês, ou até depois de cem anos, ele estará vazio: não entra nenhum pouquinho de água. Com toda a água do oceano ao seu redor, durante todo este tempo, o cantil poderia se encher, transbordar; mas isso não acontece, porque ele está fechado. 
Se o cantil estivesse aberto, em questão de segundos, estaria cheio de água.
Precisamos estar com o coração totalmente aberto para que o perdão flua abundantemente. 
É preciso ter a coragem de vencer os ressentimentos, as mágoas, os rancores, a raiva. É necessário romper com todos esses sentimentos negativos. Eles geram doenças, geram morte.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A ORAÇÃO PRÁTICA DIÁRIA

É uma pena que em nosso tempo a oração ainda não seja uma prática constante e diária. Antigamente as pessoas gastavam horas rezando, enquanto a geração atual ora pouco, e se reza bastante é porque está enfrentando uma grande adversidade e deseja soluções imediatas.

Mas, rezar é mais que pedir pelas nossas necessidades sem nenhum compromisso com Deus. Em João 15,7 está escrito: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.”

A oração deve fazer parte do nosso viver diário. Quando temos comunhão com Deus, obtemos resposta para nossas orações. Permanecer em Deus é estar unido a Ele constantemente, entregando nossa vida toda inteira em Suas mãos, quem está unido a Deus vive de acordo com a sua palavra e guarda os seus princípios.

É interessante que despertemos para a urgente necessidade da oração. A melhor maneira de fazer isto é começar imediatamente, se não consegue com suas próprias palavras que tal começar a meditar a oração do Pai Nossa, ensinada pelo próprio Cristo?
A nossa vitória está na ORAÇÃO! As nossas armas são suficientes o bastante para garantir a paz e a felicidade em nossos lares: a BÍBLIA, o TERÇO, a EUCARISTIA e a CONFISSÃO. Precisamos exercitar a nossa fé, constantemente.

Meu bom Deus,
fortifica o nosso ânimo para que,
tenhamos coragem de por em prática diariamente nossas orações.
Ajudá-nos a fazer o bem e nos afasta do mal
que está sempre à nossa espreita.
Amém!

Padre Alberto Gambarini

CONFISSÃO É O SACRAMENTO DA VOLTA DO RETORNO Á VIDA DA GRAÇA


Poucos textos religiosos tem o impacto e o fascínio da parábola do Filho Pródigo, que deveria ser chamada a parábola do Pai misericordioso ou perdoador , já que Ele é o centro da revelação e do ensinamento de Jesus. Muitos desconhecem que esse itinerário do filho pródigo, é também o percurso do penitente que almeja o reencontro com o Pai e ser perdoado.

De fato, todos somos como o filho que quis sair de casa e fazer a sua própria vida fora do plano e da proposta de Deus. Caímos na real, sentimos saudade e arrependimento de termo-nos distanciado e afastado de um Pai amoroso e decidimos voltar. A confissão ou a reconciliação é o sacramento da volta, do retorno à vida da graça, do refazer a aliança e resgatar a amizade com o Senhor.

Longe de ser uma experiência opressora, culpabilizante ou torturadora, se trata de um encontro com a graça e o perdão divino onde estabelecemos um diálogo de fé e confiança com quem em nome de Deus exerce as funções de pai, mestre, médico e juiz da benevolência e misericórdias divinas. 

Como o filho pródigo celebramos a festa da vida nova, do reencontro e da verdadeira paz, por isso após termos recebido a absolvição dos pecados só os convidados a uma oração de ação de graças e louvor pelo grandioso dom do perdão e da reconciliação.

Confessar-se é reempreender o caminho da santidade, da vivência e realização da filiação divina que nos conduz a plena felicidade, que implica e consiste num estado de harmonia e comunhão com Deus. Por maiores que sejam nossas culpas e pecados, Deus sempre está nos esperando, para nos dar sempre o seu perdão, porque a sua misericórdia, compaixão e bondade são infinitas. 

Não negligenciemos esta fonte, espaço e berço da humanidade nova, esta forja e escola de santidade que é o sacramento da confissão. Que Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, Refugio e Consolação para todos os pecadores nos ajude a celebrar com alegria, fé e confiança o sacramento da Volta. Deus seja louvado!


Padre Roger Luis

SENHOR,SALVA-ME ,LIVRA-ME DE TODO MAL

Naquele dia em que gritei , vós me escutastes, ó Senhor” (Sl 137).
Como o salmista, ao longo de todo este dia, lancemos um grito ao Senhor, em todas as circunstâncias. Talvez até achemos que somos capazes de resolver todas as coisas sozinhos, mas é um engano pensarmos assim. Precisamos e dependemos do auxílio do Senhor.
“Naqueles dias, a Rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. Prostrou-se por terra, desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: Deus de Abrãao, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor” (Ester 4,17).
A nossa atitude precisa ser também como a da Rainha Ester que, em meio ao perigo, buscou refúgio no Senhor e não nas coisas, nas pessoas e nos bens que possuía, muito menos nas suas próprias forças, porque o único auxílio eficaz para a nossa vida é o que vem do Senhor.
Aconteça o que acontecer, neste dia de hoje, lancemos um grito ao céu: “Senhor, salva-me, livra-me do mal”.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago