segunda-feira, 22 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO DISCURSO NO RIO

Não tenho ouro nem prata, mas trago comigo o mais valioso: Jesus Cristo. Venho em seu nome para alimentar a chama de amor fraterno que arde em todo o coração e desejo que chegue a todos e a cada um minha saudação. A paz de Cristo esteja convosco." Papa Francisco, na cerimônia de boas-vindas ao lado da presidente Dilma Rousseff no Palácio da Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro.

ORAÇÃO OFICIAL DA JMJ



Pai, enviaste o Teu Filho Eterno para salvar o mundo e escolheste homens e mulheres para que, por Ele, com Ele e nEle, proclamassem a Boa-Nova a todas as nações. Concede as graças necessárias para que brilhe no rosto de todos os jovens a alegria de serem, pela força do Espírito, os evangelizadores de que a Igreja precisa no Terceiro Milénio.

Ó Cristo, Redentor da humanidade, Tua imagem de braços abertos no alto do Corcovado acolhe todos os povos. Em Tua oferta pascal, nos conduziste pelo Espírito Santo ao encontro filial com o Pai. Os jovens, que se alimentam da Eucaristia, Te ouvem na Palavra e Te encontram no irmão, necessitam de Tua infinita misericórdia para percorrer os caminhos do mundo como discípulos--missionários da nova evangelização.

Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, com o esplendor da Tua Verdade e com o fogo do Teu Amor, envia Tua Luz sobre todos os jovens para que, impulsionados pela Jornada Mundial da Juventude, levem aos quatro cantos do mundo a fé, a esperança e a caridade, tornando-se grandes construtores da cultura da vida e da paz e os protagonistas de um mundo novo."
Amém!



MARIA MADALENA

Natural de Mágdala, na Galileia, Maria Madalena foi contemporânea de Jesus Cristo, tendo vivido no Século I. O testemunho de Maria Madalena é encontrado nos quatro Evangelhos:
“Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Mágdala, da qual haviam saído sete demônios…” (Lc 8,1-2).
Após ter sido curada por Jesus, Maria Madalena coloca-se a serviço do Reino de Deus, fazendo um caminho de discipulado, de seguimento a Nosso Senhor no amor e no serviço. E este amor maduro de Maria Madalena levou-a até ao momento mais difícil da vida e da missão de Nosso Senhor, permanecendo ao lado d’Ele:
“Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25).
Maria Madalena foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus:
“Então, Jesus falou: ‘Maria!’ Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: ‘Rabûni!’ (que quer dizer: Mestre)” (Jo 20,16).
A partir deste encontro com o Ressuscitado, Maria Madalena, discípula fiel, viveu uma vida de testemunho e de luta pela santidade.
Existe também uma tradição de que Maria Madalena, juntamente com a Virgem Maria e o Apóstolo João, foi evangelizar em Éfeso, onde depois veio a falecer nesta cidade.
O culto à Santa Maria Madalena no Ocidente propagou-se a partir do Século XII.
Santa Maria Madalena, rogai por nós!

NO ANGELUS, PAPA PEDE ORAÇÕES POR SUA VIAGEM NO RIO

Papa Francisco pediu, aos fiéis presentes no Vaticano, orações por sua viagem ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude
No Angelus, Papa pede orações por sua viagem ao Rio de Janeiro
“Eu vejo lá no fundo aquela faixa onde está escrito ‘Boa Viagem!’”, disse o Papa no Angelus deste domingo, 21, ao comentar sobre a viagem que fará ao Brasil nesta semana (Foto: CTV)
No Angelus deste domingo, 21, o Papa Francisco pediu aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, que o acompanhem com as orações na viagem que fará a partir desta segunda-feira, 22, ao Rio de Janeiro.
O Santo Padre vem ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que espera reunir mais de dois milhões de jovens na capital carioca.
Francisco desembarcará na cidade às 16h (hora local), na terça-feira terá um dia mais reservado à oração, na quarta visitará o Santuário de Aparecida e a partir de quinta-feira participará do encontro mundial no Rio de Janeiro. Na capital, seu primeiro evento público será a celebração da Missa de acolhida, na Praia de Copacabana, às 18h.
Dezenas de milhares de pessoas ouviram suas palavras neste domingo, e em meio a elas, o Papa viu uma faixa com os dizeres ‘Boa Viagem’, o que lhe deu a ocasião para pedir aos fiéis que o acompanhem ‘espiritualmente’ nesta Jornada.
Francisco disse ainda que no Rio e em todo o mundo esta será a ‘Semana da Juventude’ e convidou os jovens a questionar-se sobre o caminho que devem seguir em suas vidas.
“Todos os que estarão no Rio querem ouvir a voz de Jesus: Senhor, o que devo fazer de minha vida? Vocês, jovens presentes aqui na Praça, façam a mesma pergunta ao Senhor”.
Oração e serviço
Antes da oração mariana, o Papa Francisco falou aos fiéis a respeito do Capítulo 10 do Evangelho de São Lucas, que narra a hospitalidade oferecida pelas irmãs Marta e Maria a Jesus em Betânia.
As duas foram acolhedoras com o Senhor, mas tiveram atitudes diferentes: enquanto Maria, aos pés do Senhor, escutava a sua palavra, Marta estava ocupada com seus afazeres, agitada por muitas coisas, e foi repreendida por Jesus. Com doçura, ele lhe explicou que se alguém quer verdadeiramente segui-lo, é necessário que se torne seu discípulo, escutando-o. Do contrário, não poderá agir em conformidade com a sua palavra.
“As obras de serviço e caridade do cristão não devem jamais se separar da oração, da escuta da Palavra do Senhor, assim como o fez Maria, aos pés de Jesus, comportando-se como uma discípula. E por isso, Marta foi repreendida”.
O Papa explicou que servir e orar são dois comportamentos importantes, mas não contrapostos; devem ser vividos em unidade e harmonia.
“A oração que não gera uma ação concreta em ajuda de nossos irmãos pobres, doentes, carentes, que precisam de nós, é uma oração estéril e incompleta. Por outro lado, quando no serviço eclesial se presta mais atenção no ‘fazer’, dando mais importância às funções e estruturas, corre-se o risco de servir apenas a si mesmo e não a Deus, presente no irmão necessitado”.
Concluindo, o Papa citou São Bento, com o seu lema “ora et labora”, e lembrou que “é da contemplação, da relação da amizade que temos com o Senhor, que nasce em nós a capacidade de viver e de ter conosco o amor de Deus, sua misericórdia e ternura para com o próximo. E a consciência de que nossa atenção com o irmão carente e nosso trabalho de caridade nas obras de misericórdia nos aproximam do Senhor”.

O SENHOR PREPARA SEUS VALENTES QUERREIROS

Nós, cristãos, precisamos reagir. Ninguém pode calar nossa boca, nossa fé, nem nossa eloqüência em proclamar que Jesus Cristo é o Senhor.

O ardor e a força da convicção de São Estêvão eram tamanhos que abalaram as estruturas do sinédrio. Por causa disso, os contrários à fé cristã tinham muita raiva dele. Condenaram-no e martirizaram-no a pedradas, para que ele não pudesse mais proclamar a Palavra de Deus. Saulo, que depois se transformou no grande apóstolo Paulo, foi quem carregou o manto daqueles que o apedrejaram. A "revanche" de Deus foi muito maior, pois o que Estêvão não falou, Paulo falou e fez por ele.

E Pedro, João e os demais apóstolos, depois de terem sido presos, foram proibidos de pregar em nome de Jesus e de realizar milagres. Ao voltarem para a comunidade, a qual pertenciam, todos estavam orando. Em vez de aqueles homens ficarem temerosos diante de tal proibição, que havia sido imposta a eles, eles fizeram uma oração:

"E agora, Senhor, sê atento às suas ameaças, e concede aos teus servos que anunciem a tua Palavra com inteira segurança. Estende, pois, a mão para que se produzam curas, sinais e prodígios pelo nome de Jesus, teu santo servo". (Atos dos Apóstolos 4, 29- 30)

É assim que o Senhor prepara seus valentes guerreiros, os apóstolos de ontem e os de hoje. Ontem eram Pedro, João, Estêvão, Paulo, entre outros. Hoje, somos Reginaldo, Nilva, você e eu. E o método é o mesmo: o Senhor põe diante de nós situações concretas perante as quais precisamos pôr nossa fé em ação. Não estranhe: se as situações são difíceis é porque você precisa de um treinamento mais firme de fé.

Reze e peça ao Senhor que lhe dê uma fé inabalável e renuncie a toda incredulidade. Diga-Lhe que você quer ser uma pessoa de oração, de fé, de convicção e de determinação n’Ele. Amém! 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ACOLHA AS INSTRUÇÕES DE DEUS



Quem teme o Senhor acolhe a Sua instrução. Uma das coisas mais interessantes e atraentes é observar o que acontece com a pessoa que vive um encontro pessoal com Deus, como brota no coração dela uma sede de conhecimento e de ser melhor. Quando a pessoa vive essa experiência, não resta duvida de que Jesus tocou em seu coração, porque mudanças acontecem. A pessoa passa a ter paz e amor na sua vida, começa a ter um desejo de rezar, sede da Palavra de Deus.

E diz a Palavra que quem procurar a instrução do Senhor com disposição e prontidão encontrará a Sua bênção. Assim que você descobrir o que o Pai quer para sua vida, abrace com disposição e prontidão, porque Ele está lhe revelando o caminho da felicidade, mas é você quem tem que avançar e obedecer.

Aquele que teme o Senhor tem um juízo justo e se torna um sinal das Obras de Deus. Já o pecador não se deixa corrigir e sempre arruma justificativas para suas atitudes. Você não pode ser assim. Se o que Deus tem para você é para melhor, você precisa abraçar essa correção sem se justificar.

