terça-feira, 23 de julho de 2013

DOM ORANI A ABERTURA JMJ

Queridos jovens!
Distintas autoridades eclesiásticas, civis e militares!
Todas nomeadas pelo protocolo inicial.
Amado Povo de Deus!
Estamos iniciando a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013! Sejam todos bem-vindos! Esta cidade maravilhosa tornou-se ainda mais bela com a presença de vocês! Uma grande alegria nos invade: vocês estão aqui! Vieram de todos os lugares da Terra! Durante estes dias, aqui será a casa de todos vocês! Vocês estão fazendo parte de nossa família neste belo e importante momento da história!
A todos que chegam cansados pela demora da viagem ou de caminhada: este tempo é de estar com o Senhor Jesus Cristo para viver como seu discípulo. Essa nossa experiência terá como consequência o entusiasmo missionário! Ir e fazer discípulos!
Esta Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro acolheu com grande responsabilidade a escolha feita pelo Papa Bento XVI, hoje emérito, anunciada ao final da Missa em Madri em Agosto de 2011. Agradecemos a ele pela escolha e pelas orientações, pelo tema da JMJ e incentivo.
No entanto, providencialmente, esta Jornada estava destinada a ser uma Jornada que, pela segunda vez, ao retornar à América Latina depois de 26 anos, pudesse ser o lugar de acolhida da primeira viagem apostólica do primeiro Papa latino-americano da história, o Papa Francisco, que veio para presidir este belo e importante momento da vida da Igreja nessas terras de São Sebastião. Nós o acolheremos solenemente aqui, nesse mesmo local, na próxima quinta-feira. O primeiro Papa latino-americano da história pisou como Sumo Pontífice o solo da América Latina neste Santuário Mundial da Juventude em que se transformou esta cidade nestes dias.
Nesta semana, o Rio se torna o centro da Igreja, viva e jovem. Todos os caminhos para cá nos conduzem. Vocês vieram de diferentes partes do mundo para juntos partilharmos a fé e a alegria do discipulado. Essa felicidade nos fortalece e nos convida a ir ao encontro dos demais jovens, a fazer-nos missionários em todas as nações. O melhor presente a darmos às outras pessoas é a presença de Cristo, que nos preenche e nos impulsiona a amar e a nos doar, sempre no diálogo fraterno.
Aqui chegamos, também, depois de quase dois anos de peregrinação dos símbolos da JMJ pelo nosso país: a cruz da juventude e o ícone de Nossa Senhora que agora estarão presentes em nossos atos centrais. Quando esses símbolos nos foram entregues em Madri, na Espanha, em Agosto de 2011, a comoção tomou conta da juventude do nosso país que, com entusiasmo, acolheu-os em suas comunidades durante esse tempo.
Temos conosco, espalhadas pela cidade, muitas relíquias dos santos patronos e intercessores da JMJ, recordando que em todas as épocas e locais do mundo temos jovens que se santificaram. Estão conosco, também, parentes dessas pessoas que são exemplo de vida cristã e que rezam conosco pela juventude hodierna.
O entusiasmo juvenil por todos os cantos demonstram o rosto do jovem cristão, que procura unir o testemunho de uma vida autenticamente cristã com as consequências sociais do Evangelho.
Somos chamados a ser protagonistas de um mundo novo. Tenho certeza de que vocês farão isso em suas cidades e seus países. O mundo necessita de jovens como vocês!
Acabamos de ouvir o Evangelho no qual Jesus chama Mateus para o discipulado. E, ao chamá-lo, anuncia que Ele veio justamente para que os pecadores experimentem a misericórdia. Veio para nós que estamos entre os povos chamados à obediência da fé, conforme nos fala Paulo na carta aos Romanos. “Recebemos a graça da vocação para o Apostolado, nós que fomos chamados a ser discípulos de Jesus Cristo, amados de Deus e santos por vocação.
A primeira leitura, juntamente com o salmo, nos indica que a nossa resposta deve ser de prontidão, – dizendo: Eis-me aqui! Aqui estou! Fala que teu servo escuta! Pois viemos para fazer, com prazer, a vontade do Senhor (Sl 39/40).
É esta expressão bíblica que gostaríamos que estivesse nos lábios e corações de vocês hoje e sempre: Eis-nos aqui, Senhor! A exemplo de Mateus, também estamos prontos para as consequências do SIM a Deus, cheias de desafios e alegrias.
Foi a chamada d’Ele que nos uniu nesse cenário maravilhoso da praia que recebe este nome por causa da inicial devoção a Nossa Senhora de Copacabana, sob o Cristo Redentor com Seu abraço acolhedor. Este mar, a areia, a praia e a multidão fazem lembrar a vocação dos outros discípulos, além de Mateus. Esse cenário nos remete aos barcos deixados na praia por aqueles que foram chamados por Jesus para segui-lo. Hoje, também nós somos chamados para seguir a Cristo Ressuscitado.
