quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BEATA TERESA DE CALCUTÁ



“Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz.” Mais do que falar e escrever, Madre Teresa vivenciou este seu pensamento. Nascida a 27 de agosto de 1910 em Skoplje (Albânia), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu.
Pouco se sabe da sua infância, adolescência e juventude, porque Madre Teresa não gostava de falar de si própria. Aos dezoito anos, surge-lhe o pensamento da consagração total a Deus na vida religiosa. Obtido o consentimento dos pais, e por indicação do sacerdote que a orientava, entrou, no dia 29 de setembro de 1928, para a Casa Mãe das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, situada na Irlanda.
O seu sonho, no entanto, era a Índia, o trabalho missionário junto aos pobres. Cientes disso, suas superioras a enviaram para fazer o Noviciado já no campo do apostolado. Agnes então partiu para a Índia e, no dia 24 de maio de 1931, faz a profissão religiosa tomando o nome de Teresa. Houve na escolha deste nome uma intenção, como ela própria diz: a de se parecer com Teresa de Jesus, a humilde carmelita de Lisieux.
Foi transferida para Calcutá, onde seguiu a carreira docente e, embora cercada de meninas filhas das melhores famílias de Calcutá, impressionava-se com o que via quando saía às ruas: os bairros pobres da cidade cheios de crianças, mulheres e idosos cercados pela miséria, pela fome e por inúmeras doenças.
No dia 10 de setembro de 1946, dia em que ficou marcado na história das Missionárias da Caridade (congregação fundada por Madre Teresa) como o “Dia da Inspiração”, Irmã Teresa, durante uma viagem de trem ao noviciado do Himalaia, depara-se com um irmão pobre de rua que lhe diz: “Tenho sede!”. A partir disso, ela tem a clareza de sua missão: dedicar toda sua vida aos mais pobres dos pobres.
Após um tempo de discernimento com o auxílio do Arcebispo de Calcutá e de sua Madre Superiora, Irmã Teresa sai de sua antiga congregação para dar início ao trabalho missionário pelas ruas de Calcutá. Começa por reunir um grupo de cinco crianças, num bairro pobre, a quem começou a dar escola. Pouco a pouco, o grupo foi crescendo. Dez dias depois, eram cerca de cinquenta crianças.
Os inícios foram muito duros, mas Deus ia abençoando a obra da Irmã Teresa e as vocações começaram a surgir, precisamente entre as suas antigas alunas. Em 1949, Madre Teresa começa a escrever as constituições das Missionárias da Caridade e a 7 de outubro de 1950 a congregação fundada por Madre Teresa é aprovada pela Santa Sé expandindo-se por toda a Índia e pelo mundo inteiro.
No ano de 1979 recebe o Prêmio Nobel da Paz. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II a recebe em audiência privada e torna Madre Teresa sua melhor “embaixadora” em todas as Nações, Fóruns e Assembléias de todo o mundo.
Com saúde debilitada e após uma vida inteira de amor e doação (vida esta reconhecida por líderes de outras religiões, presidentes, universidades e até mesmo por países submetidos ao marxismo), Madre Teresa foi encontrar-se com o Dono e Senhor de sua vida a 5 de setembro de 1997. Seu velório arrastou milhares de pessoas durante vários dias.
Foi beatificada pelo Papa João Paulo II no dia 19 de outubro de 2003, Dia Missionário Mundial.
Beata Teresa de Calcutá, rogai por nós!


A HISTÓRIA DA TRAIÇÃO DE JUDAS TODOS NÓS CONHECEMOS

A história da traição de Judas todos nós conhecemos. Mas você já pensou na culpa que ele sentiu por isto?

Quando Judas traiu Jesus ele foi tomado por um remorso e um sentimento de culpa tão grande que quase que imediatamente ele quis devolver as trinta moedas de prata que recebeu pela traição.
Como Judas não somos perfeitos, por isto quando erramos ou cometemos uma falha devemos ir a Jesus e pedir ajuda, desculpas e perdão. Lemos em Jeremias 29, 12 “Invocar me-eis e vireis suplicar-me e eu vos atenderei.” 

Se Judas tivesse recorrido a Jesus e confessado seu pecado, Jesus o teria acolhido e perdoado.

Jesus tem o poder de curar as almas que necessitam de restauração. Se você se encontra em uma situação de desespero, de forte sentimento de culpa, não sinta apenas remorso como Judas, mas tenha coragem e vá a Jesus.

Converse com ele, confesse seu pecado e Ele lhe dará uma nova chance, permitindo que você recomece uma nova vida com Ele. Temos de ter a firme confiança de que Jesus não condena, Ele veio para salvar o que estava perdido.