E a Palavra continua: “Meu filho, nada faças sem conselho e não te arrependerás depois de teres agido”. Se você vai tomar uma decisão importante, consulte primeiro Deus, coloque-se em oração e peça a Ele a graça de iluminar sua decisão para o bem e para o que for da vontade d’Ele.

Reze, entregue a Ele a situação que você está vivendo e toque a sua vida para frente. Não fique parado esperando o sinal chegar. Enquanto a resposta não vem, caminhe e faça a sua parte, confiando na capacidade que Ele lhe deu e agindo segundo a sua consciência.

Não procure sinais onde não existem. Às vezes, as pessoas procuram justificativas espirituais em situações humanas e não fazem o que deve ser feito. Pare de buscar justificativas. Reze, peça a Deus força e sabedoria; tome juízo, confie em você mesmo e nas inspirações que Ele lhe deu, siga em frente com disposição e prontidão.

Quem madrugar para Deus e se apressar em obedecê-Lo vai encontrar a bênção e alcançará a felicidade.

“Meu filho, nada faças sem conselho e não te arrependerás depois de teres agido. Não te embrenhes num caminho de perdição e não tropeçarás nas pedras. Não te metas num caminho escabroso, para não pores diante de ti uma pedra de tropeço.” Não persista no erro para depois não se arrepender. Se quiser evitá-lo, não procure um caminho desconhecido, converse com quem já passou por ele antes de se decidir, assim você evitará sofrer grandes danos na sua vida.

Quem se deixa instruir, evita danificar-se. Quando a Palavra fala: “Previne-te contra teus filhos, sê prudente em presença de teus familiares”, é uma instrução, um alerta para o que precisamos fazer.

Ter cuidado com os filhos e com aqueles que o cercam não é vê-los como inimigos e se afastar deles. O jeito de se preservar é com amor, valorizando-os, amando-o, tendo respeito por eles. Faça isso e você não sofrerá dano algum.

Termino essa reflexão repetindo o que diz a Palavra do Senhor: “Aquele que crê em Deus atende ao que ele manda. Aquele que põe sua confiança nele, não será atingido”. Você tem medo de algo? Uma-se a Deus, madrugue em fazer a vontade d’Ele, aja conforme sua consciência, não procure justificativas espirituais para coisas humanas e tenha disposição para fazer o que está ao seu alcance. Assim, o Senhor o protegerá de qualquer dano. Bendito seja Deus por essa promessa.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

OFEREÇA SEU AMOR

Às vezes nos deparamos com pessoas que se sentem desanimadas, pra baixo, sem forças para levantar, e então, mesmo contra a sua própria vontade, se deixam aprisionar a um mundo sem esperança, frio e indiferente.

A menina que Jesus estendeu a mão era considerada morta, e Ele a trouxe novamente para a vida. Seus familiares e amigos estavam morrendo para o amor, e Jesus, na atitude de estender a mão, oferece calor e vida através do Seu Amor.

Assim como nós precisamos de Deus para nos dar a vida, e de Jesus para nos oferecer o Amor, também precisamos gerar vida e amor para os que estão morrendo em nosso meio.

Preste atenção ao seu redor! Não só de pão vive o homem, e nem só de frio e fome ele pode morrer. A falta de amor destrói e mata o corpo que se consome pelo mal.

Seja um instrumento de Deus na vida do outro, acreditando que sua ação pode libertar alguém da morte, tendo fé que sua esperança e confiança não vêm dos homens, mas do Pai que tem misericórdia dos seus filhos. Interceda pelos que estão desanimados de viver e presos às amarras da solidão.

O amor tem o poder de transformar a vida pois, ele dá novo sentido e novas cores aos fatos, e revela o bem e o que há de melhor em cada um.

Estenda a sua mão e ofereça o seu amor, você pode!
Às vezes nos deparamos com pessoas que se sentem desanimadas, pra baixo, sem forças para levantar, e então, mesmo contra a sua própria vontade, se deixam aprisionar a um mundo sem esperança, frio e indiferente.

A menina que Jesus estendeu a mão era considerada morta, e Ele a trouxe novamente para a vida. Seus familiares e amigos estavam morrendo para o amor, e Jesus, na atitude de estender a mão, oferece calor e vida através do Seu Amor.

Assim como nós precisamos de Deus para nos dar a vida, e de Jesus para nos oferecer o Amor, também precisamos gerar vida e amor para os que estão morrendo em nosso meio.

Preste atenção ao seu redor! Não só de pão vive o homem, e nem só de frio e fome ele pode morrer. A falta de amor destrói e mata o corpo que se consome pelo mal.

Seja um instrumento de Deus na vida do outro, acreditando que sua ação pode libertar alguém da morte, tendo fé que sua esperança e confiança não vêm dos homens, mas do Pai que tem misericórdia dos seus filhos. Interceda pelos que estão desanimados de viver e presos às amarras da solidão.

O amor tem o poder de transformar a vida pois, ele dá novo sentido e novas cores aos fatos, e revela o bem e o que há de melhor em cada um.

Estenda a sua mão e ofereça o seu amor, você pode!