sábado, 21 de setembro de 2013

SÃO MATEUS

A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!
Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.
Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.
É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como:
“Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem.” e ainda:“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”
Com Judas, porém, ficou o encargo de “caixa” da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!
Este apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.
São Mateus, rogai por nós!

O INIMIGO ATACA PELOS SENTIDOS

O inimigo tem prazer em nos atacar pelos sentidos. Ele nos pega pela gula do comer, do beber, pelos aromas, por todas as formas de sentir, principalmente, pela sexualidade. Vivemos num ambiente repleto de sensualidade. É como se tivéssemos esquecido o gás aberto em casa. Para dissipá-lo é preciso tomar muito cuidado. Não se pode produzir nenhuma faísca, muito menos riscar um fósforo, senão explode tudo; e a primeira pessoa a ser atingida é você. Infelizmente, hoje, o ar em que vivemos está carregado desse “gás”, porque, estamos cercados por um clima de sensualidade, que nos atinge pelos olhos, ouvidos... O ambiente está formado, nossa natureza reage e o inimigo investe pesado nela.

Na hora em que você “der bobeira” e “riscar o fósforo”, vai explodir e pegar fogo. Nenhum de nós pode facilitar, homem ou mulher, jovem ou idoso. Todos somos vulneráveis. Precisamos mortificar nossos olhos porque pecamos muito por meio deles. O pecado entra pela visão, mas atinge, em cadeia, a fantasia, os sentimentos, a vontade e nossos atos. Ou os combatemos ou eles tomam contam do nosso ser.

Padre Raniero Cantalamessa diz que Deus nos deu os olhos para ver, mas nos deu também as pálpebras para fechá-los. Se não for possível fechá-los, pelo menos desvie-os.

Quanta sensualidade entra também pelos nossos ouvidos por intermédio das músicas, das piadas, das conversas... Precisamos igualmente “fechar” nossos ouvidos. Ou mortificamos nosso “homem velho”, nossa carne ou nos arruinamos. Em questão de sexualidade, o segredo é fugir da ocasião. É o que acontece com as bactérias: se há alimento e clima, elas se alastram, multiplicam-se rapidamente e acontece a infecção: a doença. Basta ter alimento e clima. Para que isso não aconteça, você precisa tirar tanto uma como outra coisa. A única maneira de vencer nossa sexualidade é não alimentá-la com vídeos, filmes, novelas, músicas, revistas, piadas...

A mortificação não é tão difícil quanto se pensa. 

Pode-se mortificar a gula renunciando ao cafezinho, ao refrigerante, à bebida, aos doces, ao cigarro... “Não te deixes arrastar por teus desejos e refreia as tuas concupiscências. Se concederes a satisfação de teus desejos, isto fará de ti o escárnio de teus inimigos. Não ponhas tua alegria numa vida de prazer e não te obrigarás a pagar-lhe os custos” (Eclesiástico 18,30-31).

Peça auxílio ao Senhor: 

Piedade, Senhor! Reconheço que necessito de Tua graça. Muda minha mente, minha disposição. Dá-me força de vontade. Preciso me mortificar, dar morte a esta velha natureza. A criatura humana renovada, enxertada por Ti, vai ressuscitar, crescer, florescer e frutificar. É isso que eu quero, Senhor.
O inimigo já me enganou demais! Não posso mais permitir. Hoje, comprometo-me Contigo, digo “não” ao pecado!
Vou mortificar minha carne, meus olhos, meus ouvidos, meu tato, minha gula, minha fantasia, minha imaginação e meus sentimentos. Vou ocupar meu tempo. Não vou ficar sem fazer nada, no ócio; não vou favorecer o “clima” e dar alimento à minha sensualidade.
Quero e me decido a mudar o rumo de minha vida. Dá-me Tua graça. Sei que ela não vai falhar. Declaro que este é o meu querer, para que eu seja vitorioso como o Senhor foi vitorioso nas tentações. Meu Senhor e meu Deus, eu confio em Ti. Amém.