O Mestre Jesus nos convida para um mergulho em águas profundas, as águas do nosso batismo. E este bonito encontro internacional está justamente no coração do Ano da fé, tempo propício para renovar nossos compromissos assumidos na comunidade cristã. Somos chamados a viver profundamente a fé nesse tempo plural e de tantos questionamentos, nessa mudança de época, mas com o entusiasmo e a coerência de quem se deixa conduzir pela ação do Espírito Santo.
Refletindo sobre a resposta de Mateus a Jesus, ouvimos que, quando nos levantamos para responder positivamente ao Mestre, Ele vem cear em nossa casa e transforma nossa vida. Para Samuel, na primeira leitura, o chamado parecia um sonho, mas com a ajuda de um companheiro ele conseguiu discernir que a voz era de Deus, era real. O caminho missionário exige discernimento, utopia, sonho, mas também do auxílio de alguém ao nosso lado que nos ajude a reconhecer a voz de Deus. Como Paulo, somos servos de Cristo, apóstolos por vocação e escolhidos para o evangelho de Deus!
Queridos jovens, nossa Arquidiocese sentiu-se chamada por Deus para acolher vocês. Todos nós respondemos assim como Samuel, Paulo e Mateus: Eis-nos aqui! Aqui estamos! Nossas paróquias, famílias, escolas, pastorais, associações, movimentos, grupos de serviços. As nossas casas são as vossas casas! Existe uma revolução de amor neste momento: o outro é Cristo para nós! O outro é nosso irmão! Que isso ressoe pelo mundo! Somos chamados a viver construindo um mundo de irmãos! Queremos que todos e cada um se sintam acolhidos no abraço de Cristo, que chama a todos para estarem com Ele na construção do Reino de Deus. Vamos juntos?
Cristo nos convida: venham, meus amigos! Vamos com Ele nas pegadas do sucessor de Pedro, do Vigário do Redentor peregrinar por este Rio, semeando fraternidade por onde passarmos. Que possamos ser arautos da paz e da concórdia, conclamando o mundo a viver a santidade que brota do Redentor do Homem.
E, ao redor do Mestre, junto com outros jovens discípulos vindos de todos os recantos dessa Terra, diremos “Senhor, como é bom estarmos aqui” (Mt 17,4).
Andem por esta cidade, testemunhem Jesus Cristo, comprometam-se com o mundo novo, contagiem a todos com a alegria e a paz de Cristo, como sentinelas da manhá, trabalhando na renovação do mundo à luz do plano de Deus.
Vivemos este tempo forte de peregrinação porque Jesus Cristo está vivo no meio de nós, nos dá o seu Espírito Santo, e nós somos chamados a viver esta realidade e transmiti-la aos outros de modo acessível e compreensível. Jesus Cristo é sempre atual, sobretudo para os jovens que buscam a verdade, a justiça e a paz –e só podem encontrá-las em Jesus Cristo.
Vocês, queridos jovens, são o presente esperançoso de uma sociedade que espera que sua crise de valores tenha uma solução. São chamados a formar uma nova geração que vive a fé e a transmite para a geração seguinte. Somos convidados a uma experiência de fé e dela sair revigorados! A participação na comunidade com entusiasmo será a oportunidade de, convivendo com os demais irmãos e irmãs, testemunharem que um outro mundo é possível! O primeiro peregrino, que já está entre nós, o Santo Padre, o Papa Francisco, se colocou conosco nesta caminhada e nos indicará caminhos durante estes dias. Queridos jovens: não tenham medo de abrir os seus corações para Cristo!
Temos muitas barreiras e injustiças para superar. Vamos construir pontes ao invés de muros e obstáculos. O mundo todo, através de vocês, presente nessa cidade precisa testemunhar a solidariedade, a partilha e a acolhida do amor de Cristo Redentor. É tempo é de despertar confiança e esperança que se transformem em atitudes para um amanhã de luz.
Maria, de tantos nomes e invocações, e aqui no Brasil invocada com o título de Nossa Senhora Aparecida como padroeira principal, mas também Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora de Nazaré, foi e continua sendo a companheira e mãe de todos os jovens. A ela confiamos cada um de vocês para que, acolhendo o Cristo que ela nos apresenta, caminhem pelo mundo como discípulos missonários da nova evangelização, sendo protagonistas de um mundo novo, como sentinelas da manhã despertando a esperança de um novo amanhecer: Cristo Ressuscitou e vai à nossa frente! O Espírito Santo nos iluminará em nossa vida e nos dará as luzes para que compreendamos a nossa missão de como conduzir as pessoas ao Pai.
Hoje, ao iniciarmos a Jornada, o Cristo Redentor nos diz “Venham, meus amigos!” Durante a Jornada aprenderemos a dizer “Fala, Senhor, que teu servo escuta”! E ouviremos cada vez mais o Senhor a nos dizer: “Sejam missionários”. “Ide e fazei discípulos entre as nações”! E todos nós responderemos: “Eis-nos aqui, Senhor, envia-nos!”

