sexta-feira, 23 de agosto de 2013


SANTA ROSA DE LIMA

Para todos nós, hoje é dia de grande alegria, pois podemos celebrar a memória da primeira santa da América do Sul, Padroeira do Peru, das Ilhas Filipinas e de toda a América Latina. Santa Rosa nasceu em Lima (Peru) em 1586; filha de pais espanhóis, chamava-se Isabel Flores, até ser apelidada de Rosa por uma empregada índia que a admirava, dizendo-lhe: “Você é bonita como uma rosa!”.
Rosa bem sabia dos elogios que a envaideciam, por isso buscava ser cada vez mais penitente e obedecer em tudo aos pais, desta forma, crescia na humildade e na intimidade com o amado Jesus. Quando o pai perdeu toda a fortuna, Rosa não se perturbou ao ter que trabalhar de doméstica, pois tinha esta certeza: “Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e padeceriam de bom grado qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência”.
A mudança oficial do nome de Isabel para Rosa ocorreu quando ela tomou o hábito da Ordem Terceira Dominicana, da mesma família de sua santa e modelo de devoção: Santa Catarina de Sena e, a partir desta consagração, passou a chamar-se Rosa de Santa Maria. Devido à ausência de convento no local em que vivia, Santa Rosa de Lima renunciou às inúmeras propostas de casamento e de vida fácil: “O prazer e a felicidade de que o mundo pode me oferecer são simplesmente uma sombra em comparação ao que sinto”.
Começou a viver a vida religiosa no fundo do quintal dos pais e, assim, na oração, penitência, caridade para com todos, principalmente índios e negros, Santa Rosa de Lima cresceu na união com Cristo, tanto quanto no sofrimento, por isso, tempos antes de morrer, aos 31 anos (1617), exclamou: “Senhor, fazei-me sofrer, contanto que aumenteis meu amor para convosco”.
Foi canonizada a 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
Santa Rosa de Lima, rogai por nós!

TEMOS CRISTO NOSSA PAZ NOSSA LUZ

“É Ele nossa paz, Ele que de duas coisas fez uma só” (cf. Ef 2,14). Ao refletirmos que Cristo é a paz, mostraremos qual o verdadeiro nome do cristão se pela paz que está em nós expressarmos Cristo por nossa vida.
“Ele destruiu a inimizade” (cf. Ef 2,16), como diz o apóstolo. Não consintamos, de modo algum, que ela reviva em nós, mas declaremo-la totalmente morta. Não aconteça que, maravilhosamente destruída por Deus para nossa salvação, venhamos, para ruína de nossa alma, cheios de cólera e de lembranças das injúrias, a reerguê-la, quando jazia tão bem morta, chamando-a perversamente de novo à vida.
Tendo nós, porém, a Cristo que é a paz, matemos igualmente a inimizade para que testemunhemos por nossa vida aquilo que cremos existir n’Ele” (São Gregório de Nissa, bispo).
Peçamos, hoje, a Nosso Senhor Jesus Cristo, a graça de sermos homens e mulheres pacíficos.

Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

FAXINA NA CASA E NO CORAÇÃO

Jesus, ao entrar no templo, sentiu o coração doer, pois constatou ali uma grande falta de respeito. No templo do Senhor encontravam-se os vendedores com seus animais, bois, ovelhas, etc. (naquele tempo, eram realizados sacrifícios de animais), resultando em muita sujeira, pessoas comprando e vendendo, vaca, ovelhas, pombos, vendedores gritando... Tudo isso dentro da casa de Deus, que se transformou num mercado.

Além disso, como as pessoas, inclusive de outros países, só comercializavam ali com a moeda própria do templo, possivelmente havia os cambistas – que trocavam as moedas - e muita exploração e corrupção.
Ao ver esse triste espetáculo na casa de seu Pai, o Jesus manso e humilde de coração que conhecemos não aguentou a situação: transformou uma corda em chicote e com chicotadas, colocou toda aquela gente e seus animais para fora.

O senhor que que entremos agora na nossa casa e façamos a limpeza geral, como ele fes no templo em Jerusalém. Embora ela não seja uma Casa de Oração, é vontade de Deus que ela venha a ser uma para toda a nossa família. Por isso a necessidade urgente de realizar a faxina completa.
Assim sendo, devemos eliminar qualquer material que envoque libidinagem – revistas, pôsteres, discos, fitas, vídeos etc. e que possam estar nas paredes e gavetas de nossas casas. Conservar esse tipo de material em casa é incoerência. Não faz bem a nós nem aos outros, pois cria um ambiente malicioso, causando uma terrivel contaminação espiritual e de nossa sexualidade.

A sexualidade não é algo ruim, ao contrário, trata-se da nossa participação no próprio poder criador de Deus. É por ela que nos tornamos cocriadores da criação de Deus. Só Deus é criador, mas Ele deu ao homem e à mulher a graça de participar do seu poder criador: a capacidade de gerar filhos para Ele.
Os homens casados devem tirar da cabeça a ideia de que assistindo certos filmes irão viver a sexualidade plena com a esposa. Eles não podem deturpar algo tão lindo como o sacramento do matrimônio.

Devemos fazer a limpeza de nossa casa o mais depressa possível, para que somente a graça de Deus reine nela. Portanto, não esperemos o surgimento dos problemas para então acordar e fazer da nossa casa uma casa de oração,que precisa estar cheia das bençãos de Deus, pois onde não entra bençãos, fatalmente entra maldição. Tudo depende de nossa escolha.
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

TENHA FÉ E ELE TE ERGUERÁ

A distância entre ouvir a Palavra e não acreditar no poder que dela vem, faz de nós descrestes. “Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua palavra. Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus,” At 4,29-31. Irmãos, bem sabemos que fé não é sentimento, mas acreditar naquilo que não se vê. Há pessoas, que desejam sempre sentir algo para crer, saiba que todas as vezes que você se colocar em oração o Senhor lhe escutará, por tenha fé e o Senhor lhe erguerá. 

Os discípulos de Jesus acompanharam bem de perto todos os seus ensinamentos, mas até mesmo aquele que chamou para ser o primeiro papa, O negou. Pedro era medroso e negou, mas depois da sua conversão, disse cheio do Espírito Santo: convertei-vos e credes no evangelho, pois sobre todos os discípulos reunidos no cenáculo foi derramado o Pentecostes. 

Perceba que após o batismo no Espírito, os discípulos começaram a anunciar o nome de Jesus onde quer que iriam. Amados, que isso aconteça conosco, pois é o segredo: sermos cheios do Espírito Santo. “Somos pedras vivas e sem o Espírito Santo perderemos a vida, mas uma vez cheios do Espírito Santo ganharemos a Vida Eterna”, disse o Papa Francisco. 

A fé que precisa nos reerguer é no Espírito, pois a humanidade clama por isso. Sejamos testemunhas de Cristo, sendo novo Cristo para o mundo, o inimigo quer nos afastar disso e quer nos jogar no estado deplorável. Se você insiste na fé no Espírito Santo, o diabo afastará de você! 

Não podemos duvidar da potência do Espírito Santo! Abra as portas para Ele agir em sua vida, pois você precisa dele, como nos ensina a Beata Elena Guerra. O Espírito é a sua vida, sem Ele nem a vida você terá: “Sem o relacionamento com Espírito Santo você não se levantará”, disse a beata. Deus quer começar a partir de nós uma revolução no Espírito! Façamos uma revolução de santidade, com homens e mulheres cada vez mais de Deus. 
A anemia espiritual nos tira a paz, sejamos devotos do Espírito senão morreremos na anemia. Saiamos dessa doença e sejamos escravos do Espírito. Em nossas paróquias, faz-se novena para tudo, menos em preparação para a Festa do Espírito Santo, assim como você reza o terço do misericórdia, reze todos os dias as nove da manhã o terço do Espírito Santo. 

Uma palavra do Espírito muda a nossas história, declara que você é livre de toda a atadura e praga que estava impendido-nos de viver! 

Na Sagrada Escritura, no evangelho de Marcos, o leproso disse a Jesus: Senhor, se queres podes curar-me! Fale para o Senhor, que você que ser curado e se torne um devoto do Espírito Santo, não faça mais nada sem a ajuda dele. 

Irmãos, não tenham medo de expressar a sua fé, pois o Espírito que está em cada um de vós é poderoso e o diabo não aguenta! O que você tem feito para mudar o mundo? Comece pelas coisas simples. Permaneça firme mesmo em meio as lágrimas, pois você irá colher frutos de alegria. 

Aceite o Espírito Santo como o Seu Senhor e Seu mestre, peça a ele que lhe ensine a ter mais intimidade com Deus, deixa com que Ele assuma o controle da sua vida. Acredite ele lhe cura de todas as enfermidades e lhe liberta das cadeias do pecado, levanta-te pela fé!
Ironi Spuldaro 
Membro do Conselho Nacional da RCC/Brasil