Quando nos embriagamos do verdadeiro Amor, conseguimos enxergar o mundo com outros olhos, vivenciar nosso dia a dia com outros gestos e sentir nossas alegrias e decepções com outro coração. Tudo é absolutamente novo.

Sabe o que significa tudo isso? Deus nos faz pessoas melhores, todos os dias, ainda que tenhamos pecados.

Ele sabe das nossas limitações e fraquezas e a medida em que nos abrimos, Ele nos restaura, cura e liberta. De modo sobrenatural, uma fonte inesgotável de alegria nasce em nossos corações, pois o próprio Deus vem habitar em nós.

Veja, não existem limites para Deus, portanto, quanto mais nos entregarmos, mais restaurados estaremos.

Pessoas criticam, zombam, condenam e decepcionam, mas Jesus nunca te decepcionará, basta que você confie sua vida a Ele. Estamos em constante processo de conversão e restauração.
Para ter paz, comecemos a exercitar dar e pedir perdão. Nós somos capazes de melhorar sempre. Sozinhos nada
conseguiremos, mas sustentados pela graça de Deus somos fortes.

Meu bom Deus, não consideres as nossas faltas, nós acreditamos que Jesus morreu para pagar e apagar os nossos pecados, nos dê forças para vencermos as tribulações e abundancia de felicidade e segurança. Amém

Padre Alberto Gambarini

HOJE É TEMPO DE NASCER DE NOVO

Nascer é sinônimo de vida nova, de alegria, de amor, de liberdade. Com certeza, cada um tem um sinônimo particular, a depender da situação concreta que se vive.
Hoje, Jesus nos dá uma ordem clara e precisa para a nossa vida: “É preciso nascer do alto” (Jo 3,7b), nascer para a nossa própria verdade de filhos de Deus, porque somente a nossa verdade assumida faz-nos verdadeiramente livres e realizados, independente do ambiente ou da situação que estamos vivendo.
Só nos é possível nascer de novo pelo poder do Espírito santo, que faz novas todas as coisas; que cria e recria; que dá vida ao que está morto e que faz novo o que está velho.
Jesus, derrama hoje sobre nós o Teu Santo Espírito, para que vivamos hoje a cultira do céu aqui na terra.
Jesus, eu confio em vós!
Luzia Santiago

NÃO TENHA MEDO DE CONVERSAR COM DEUS

A sabedoria de Deus é como uma emissora de rádio emitindo vinte e quatro horas por dia. E quando sintonizo aquela emissora, o Senhor começa a mostrar o que devo fazer. Como sintonizar nossa emissora? Através da oração. E onde ouvir a mensagem, o mandamento do Senhor? No coração.

A nossa consciência não é aquele bicho-papão; é por ela que Deus nos fala com amor. Pode ser que num caso especial, de grande necessidade, o Senhor nos fale ao ouvido, mas isso não é comum. O comum é o Senhor falar lá no fundo da nossa consciência, para nos mostrar todas as coisas.

Mas é preciso buscar, ser assíduo na oração. Não tenha medo de conversar com Deus, com Jesus sobre a sua vida! Fale de seu filho, de seu marido, de sua mulher, de seu emprego, do grupo de oração. Pergunte ao Senhor, para que Ele fale em seu interior. Depois de falar, fique em silêncio. No começo, somos ruins de ouvido. Mas depois, com a prática, nós vamos aprendendo a ouvir com o ouvido do coração.

No começo, pode parecer que o Senhor não fala nada, não responde nada. Mas quanto mais você vai perguntando e escutando, tanto mais o Senhor vai ensinando a verdadeira sabedoria, o que fazer em cada momento, o que fazer diante de cada coisa. A nossa consciência é a voz do Espírito. E a voz do Espírito Santo é uma voz sutil, mas penetrante, regeneradora. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A IMPORTÂNCIA DOS LEIGOS

A missão mais importante dos leigos é no mundo
Os leigos são cristãos que têm uma missão especial na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação de viver intensamente a serviço do Reino de Deus.

Antigamente, a missão do leigo era relegada a segundo plano, valorizando-se somente o sacerdócio e a vida religiosa, mas, depois do Concílio Vaticano II, a vocação e a missão dos leigos foram valorizadas, conferindo-lhes a mesma dignidade dos sacerdotes e religiosos.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando dos conselhos pastorais e econômicos.

Eles não são simples colaboradores do bispo e dos padres, mas membros ativos da comunidade, assumindo ministérios e serviços para o engrandecimento da Igreja de Cristo.

