domingo, 8 de setembro de 2013


NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

Hoje é comemorado o dia em que Deus começa a pôr em prática o Seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Esta “casa”, que é Maria, foi construída com sete colunas, que são os dons do Espírito Santo.
Deus dá um passo à frente na atuação do Seu eterno desígnio de amor, por isso, a festa de hoje, foi celebrada com louvores magníficos por muitos Santos Padres. Segundo uma antiga tradição os pais de Maria, Joaquim e Ana, não podiam ter filhos, até que em meio às lágrimas, penitências e orações, alcançaram esta graça de Deus.
De fato, Maria nasce, é amamentada e cresce para ser a Mãe do Rei dos séculos, para ser a Mãe de Deus. E por isso comemoramos o dia de sua vinda para este mundo, e não somente o nascimento para o Céu, como é feito com os outros santos.
Sem dúvida, para nós como para todos os patriarcas do Antigo Testamento, o nascimento da Mãe, é razão de júbilo, pois Ela apareceu no mundo: a Aurora que precedeu o Sol da Justiça e Redentor da Humanidade.
Nossa Senhora, rogai por nós!

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

Maria nasceu para ser a Mãe do Salvador
A Igreja celebra, com júbilo, muitas festas e solenidades de Nossa Senhora por ser a Mãe de Deus humanado, por ter dado corpo ao Verbo Divino, para que acontecesse a salvação da humanidade. A celebração do nascimento da Virgem Maria, como disse Santo André de Creta (cf. Ofício das leituras), honra a natividade da Mãe de Deus.

O nascimento de Maria anunciou a alegria e a aproximação da Salvação do mundo perdido; por isso, essa festa é celebrada na Igreja com grande louvor e ação de graças.

Com o seu 'sim' a Deus, Maria respondeu em nome de toda a humanidade ao Senhor e permitiu, então, que o Senhor da História entrasse na história dos homens para salvá-los. Por isso, a Igreja presta à Virgem Santíssima o culto chamado “hiperdulia”, super veneração.

Maria nasceu para ser a Mãe do Salvador, daquele que é “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1,29). Por isso, somente de Maria, como também de João Batista e Jesus Cristo, a Igreja celebra não só o nascimento para o céu, mas também o nascimento para este mundo. 
Maria foi concebida no ventre de sua mãe Ana, sem o pecado original, para poder gerar o Criador em forma humana. Ela veio ao mundo de forma diferente de todos os demais humanos, não isenta da graça santificante e não sujeita ao pecado, mas, pura, bela, formosa e gloriosa, adornada das graças mais preciosas que convinha Àquela escolhida para ser a Mãe do Salvador. Ela é a Nova Eva, que veio para desatar o nó da desobediência de Eva, e esmagar a cabeça de Satanás (cf. Gn 3,15).

Por isso, esta festa foi sempre celebrada com louvores por muitos Santos Padres, que tiraram suas conclusões da Bíblia. São Pedro Damião, (1007-1072), doutor da Igreja, no seu“Segundo Sermão sobre a Natividade de Nossa Senhora”, diz:

“Deus onipotente, antes que o homem caísse, previu a sua queda e decidiu, antes dos séculos, a redenção humana. Decidiu, portanto, encarnar-se em Maria.

Hoje é o dia em que Deus começa a pôr em prática o seu plano eterno, pois era necessário que se construísse a casa, antes que o Rei descesse para habitá-la. Casa linda, porque, se a Sabedoria constrói uma casa com sete colunas trabalhadas, este palácio de Maria está alicerçado nos sete dons do Espírito Santo. Salomão celebrou de modo soleníssimo a inauguração de um templo de pedra. Como celebraremos o nascimento de Maria, templo do Verbo encarnado? Naquele dia a glória de Deus desceu sobre o templo de Jerusalém sob forma de nuvem, que o obscureceu. O Senhor que faz brilhar o sol nos céus, para a sua morada entre nós escolheu a obscuridade (cf. 1Rs 8,10-12), disse Salomão na sua oração a Deus. Este mesmo templo estará repleto pelo próprio Deus, que vem para ser a luz dos povos.

