quinta-feira, 8 de agosto de 2013


ENXERGAR A VIDA COM ESPERANÇA

Uma proposta de vida
Reler nossa vida a partir da graça de Deus é uma atitude que precisamos adotar com urgência. O cristão precisa ser especialista em enxergar a vida com esperança, com uma alegria objetiva. Esperança é um movimento, é acreditar, por isso tem a ver com fé.  “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê”(Hb 11,1).

“Ah, estou desanimado, perdi o entusiasmo, não tenho coragem!” A palavra desânimo tem a ver com falta de ânimo. É a falta de Deus. Entusiasmo significa estar cheio de Deus. Não vou ter alegria, portanto, não vou ter entusiasmo se não encher o meu coração de Deus. A palavra "coragem" significa a ação que vem do coração. Não vou ter essa ação que vem do coração se meu coração estiver cheio de coisas negativas.

É uma proposta de vida, mas o cristão é aquele que faz ver o que ninguém enxerga. O cristão precisa ser aquele homem e mulher da esperança:

“E a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

Se vivo essa dimensão da esperança, passo a reler a minha vida sem negar as situações difíceis.
Há um só batismo que renovo cada vez que recuso o mal na minha vida, cada vez que renuncio ao demônio, autor e princípio do pecado, cada vez que renuncio ao meu vício. Mas para viver esse único batismo há uma só fé (cf. Ef 4,5). Vou renovar a minha fé no amor infinito de Deus, na minha Eucaristia que se renova. Esta que se renova significa o amor de Deus que se renova por mim em casa, na reconciliação periódica.

Uma das coisas de que mais temos medo na adolescência e na juventude é a confissão. Se o adolescente está vivendo um processo de autoafirmação, e isso é próprio da idade, ele tenta mostrar quem é, começa a brigar com a mãe e o pai, ele é muito carente de amor e carinho. Mas não se deve tratá-lo como uma criança. Ele está precisando reafirmar que já é adulto e entra em crise: “A quem desobedecerei? Se vou embora às 10h, o meu colega que pode chegar às 10h15 vai aproveitar para me insultar: 'A mamãe está esperando?'”.

O número de jovens que fumam cigarro está caindo a cada dia, graças a Deus; mas o número de adolescentes e jovens que fumam maconha está crescendo numa proporção assustadora, tanto que revistas seculares estão trazendo matéria seriíssima, cientificamente corretas explicando os malefícios da maconha.

E por que isso tem ocorrido? Hoje, vemos a distância entre pais e filhos. O pai sabe tudo, o filho não sabe nada. Faça o inverso e elogie o seu filho. Não devíamos ter medo de elogiar as pessoas.

Hoje, os casais vivem o mesmo problema. Parece que temos medo de elogiar as pessoas. Não dizemos: “Como você está bem! Como está bonito! E aí, alguma novidade? Não, tudo normal.” Parece que novidade é só quando surgem situações difíceis. Quando acontece uma coisa ruim, você telefona, vai atrás da pessoa, corre para um lado, corre para o outro.

Diante da vida adotamos um olhar estragado, ferido, machucado, que gera pessoas frustradas. Não tenha medo. Dom Bosco ensina isso. Ele dizia aos pais: não tenham medo de elogiar seus filhos. Elogie a beleza física de seus filhos, elogie o corpo de sua filha, elogie o corpo de seu filho, faça com que ele perca esse aspecto malicioso, elogie as coisas belas que seu filho faz, que sua filha faz.

Um dos maiores malefícios do “encardido” é nos levar a acreditar que no mundo só há gente ruim, que as coisas que ocorrem são negativas e que só há problemas no mundo. Isso é uma grande mentira! Você precisa estar convencido disso, caso contrário, deixa de ser cristão. A grande maioria das pessoas é boa, mas, em primeiro lugar, olhe para você mesmo. Na sua vida já aconteceram muitas coisas boas e maravilhosas, isso gera a verdadeira oração.
Padre Léo, scj

EM MENSAGEM,PAPA ENCORAJA AÇÃO MISSIONÁRIA NO DIA MUNDIAL DAS MISSÕES


Papa destaca que o anúncio do Evangelho faz parte do ser discípulo de Cristo
Papa encoraja ação missionária em mensagem para Dia Mundial das Missões
Um estímulo à ação missionária, ao não ter medo de viver a fé e levar a Palavra de Deus a quem não a conhece. Essas são em resumo as palavras do Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial das Missões deste ano, data celebrada em 20 de outubro. A mensagem foi publicada pelo Vaticano nesta terça-feira, 6
Na mensagem, Francisco recorda que o anúncio do Evangelho faz parte do ser discípulo de Cristo e constitui um das características da comunidade “adulta”, que sai de si mesma para levar a Palavra de Deus até as periferias, até quem ainda não conhece Cristo. E esta capacidade de comunicar a fé, de vivê-la na caridade é uma das formas de se medir a solidez da fé.
O Santo Padre fala ainda da importância do Ano da Fé enquanto estímulo para que toda a Igreja renove a sua consciência acerca da missão que tem no mundo.
Ele convida o clero e grupos responsáveis na Igreja a dar um destaque à dimensão missionária nos programas pastorais e formativos. “… o próprio compromisso apostólico não é completo se não contém o propósito de ‘dar testemunho de Cristo diante das nações’, diante de todos os povos”, diz.
A união com a Igreja é outro ponto destacado por Francisco na ação missionária. Segundo o Papa, evangelizar nunca é um ato isolado, mas sim eclesial. “E isto dá força à missão e faz cada missionário e evangelizador sentir que não está nunca sozinho, mas faz parte de um único Corpo animado pelo Espírito Santo”.
Ao falar da Igreja, Francisco voltou a repetir, como já fez várias vezes em seu pontificado, que a Igreja não é uma empresa, uma ONG, mas uma comunidade de pessoas animadas pela ação do Espírito Santo. “… pessoas que viveram e vivem a maravilha do encontro com Cristo e querem partilhar esta experiência de profunda alegria, partilhar a mensagem de salvação que o Senhor nos trouxe”.
E em se tratando de anunciar a Palavra de Deus, Francisco recordou tantos cristãos em várias partes do mundo que enfrentam perseguições por causa de sua fé e não têm o direito de vivê-la abertamente.
“Desejo assegurar que sou próximo com a oração às pessoas, às famílias e às comunidades que sofrem violência e intolerância e repito as palavras consoladoras de Jesus: ‘Coragem, eu venci o mundo’ (Jo 16, 33)”.

QUANDO NÃO HÁ SINTONIA ENTRE ATOS E CORAÇÃO

No Evangelho, vemos a luta entre Jesus e os fariseus. O Senhor tentou levar a Boa Nova a eles e aos escribas, mas quando percebeu que não mudaram em nada, defrontou-se com eles. Quando Jesus falou-lhes aquilo que era preciso e os chamou de hipócritas, deu aos fariseus suas razões. 

Os fariseus eram maus? Nenhum deles queria ser mau, ao contrário, eles queriam ser perfeitos, praticar toda a lei com perfeição. Mas, além das leis deixadas por Deus, eles foram criando outras leis e normas; mas era praticamente impossível cumprir tudo aquilo. Posicionando-se diante do povo como perfeitos praticantes da lei, mas não conseguindo cumpri-las eles próprios, foram tornando-se hipócritas. Não existia sintonia entre cara e coração. A partir daí, começaram a se tornar maus. 

Jesus foi a verdade simples. Os fariseus ficaram desapontados e não se abriram para Ele. Por isso começaram a persegui-Lo, pois tinham, diante do povo, o conceito das coisas perfeitas, faziam questão de ser homenageados e chamados de mestres. 

O “vírus do farisaísmo” continua até hoje e pode pegar qualquer um de nós. Este vírus tem uma predileção: ele escolhe aqueles que querem ser mais de Deus, que usam os dons d'Ele, aqueles que estão à frente da Igreja. Todos nós corremos o risco de pegar esse vírus e nos tornar hipócritas. Ele vai nos pegando aos poucos e quando percebemos, já estamos vivendo a hipocrisia de impor aos outros algo que não praticamos, seja como pais, coordenadores ou chefes. Hoje é o dia de nos colocarmos sob a luz de Deus para que Ele nos liberte desse mal.

Rezem comigo: "Senhor, ilumina-me, mostre-me toda a hipocrisia que há em mim. Eu não quero fugir da Sua luz, quero expor-me a ela. Mostre-me o 'vírus do farisaísmo' e onde estou sendo hipócrita. Ajude-me e mudar os meus hábitos, Senhor". 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

FIQUEMOS COM A MELHOR PARTE

A cada nova situação da nossa vida, precisamos dar novas respostas, as quais devem ser frutos de muita oração e de uma busca sincera da vontade de Deus.
Precisamos também perguntar ao Senhor como devemos fazer e viver cada coisa, porque Ele é o nosso Senhor e sabe nos conduzir da melhor forma. Quando fazemos tudo simplesmente pela nossa cabeça ou pelos nossos impulsos, erramos muito, sofremos desnecessariamente e fazemos os outros sofrerem, ao passo que, quando fazemos tudo com Jesus, tudo se faz novo e aprendemos a agir a partir do essencial. Este é, justamente, o desejo do coração do Senhor para nós.
“Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10,42).
Peçamos, hoje, ao Senhor a graça de ficarmos sempre com a melhor parte.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

ORIENTADOS PELA PALAVRA E PELA IGREJA, NAVEGUEMOS NESSE IMENSO MAR

Eu tenho um barco que navega sobre o mar e que Jesus é o Capitão. Eu tenho um barco que navega sobre o mar e que Jesus é o Capitão”.
Conhece essa música? Ela fala que o caminho que nos leva até o Céu passa sobre o mar, e para chegarmos até lá, é necessário que Jesus seja o capitão, aquele que vai à frente.
No dia do nosso Batismo, fomos mergulhados neste imenso mar e nossos pais e padrinhos assumiram o compromisso de “remar” até o dia em que recebemos o Sacramento do Crisma. A partir daí, os remos foram entregues em nossas mãos e, daí pra frente, caberia a nós continuar até chegarmos ao final deste imenso mar.
O mar é muito lindo, porém, muito traiçoeiro; ele esconde muitos mistérios e armadilhas. Se não soubermos remar ou pegarmos a direção errada, corremos o risco de nos perder, afundar e nunca chegar até o nosso destino.
Por isso, Deus nos deu uma bússola: a Igreja. Ela tem a missão de nos orientar, conduzir, apontar a direção a fim de não errarmos o caminho.
A Igreja, conduzida pelo Espírito Santo e sempre orientada pela Palavra de Deus, nos faz o mesmo apelo que Jesus fez aos discípulos: “Avance para as águas mais profundas” (Lc 5,4).
É preciso ir em frente, sem medo das armadilhas e das terríveis tempestades. Já não vemos o porto e, por isso, precisamos confiar na voz interior que diz: Prossiga!
Você não é o único que está neste imenso mar. Muitos estão navegando e sendo conduzidos pela mesma bússola. Por isso, não tenha medo se o seu barco vier a furar e começar a afundar. Não hesite em gritar e pedir por socorro, como fez Pedro: “Senhor, salva-me”. (cf. Mt 14,22-32) ou como os outros discípulos: “Senhor, salva-nos, porque estamos afundando!” (cf. Mt 8,23-27).
Nas duas passagens Jesus se fazia presente, porém, pela falta de fé, ficaram com medo e começaram a pedir socorro. A falta de fé é a matéria-prima do medo e da insegurança; o excesso dela pode nos levar por outros lados, afundar e perecermos.
E quando nos cansarmos de remar? É chegada a hora de entregar os remos a Deus. Aí você pode descansar, afinal, Deus estará no controle de tudo.
E quando anoitecer? Tome a Palavra de Deus como farol! Como diz o salmista: “Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” (Sl 118,105).
Mas, o que vem a ser este mar? É a vontade de Deus!
A vontade de Deus é que sejamos santos, íntegros, que cresçamos na santidade e no amor. E, quando não navegamos conforme à Sua vontade, corremos o risco de afundarmos.
Ele deu o poder à Igreja de nos direcionar e conduzir, mas cabe a nós o poder da decisão, afinal, os remos estão em nossas mãos.
Será que estou navegando na vontade de Deus ou na minha? A minha vontade tem me conduzido para onde? Tenho permitido que Deus seja o capitão e decida qual o melhor caminho a seguir? Tenho observado os ensinamentos e as orientações dadas pela Igreja?
Tome, hoje, a decisão de entregar os remos para o Senhor e permitir que Ele seja o capitão e te conduza na sua Santa Vontade:
“Senhor Jesus, quero neste momento, entregar os remos da minha vida para Ti. Não quero mais conduzir a minha vida conforme o meu querer, a minha vontade, que tem me afastado da tua presença.
Jesus, quero ser conduzido e orientado pela Santa Igreja, através dos seus ensinamentos e orientações. Quero ter a Palavra de Deus como farol, que ilumina e dissipa toda escuridão.
Protege-me de toda armadilha e tempestade, e venha em meu socorro, quando meu barco começar a afundar.
Que eu continue firme no propósito de buscar a santidade, e que eu seja como um salva-vidas para os meus irmãos que gritam por socorro.
Coloca no meu coração a Tua vontade; que minha vontade e a Sua seja uma só. Conduzi-me ao caminho da vida até chegar à Tua morada. Amém”.

EU LOUVAREI DE TODO CORAÇÃO

Nossa vida é uma mescla das mais diferentes situações. Há momentos de alegria e de tristeza, há momentos de certeza e de dúvidas, há momentos de descrença e de esperança, há momentos de belas recordações e também de buscar a cura para uma lembrança que dói. Nossa vida é repleta de emoções e devemos cuidar bem de cada uma delas.

Em todos esses momentos precisamos ter a certeza de que não estamos sozinhos, pois Cristo quer nos acompanhar. Seu Santo Espírito está presente, Jesus, antes de Sua ascensão ao céu, afirmou essa verdade de fé, como lemos em Jo 14,16 “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco”.

Muitas vezes queremos resolver as coisas do nosso jeito, um jeito humano, com percepções humanas, e nos esquecemos de pedir discernimento e sabedoria para o Espírito Santo. Precisamos saber o que é certo e errado, entender o melhor caminho e ter sabedoria de conduzir a situação da melhor maneira possível... O meu mais profundo desejo é que você encontre-se diariamente com Ele, num abraço de intensa força espiritual.

Esse abraço é tão restaurador que uma alegria imensa nos invade e conseguimos enxergar o mundo com outros olhos... o olhar de Cristo nos reposiciona para entendermos melhor as carências a nossa volta, e muitas vezes a que está dentro de nós. O abraço de Cristo nos restaura e fortalece, creia nisto.

Envia Senhor o Vosso Espírito,
ficai sempre conosco e daí-nos a vossa Salvação.
Aumentai a nossa fé e não nos permitais o mal.
Amém!

Padre Alberto Gambarini