Entretanto, a missão mais importante dos leigos é no mundo. Eles são chamados a realizar sua missão dentro das realidades que encontra no seu dia a dia.


Na família, no trabalho, na escola, no mundo da política, nos movimentos populares, nos meios de comunicação, eles são chamados a testemunhar, pela Palavra e pela vida,, a mensagem de Jesus Cristo. 
É uma missão necessária e insubstituível. O papel do leigo não é ficar o dia todo na igreja, mas ser fermento nos ambientes em que vive; nesses campos de vida e de atuação, ser “sal da vida e luz do mundo”.

Quando os leigos assumem, de fato, sua missão específica, podemos sonhar com uma nova ordem social.

O Concílio Vaticano II e os ensinamentos do Papa insistem muito na necessidade de os leigos participarem ativamente na construção de uma nova sociedade, aperfeiçoando os bens existentes e sanando os males.

Eles devem assumir seu papel, confiantes nas bênçãos e na ajuda divina. Devem participar da vida comunitária, buscando, nas celebrações, sobretudo na Eucaristia, as forças que necessitam para bem desempenhar sua missão na comunidade e no mundo.

Por meio deles, a Igreja se faz presente nos diversos ambientes sociais, impregnando-os da mensagem de Jesus Cristo, semeando os valores evangélicos de solidariedade e justiça, empenhando-se decisivamente na construção da sociedade justa, fraterna e solidária, sinal do Reino de Deus.

Que cada leigo se conscientize disso e dê a sua contribuição para o crescimento cristão no mundo. Cada um usando os dons que Deus lhe deu, poderia fazer concretizar-se aquela imagem de uma vela acesa se juntar a outra e a outra e a outra e, juntas, iluminar o ambiente e o mundo, lembrando sempre a frase de Madre Teresa de Calcutá: “Eu sei que o meu trabalho é como uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor”.
Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)
 

SE TIVERDES FÉ,NADA SERÁ IMPOSSÍVEL

Antes de nos aprofundarmos no que Jesus quer nos falar hoje, vale a pena esclarecermos algumas coisas. A Palavra diz que o menino era epiléptico e, depois, diz que Jesus expulsou o demônio dele. Mas o fato de o menino ser epiléptico não quer dizer que ele tinha um problema espiritual. Porém, o fato de ele ter epilepsia não anula a situação espiritual que ele vivia.

Ai você se pergunta: “Como assim?”. A epilepsia não é uma doença, mas um sintoma de que algo no seu corpo não está bem. Ela pode aparecer por várias razões: por um susto, um trauma, uma dificuldade na hora do parto, uma pancada na cabeça, um choque. Na vida daquele menino, a epilepsia apareceu por um problema de ordem espiritual. Isso é tão verdade que a Palavra mesmo diz que Jesus expulsou o demônio do menino e imediatamente ele se curou.

Quando uma doença tem origem espiritual, ela precisa de um remédio de ordem espiritual. Esse remédio é Deus, só Ele pode curar as enfermidades espirituais da nossa vida.

E é por isso que Jesus estava ali, para expulsar o demônio que oprimia a vida do menino por meio daquela falsa enfermidade. No momento em que o garoto foi curado, os discípulos ficaram confusos, porque eles tinham rezado para curá-lo, mas nada tinha acontecido.

Então, eles perguntaram ao Senhor por que não haviam conseguido expulsar o demônio. Jesus lhes respondeu: “É porque vocês não têm bastante fé.” No momento em que eles viram a situação do menino, fraquejaram na fé, pois começaram a medir suas forças com o tamanho do problema e não conseguiram fazer o que deveriam.

Aí, Jesus lhes disse: “Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: 'Vá daqui para lá', e ela irá. E nada será impossível para vocês.”

Se você tiver fé e se dispuser a confiar na Palavra de Deus, nada lhe será impossível. Acreditando no que o próprio Deus lhe diz, você poderá colocar todas as suas preocupações n’Ele e ficar em paz.

Deus pode tudo em sua vida, basta você ter fé. Quando você confia, consegue ver a vontade d’Ele em tudo e, mesmo que a situação que você está vivendo seja dolorosa, você não reclama, mas reage com alegria e sem deixar de louvar ao Senhor, porque sabe que Ele está presente, cuidando de você.

Se você contar com a graça de Deus e se apoiar no Espírito Santo, você se sentirá mais forte, dia após dia, porque Ele estará com você.

Faça essa experiência, confie no Senhor. Recorra a Ele com fé em tudo o que precisar para experimentar o Seu amor, que é capaz de levantá-lo de qualquer situação. Confie em Deus e nada lhe será impossível.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova