sexta-feira, 6 de setembro de 2013

UM DEUS QUE FALA

A Palavra de Deus é concreta
O Deus bíblico é um Deus que fala. "Fala o Senhor, o Deus dos deuses [...] e não se calará" (Sl 50,1-3). O Senhor mesmo repete infinitas vezes na Bíblia: "Ouve, meu povo, deixa-me falar" (Sl 50,7). Nisso a Bíblia vê a mais clara diferença dos ídolos, que "têm boca e não falam" (Sl 115,5). Deus serviu-se da Palavra para comunicar-se com as criaturas humanas.

Contudo, que significado devemos atribuir a expressões tão antropomórficas como "Deus disse a Adão", "assim fala o Senhor", "diz o Senhor", "oráculo do Senhor" e outras semelhantes? Trata-se evidentemente de um falar diferente do humano, um falar aos ouvidos do coração. Deus fala como escreve! "Colocarei a minha lei no seu coração, vou gravá-la em seu coração", diz o profeta Jeremias (Jr 31,33). Ele escreve no coração e também suas palavras, Ele as faz ressoarem em você. Ele próprio o afirma expressamente por meio do profeta Oseias, falando de Israel como de uma esposa infiel: "Pois, agora, eu é que vou seduzi-la, levando-a para o deserto efalando-lhe ao coração" (Os 2,16).

Insiste-se, por vezes, em um falar quase material e externo de Deus: "Então, o Senhor vos falou do meio do fogo. Ouvíeis o som das palavras, mas não enxergáveis figura alguma, só havia uma voz!" (Dt 4,12; cf. At 9,7). Entretanto, também nestes casos trata-se da dramatização de um evento interior e espiritual, em todo caso, de um falar diferente do humano. 
Deus não tem boca nem fôlego humanos: Sua boca é o profeta e Seu sopro o Espírito Santo. "Tu serás a minha boca", diz Ele próprio a Seus profetas, ou ainda, "porei minha palavra sobre teus lábios". É o sentido da célebre frase: "Foi sob o impulso do Espírito Santo que pessoas humanas falaram da parte de Deus" (2Pd 1,21). A tradição espiritual da Igreja cunhou para este modo de falar diretamente à mente e ao coração a expressão "locuções interiores".

Todavia, trata-se de um falar em sentido verdadeiro; a criatura recebe uma mensagem que pode traduzir em palavras humanas. É de tal modo vívido e real o falar de Deus que o profeta recorda com precisão o lugar e o tempo em que certa palavra "veio" sobre ele: "No ano em que morreu o rei Ozias" (Is 6,1), "No trigésimo ano, no dia cinco do quarto mês, encontrava-me eu entre os exilados, junto ao rio Cobar" (Ez 1,1), "No dia primeiro do sexto mês do segundo ano do rei Dario" (Ag 1,1).

A Palavra de Deus é tão concreta que a respeito dela é possível dizer que "cai" sobre Israel, como se fosse uma pedra: "O Senhor lançou uma ameaça a Jacó, ela caiu sobre Israel" (Is 9,7). Em outras vezes, a mesma concretude e materialidade é expressa não com o símbolo da pedra que fere, mas do pão que se come com gosto: "Bastava descobrir tuas palavras e eu já as devorava, tuas palavras para mim são prazer e alegria do coração" (Jr 15,16; cf. também Ez 3,1-3).

Nenhuma voz humana atinge profundamente o homem como a Palavra de Deus. "[A Palavra de Deus] penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração" (Hb 4,12). Por vezes, o falar de Deus "se faz ouvir com força... corta os cedros do Líbano" (Sl 29,4-5), ao passo que em outras vezes assemelha-se ao "murmúrio de uma leve brisa" (1Rs 19,12). Conhece todas as tonalidades do falar humano. 
Pe. Raniero Cantalamessa
Franciscano capuchinho e pregador da Casa Pontifícia

VIVEMOS MUITAS VEZES COMO SE DEUS NÃO NOS ESCUTASSE

Vivemos muitas vezes como se Deus não nos escutasse. Não conseguimos enxergar as bênçãos que o Senhor derrama em nossas vidas, ou quando as vemos, elas parecem não ser suficientes.

Nossa ingratidão nos cega e não nos deixa ver que Deus tem sempre o desejo de abençoar o seu povo, como lemos em Efésios 1, 3: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo ...”.

Para termos as bençãos, devemos buscar o Deus das bençãos, se buscarmos o Senhor de todo o coração vamos encontrá-lo. Constantemente buscamos respostas para as mais diferentes situações e ficamos decepcionados quando não as encontramos.

Mas, quando bebemos da fonte do Amor Eterno, as respostas vêm em nossa mente e coração. Não existem limites para Deus. Ele é alfa e o ômega, o princípio e o fim de tudo. Portanto, quanto mais nos entregarmos, mais nos será concedido.
Meu bom Deus,
muito obrigado pelos bens que nos destes.
Perdoa-nos por não enxergarmos as Suas maravilhas,
abrandai o nosso coração e
fazei-nos enxergar as suas bençãos sempre abundantes.
Amém!
Padre Alberto Gambarini

ORAÇÃO CONTRA O DESÂNIMO

ORAÇÃO CONTRA O DESÂNIMO ( Para aqueles momentos em que estamos desanimados, querendo desistir de tudo reze esta poderosa oração, pois com Deus podemos superar qualquer obstáculo em nossa vida).

Meu Deus, a ti eu clamo: dentro de mim há trevas, mas em ti encontro a luz.
Sinto sozinho (a), mas tu não me abandonas. Estou desanimado (a), mas em ti encontro auxílio. Estou inquieto (a), mas em ti encontro a paz.
Dentro de mim há amargura, mas em ti encontro paciência. Não compreendo teus planos, mas tu conheces o meu caminho.
Vinde, Senhor em meu auxílio. Retira minha alma do abismo da morte. Cura e liberta meu coração de todas as amarras. Preciso de ti, Senhor.
Socorre-me em minhas angústias, ansiedade e todas as minhas preocupações. Muda tudo o que eu não posso mudar Senhor.
Amém

PEÇA A DEUS O PERDÃO DOS PECADOS



Muito obrigado, Senhor, por sua Santa Palavra, fonte de vida e salvação. Obrigado, porque o Senhor é a verdade que nos liberta e abre nossos olhos para a verdadeira vida.

Vejam o que o Senhor diz: “Meu filho, você pecou?”. Se o pecado já aconteceu, não há o que fazer. Não dá para voltar e impedir o que aconteceu. É por isso que Deus não esfrega no nosso rosto os nossos pecados, pois Ele sabe que a acusação não nos levará a lugar nenhum.

Deus é como uma mãe que não cessa de avisar seu filho de que ele precisa tomar o remédio para se curar. Ele vem atrás de nós sempre para nos mostrar que precisamos nos curar do pecado, mas nunca nos acusa. O pecado só pesa em nós quando não nos arrependemos; é aí que precisa haver o remorso, para que possamos abrir o nosso coração para não nos perdermos de vez.

Quando abrimos o nosso coração e nos arrependemos, o Senhor não permite que continuemos debaixo da acusação. Mesmo diante dos nossos piores erros, Ele não nos acusa, mas nos perdoa.

A culpa vem pela tentação ou pelo coração, mas nunca de Deus. A tentação fica em cima de nós nos acusando e tentando nos convencer de que Deus nunca vai nos perdoar. O coração nos acusa, porque ele não suporta ser culpado, então se não nos confessarmos e colocarmos para fora os nossos pecados, nós adoecemos.

É por isso que Deus sempre nos perdoa, porque Ele nos ama e sabe que o pecado mata a alma.

Então, não se aproxime do mal, da tentação, porque eles vão morder você. E depois que você receber a mordida, eles o acompanharão até cair para depois o devorarem.

O pecado rouba a nossa alma, nos faz perder o ânimo, a coragem, a vontade de viver. É por isso que Jesus vem para nos trazer vida e nos diz: “Meu filho, você pecou? Se pecou, Eu vou ajudá-lo. Não torne a pecar e peça perdão das culpas passadas”.

Nós precisamos rezar pelas nossas culpas passadas, a fim de que também consigamos nos perdoar e nos libertar delas.

Não cometamos mais o erro e oremos ao Senhor para que Ele nos perdoe, nos dê a graça de nos perdoarmos, a graça de também a pessoa que esteve envolvida no pecado nos perdoar para que a ferida que foi aberta seja curada.

Só Deus pode curar os danos causados pelos nossos pecados. Os que se reconhecem pobres são enriquecidos por Ele e recebem a Sua justiça. Aqueles que acreditam que podem se restabelecer sozinhos, caem nas garras da soberba. E para esses, diz a Palavra: “Crueldade e arrogância destroem a riqueza, e por isso a casa do soberbo será devastada.”

Não deixemos nosso coração cair na soberba, pensar que não precisamos de Deus, que o pecado é um truque e nós pode cometê-lo. Reconheçamos nosso erro e recorramos a Deus, na mesma hora Ele tomará em Suas mãos os nossos pecados e sem demora nos libertará.

Nós não somos maus, somos de Deus. Se, por um momento, seguimos no caminho da maldade, bendito seja o Senhor que nos fez ouvir essa Palavra! Voltemos nosso coração para o Altíssimo e Ele não só vai nos perdoar como vai nos curar.

“Meu filho, você pecou? Não faça mais, ora pelas faltas passadas para que elas sejam perdoadas e para que o seu coração seja curado. A vida que você perdeu lhe será restituída agora e a justiça será feita, sem demora, pela sua súplica.” Confie no Senhor.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

DEUS VÊ ALÉM



Que alegria poder, a cada mês, chegar até você e partilhar um pouco da Palavra de Deus! Neste mês, nossa reflexão será sobre o texto de Lucas 12,13-21,  . Toda partilha da Palavra só tem verdadeiro sentido se for preparada pela escuta atenta de Deus que fala. Então, coloque-se à disposição do Senhor para escutá-Lo, leia a Bíblia e, em seguida, faça um instante de silêncio.

“Do meio da multidão, surge esse pedido: ‘Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança’”. Alguém, em meio aos seus problemas, recorre a Jesus, como nós, que tantas vezes fazemos isso. Entretanto, algo está errado. Aquele homem fez como nós, que também, muitas vezes, pedimos ajuda para Jesus e, além de dizer a Ele qual é o problema, ainda dizemos o que Ele deve fazer
Essa oração, mais do que uma súplica, é uma ordem nossa para que o próprio Jesus nos obedeça e realize um milagre na nossa vida, mas “do jeito que nós queremos”!
Cristo, por Sua vez, sabe que deve obedecer somente ao Pai e não cede aos nossos caprichos. Chama-nos à atenção contra a avareza, na qual se deposita toda a segurança e confiança na abundância dos bens.
Quando nossas posses, sejam muitas ou poucas, nos afastam de Deus e dos irmãos, esse é um forte sinal de que a avareza, disfarçadamente, tomou nosso coração. Quantas famílias estão arruinadas por causa de brigas e desentendimentos em virtude de uma herança? E as amizades que chegaram ao fim por causa da disputa de poder e dinheiro?
Não podemos exigir que Jesus resolva nossos problemas segundo as nossas medidas e projetos. Deus vê muito além daquilo que nós somos capazes de enxergar. Nossa oração é sim um espaço de intimidade com Ele, quando apresentamos nossos agradecimentos e necessidades, mas nunca com o direito de exigir que Ele resolva nossos problemas de acordo com nossos pensamentos.

Quem se acostumou a controlar as coisas e manipular as pessoas têm a infeliz coragem de rezar para Deus dizendo o que Ele deve fazer; porém, os critérios do Senhor não passam pela abundância das coisas ou influência de poderes.

Quem se aplica na construção de um império material para si, jamais abre mão de ser sempre “o grande imperador”, porém sempre deixa Deus fora do seu reinado. Mas quem, por sua vez, aprende a usar as coisas e o dinheiro, sem se deixar controlar pelos mesmos, permanece com Deus e o tem como seu maior tesouro.

O Reino do Pai é nossa maior herança e essa já nos foi garantida em Jesus. As coisas e o dinheiro devem ser usados por nós e não o contrário, onde o avarento se deixa controlar por essas coisas e passa a ver o irmão como um adversário a ser eliminado.
Padre Fabrício
Membro da Comunidade Canção Nova

A VITÓRIA DE JESUS É TAMBÉM A VITÓRIA DE MARIA

Assim como a aurora vem trazendo o sol, Maria traz seu Filho. Ela o trouxe numa primeira vez, agora, Ele virá não mais humilde, simples, nascendo numa manjedora em Belém. Desta vez, Jesus virá como o Senhor. 
Jesus vem para ser o primogênito no meio dessa multidão de irmãos. E quando Eler vier, todo poder vai ser retirado. O príncipe deste mundo não terá mais razão de ser. O Reino já terá chegado.

A vitória de Jesus é também a vitória de Maria. É por isso que a Igreja precisa ser toda Mariana

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova