quarta-feira, 4 de setembro de 2013

FRANCISCO DESTACA A LUZ DE CRISTO PARA HUMANIDADE

Santo Padre advertiu para o perigo de se confundir a luz de Jesus com as luzes artificiais do mundo
Francisco destaca a luz de Cristo para a humanidade
“Sempre, onde estiver Jesus haverá humildade, meiguice e amor”, disse o Papa Francisco na Missa celebrada na capela da Casa Santa Marta nesta terça-feira, 3. O Papa acentuou a distinção entre a “luz tranquila” de Jesus, que fala ao coração, e a “luz do mundo”, uma “luz artificial” que torna o ser humano soberbo e orgulhoso.
A homilia do Papa foi desenvolvida inspirando-se nas palavras de São Paulo aos primeiros discípulos de Jesus.  “Vocês, irmãos, não estão nas trevas, vocês são todos filhos da Luz”.
Francisco destacou que Cristo veio justamente para salvar a humanidade do pecado, das trevas. Porém, lembrou que hoje existe o pensamento de que é possível receber a luz com coisas científicas e da humanidade.
“Mas a luz de Jesus é outra coisa. Não é uma luz da ignorância; é uma luz de sabedoria, diferente da luz do mundo. A luz do mundo é artificial, forte como um fogo de artifício, como um flash, mas a de Jesus é mais forte, embora branda: é uma luz tranquila, de paz, como a luz da noite de Natal, sem pretensões”.
O Papa disse ainda que a Luz de Jesus dá paz, não faz espetáculo,  é uma Luz que vem do coração. Mas ele advertiu para o fato de que às vezes o diabo aparece disfarçado de anjo da luz. “Ele gosta de imitar Jesus e parecer bom, nos fala tranquilamente…Eis porque devemos pedir ao Senhor a sabedoria para discernir quando é o Senhor que nos dá a Luz e quando é o demônio, mascarado de anjo”.
Francisco exortou os fiéis a irem atrás de Jesus sem medo, porque Sua Luz é bela e faz muito bem. E concluiu lembrando que o Evangelho do dia narra que Jesus expulsa o demônio e as pessoas se perdem no temor diante de uma palavra que expulsa os espíritos impuros.
“Jesus não precisa de um exército para expulsar os demônios, não precisa da soberba, não precisa da força e do orgulho. Sua palavra é humilde, meiga e cheia de amor; é uma palavra que nos acompanha nos momentos de Cruz. Peçamos ao Senhor que nos dê hoje a graça de sua Luz e nos ensine a distinguir quando a luz é Sua ou quando é artificial, feita pelo inimigo para nos enganar”.

NINGUÉM ENTRARÁ NO CÉU SOZINHO

A Palavra de Deus é sempre linda, mesmo quando precisa ser severa. Veja que beleza este Evangelho: "Não se perturbe o vosso coração, tendes fé em Deus, tendes fé em mim também" (Jo 14,1). Humanamente falando, seria uma ousadia para aqueles que viam Jesus como um homem ter fé também n'Ele. 
O Senhor estava lhes mostrando, continuamente, quem Ele era. No entanto, Ele não era o Messias esperado pelo povo judeu. Eles esperavam alguém que "virasse a mesa" e os fizesse soberanos de todos os povos. Porém, Jesus era um Messias totalmente diferente. Ele era o próprio Filho de Deus enviado por seu Pai, por isso pôde dizer: "Tendes fé em Deus e também em mim". 

Meu filho, minha filha, Jesus foi à frente, pois só Ele poderia abrir o caminho para você e para cada um dos seus. Aí está a nossa responsabilidade. Há uma morada no céu para você e para seus pais, para cada um de seus filhos, sobrinhos, enfim, para os seus. Não apenas para aqueles que convivem conosco no âmbito familiar, embora sejam eles pelos quais temos mais responsabilidades. 

Você vai querer estar na casa do Pai sozinho? Enquanto seu marido ou sua esposa está morando em outro lugar? Claro que não! É por isso que Deus uniu vocês. É por isso que lhe deu seus filhos, amigos, entre outros. Para que os leve para o céu junto com você! Reze por eles! Não desista de ninguém! 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

A SEMENTE VIVA DA EVANGELIZAÇÃO

Ao criar uma obra, Deus já a faz com um objetivo, uma finalidade, uma missão. Essa obra, sozinha, realiza apenas uma das partes do grande projeto do Senhor que, ao lado de muitas outras, juntas chegam a uma totalidade. 

A missão de uma obra não depende da livre escolha de pessoas, muito menos acontece por acaso. Cada um que faz parte é semente viva. 
Como uma planta que cresce, a obra se desenvolve e vai realizando aquilo para que foi criada. Por isso, posso dizer, sem medo, que a Canção Nova é uma obra-prima de Deus, pois ela teve um lugar só seu na mente criadora de nosso Pai, na vontade ativa d'Ele; assim, vai realizando continuamente Seu projeto. 

Somos como uma “empreiteira” que realiza a parte do projeto que lhe cabe. Nela, cada um tem seu lugar e trabalho específico. Cada um desenvolve a tarefa que lhe é própria, portanto, essencial na realização da missão. 

A Canção Nova nasceu de uma iniciativa de Deus e foi criada para resgatar pessoas, a fim de comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe.
Nossa missão é levar essa Boa Nova, 24 horas por dia, 365 dias por ano, dando a vida em cada coisa que fazemos. Não nos pertencemos mais; nossa vida está inteiramente entregue à linda aventura de evangelizar.

É uma graça, um privilégio investir a vida no propósito de levar as pessoas a terem seu encontro pessoal com Deus. A expressão é forte, mas é esta mesma: investir a vida. O segredo está em empenhá-la plenamente. 

Você, sócio evangelizador, é essa semente viva nesses anos de existência do Clube da Evangelização, mas sabemos que muito ainda precisa ser feito. Há muito ainda por descobrir. Devemos estar atentos e continuar colhendo as respostas de Deus. Isso dá à nossa vida sabor e entusiasmo. Nossa vida não é estática, mas participa do dinamismo do Espírito Santo. Somos conduzidos pelo sopro de Deus e estamos na Canção Nova, porque Ele nos escolheu primeiro. O que fizemos foi corresponder à Sua escolha. 

Outros virão, um após o outro, porque o Senhor já os escolheu e os destinou para compor esta “Companhia de Pesca”, que é a Canção Nova. Assumimos com alegria, gratidão, respeito e responsabilidade a nossa escolha e a dos que estão por vir. 

Obrigado por aceitar a missão de fazer parte da Família Canção Nova.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

LER A MEDITAR A BÍBLIA

Isso faz a diferença
É preciso ter discernimento para ler, compreender e viver a mensagem bíblica. Não se deve levar tudo ao pé da letra. O exemplo de Jesus vai muito além do que aparece na palavra escrita, pois seria muito estranho seguir a ordem dada por Jesus: "Se tua mão te escandaliza, corta-a".

Os católicos estão lendo cada vez mais a Palavra de Deus e isso tem feito a diferença. No dia a dia, somos bombardeados com mensagens bem pouco edificantes, as quais, geralmente, incentivam a violência, o egoísmo e a exploração do outro. Entretanto, podemos encontrar na Bíblia mensagens repletas de sabedoria, capazes de nos orientar, estimular sentimentos e ações que constroem uma vida de qualidade. A leitura da Bíblia traz luz e direção ao projeto de vida de cada um, introduzindo lentamente na mentalidade do homem que a lê um modo de pensar diferente da maioria das pessoas. Ele recebe mensagens novas, guiadas pela sabedoria e pela força de Deus. 
Com o passar dos anos, a teologia cristã foi se afastando da Bíblia, mas, a partir do Concílio Vaticano II, no documento Dei Verbum, a Bíblia foi reconduzida ao centro da vida da Igreja. O Documento de Aparecida também apresenta uma retomada dos textos bíblicos e está repleto deles. É o novo rosto da Igreja que quer ser cada vez mais parecida com as comunidades apresentadas nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos e com aquela sonhada por João Paulo II no documento Novo Millennio Ineunte como expressão da unidade dos cristãos em Cristo.