MISSA ABERTURA JMJ


MISSA ABERTURA JMJ


APAIXONE-SE POR JESUS



Padre Arlon inicia o Sorrindo pra Vida, de hoje, explicando o significado da Jornada Mundial da Juventude, os símbolos da Jornada, que vieram antes para preparar o Brasil para a chegada do Santo Padre e para dar início a esse grande evento. O sacerdote também falou sobre a indulgência plenária que será dada pelo Papa a todos que participarem, sob algumas condições, dos ritos eucarísticos.

Na Palavra de hoje, Jesus, após Sua Ressurreição, aparece aos apóstolos e ordena que eles saiam para fazer discípulos entre todos os povos. Padre Arlon pede aos jovens que participarão desta JMJ: “Sejam portadores de Jesus, levem Cristo por onde forem”.

Hoje, Deus ordena que você saia e faça discípulos. Não é de dentro da sua casa, sentado, vivendo na comodidade que você conseguirá fazer isso. Saia, leve a Boa Nova de Jesus a quem precisa.

Graças àqueles doze discípulos, o Evangelho alcançou todas as nações. Hoje, jovens do mundo todo estão chegando ao Rio de Janeiro para ter um encontro pessoal com Deus.

O Papa, quando escreveu o documento do tema da JMJ, disse: “Jesus enviou Seus discípulos com o intuito de evangelizar, levar a Boa Nova da salvação, que é Jesus Cristo.” Não basta vir à Jornada, é preciso anunciar o Senhor, falar sobre a experiência maravilhosa de viver o encontro com Ele.

O Santo Padre mesmo diz que ninguém pode dizer que uma coisa sem experimentá-la. Por isso, se você sabe como é bom ter um encontro pessoal com Deus, como é bom participar de uma Jornada Mundial da Juventude, saia da sua casa e diga a todos sobre a sua experiência. Anuncie o Evangelho com entusiasmo e alegria.

Venha fazer a experiência de encontrar jovens de várias nacionalidades, proclamando a mesma palavra, falando do Cristo Ressuscitado. O Senhor está chamando você para gastar seu tempo com Ele e com a JMJ, para ouvir as palavras do Santo Padre. Queira fazer essa experiência para levá-la adiante. Anunciar o Evangelho deixará você apaixonado por Jesus. Mostre para o mundo o tamanho da sua paixão por Ele.

Na JMJ, que aconteceu em Roma, em 2000, uma imprensa secular reuniu um grupo de jovens para questioná-los, dizendo que o Papa João Paulo II era pop, um ídolo para todos os jovens e perguntou se eles estavam ali por causa desse Papa. Os jovens imediatamente disseram: “Não, nós estamos aqui por causa de Jesus.”

O jovem está aqui, porque ele é apaixonado por Jesus. Apaixone-se você também.

“Peço sobre nós, nesta manhã, o Espírito Santo. Que todos possam criar uma expectativa, uma alegria de Deus. Vem, Espírito de Deus, invadir o mundo todo e nos dar a alegria para esse grande evento. Que todos os jovens possam ser um sinal para o mundo de como vale a pena ser de Deus.


Padre Arlon
Membro da Comunidade Canção Nova

PEREGRINOS FALAM DA EMOÇÃO DE VER O PAPA DE PERTO

Enquanto o Papa Francisco passava de Papamóvel, no centro do Rio de Janeiro, a multidão gritava: “Papa Francisco, nós te amamos”
papa francisco passeia de papamovel no Rio de janeiro
“Papa Francisco, nós te amamos”, gritava a multidão (Foto: Wesley Almeida / Canção Nova)
Milhares de peregrinos se reuniram, no centro do Rio de Janeiro, para acolher o Papa Francisco, que percorreu as ruas da cidade de papamóvel, nesta segunda-feira, 22. Jovens, crianças e idosos acolheram o Santo Padre com muita emoção. A multidão aplaudia e gritava: “Papa Francisco, nós te amamos”. No percurso de papamóvel, Francisco acenou para fiéis e beijou crianças.
Fátima Lima, do interior de São Paulo, mãe de Guilherme Lima de 1 ano e 2 meses, recordou em lágrimas o encontro do filho com o Papa. Levado até o Pontífice por um voluntário, a criança recebeu um beijo. “Não tem como descrever a emoção, mas tenho certeza que meu filho recebeu uma bênção especial. Vou contar isso para ele quando crescer”, destacou.
Os peregrinos ficaram encantados com o sorriso do Papa. “Ver a serenidade do seu rosto, o seu sorriso é uma experiência única. Tantas vezes, eu o vi celebrando na catedral, mas agora é diferente. Ele é Papa, por isso choro tanto; mas ele continua simples, com uma graça diferente sobre ele, algo divino”, conta a jovem de Buenos Aires, Kiria Rodrigues, 22 anos.
Jovens-materia-001
Também a portuguesa Silvana Balaquirias, 26 anos, afirma ser impossível estar tão perto do Papa e não se encantar com seu sorriso e sua juventude. “É um Papa jovem! Um Papa alegre e amoroso. Queria que todos os jovens do mundo inteiro estivessem aqui. Fitar o olhar dele é tudo de bom. Uma alegria sem fim, que supera a qualquer uma que já vivi na minha vida. Vendo ele, gritei “sou a Igreja” e ele acenou para mim”.
“É sempre emocionante estar perto do Papa. Ele sorri e seu sorriso passa amor”, disse o jovem angolano, Maocy Hangf, 27 anos.
A baiana Quiara Silva, 18 anos, disse que se sentiu amada pelo Papa. “A jornada começou e nosso Papa está no meio de nós. Os jovens amam o Papa e o seu sorriso mostrava que é recíproco. Ele também nos ama! Ele é o Papa da juventude”.


DEUS QUIS QUE MINHA PRIMEIRA VIAGEM FOSSE NO BRASIL

O Papa Francisco fez seu primeiro discurso em solo brasileiroDiscurso do Papa no Palácio da Guanabara“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafios”, disse o Papa.
“Quis Deus, na sua amorosa providência, que a primeira viagem internacional do meu pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil”. Estas foram as primeiras palavras oficiais do Papa Francisco em solo brasileiro, durante a cerimônia de boas-vindas no Palácio da Guanabara,
Em meio a um clima de muita receptividade, o Santo Padre seguiu o discurso pedindo licença para entrar e transcorrer a semana com o povo brasileiro. Segundo o Papa, sua visita tem a missão única de confirmar os ”irmãos na Fé em Cristo”. “Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em Seu nome para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração, e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: ‘A paz de Cristo esteja com vocês!’”.
Ele reforçou o motivo de sua vinda ao Brasil. “Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no Seu abraço para, junto de Seu coração, ouvir de novo o Seu potente e claro chamado: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’”.
Segundo o Papa, Cristo abre espaço para estes jovens que vêm de diversas partes do mundo para se encontrar com o Pontífice, sobretudo com Jesus. Francisco destacou ainda a relação de Cristo com a juventude. “Cristo ‘bota fé’ nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: ‘Ide, fazei discípulos’. Ide para além das fronteiras do que é humanamente possível e criem um mundo de irmãos”.
O Papa também lembrou que, ao visitar o Brasil e falar aos jovens, também se dirigirá às famílias, às suas comunidades eclesiais e nacionais de origem, às sociedades nas quais estão inseridos.
Ao concluir seu discurso, Francisco pediu a atenção do povo brasileiro e, se necessária, “a empatia para estabelecer um diálogo de amigos”. Por fim, prometeu rezar, diante da imagem de Nossa Senhora, por todos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude. “Depois de amanhã, se Deus quiser, tenho em mente recordar-lhes todos a Nossa Senhora Aparecida, invocando sua proteção materna sobre seus lares e famílias. Desde já, a todos  abençoo. Obrigado pelo acolhimento!”

PRECISAMOS DA SABEDORIA DE DEUS

A grande perda que o pecado original nos acarretou foi justamente tirar-nos a visão espiritual. Não temos visão espiritual, somos como cegos. Vamos apalpando as coisas pelo caminho. Por essa razão, precisamos da sabedoria de Deus, da luz e da condução do Senhor. Precisamos que o Senhor nos encaminhe em cada momento de nossa vida.

E o mais lindo é isso: a sabedoria divina está ao nosso alcance, tanto quanto o Seu poder. Começamos a experimentar o poder do Altíssimo, mas Ele quer que experimentemos também a Sua sabedoria. É preciso que a busquemos, que a colhamos, que a utilizemos em nossa vida.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O QUE É E COMO LUCRAR UMA INDULGÊNCIA PLENÁRIA ?


Podemos comparar a Indulgência a um Banco, onde há um rico depósito de milhões. Essa riqueza são os méritos dos santos. A Igreja oferece esse tesouro a todos os cristãos, para pagar por seus pecados e dos falecidos. As condições para se ganhar a Indulgência são sempre as mesmas: confissão dos pecados, comunhão, algumas orações (Credo, Pai Nosso, Ave Maria, oração pelo Papa). A confissão e comunhão podem ser o que se costuma fazer no mês.

As pessoas doentes ou impossibilitadas de saírem de casa também podiam lucrar a indulgência, em casa, fazendo algum ato de piedade, algumas orações à sua escolha.

Não compete a qualquer um estabelecer as condições da indulgência. Isso é atribuição da Igreja e do Papa.
Mas para seu consolo, existem outras formas de se ganhar indulgência plenária, com outros atos de devoção, além dos tempos especiais de Jubileus.

Ganha-se Indulgência Plenária:

• Recitando o terço numa igreja ou capela, ou um grupo de pessoas em família.

• Fazendo a leitura da Bíblia por meia hora.

• Fazendo o exercício da Via Sacra numa igreja, percorrendo as 14 estações.

• Fazendo a leitura da Paixão e Morte de Jesus Cristo, por 15 minutos, (se não puder fazer a Via Sacra.)

• Fazendo a Renovação das Promessas do Batismo, na data do próprio Batismo. Pode-se usar qualquer fórmula.

• Visita e adoração ao Santíssimo por meia hora.

• Participação na Primeira Comunhão de crianças.

•Visita à igreja paroquial, no dia do Padroeiro.

• No dia de Finados. 2 de Novembro:Visita a uma igreja, reza de um Creio. Pai Nosso, confissão e comunhão (do mês), oração pelo Papa (pode ser Pai Nosso, Ave Maria, ou qualquer outra oração.)
Além disso, pode-se lucrar indulgência plenária desde o dia 1° até dia 8 de Novembro. Condições: visita a um cemitério, rezar pêlos falecidos, oração pelo Papa, confissão e comunhão mensal.

A participação na Missa também pode ser considerada uma Indulgência Plenária. A Missa é a renovação do Sacrifício da Cruz. Na Missa nós estamos aos pés da Cruz como a Mãe de Jesus, São João e Maria Madalena. O Catecismo da Igreja Católica fala que "A missa renova e torna presente todo o mistério de Cristo, desde sua Encarnação, até sua Paixão, Morte, Ressurreição e Ascensão aos céus." Quem acompanha Jesus Cristo em toda sua vida, é contemporâneo de seus milagres e suas pregações, será que não está recebendo muito mais que uma Indulgência Plenária?

Aproveite essas oportunidades e divulgue entre seus conhecidos. Temos uma imensa riqueza em nossa Igreja Católica, e nem sempre aproveitamos.


O QUE É A FÉ ?

Quando se pergunta o que é a fé, é necessário considerar a existência de seus vários tipos. Um exemplo é a fé assentimento da inteligência, a fé confiança, a fé estabilidade. Mas, no nosso caso, podemos nos ater àquela que nos possibilita aceitar a salvação que Jesus nos deu. Antes de mais nada, é importante dizer que a fé é um dom de Deus, um presente para aqueles que lha abrem o coração. 



A fé é a coisa mais simples e evidente do Novo Testamento. É uma pena que muitos só a descubram no fim de sua vida. No fundo, trata-se simplesmente de dizer “sim” a Deus, pois Este criou o homem livre para que pudesse aceitar livremente a vida e todo o dom que vem d’Ele. O Senhor esperava que o homem se aceitasse como uma criatura e respondesse com um “sim” ao Seu plano de amor, mas Ele recebeu um “não” que configura todo pecado, pois, na verdade, o pecado nada mais é do que o “não” da criatura ao Criador, um rompimento com o seu Senhor. Porém, Deus, que não encontra limites em Seu amor e na Sua bondade, oferece ao homem uma nova oportunidade, uma nova chance de ser feliz e de se realizar, perguntando-lhe: “Você aceita a salvação que o Meu Filho trouxe? Aceita ser curado de todos os seus males e liberto de tudo o que o oprime para viver uma vida nova em Jesus?”. 

Ter fé significa dizer “sim, Senhor, eu aceito!”. Quando isso é dito do fundo da alma, com toda sinceridade, nasce uma nova criatura. O homem renasce no exato momento em que Jesus dá a sua vida por ele, morre por ele no momento em que ele reconhece a salvação e se torna consciente da vida nova que lhe foi proporcionada pelo sacrifício do Senhor. 
A fé se manifesta pelo “sim” livre e consciente que o ser humano dá a Deus como resposta à Sua proposta de salvação. 
Eliana Ribeiro

O AMOR A DEUS DEVE PREVALECER SOBRE TODAS AS COISAS

Independente de qualquer coisa, devemos amar o Senhor em primeiro lugar, pois o amor d’Ele nos ensina como amar todos
Não penseis que eu vim trazer a paz a terra, eu não vim trazer a paz, mas sim a espada (Mt 10, 37)
Ao escutar essas palavras tão duras de Jesus, podemos ficar, em um primeiro momento, escandalizados, pois nós O conhecemos como o Príncipe da Paz; no entanto, hoje, Ele nos diz que não veio trazer a paz, mas a espada. Então, qual é a paz que o Senhor vem nos trazer? Não é a que nós conhecemos, mas a que traz uma revolução dentro de nós. Por isso Ele se mune da espada, pois esta é capaz de cortar e separar.
Nós somos como um fruto que possui uma parte ruim, mas da qual ainda se aproveita todo o restante. A espada apresentada é justamente para esse fim, separar de nós tudo o que carregamos de mal, permitindo que apenas o bem permaneça.
A espada de Jesus é para cortar o que faz mal para nossa própria vida, separando o que é do Reino de Deus do que é desse mundo. Às vezes, o que Jesus vem nos trazer pode até causar divisão, como em uma família, na qual apenas uma parte aceita a Verdade.
Existe uma oposição entre os que querem viver a vontade de Deus e aqueles que não a aceitam. Nesse momento, o amor a Deus deve prevalecer, e isso não significa que deixaremos de amar alguém, mas, ao contrário, precisamos amar ainda mais com o amor que vem do coração de Deus.
Independente de qualquer coisa, devemos amar o Senhor em primeiro lugar, pois o amor d’Ele nos ensina como amar qualquer pessoa, em qualquer situação e em qualquer lugar.
Padre Roger Luís

POR ISSO O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ Á SUA MULHER

Hoje, queremos dedicar o dia para nossas famílias e casais. Na vida de casados, precisamos muito de diálogos e da graça Deus.

Que os casais tenham força de permanecer unidos e ninguém interfira no seu relacionamento. Para isso, entregue para Jesus cada membro da sua família, suas lágrimas, suas dores e seus sofrimentos para que Jesus possa renovar sua família e abençoá-la.

O amor que temos pelos nossos é um reflexo do amor de Deus por cada um de nós. Nosso coração precisa, a cada dia, tornar-se cada vez mais orante por nossas famílias, pois o mundo está necessitando disso.

Precisamos trazer, no nosso coração, a certeza de que a nossa família é linda e que Deus cuida de cada um de Seus filhos, pois a família está no coração d'Ele.

Existem muitos casais desistindo da família, mesmo aqueles que caminham com o Senhor. Temos que ser perseverantes com Jesus Cristo para que Ele possa restaurar nossa casa.

Em oração, diante do Senhor, devemos levar, no coração, aqueles dos quais temos vontade de nos afastar e desistir. Temos que entregá-los para Jesus.

Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher”(Mc 10,9). Deus criou a humanidade, criou o homem e a mulher, por isso o homem não separa o que Deus uniu pelo matrimônio, pois por meio desse sacramento eles se tornam uma só carne.
Temos que crer na família como Deus a criou!

Há tantas manifestações pelo Brasil, mas, na Canção Nova, podemos ver a manifestação mais linda: a graça de acreditarmos na família.

Nossa casa é uma igreja, e nós deveríamos ter, em nossa casa, o Sagrado Coração de Jesus, um crucifixo, Jesus Misericordioso e a Virgem Maria, porque, assim, ela se torna aquilo que a Igreja fala: “uma comunidade de amor”.

Deus constituiu a família no amor e na esperança. Temos que confiar no Senhor e colocá-Lo no meio da nossa família para que possamos ser únicos e ter o discernimento de separarmos o tempo de sermos mães, pais, esposos (as) e organizar o tempo com os filhos.

A Igreja diz que a família é uma comunidade cristã, imagem de Deus. Peçamos ao Senhor a graça de vivermos os desafios de um casamento. E que o Senhor possa abençoar nossas famílias com muito amor e perdão!
Ricardo Sá