Às trevas do paganismo e à falta de fé dos judeus, representadas pelo templo de Salomão, sucede o dia luminoso no templo de Maria. É justo, portanto, cantar este dia e Aquela que nele nasceu. Mas como poderíamos celebrá-la dignamente? Podemos narrar as façanhas heroicas de um mártir ou as virtudes de um santo, porque são humanas. Mas como poderá a palavra mortal, passageira e transitória exaltar Aquela que deu à luz a Palavra que fica? Como dizer que o Criador nasce da criatura?”

Esta festa teve origem no Oriente. No Ocidente o Papa São Sérgio (687-701) ordenou que fosse celebrada em Roma. A tradição diz que a Virgem nasceu em Jerusalém, nas proximidades do tanque de Betesda, onde atualmente se venera uma cripta sob a igreja de Santa Ana, como sendo o local onde nasceu Nossa Senhora.
Felipe Aquino

O REINO DO CÉU É FEITOS PELOS VIOLENTOS

O Reino do Céu é feito pelos violentos. Estamos aqui para sermos homens e mulheres novos para um mundo novo.
O inimigo está atacando a nossa pureza, mas você precisa ser coerente, não pode continuar ingerindo 'porcaria' pela boca, pelos ouvidos, pelos olhos, pelo tato. Ingira para o seu interior coisas boas, da Palavra de Deus.
Eu sei o que é mais gostoso assistir um filme do que ler a Bíblia, mas é preciso usar com violência conosco mesmo. 

Vamos ser coerentes! O demônio está acabando com as nossas famílias, com os matrimônios, mas saiba que temos recebido a proporção necessária da graça de Deus para construir um mundo novo, e eu te digo: depende de você, exclusivamente de você.
Meninas não sejam eróticas, não sejam sedutoras, porque precisamos de vocês para alcançar a Santidade. Não sejam mais 'Evas' sejam 'Marias'. 
Para o mundo novo acontecer precisa de você.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SOMENTE SUA ESCOLHA PODE TE LEVAR A DEUS

Queremos sentir o poder de Deus nessa manhã. Permitir que o Seu Santo Espírito realize uma obra nova em nossa vida. Gostaria, nessa pregação, de falar sobre a escolha que os homens maus acabaram fazendo, e também da escolha que hoje podemos fazer nesse Acampamento de Oração. Para isso, eu abordo três pontos importantes:

Primeiro ponto:
 Deus fez boas todas as coisas. Você e eu confessamos o Deus da vida como sendo o nosso Criador. Ele está acima de tudo e todos. Bendizemos a Deus porque Ele nos criou! E aqui temos que ter claro que nada pode estar acima de Deus. Ele nos comunica a Sua bondade. Deus não criou nada mau. Nada da criação é mau. Tenhamos claro que o mal não é obra de Deus. Você é bom! Você é um homem bom, uma mulher boa, um jovem bom. Que ninguém o convença de que você é mau, pois você é valioso para Deus. Quero dizer isso com muito ânimo: “Você é bom, porque Deus o fez bom”.

Às vezes você erra, se equivoca. Mas isso não muda a sua natureza: você é bom. Por isso, o seu destino não é o pecado, a infelicidade. Você foi criado para a felicidade, para a plenitude de uma vida em comunhão com Deus. Você foi criado para ser feliz. Todas as dificuldades da sua vida serão superadas em Deus.

Uma das tentações do Inimigo é fazer com que acreditemos que somos maus. Mas hoje não! Creia que você saiu das mãos de Deus. Assuma a bondade de Deus em sua vida!

Outra tentação é a de que fomos feitos para a dor, para a infelicidade. Não, meus irmãos! Fomos feitos para a felicidade, para vivermos na glória de Deus.

Eu quero insistir – até o cansaço! - que Deus fez tudo bom. Por isso é possível sermos e vivermos felizes. Talvez você esteja machucado pelo pecado, pelas escolhas erradas que fez na vida, mas não precisamos mais temer os malefícios, os ataques do mal, porque fomos criados para a bênção.

Eu digo tudo isso porque existem pessoas que querem colocar Satanás no mesmo nível de Deus. Isso não é certo! Só existe um Deus, o nosso Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem como Deus? Ninguém está acima d'Ele! Isso precisa ser uma verdade em nosso coração. Precisa ser uma certeza. Ninguém pode vencê-Lo. Ele está acima de todos!

Segundo ponto: De onde vem o mal, meus irmãos? Se Deus fez boas todas as coisas, de onde saiu o mal? A resposta é que Deus nos fez à Sua imagem e semelhança, com a capacidade de amar e ser livre. Deus não quer que você esteja ao lado d'Ele obrigado, como se fosse um robô. Deus não quis assim. Você poderia ser um robô? Sim, e um belo robô! Mas não é essa a vontade de Deus. Ele o fez livre. Ele quer que você O ame do fundo do seu coração.

Preste muita atenção no que afirma o Catecismo da Igreja Católica, no número 391:

Por detrás da opção de desobediência dos nossos primeiros pais, há uma voz sedutora, oposta a Deus, a qual, por inveja, os faz cair na morte. A Escritura e a Tradição da Igreja veem neste ser um anjo decaído, chamado Satanás ou Diabo. Segundo o ensinamento da Igreja, ele foi primeiro um anjo bom, criado por Deus. «Diabolus enim et alii daemones a Deo quidem natura creati sunt boni, sed ipsi per se facti sunt mali – De fato, o Diabo e os outros demônios foram por Deus criados naturalmente bons; mas eles, por si, é que se fizeram maus»


Esse é o pecado. Daí surge o mal. Ele nasce a partir dessa negativa do homem. Por isso, eu e você temos que escolher, todos os dias, sermos de Deus. Jovem, decida-se a amar a Deus, a ser de Deus!

O mal consiste em acreditarmos que, ao fecharmos nosso coração a Deus, teremos a bênção. Isso é uma grande mentira! Satanás tem enganado a muitos com essa mentira. O Catecismo nos ensina que por trás da escolha errada de nossos pais havia uma voz sedutora que, por inveja, os fez cair na morte.

Hoje eu quero convidar você a estar consciente de que, se você não disser “sim” a Deus, o mal viverá em seu coração. É uma decisão sua! Abrir ou fechar o coração a Deus é uma escolha sua. É a sua decisão. Você não é um robô. Ou é?

Você tem a decisão em suas mãos. Você não pode optar pelo mal. A fé consiste em todos os dias optarmos por Deus. Precisamos renovar a nossa fé. Do contrário, corremos o risco de perdê-la.

Um dia, fui treinar boxe. E o treinador me disse: “Cuidado para não baixar a guarda!” Fui para a luta e achei que estava indo bem mas, de repente, eu baixei a guarda e... Pronto! Já estava caído sobre a lona. E por quê? Porque eu baixei a guarda. Compreendeu? Apenas um dia que você baixar a sua guarda, você acabará caindo!

Não adianta você ficar dizendo: “Ah! Mas eu sou muito bom naquilo que faço” Se um dia você baixar sua guarda, você será nocauteado. A Palavra de Deus nos ensina: “É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão” (Sabedoria 2,24).

Foi por inveja do demônio, meus irmãos! Precisamos tomar muito cuidado com isso. Precisamos ser homens e mulheres de fé. Do contrário, nos desviaremos.

O diabo não nos seduz com coisas feias, mas com coisas belas. Esteja atento! Todos os dias você precisa afirmar sua fé em Jesus. Assim você terá a vitória sobre o mal. Logo de manhã, ao acordar, diga: “Eu sou do Senhor!” E isso em todos os momentos do seu dia, do amanhecer ao anoitecer faça isso. Reafirme a sua fé em Deus. Temos que nos manter firmes na fé! Deus quer que você seja feliz e viva n'Ele. A chave para a vitória é permanecer em Deus, como os ramos que permanecem unidos ao tronco da árvore.

Terceiro ponto: A força do Espírito Santo nos assegura viver em Deus. Se o pecado consiste no rompimento da nossa relação com Deus, se consiste em matar Deus dentro do nosso coração - como o filho mais novo fez na “parábola do filho pródigo” (cf. Lc 15,11-14) -, se consiste em viver distante, longe de Deus, se consiste em gastar mal a herança de Deus, os Seus dons, o Espírito Santo, por outro lado, nos leva a dizer: “Jesus, que o Senhor viva sempre em meu coração”. Isso é o oposto do pecado.
Porque eu creio, sei que o mal não tem espaço em meu coração. Porque eu creio, deixo o Espírito Santo encher o meu coração nessa manhã. Meu filho, deixe o Senhor Jesus ser o “número 1” na sua vida. Daí você conseguirá vencer o mal que está ao seu redor. Que o Espírito Santo coloque no seu coração essa certeza: é possível viver uma vida em Deus.

Clamemos juntos: “Vem, Espírito Santo! Renova-nos e encha-nos com o Seu amor e poder”
Padre Alberto Linero 

OREMOS PELO NOSSO BRASIL

Oremos pelo nosso Brasil, oremos pelos nossos governantes, para que o Senhor nos dê um país mais justo e solidário.
A carta de São Paulo aos Colossenses, no capítulo primeiro, versículo 23 diz: “Mas é necessário que permaneçais inabalável e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o Evangelho”.
Hoje, somos convidados pela Palavra de Deus a permanecermos inabaláveis, firmes, confiantes, sem perder a esperança nem a direção. É necessário que permaneçamos no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos foi anunciado.
Nós recebemos essa Palavra como salvação para a nossa vida, como resgate para a nossa condição de pecadores e fracos que somos sem a presença de Deus.
Não podemos negar que, muitas vezes, o barco da nossa vida balança e a tentação que nós temos é de pensar que vamos naufragar. O desânimo bate à nossa porta, o cansaço vem nos visitar. Nós estamos clamando por socorro, por ajuda, estamos clamando pela misericórdia e pela assistência de Deus em nossa vida.
A Palavra de Deus é para que nós não desanimemos se, de alguma forma, o desânimo nos visitar, o cansaço bater à nossa porta e tivermos vontade de jogar tudo para cima. O Senhor, hoje, quer firmar a nossa fé, Ele quer que permaneçamos confiantes, de uma forma inabalável, n’Ele e na Sua palavra.
Que nós nos levantemos de todo o espírito de desânimo e cansaço que esteja nos atormentando; que voltemos para o Senhor a nossa confiança. Olhamos para aquele que venceu a morte, o Senhor da nossa vida.
Queria também, no dia de hoje, convidar você a orar pela nossa pátria, pelo nosso Brasil. Nós brasileiros somos, muitas vezes, tentados a desanimar diante de tantas circunstâncias e momentos difíceis pelos quais passamos como crise econômica, crise política, crise de valores… Mas não podemos desistir da nossa pátria, não podemos deixar de construí-la, ainda que nossa pátria definitiva seja o céu.
O país que nós moramos se chama “pátria amada Brasil”.
No dia da Independência, que Deus dê a soberania ao nosso país, que Ele dê liberdade àqueles que ainda não a experimentaram.
Oremos pela nossa pátria, oremos pelos nossos governantes, para que o Senhor nos dê um país mais justo e solidário.

Padre Roger Araújo