Padre Jonas Abib

É HORA DE REDESCOBRIRMOS A PESSOA DE JESUS

Assim diz o Senhor, ó meu povo, vou abrir vossas sepulturas! Eu vos farei sair de vossas sepulturas e vos conduzirei para a terra de Israel. Ó meu povo, quando abrir vossas sepulturas e vos fizer sair delas, saberei que eu sou o senhor. Quando incutir em vós o meu Espírito para que revivais, quando vos estabelecer em vossa terra, sabereis que eu o Senhor, que falo e cumpro! – oráculo do Senhor.” (cf. Ezequiel 37: 12-14)

O que eu sinto é que é a hora da maturidade, para mim e para todos nós. É hora da redescoberta da Pessoa de Jesus. Porque nós comumente vamos a um Jesus glorioso, um Jesus dos dons, das curas, da ressurreição, glorificado..., mas nós temos pouca intimidade com Jesus Crucificado, Jesus das dores, perseguido. Este é um grito do Espírito Santo nos convocando à uma redescoberta da Pessoa de Jesus. Caminhe com Ele, no dia de hoje, na Sua presença. Ele é um Amigo fiel.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TUDO O QUE PEDIR A DEUS LHE SERÁ DADO

Bendito seja Deus por essa Palavra e bendito seja você que nos ouve no dia de hoje, pois o Senhor quer que eu e você a conheçamos com mais profundidade, para entendermos, com todo nosso ser, que uma oração feita diante de Deus não fica sem resposta.

O Senhor nunca deixa de ouvir aqueles que recorrem a Ele com necessidade, nem mesmo aqueles que estão longe, em pecado. Ele atende a todos apesar dos pecados.

Não importa o que você foi no passado. Se nesse momento, você recorrer a Deus de coração sincero, nada impedirá que Ele o ajude.

É muito importante sabermos disso, pois entendemos que não basta ser amigo d'Ele, é preciso pedir. É claro que, quando vivemos em comunhão com o Pai, a oração é diferente, pois a fé é diferente. Mas, muitas vezes, consegue mais aquele que não é amigo de Deus e pede, do que aquele que se acha amigo d’Ele e não pede.

Precisamos insistir na oração. Se o pedido insistente consegue mover até a má vontade do ser humano, será que esse pedido insistente não vai comover o coração de um Deus que é bom? Será que o Senhor, que o ama, não o atenderá quando você pedir algo importante que tanto espera?

Pedir insistentemente não é só falar da boca para fora, mas pedir com o coração, esperando que Deus o atenda. E Jesus diz que você precisa fazer isso com Ele: “Portanto, eu lhes digo: peçam e lhes será dado! Procurem e encontrarão! Batam e abrirão a porta para vocês, pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Será que alguém de vocês que é pai, se o filho lhe pede um peixe, em lugar do peixe lhe dá uma cobra? Ou ainda: se pede um ovo, será que vai lhe dar um escorpião? Se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu! Ele dará o Espírito Santo àqueles que lhe pedirem."

Se, nas nossas limitações e egoísmos, nós damos aos nossos filhos aquilo que temos de melhor, será que o Pai do céu não dará a nós o Espírito Santo, que é o melhor que Ele pode nos dar? Dando o Paráclito a uma pessoa, Deus está dando a ela o céu inteiro.

E o que fazer para receber essa graça divina, para ficar revestido desse Espírito que sacia nosso interior? Pedir o Espírito Santo.

Nós temos que pedir com sinceridade de coração: “Meu Deus, se o Espírito Santo é tudo o que eu preciso, eu O quero em minha vida. Estou disposto a abrir mão de tudo, para receber esse Espírito de Deus”. Quando rezamos com essa sinceridade, o Pai nunca deixa de nos atender.

É a oração feita com sinceridade que abre o nosso coração para sermos cheios de Deus. E, do mesmo jeito que, para viver, precisamos de água, comida e ar, precisamos também de oração. Faz falta rezar. Quem não reza é infeliz.

Se até Jesus rezava, será que nós não precisamos rezar? No momento em que Ele rezou, o céu se rasgou e o Espírito Santo foi derramado sobre Ele. Quando um homem ou uma mulher de Deus rezam, sempre o céu se rasga e se derrama sobre eles.

A oração pode tudo e ela nos dá o poder de pedir ao Espírito Santo. Poder é um jeito de comover, de mover as pessoas ao encontro daquilo que nós desejamos.

A oração comove, pelo amor, o coração de Deus. E o Pai do céu dará o Espírito Santo àqueles que, pela oração, O comoverem; basta ser sincero, querer de verdade e pedir com os lábios e com o coração.

Aquele que coloca em Deus seu coração e é sincero, consegue d’Ele tudo o que precisa, inclusive o Espírito Santo.

Não podemos deixar o comodismo nos impedir de rezar. O melhor momento para recomeçarmos a recorrer a Deus é agora. O nosso prêmio será o Espírito Santo.

Não caia na tentação de ficar parado e não rezar. Se você tirar um tempo para rezar, descobrirá que quando você reza, você faz mais coisas em menos tempo e o pouco que você faz é melhor. Então, Peça a Deus a graça de rezar com o coração sincero, para receber o Espírito Santo, porque com Ele vem todo o resto. Clame ao Senhor por essa graça.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

NO MUNDO , SEM SER DO MUNDO

Uma renovada fidelidade na administração dos bens do mundo
Eu não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo" (Jo 17,15-18). 

Em tempos recentes, o Papa Francisco, continuando um processo iniciado pelo seu predecessor, tem sinalizado com uma série de medidas a realização de reformas administrativas na Igreja. Trata-se de confrontar com o Evangelho, cada dia com maiores exigências, a prática dos cristãos e dos organismos de governo da Igreja. Por outro lado, pelo mundo inteiro cresce a consciência dos valores éticos a serem reconhecidos e respeitados no trato com a coisa pública. Em nosso país, pelo menos, a sensibilidade da sociedade se torna mais aguçada para reagir diante da corrupção e dos desmandos existentes nos vários níveis de poder. Aumentado o escândalo, a vigilância se torna mais atenta.

As parábolas de Jesus são tiradas dos fatos cotidianos ou da natureza para lançar luz sobre os acontecimentos e suscitar novas decisões nas pessoas. No Evangelho de São Lucas, recheado de sensibilidade pelos mais pobres, ganham relevo algumas delas, cuja atualidade se torna um verdadeiro presente de Deus para o nosso tempo. Um administrador ladino (Lc 16, 1-13) deve prestar contas de sua administração e, de acordo com os devedores de seu patrão, oferece-lhes um desconto extra. Hoje, tais acordos são milionários, com dinheiro que atravessa fronteiras para ser "lavado" ou entidades fictícias. E envolvem altas esferas dos poderes das diversas nações do mundo! Sabemos ainda que a esperteza dos interesses econômicos pode até ser justificada em nome do grande valor da paz. Não é de pouca monta o que corre pelo mundo com a fabricação e comercialização de armas. Justamente agora, usando as armas bíblicas da oração e do jejum, na grande convocação feita pelo Papa Francisco, foram desconcertados os poderes do mundo. Ele pediu a verdadeira paz para não acrescentar uma guerra a mais às existentes.
Sua voz ressoou pelo mundo: "É possível percorrer o caminho da paz? Podemos sair desta espiral de dor e de morte? Podemos aprender de novo a caminhar e percorrer o caminho da paz? Invocando a ajuda de Deus, sob o olhar materno da Rainha da paz, quero responder: 'Sim, é possível para todos!' Queria que, de todos os cantos da terra, gritássemos: 'Sim, é possível para todos!' E mais ainda, queria que cada um de nós, desde o menor até o maior, inclusive aqueles que estão chamados a governar as nações, respondesse: 'Sim, queremos!' A minha fé cristã me leva a olhar para a cruz. Como eu queria que, por um momento, todos os homens e mulheres de boa vontade olhassem para a cruz! Na cruz podemos ver a resposta de Deus: ali à violência não se respondeu com violência, à morte não se respondeu com a linguagem da morte. No silêncio da cruz se cala o fragor das armas e fala a linguagem da reconciliação, do perdão, do diálogo, da paz. Queria pedir ao Senhor que nós cristãos e os irmãos de outras religiões, todos os homens e mulheres de boa vontade gritassem com força: 'A violência e a guerra nunca são o caminho da paz!' Que cada um olhe dentro da própria consciência e escute a palavra que diz: sai dos teus interesses que atrofiam o teu coração, supera a indiferença para com o outro que torna o teu coração insensível, vence as tuas razões de morte e abre-te ao diálogo, à reconciliação. Olha a dor do teu irmão. Penso nas crianças, somente nelas. Olha a dor do teu irmão, e não acrescentes mais dor, segura a tua mão, reconstrói a harmonia perdida; e isso não com o confronto, mas com o encontro! Que acabe o barulho das armas! A guerra sempre significa o fracasso da paz, é sempre uma derrota para a humanidade. Ressoem mais uma vez as palavras de Paulo VI: 'Nunca mais uns contra os outros, não mais, nunca mais... Nunca mais a guerra, nunca mais a guerra!' (Discurso às Nações Unidas, 4 de outubro de 1965). 'A paz se afirma somente com a paz; e a paz não separada dos deveres da justiça, mas alimentada pelo próprio sacrifício, pela clemência, pela misericórdia, pela caridade' (Mensagem para o Dia Mundial da Paz, de 1976). Irmãos e irmãs, perdão, diálogo, reconciliação são as palavras da paz: na amada nação síria, no Oriente Médio, em todo o mundo! Rezemos pela reconciliação e pela paz, e nos tornemos todos, em todos os ambientes, homens e mulheres de reconciliação e de paz" (Homilia na Vigília pela paz, no da 7 de setembro de 2013).

O Senhor pede aos cristãos, hoje como ontem, uma renovada fidelidade na administração dos bens do mundo e na procura do progresso e da paz, como consequência da escolha feita no coração de cada um. Um adequado senso de realismo ajudará a perceber os riscos existentes. Como o coração humano pode ser dissimulado e astucioso, vale a vigilância constante, suscitada pela oração, assim como a revisão de vida, a fim de que não se comece pelos centavos para depois chegar aos milhões no uso injusto dos bens da terra. É possível, sim, que a maldade e a corrupção entre nos ambientes da própria Igreja e na prática dos cristãos! É muito fácil acostumar-se ao "todo mundo faz"! Nivelar por baixo o comportamento já trouxe e trará mais ainda muitos desastres. E aos que pretendem cuidar por si dos próprios interesses, as normas de administração aconselham consultorias, que não são outra coisa senão a capacidade de ouvir os outros e levar em conta sua visão mais objetiva. Além disso, transparência é estrada a ser percorrida pelos cristãos presentes em qualquer campo da sociedade. E ela só faz bem!

Podemos acolher o Evangelho para estar no mundo sem ser ou se contaminar com o mundo, por meio de recomendações precisas e límpidas: "Quem é fiel nas pequenas coisas será fiel também nas grandes, e quem é injusto nas pequenas será injusto também nas grandes. Por isso, se não sois fiéis no uso do ‘dinheiro iníquo’, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? Ninguém pode servir a dois senhores. Pois vai odiar a um e amar o outro, ou se apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lc 16, 10-13). É tarefa para uma vida inteira! Para alcançar tais objetivos, "que se façam súplicas, orações, intercessões, ação de graças, por todas as pessoas, pelos reis e pelas autoridades em geral, para que possamos levar uma vida calma e tranquila, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador" (1 Tm 2, 1-2).

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA

REZA POR SUA FAMÍLIA

Você está disposto a reconquista a sua família? Saiba que Deus tem muito a realizar em sua vida. 

No mundo em que nós vivemos, existem aqueles que servem a Deus e aqueles que não O servem. Você que é pai ou mãe, bem como os avós, desejo que, por meio de vocês, sejam derramadas as graças do Senhor. 

“Dizei a toda a assembleia de Israel: no décimo dia deste mês, cada um de vós tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa" (Ex 12,3). Deus tem o desejo de abençoar a família e, por intermédio de Moisés, faz uma profecia a respeito de um sinal: “Tomarão do seu sangue e pô-lo-ão sobre as duas ombreiras e sobre a verga da porta das casas em que o comerem” (Ex 12,7). “O sangue sobre as casas em que habitais vos servirá de sinal (de proteção): vendo o sangue, passarei adiante, e não sereis atingidos pelo flagelo destruidor, quando eu ferir o Egito” (Ex 12, 13). 

São instruções que Moisés deu ao seu povo para celebrar a glória de Deus naquela noite, que se atentassem quanto à praga da destruição; e mesmo estando em festa, deixasse o sinal do sangue. 

Aquele que é consagrado a Deus é separado por Ele e para Ele. Na leitura acima, vemos o sangue que foi tido como sinal sobre as portas dos israelitas. O que, hoje, tem sido sinal de Deus para você? 

Perceba a diferença entra a casa daqueles povos: na casa dos egípcios, a começar pelo Faraó, eles estavam se lamentando; mas, na casa dos israelitas, estavam em festa. Irmãos, a sua família precisa ter sinais de que a sua casa é diferente. A oração é um dos sinais de que aquela família não sofrerá a praga da destruição, então, prostre-se para Deus, pois o mundo quer arrastá-lo. 

É necessário que você reze todos os dias. Não se cansar de rezar; mesmo que a graça desejada não chegue, seja perseverante, sustente sua família na oração. Quem procura, acha! Se a sua família não reza, reze você! Este é um sinal: se sua família reza, ela não será destruída e ainda terão filhos de oração. 

Precisamos de famílias que busquem a oração e o diálogo. Há casas que, com ou sem pessoas, parecem um cemitério, pois essas não dialogam entre si. Se você não tem o que falar, leia a Bíblia em família, conte para os seus filhos as históricas bíblicas. É isso que a Palavra nos pede: ensine a Lei do amor a seus filhos
Há famílias que, mesmo tendo livros em casa, não os leem e fazem deles um enfeite. Converse com os seus amigos sobre a Bíblia, dialogue em sua casa a respeito da Palavra de Deus. 

Pais, busquem ter com seus filhos uma orientação segura. Chega de “achismos”, é a partir da Palavra de Deus que você saberá o que poderá seus filhos. Não os oriente somente ao “psicalismo” do mundo. A Palavra nos ensina a ser família. 

No livro, temos lições que os pais podem dar aos seus filhos: “Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste. E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Tm 3,14-17).

Além da oração, do diálogo e da orientação segura, outro ponto é a disciplina, pois sem ela nós não podemos ir a lugar nenhum. Na via espiritual, Deus não ficará atrás de você para saber se está lendo ou fazendo algo, é você quem deve se disciplinar nas coisas do Senhor.

Os pais formam ou deformam seus filhos, são eles que irão moldá-los. Outro ponto é a frequência à Santa Missa. Participe com sua família das atividades da sua paróquia.

Padre Crystian Shankar 
Sacerdote do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Divinópolis (MG)

NESTE MUNDO TUDO TEM UM TEMPO,,,,


Tudo começa ao nascer, você se lembra de algo que tenha vivido quando bebê? - Mas é claro que não! Você consegue se lembrar de como era o timbre do seu choro? E qual era a musica que sua mãe cantava para te acalmar? o gosto do colostro, você se lembra? É claro que não! 

Mas desde quanto precisamos nos lembrar exatamente do que passou para saber que passamos? Eu não me lembro do timbre do meu choro, mais sei que era alto o bastante para a que a minha mãe me escutasse e viesse rápido me acolher.

Não me lembro qual era a canção que me ninava mais sei que de fato me acalmava. Não me lembro do gosto do meu alimento, mais sei que foi ele quem me deu força para viver. Tudo é passageiro, a infância, a juventude, a vida... Tudo! Coisas acontecem, alguns sonhos são realizados, outros esquecidos...

Assim como amigos. São pessoas entrando e saindo na nossa vida o tempo todo, e pior sem permissão, sem dizer nada, algumas ainda se sentem no direito de sair e deixar a porta aberta, algumas são rudes, ao sair quase quebram a porta do nosso coração, outras... Saem de mansinho, pensando que não vão fazer falta, e quase nos levam com elas.
Algumas pedem pra sair, e saem com o nosso consentimento.

A vida é assim, passageira. Isso acontece também com o amor, conhecemos um alguém especial, que faz nossos pés saírem do chão, tira o nosso folego e é capaz de fazer das nossas noites as mais completas, isso é amor! Mas como tudo é passageiro... Os nossos pés ficam cansados, ficamos ofegantes, nossas noites tornam-se tortuosas e sem fim. Isso é desamor.

Mas não se esqueça de tudo passa! NADA é perfeito, nada é para sempre. Não existem sonhos impossíveis! Se foi possível sonhar é possível realizar!

O verdadeiro amor é mesmo para sempre, mas se renova a cada dia. A vida é como um jogo, existem fases difíceis pelas quais precisamos passar, existem forças que tentam te derrubar, mas precisamos mostrar que somos mais fortes.

Se você perder, comece de novo! Só não morra. No jogo você pode reiniciar, na vida... Não dá pra voltar. Tudo passa. Aqui, você e eu, e todos somos apenas passageiros.

Há eternidade!!!! só no céu.... a eternidade são coisas para curtir para sempre,,,, quando aprendemos o bem viver.... imagina você chorar para sempre, reclamar para sempre, brigar para sempre, Deus é maravilhoso de deixarmos aprendermos a viver, para viver as coisas boas para sempre...


Padre Wagner Baia

CRIEMOS INTIMIDADES COM A PALAVRA DE DEUS

Leia a Bíblia todos os dias. No entanto, não basta apenas lê-la, a receita é também escrever.

Eis a principal regra de ouro: ler a Bíblia todos os dias, sem exceção. Leia-a quando tiver vontade e quando não tiver também! É como remédio: com ou sem vontade, nós o tomamos, porque é necessário. Com a Bíblia é a mesma coisa, e nos tempos em que vivemos, isso é premente.

Assim como você alimenta o corpo todos os dias, alimente, diariamente, o seu espírito com a Palavra de Deus. Assim como tomamos banho todos os dias e, quando não podemos fazê-lo de manhã, à noite o corpo pede um banho, assim também se passa com a leitura da Bíblia: se você não conseguir lê-la durante o dia, sem que você se aperceba, o seu espírito ficará pedindo um banho da Palavra de Deus. Não deixe de dar ao seu espírito o que você dá ao seu corpo!
Tem gente que não consegue dormir sem tomar banho; essas pessoas se viram e se reviram na cama sem dormir. Que nós sejamos assim: que não possamos dormir sem o banho da leitura da Palavra.

Não se trata, entretanto, de simplesmente lê-la; devemos fazer uma leitura ativa. Um meio simples, mas eficaz é ler com lápis ou caneta na mão. Sublinhe as passagens mais importantes, tudo o que chamar a sua atenção, as coisas que lhe falaram e que o tocaram de modo especial. É até bom ter uma caneta de quatro cores e usar ora uma ora outra. Isso ajuda: ponha trechos em destaque, diferencie.

Utilize sinais que tenham sentido para você, faça anotações, não tenha medo de riscar a sua Bíblia. Ela é um instrumento de trabalho. Você vai ficar com a Bíblia bem marcada; vai ser fácil você se lembrar das passagens e encontrá-las quando procurar por elas. Além disso, facilita a concentração na leitura, o entendimento da mensagem e a impressão do que é lido na mente e no coração.

Você não está apenas lendo a Bíblia, você está buscando um encontro com a Palavra de Deus. Está à procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Senhor, que fala a você.

Trata-se de um diálogo: você escuta, acolhe, sente-se tocado, sensibiliza-se e responde. É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam mutuamente. Muitos experimentaram essa relação. Experimente você também.

O principal interesse de Deus não é tanto fazer você escutar, mas falar com você. Ele deseja instrui-lo, conduzi-lo ao conhecimento da verdade. Por isso, esteja atento, fique alerta, mantenha-se numa atitude de expectativa. 

Deus tem algo de bem pessoal e concreto para lhe dizer!
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

NÃO FEICHEIS VOSSO OS VOSSOS CORAÇÕES

Neste Salmo está o centro da voz de Deus, e quem diz isso é o próprio Senhor por meio do salmista: "Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: 'Não fecheis os vossos corações'" (Salmo 94).

Meus irmãos, está aqui uma revelação do Senhor: "Ouvi a minha voz, e segui adiante por todo o caminho que Eu vos indicar para serdes felizes" (Jeremias 7,23) .

É uma infelicidade o fato de pensarmos que as leis divinas são um fardo para nos fazer infelizes. Por isso, o Senhor nos pede: “Não fecheis os vossos corações”. Aqui, Deus não fala de ouvidos, mas de coração, porque a Ele se ouve com o coração. Por isso é preciso tê-lo cada vez mais aberto, mais dócil, porque é assim, com essa docilidade, que o Senhor vai nos falar e vamos conseguir ouvi-Lo. Ele está nos indicando o caminho, e se o seguirmos seremos felizes.

Tudo o que o Senhor nos ensina, precisamos passar para todas as outras pessoas. Mas se elas não quiserem nos ouvir, temos de rezar por elas, pedindo que o Espírito Santo as ilumine para que ouçam a voz do Senhor e vivam segundo a vontade divina. 

"Senhor, tira a surdez do coração de cada um de nós, e, ao pedir isso por nós, pedimos também pelos nossos. Tira a dureza e a desobediência do nosso coração. O que eu peço por mim, Senhor, peço pelos meus, para que eles sejam felizes e para que, na nossa casa, sejamos felizes e ajudemos os outros a serem também". 

Irmãos, o Senhor está nos mostrando o segredo da felicidade: ouvir a voz d'Ele e seguir esse caminho. "Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente" (Jeremias 7,24). 

Qualquer pessoa, qualquer família, qualquer nação que não ouve a voz do Senhor ao invés de andar para frente, vai andar para trás. Essas não são palavras dos padres nem do Santo Padre, são do próprio Deus.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova