segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AGRADECER DEVE SER UM DOS SENTIDOS DE NOSSA VIDA

Temos dificuldade em agradecer os benefícios concedidos todos os dias pelo Senhor. Agradecer dever ser um dos sentidos de nossa vida. É preciso aprender a louvar ao Senhor, não só quando somos curados ou recebemos qualquer outro tipo de graça, mas em todas as circunstâncias.

Estamos sempre em dois extremos: aqueles que lembram somente de pedir, e outros que somente reclamam de tudo e de todos. O agradecimento é o caminho bíblico indicado para reconhecer as maravilhas operadas por Deus, e também para receber ainda mais maravilhas.

Lemos em 1 Tessalonicenses 5,18 “Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo”.

Agradecer a Deus não é fácil, porque todos os dias estamos expostos aos mais diferentes problemas, doenças, notícias ruins e outras decepções e é sempre muito difícil para nós vermos o que de bom existe em tantas coisas ruins.

Mas quero que você entenda, o quanto é necessária a gratidão, é através dela que reconhecemos como Deus é bom. Quando somos agradecidos vivemos mais alegres e em paz conosco e nossos semelhantes, fazendo ainda com que atinjamos com maior rapidez o coração misericordioso de nosso Deus.

Somente quando despertamos nossa fé e passamos de fato a crer e agradecer o poder de Deus em nossa vida, passamos a experimentar a Sua graça.

Bondoso Senhor,
muito obrigado pelas alegrias e dificuldades deste dia
Ficai sempre conosco e dai-nos a vossa salvação.
Nós vos damos graças!
Amém!

Padre Alberto Gambarini

PERDEU O FIO DA MEADA ?



Não se apavore se você perdeu o controle da situação! Há momentos - e eu vivo um desses - em que Deus toma as rédeas e vivemos um misterioso sentimento de desorientação. São momentos que nos são dados para que ofereçamos ao Senhor a nossa plena confiança de que, o tempo todo, é Ele quem toma conta de tudo. Nestes momentos, dediquemo-nos mais à oração.

Estou rezando por você! 

Ricardo de Sá

SÃO MIGUEL ARCANJO DEFENDE-ME DE TODO MAL


VIVER A EXPERIÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO

É maravilhoso quando vivemos a experiência do Espírito Santo de Deus em nossa vida. É ele o advogado que Deus nos enviou para restaurar e nos dá forças para enfrentar os problemas do nosso dia a dia. 

O Espírito Santo nos ajuda a enfrentar os problemas com a força, a bondade e a alegria de um verdadeiro cristão. Devemos nos preparar, através da oração pessoal, para enfrentar as mais diversas situações que acontecem conosco. Desta maneira, não correremos o risco de sermos fracos diante de nenhuma adversidade.

Lembro-me de uma passagem bíblica muito importante, onde Pedro e João, apóstolos de Jesus, clamaram a providência de Deus Pai. Eles acreditaram e o Poder do Alto imediatamente se manifestou. 

Isso demonstra, claramente, como devemos confiar no auxílio de Deus, que tudo provê como lemos em Atos dos Apóstolos 4, 30-31: “Estendei a Vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios pelo nome de Jesus, vosso santo servo! Mal acabavam de rezar, tremeu o lugar onde estavam reunidos. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus”.

Veja como a ação de Deus provocou um resposta imediata dos apóstolos. Eles anunciaram com destemor os ensinamentos recebidos, através de Jesus.

A oração pessoal deve ser uma prática constante em nossa vida. Temos que dobrar os nossos joelhos diante da presença do Pai e clamar a sua misericórdia. Devemos dar graças sempre, pois as forças inimigas não suportam quando louvamos a Deus com amor, humildade e fidelidade. Tenho a certeza de que o Pai celeste está olhando por você e todos os seus problemas. Ele conhece o seu coração e as suas mais sinceras intenções.

Bondoso Deus, sabemos que a nossa fé precisa ser alicerçada no amor. Manda-nos o teu Espírito Santo para que ele nos dê a sabedoria necessária para bem Servi-lo. Amém!

Padre Alberto Gambarini

VAIDADE NÃO PRENCHE

Por que andamos na vida tantas vezes preocupados, ansiosos, nervosos, ou achamos que a nossa vida muitas vezes perde o sentido? É porque vaidade não preenche.
“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade” (Ecl 1,2).
A primeira leitura desse 18º Domingo do Tempo Comum, serve como referencial para nós, até para podermos entender realmente aquilo que Jesus veio nos ensinar.
Nós passamos praticamente a vida inteira correndo atrás de vaidades. Eu digo a você que vaidade é aquilo que vai, não é aquilo que permanece. Nós nos preocupamos muito com o superficial, nos preocupamos demais com as aparências, em adquirir bens, em ganhar isso e aquilo… E não temos o cuidado devido com a alma, com o espírito.
Não cuidamos devidamente em aplicar na nossa vida os princípios divinos, os princípios do Evangelho.
E por que andamos na vida tantas vezes preocupados, ansiosos, nervosos, ou achamos que a nossa vida muitas vezes perde o sentido? É porque vaidade não preenche. Vaidade é só ilusão, fantasia, máscara!
E você sabe: depois que passa o baile, depois que passa o uso dessas fantasias todas, nós caímos em si e percebemos que nada disso nos preencheu.
Que bom que muitos podem perceber isso ao longo da vida. Alguns só conseguem perceber no final dela. E outros nem têm tempo de perceber que passou a vida perdendo a vida, jogando a vida fora, vivendo a vida como se ela fosse uma coisa muito curta, passageira, e não dando sentido a ela. Por isso, São Paulo nos diz na segunda leitura: “Irmãos: Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres” (Cl 3,1-2).
Sabe, a gente gasta a vida toda preocupado em acumular isso e aquilo, procurando acumular fortunas, deixar tantas coisas… E nada disso permanece. Se você quer deixar um bem incomensurável, que jamais a terra poderá roubar de você, nem quando você partir dessa vida para o encontro definitivo com a eternidade, deixe valores. Deixe realmente uma vivência de vida que seja exemplar. O resto? Tudo perece, tudo passa. O que permanece é aquilo que fizemos de bem para os outros.
Padre Roger Araújo

O PERFUME MARCAVA A INESQUECÍVEL PRESENÇA DE PADRE PIO



Uma senhora contou: No ano 1945 sua mãe a levou a San Giovanni Rotondo para conhecer pessoalmente o Padre Pio e se confessar. Enquanto esperava a sua vez, pois tinha muita gente, pensava em seus pecados preparando-se para uma boa confissão. Porém quando chegou a sua vez e estava na presença dele, ficou paralisada. O Padre Pio percebendo a sua timidez, com um sorriso lhe disse: "Você quer que eu fale por ti?" Ela consentiu por meio de um sinal e, depois, terminada a Confissão, estava pasma e impressionada. Não podia acreditar! O Padre Pio tinha falado palavra por palavra, tudo o que ela deveria lhe ter confessado. Ela se sentiu tranquila e calma, e mentalmente agradeceu a DEUS a presença do venerado Sacerdote por obsequiá-la com a experiência de seu extraordinário carisma. Ela lhe confiou à saúde da sua alma e do seu corpo. Ele respondeu: “Sempre serei teu pai espiritual". Ela se despediu com uma imensa alegria no coração. Enquanto regressava de trem, sentiu um intenso perfume de flores do qual jamais se esqueceu em toda a sua vida. Era a presença do Padre Pio que a encheu de felicidade.

Todos nós precisamos nos sentir cansados e fatigados pelo peso dos fardos, pois, por mais que pareçamos fortes e destemidos diante dos homens, sabemos que dentro de nós mesmos há uma fragilidade inexplicável que nos leva a vivenciarmos momentos de medo, de desalento e tristeza. Os nossos fardos são os nossos pecados, as nossas falhas, nossas transgressões que apesar de passarem despercebidos trazem um peso real de culpa interior a qual muitas vezes não reconhecemos. Jesus, então, vem nos proporcionar este momento precioso: “vinde a mim”! Ele nos chama e pede apenas a nossa adesão à Sua Misericórdia e nos oferece o fardo do Seu perdão. O fardo de Jesus é leve. Ele não exige mais do que o que podemos oferecer a Ele, isto é, a nossa entrega, o nosso abandono. O jugo de Jesus é a Sua lei, que é a Lei do Amor.

“Aprendei de mim “ disse Ele , “porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”. Esse é o Seu chamado para você que está, cansado (a), fatigado (a) com o peso da vida, das circunstâncias, de você mesmo (a). Está bem claro que, só teremos descanso, quando aprendermos com Jesus a sermos também mansos e humildes de coração. O nosso coração se torna manso quando procuramos nos identificar com Jesus assumindo as nossas dores não como peso, mas como participação na Sua CRUZ. Aí então, a dor tem um sentido de redenção e de transformação. Em Jesus a nossa dor se transforma em amor e, consequentemente encontramos descanso para a nossa alma que se torna mansa e humilde. O coração de Jesus é manso e humilde e, se assim também nos tornarmos, a terra tornar-se-á pequena em vista da grandiosidade dos gestos de amor e ternura que a nossa mansidão pode conquistar. O coração de Jesus é manso e humilde, por isso Ele é vitorioso e com Ele somos também vencedores. Por isso Ele é poderoso e o Seu poder se manifesta em nós.

NÃO PERMITA QUE SEU CORAÇÃO SEJA ENDURECIDO

Não deixe seu coração endurecer pela incredulidade. Mesmo que a sua fé seja provada, não afaste o seu coração do Senhor
“Moisés e Aarão realizaram muitos prodígios diante do Faraó; mas o Senhor endureceu o coração do Faraó, e ele não deixou que os filhos de Israel saíssem da sua terra” (Ex 11, 10)
Nós estamos acompanhando a história da salvação pela leitura do livro do Êxodo. Moisés, escolhido para libertar o povo de Deus, com seu auxiliar Arão, vai diante do faraó para ser porta-voz do Senhor.
Ele diz que o Deus de Israel deseja tirar o seu povo da escravidão do Egito. Mas é óbvio que o faraó não dará ouvido a Moisés, pois o coração desse está endurecido, por isso obriga o profeta a realizar muitos prodígios diante de si.
A Palavra diz que Deus endureceu o coração do faraó. Isso acontece porque, diante dos milagres que o Senhor realizava por meio de Moisés, o faraó se sentia desmoralizado e refém do poder de Deus.
O fato é que cada vez parecia mais difícil a libertação do povo, pois o governante do Egito estava mais irredutível. Aos olhos humanos não havia esperança.
Quantas vezes as pessoas veem as obras do Senhor, mas fecham o coração para não reconhecê-las. Por causa disso, sofrem até entender que está diante da vontade de Deus; assim foi com o faraó, quando perdeu seu primogênito.
Não deixe seu coração se endurecer pela incredulidade. Mesmo que a sua fé seja provada, não se afaste do Senhor. Pelo contrário, abra seu coração para a graça divina e você poderá contemplar as maravilhas de Deus.
Que o Senhor, hoje, lhe conceda um dia abençoado!
Padre Roger Araújo