segunda-feira, 9 de setembro de 2013

JESUS NO SACRAMENTO DA COMUNHÃO

Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão
Sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir
Esfriando minha cabeça e esquentando meu coração

Senhor, graças e louvores sejam dadas a todo momento
Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento
E se em meio à tribulação, eu me esquecer de ti
Ilumina minhas trevas com Tua luz

Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo
Jesus, o Filho da Rainha
Jesus, rosto divino do homem
Jesus, rosto humano de Deus

Chego muitas vezes em Tua casa, meu Senhor
Triste, abatido, precisando de amor
Mas depois da comunhão Tua casa é meu coração
Então sinto o céu dentro de mim

Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh meu Senhor
Comungo pois preciso de ti
Quando faltei à missa, eu fugia de mim e de Ti
Mas agora eu voltei, por favor aceita-me

Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo
Jesus, o Filho da Rainha
Jesus, rosto divino do homem
Jesus, rosto humano de Deus


O VERDADEIRO JEJUM DEVE EXIGIR DE NÓS UMA CONTRIÇÃO INTERIOR

Iremos partilhar a partir de três afirmações: No jejum Jesus nos deixa claro que os discípulos faziam um jejum diferente feito no Antigo Testamento, pois era de maneira triste, mas para nós o Jejum é uma festa, pois nos aproxima de Deus. O Papa Francisco, nos convida a fazermos o jejum pela busca da paz, esta é uma característica do jejum cristão: quando jejuamos sentimos a necessidade do alimento, pois precisamos nos alimentar, você jejua para ter a consciência de que necessita de Deus, sem Ele sua vida não tem sentido. Alguém que tem fome busca comida, pois quer comer, da mesma forma devemos querer e buscar a Deus e esta busca, seja uma busca intensa. O Jejum nos recorda que nós necessitamos de Deus. Busque a Deus como o cedro busca as torrentes de água. 

O segundo sentido do jejum tem haver de sermos livres das coisas, o homem atual é escravo de muitas coisas, como por exemplo da tecnologia. O jejum nos remete a liberdade que Cristo nos concedeu. Hoje, é comum estarmos conectados, muitas vezes, isso se torna uma escravidão. Não! Sejamos livres, pois a sociedade do consumo quer que compramos os modelos cada vez mais novos referente a tecnologia, você é livre, pois o Sangue de Cristo te libertou. 

O terceiro sentido do jejum é a oração, é preciso estarmos em sintonia com o Senhor, até mesmo Jesus rezou e jejuou buscando intimidade com o Pai. Irmãos, jejum não é dieta, pois o verdadeiro jejum deve exigir de nós uma contrição interior . Nesses dias de reflexão, precisamos ter claro que o jejum é uma arma para lutarmos contra o mal, pois ele quer nos escravizar. Se você se sente livre e com intimidade com Deus, você poderá vencer toda e qualquer tentação. Você jejua? É necessário jejuar, esteja atento a sua saúde e a sua idade, mas se você consegue, você deve jejuar! 

Nós sabemos que o Messias está em nós, eis a promessa que se cumpriu! O Papa Francisco disse que a alegria deve ser a característica do discípulo, temos que viver como alguém que vai a algum casamento: vamos alegres, certo? “Vivamos alegres como se todos os dias fossemos a uma festa de casamento” Papa Francisco. Jesus é a alegria da nossa vida, ou seja, se temos Jesus em nossas vidas, sejamos alegres, eis a tarefa deste acampamento: viver a alegria! Me preocupa que às vezes, ficamos tristes, vamos à missa com o semblante triste. Não! Aquele que sabe que noivo está no casamento, ou seja, Jesus está ali presente, deve-se alegrar! 

Todos nós temos problemas, mas não fiquemos tristes, porque sabemos que nada pode abalar o poder de Deus, eu creio! Insisto, a alegria caracteriza o discípulo, tenhamos portanto, uma alegria comprometida. Não que não tenhamos problemas, mas que saibamos que Deus poderá solucioná-los. Cristo Jesus está conosco!
A Palavra de Deus, no evangelho de São Lucas, mostra a parábola do vinho novo com os odres velhos: vivemos em uma sociedade que está deformando a verdade sobre Jesus, cuidado! Jesus é radicalmente novo, sua Palavra surpreende o homem sempre, não permita que deformem esta novidade. Deus Pai é misericórdia e isto nos revela a Jesus, mas muitos se negam a esta novidade. Não se esqueça que Ele é o portador da paz. Nunca tenha medo de Deus, pois Ele te ama.

O Senhor faz festa quando cada um de nós volta para seus braços, por isso não tenhamos medo do mal, pois somos filhos de Deus. Na pessoa de Jesus, existe uma maneira nova de relacionarmos uns como os outros. Até o dia de hoje estamos acostumados a fazer contentas, esquecendo-nos que somos irmãos. Ore por aqueles que lhe fazem mal, pois o ressentimento é uma das piores coisas que existem.

Somos templos do Espírito Santo, portanto cuidemos da nossa dignidade, você é valioso. Existe um realidade que o existe: o Senhor nos ama como somos! Não permita que nada deforme esta realidade.

Não deve-se existir uma fé light, precisamos vivê tal como é! Se ela nos incomoda, é um bom sinal! A fé um desafio, a fé que não nos desafia, nos aliena. 

Padre Alberto Linero 

Comunidade "El minuto de Dios" Colômbia
@plinero 

ESCOLHER DEUS

Tenha a coragem de refazer suas opções de vida
Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 'Se alguém vem a mim, mas não me prefere a seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até à sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo... Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!'" (Lc 14,25-27.33). 

Não só alguns privilegiados ou mais corajosos e até heróis, todos serão postos diante da escolha a ser feita como resposta de amor a quem nos escolheu, concedeu-nos o presente da vida, da liberdade e do caminho de realização e felicidade. Mas é possível passar a vida inteira nesta terra sem fazer esta opção fundamental da existência, escolhendo migalhas, quando fomos feitos para a plenitude de Deus e com Deus, que não exclui a convivência com as outras pessoas e o valor a ser atribuído a tudo o que Ele fez. Afinal, Ele viu que tudo era bom!

Quando não se faz essa escolha, a vida parece uma construção mal planejada e realizada. “De fato, se algum de vós quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, ele vai pôr o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a zombar: 'Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!'" (Lc 14,28-30). As frustrações não são necessariamente resultados das eventuais falhas no processo de edificação da existência, mas da falta de clareza nos objetivos a serem alcançados. A zombaria pode vir de dentro ou de fora! É que a nota baixa dada pela própria pessoa costuma tornar-se um espectro que acompanha anos e anos de uma vida.
A “batalha” da vida pode ainda ser semelhante a “um rei que sai à guerra contra outro. Ele não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? Se ele vê que não pode, envia uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, para negociar as condições de paz”. Jesus entende de vida e propõe pequenas parábolas cuja atualidade atravessa os séculos. Escolher Deus como tudo da existência é condição indispensável. Quem não o faz, escolhe os afetos passageiros, apega-se a pessoas, cargos, dinheiro, posição social, cria apenas grupelhos de apoio aos próprios caprichos. Qualquer crítica ou incompreensão, ou quem sabe as dificuldades profissionais, tudo derruba o que milita na vida apenas por si mesmo.

Vem também de Nosso Senhor uma comparação oportuna: “O sal é bom. Mas se até o sal perder o sabor, com que se há de salgar? Não serve nem para a terra, nem para o esterco, mas só para ser jogado fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Lc 14,35). Volta-se para nós, cristãos, a exigente Palavra de Jesus! Ou somos aquilo que corresponde à nossa vocação ou então não serviremos para nada, nem para adubo! Que a pequena parábola nos ponha numa crise fecunda, para que não falte ao mundo a presença de quem foi chamado a ser sal, luz e fermento do Reino de Deus.

Se acontecer esta escolha de Deus, os afetos valerão sim, porém, a meta e o coração serão castos, sem resquícios de antipatia ou simpatia. O esposo ou a esposa serão respeitados em seu mistério, pois ninguém é feito para ser propriedade de outra pessoa. A edificação da existência levará em conta as outras pessoas, mais ainda, levará a buscar o bem dos outros. Se Deus é amado acima de todas as coisas, estas terão sua importância, sem exageros! Os bens materiais serão buscados e, ao mesmo tempo, compartilhados. Quem fizer a opção por Deus não temerá os desafios, as crises ou perseguições. Sabendo o que escolheu, a pessoa assim amadurecida terá a necessária serenidade para buscar novos caminhos, procurará orientação e apoio em quem pode ouvir, aconselhar e acompanhar. Esta é uma forma para entender os chamados “conselhos evangélicos” da castidade, pobreza e obediência, proclamados por Jesus para todos os Seus discípulos.

Certamente, as propostas aqui oferecidas perecerão utópicas para muitas pessoas, mas é justamente a serviço do Reino de Deus que nos colocamos como cristãos. Quem tiver a coragem de refazer, à luz do Evangelho, suas opções de vida, experimentará que um mundo diferente e novo é possível. Só que precisa começar aqui, dentro do mais íntimo do coração e das escolhas de cada homem e cada mulher, discípulos de Jesus Cristo, que aguarda a todos como missionários do Reino de Deus.
Dom Alberto Taveira Corrêa

VOCE PRECISA DESVENCILHAR DO PECADO

Para irmos para o Pai precisamos gerar a criatura nova que está em formação dentro de nós, e o inimigo está escondendo de você mesmo esta verdade. Você não foi feito para ser abortado nesta vida, e esta é a audácia do inimigo, que vive nos pregando muitas mentiras. 
O Espírito Santo veio para formar você para o Pai, pois nenhum de nós tem algo para ser filho do Pai, é uma graça de Deus, que enviou o Espírito Santo para assumir esta causa e transformar você na criatura nova.
O inimigo está fazendo o contrário, está nos matando no espírito e na alma. Ele nos colocou uma venda nos olhos. Ele está nos iludindo, nos matando. Você precisa se desvencilhar do pecado.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEIXA PASSAR O QUE PASSA

Tudo fica ainda pior quando começamos a desfiar um rosário de reclamações e críticas, pensando que isso nos aliviará. De certa forma até pode parecer que nos alivia. Mas, em geral, falamos de maneira errada e para a pessoa errada.

A “pressão” pode se desprender quando falamos. Parece até que isso alivia; mas é um círculo vicioso: você pensa e fala. Pelo fato de falar sente de novo. É isso que se chama ressentir, pois sentimos tudo de novo. Ressentidos, voltamos a falar... Por isso é um círculo vicioso sem fim. Com isso nós nos atormentamos e nos tornamos pessoas azedas. Ninguém agüenta uma pessoa que fala constantemente a mesma coisa e de coisas negativas.

Deixe passar o que passa. Deus é superior à tristeza, à dor e ao sofrimento. Não se alimente com tristeza! O seu alimento só pode ser a alegria que vem de Deus. Deixe-se revigorar pelo Espírito Santo! 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DECISÕES DIANTE DA VIDA DEVE SER PENSADAS

Existem pessoas que sempre estão questionando as suas decisões diante da vida: casamento, fé, trabalho, dinheiro... E assim estão sempre insatisfeitas com tudo e com todos. Tornam-se assim, pessoas amargas e até contaminam o ambiente a sua volta. 

É claro que as decisões diante da vida tem que ser pensadas e amadurecidas, mas há somente uma maneira para crescer e ser feliz: pedir a Deus a graça para reconhecer a sua vontade para a nossa vida. Lemos no Salmo 27,14: “Espera no Senhor e sê forte! Fortifique-se o teu coração e espera no Senhor!” 

É preciso viver motivado, entusiasmado com a família, com o emprego, com os estudos, com a comunidade, e acima de tudo isso, devemos esperar em Deus. Sempre vencem aqueles que não desanimam diante das dificuldades e para os quais os obstáculos servem como degraus para a subida e para alcançar um objetivo. 

Para que a nossa esperança tenha substância, temos que fortificar o nosso coração, tornando-o cheio de valores que não passam. Se priorizarmos as coisas espirituais, certamente vamos perceber que as coisas materiais virão para nós, como que por acréscimo. Tenha consciência disto e viva melhor.

Senhor Deus, nós esperamos em ti e sabemos que somente Tu tens palavras de vida eterna. Ensina-nos a aceitar a Vossa vontade para a nossa vida. Amém!

Padre AlbertoGambarini