A lei do mundo vai na contramão da lei de todo discípulo de Jesus. A todo momento, somos incentivados a aproveitar a vida de forma egoísta, vivendo o hoje sem pensar no próximo, amando apenas a nós mesmos e esquecendo-se de amar a Deus. Ouvimos todos os dias essas mensagens e, se não ouvimos ou lemos algo diferente, a lei do mundo acaba prevalecendo e nos perdemos facilmente.

Se amar Deus e o próximo é toda a lei do discípulo de Jesus, a Bíblia lembra que este é o caminho para ser um cristão de elite, bom, santo, feliz.

O que você acha que prevalecerá em sua vida: a lei de Deus ou a lei do mundo? Com certeza, aquele que assiste a qualquer programa e lê qualquer revista ficará com a lei do mundo e será mais um entre tantos anônimos.
Padre Mário Bonatti
Sacerdote Salesiano de Dom Bosco

NÃO SE DEIXE ABATER PELAS DIFICULDADES

Não se deixe abater pelas armadilhas das dificuldades da vida. Nestes momentos nos sentimos fracos, e até com a impressão de estar sozinhos em nossas lutas. Não permita ao príncipe das trevas colocar estes pensamentos em sua mente.

Certifique-se se esta conectado com o poder de Deus. Este é o segredo para manter-se firme diante de qualquer situação. Aprenda a usar a autoridade recebida de Deus, pois em Jo 4,4 lemos: ”o que está em nós, é maior do que aquele que está no mundo” . 

Aprenda a viver as adversidades da vida como desafios à sua própria necessidade de viver e vencer. Saiba que não tem tanto valor aquilo que vem de graça, quando o que é conquistado com muito esforço e sacrifício, quem vive a ganhar, não tem a oportunidade de contemplar um caminho que não percorreu por si mesmo. 

Aquele porém que se esforçou por conseguir, relembrará em cada pedaço do caminho um tempo de luta e o sabor da conquista. O propósito de Deus para a sua vida é que você aja de acordo com o poder do Espírito Santo. Coragem, levante a cabeça e combata o bom combate da fé.


Senhor, faz de mim um guerreiro da fé, queremos combater o bom combate da fé, e vencer as dificuldades. Sozinhos nada podemos, capacita-nos com o poder do Espírito Santo.

Padre Alberto Gambarini

UMA ORAÇÃO SIMPLES E EFICAZ

Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras"(Mateus, 6-7).

O Senhor nos ensina como nos dirigir ao Pai. Rezar não é citar fórmulas, multiplicar as palavras e os pedidos, mas acima de tudo, abrir o coração e falar ao Senhor. É no recolhimento – no silêncio – que encontramos com o Senhor por meio da oração e da adoração.

Muitas vezes, até que o Senhor nos atenda, é preciso "bater na mesma tecla", insistir na mesma oração e acreditar que, no momento certo, a divina providência acontecerá em nossa vida.

O primeiro ensinamento de Jesus com relação à oração foi chamar a Deus de Pai: "Que não se faça a minha vontade, mas a sua". Que não aconteça como eu quero, mas como Deus quer. Cristo nos ensina a bendizer o nome do Senhor. É preciso rezar o Pai-Nosso, assim como outras orações, não como uma simples repetição de palavras, mas meditando cada palavra com muito amor, sabendo e saboreando o que estamos rezando. É a oração completa, nela contém toda a graça do nosso crescimento espiritual.

Rezar e amar; amar e rezar é o segredo dos santos.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova