sábado, 14 de setembro de 2013

OLHEMOS PARA CRUZ COM OLHAR DE FÉ

Olhemos para a cruz que temos na nossa casa, a cruz que, muitas vezes, carregamos conosco, aquela está na Igreja… A cruz nossa de cada dia. E olhemos para ela com olhar de fé.
“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
Nós celebramos, hoje, o dia da Exaltação da Santa Cruz. Louvores, honras e glórias se deem a Jesus Cristo Crucificado, Aquele que morreu por mim e por você.
Que nós, hoje, olhemos para a cruz que temos na nossa casa, a cruz que, muitas vezes, carregamos conosco, aquela está na Igreja, no cemitério… A cruz nossa de cada dia. E olhemos para ela com olhar de fé.
Sabe, meus irmãos, a cruz, no Antigo Testamento – o madeiro –, era tida como um sinal de maldição. O livro do Deuteronômio diz: “Maldito seja todo aquele que for pregado no madeiro” (cf. Dt 21,22-23). Era o pior dos espetáculos! Era o pior castigo para os crimes mais bárbaros, hediondos, que se cometiam naquela época. Era a pena de morte mais cruel: alguém ser exposto e pregado numa cruz.
Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, no entanto, que não cometeu pecado algum, não cometeu crime algum, por nós foi crucificado. Desde então, a cruz – que era maldição – tornou-se bênção. A cruz que era o sinal dos perdidos, tornou-se o sinal dos redimidos, dos salvos pelo Senhor. Por isso, a Igreja exalta a Santa Cruz. Não é a “cruz pela cruz”, mas a cruz onde foi crucificado Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Quando olhamos para o Cristo Crucificado, damos mais sentido às cruzes nossas de cada dia, os nossos sofrimentos, as nossas dores, a tudo aquilo que temos de passar na vida como consequência da nossa existência.
O Cristo Crucificado nos dá força. Ele dá um sentido novo, salvífico, um sentido redentor à cruz que cada um de nós carregamos.
No dia de hoje, eu quero convidar você a não desanimar, a carregar firme a sua cruz, a olhar para Jesus Crucificado e clamar: “Senhor, piedade, misericórdia de mim! Senhor, dê-me força, coragem, ânimo para que eu não desanime com a minha cruz”.
Que Jesus Crucificado seja para nós luz e salvação.
Padre Rogar Araújo

EXALTAÇÃO DA CRUZ

Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso :
“Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos ” (I Cor 1,23)
Esta festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.
A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio. Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: “Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”.
“Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”
Santa Cruz, sede a nossa salvação!





JESUS RESTAURA A VIDA DE TODOS

O propósito de Jesus é restaurar a vida de todos os que se encontram em situação de exclusão, por isso, a qualquer hora, em qualquer momento, mesmo quando todos nos apontam e acusam Jesus está pronto para nos colocar no centro, nos tirando do meio da multidão. Ele nos olha com um olhar especial e percebe a nossa chaga! Ele sabe o que está nos deformando e quer que tenhamos consciência da nossa dificuldade, por isso, nos manda estender a mão a fim de expor o nosso pecado, reconhecendo que precisamos de perdão e de acolhimento. O olhar carinhoso de Jesus nos revigora e a Sua Palavra é para nós como uma promessa que se cumpre: “Levanta-te e fica aqui no meio”! “Estende a tua mão”! Na medida em que obedecemos à Sua Palavra, também vão caindo por terra os nossos complexos de inferioridade, o medo de revelar quem nós somos, os nossos defeitos, a nossa “mão seca”. Tudo se torna muito natural e simples! Perdemos a inibição e cheios de firmeza enfrentamos todos os olhares ardilosos, pois eles estão ocultos pelo olhar misericordioso de Deus. Ninguém, jamais, em momento algum pode perder a chance de atender à ordem de Jesus, porque Ele veio para curar a nossa “mão seca”, nem que seja em dia de sábado.

POR MUITAS VEZES CULPAMOS DEUS



Por muitas vezes, culpamos Deus pelo nosso fracasso. Nós nos perguntamos: por que nós, que temos mais dons, mais habilidades, mais talento, estamos em uma situação social e econômica inferior à do nosso colega, que é muito menos capacitado e preparado que nós? Isso não é uma injustiça de Deus?

Se pensarmos deste jeito, estaremos agindo com uma pontinha de inveja e, pior, culpando aquele que nos ama por tudo de errado em nossa vida.

Em Provérbios 14,30 lemos: “Um coração tranquilo é a vida do corpo, enquanto a inveja é a cárie dos ossos”. 

Que tal refletirmos sobre nossas ações antes de procurar culpados pela nossa situação? Deus não dá castigos, e sim liberdade de escolha. Tudo é dom, é graça de Deus. Se nós temos dons, que Deus seja louvado; se o outro os tem, admiremos esses dons no outro.

Ao invés de falar dos outros, comecemos a agradecer, e a transformação começará a acontecer em nós. É preciso que afirmemos sempre, eu estou contigo Senhor e Tu estás comigo! Saiba meu querido e minha querida viver na presença de Deus, desta maneira nada vos faltará!

Senhor, dai-nos sabedoria para apreciar a vossa palavra. Que a tenhamos sempre em nosso coração e em nossos lábios para vive-la e levá-la aos nossos semelhantes. Obrigado Senhor pelas verdades reveladas na Sagrada Escritura. Amém!

Padre Alberto Gambarini

COMO ME MANTER EM PAZ


A paz é fruto do Espírito Santo, entretanto, é também resultado de uma conquista diária a partir das escolhas que fazemos. Como é fruto, é preciso prestar muita atenção às sementes que andamos plantando em nosso coração, em primeiríssimo lugar. Paz é coisa que começa em nós!

Na verdade, e por mais duro que seja, a vida é sempre o resultado de nossas palavras, ações, sentimentos e pensamentos que cultivamos dentro de nós.

Nascem em nós e transbordam no jeito que vivemos! Paz não se improvisa! Depende da qualidade da semente plantada em nossa mente e coração!


Ricardo Sá

A CHAVE PARA CURA INTERIOR


Muitas vezes, o silêncio tem o objetivo de fazer o papel do tempo para o que precisamos refletir na nossa caminhada de cristão. Além disso, o silêncio é uma oportunidade maravilhosa ofertada por Deus em nossas vidas. Quanto tempo, às vezes, passamos sem nos comunicarmos com pessoas que amamos? É, assim, um silêncio que fala.

O retiro era sobre a reflexão do silêncio como chave para a cura interior. Em busca da felicidade, deparei-me com a certeza de que para eu ser feliz na vida é indispensável que eu me reconcilie com Deus, com a minha história, comigo mesmo e com os outros, porque os dramas, as injustiças vividas, as feridas interiores podem nos bloquear de ir ao encontro da felicidade.

Por isso, diante das dificuldades, o ser humano é chamado a trabalhar em si mesmo, a fim de reencontrar a paz e a quietude interior.

Santo Inácio dizia: “Bem-aventurados os ouvidos que prestam atenção não só à voz que ressoa por fora, mas à verdade que fala e ensina de dentro”.

Precisamos de uma educação no silêncio. E, então, Deus terá espaço para comunicar a sua palavra criadora e redentora para que cure e cicatrize; palavra que dá alegria e esperança. Bento XVI disse que é preciso ser capaz de escutar com o coração o Deus que fala.
Deus proverá na sua vida mais ainda, pois ela é uma medida de esforço, penitência e agradecimento a Deus por todo o bem que Ele realizou neste ano.

Wellington Silva Jardim (Eto)