domingo, 21 de julho de 2013


O PECADO PARALISA

É preciso que cada um dos nossos volte, mesmo que tenha perdido tudo e já esteja “cheirando mal”, como o filho pródigo. Para Deus não há caso sem solução. Não há casos perdidos. Olhando para Maria Madalena, Jairo, Mateus, percebemos que para o Senhor não há casos impossíveis. É preciso que cada um dos nossos volte para casa.

Aquele homem que estava paralisado (cf. Lucas 5, 18-19) não tinha mais como ir sozinho, tal era a situação em que ele havia chegado. Foram seus amigos que o colocaram na maca e o levaram para Jesus. Tiveram um grande trabalho porque não tinham como entrar. Mas, finalmente, conseguiram levá-lo à presença do Senhor.

É assim que precisamos fazer com os nossos. Não podemos parar de trabalhar enquanto não conseguirmos levá-los todos até Jesus.Ao ver aquele homem paralítico na padiola Cristo percebeu que sua maior necessidade era o perdão dos seus pecados, por isso, lhe diz: “Teus pecados te são perdoados” (Lucas 5, 19b). A maior necessidade dos nossos é essa também. Eles estão nessa situação porque foram para longe de Deus e acabaram no pecado, como o filho pródigo e como aquele homem paralisado. O pecado vai entrevando a pessoa de tal maneira que se torna vão qualquer socorro humano. É preciso o socorro divino. 

Pois com Deus faremos proezas, realizamos maravilhas. Por isso, faça a sua parte: lute, ore, interceda, jejue, sacrifique-se, fale, exorte... Faça tudo o que estiver ao seu alcance. Chegará a hora em que cada pessoa da sua família haverá de se decidir e voltar para a casa do Pai. E quando isso acontecer, o Senhor mesmo irá dizer: “Meu (minha) filho (a), tem confiança; os teus pecados te são perdoados”. Depois Ele cuidará do restante: curando a paralisia, dando roupas novas, sandálias e anel novo de filiação (cf. "A parábola do filho pródigo" (Lucas 15, 11-32)). 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Vamos meditar sobre a Jornada Mundial da Juventude e o nosso encontro com o Papa Francisco que se aproxima. Em uma de suas mensagens, o Papa nos pede que tenhamos um coração aberto como estão os braços do Cristo Redentor, por isso amemos uns aos outros assim como Deus nos ama sem distinção. 

O coração de Nosso Senhor está, continuamente, aberto para nos amar sem distinção. O Papa emérito Bento XVI nos indica o que cada um de nós precisa fazer, mesmo sabendo que cada um está num processo contínuo de conversão e que, à medida em que vamos caminhando, percebemos que se trata de nos assemelharmos a Jesus Cristo. 

Nada é mais importante do que exalar o perfume de Cristo, principalmente para os que estão ao nosso lado. Precisamos ser testemunhas. Eu e você precisamos dedicar a nossa vida para que a transformação aconteça. Não se angustie, mesmo diante das dificuldades. Devemos atrair todos as pessoas com as quais lidamos para Jesus Cristo; por isso, coloquemo-nos a caminho, pois este é o caminho mais seguro a seguir. 

O coração de cada um de nós é mistério; e chegar ao coração de alguém requer tempo. Nós, porém, não temos paciência em esperar o tempo dos outros. A conversão se dá por primeiro em nossos corações, a partir daí, vamos adequando o nosso coração ao de Jesus Cristo. Assim, acontecerá, em nossas vidas, aquilo que Deus quer: que cada um de nós tenha um coração aberto a amar e que está disposto a perdoar sempre. 

Você tem um coração aberto a amar e a perdoar? Não tenhamos medo e não percamos tempo de perdoar, pois a falta dele tira de nós a esperança. Não fixemos em nossos medos. A vida de um cristão deve ser repleta pelo perdão. A nossa vida, em alguns momentos, é repleta de momentos de falta de perdão e não entendemos por que algumas coisas não acontecem em nossas vidas. Jesus é perdão, então, abra o seu coração, porque Jesus perdoa. 

MAGNIFICAT



E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,meu espírito exulta de alegria em Deus,meu Salvador,porque olhou para sua pobre serva.Por isto,desde agora,me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.Sua misericórdia se estende,de geração em geração,sobre os que o temem.
Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel,seu servo,lembrado da sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais,em favor de Abraão e sua posteridade,para sempre.

Amém

São Lucas, 1,46-55

HOMEM E MULHER ASSUMINDO O CAMINHO DA SANTIDADE

A dor de muitas mulheres é não ter um marido formado pelo Espírito Santo, confiante na Palavra, homem de oração, fiel a Deus. Talvez as situações que atravessam sejam tão difíceis justamente por não terem um marido santo. É hora de empenhar-se, de lutar, sofrer, de orar com fervor. É tempo de resgatar seu lar, seu marido, seu casamento. Que São José a ajude e a faça semelhante a Maria. 

Os homens precisam de coração. Graças a Deus, as mulheres, que são o coração, têm ''batido'' bem. Sim, felizmente são elas que têm sustentado – na fé e na oração – tanto os homens, como as famílias. Mas é preciso que a cabeça esteja unida ao coração, desempenhando a função que lhe cabe. 

Com razão, o anjo disse a Maria: ''Ave Cheia de Graça!'' E Isabel disse a Ela: ''Bendita és tu entre as mulheres!'' Não resta dúvida de que Nossa Senhor é ''bendita entre as mulheres''. Mas Deus colocou José para ser a cabeça de Maria, e Ela respeitou esta hierarquia, confiando-lhe as ordens do Senhor. O canal da graça, da bênção, da santidade para Maria era José. 

Este é o segredo para você, mulher: querer o seu marido cada vez mais santo. Para isso, pedir, rezar, suplicar, jejuar. Quanto mais ele for santo, mais ele será canal para você ser cada vez mais de Deus. O Pai não a quer santa, sozinha. Você precisa do seu marido e ele precisa de você. Deus quer marido e mulher caminhando juntos para a santidade. 

O matrimônio é um caiaque de dois. Se Deus chamou você para o matrimônio, não há outro jeito. É preciso remar em sincronia. É preciso que homem e mulher andem em sintonia. É preciso aprender. E, muitas vezes, vai ser preciso ensinar. Um ensina o outro. Mas é preciso que os dois aprendam. É o único jeito de levar em frente o “caiaque do casamento”. 

Se você, mulher, já está mais adiante no processo da santificação, saiba que não adianta sair na frente, como na ''Corrida de São Silvestre''. Sua vocação é andar no “caiaque duplo”. É ter sincronia, é ensinar o marido a remar junto. Sua função é preparar seu companheiro, para que ele também aprenda e entre no ritmo. Você precisa começar com seu marido bem devagar, treinando bastante, até que ele se habitue e vocês adquiram sincronismo. 

No casamento, a santidade, o caminho para Deus é conquistado a dois. 

Homens, é hora de deixar de covardia! Remem com suas mulheres, pois elas já remaram demais sozinhas. O barco afundou porque vocês, infelizmente, não tinham assumido suas responsabilidades. Não basta dizer: ''Minha esposa já vai à igreja, reza, comunga, conta os pecados dela e os meus para o padre. Eu já nem preciso me confessar''. Isto é desculpa! É preciso que você também assuma seu caminho de santidade. Não há outro jeito! 

Maria foi tão santa porque José foi muito santo. E ao mesmo tempo (aí está o bonito), José foi tão santo porque Maria foi muito santa. 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

SER HERÓI É SER SANTO

O aprendiz de santo é aquele que sabe que é nada
Não é à toa que a primeira coisa que se verifica em um processo de canonização são as virtudes heróicas, que seriam a comprovação do comportamento e o percurso do candidato à santidade, tende de ficar claro, e para além de qualquer dúvida, que, em vida, a conduta do candidato se pautou pela prática das virtudes para além do comum. É ser herói!
Viver o Cristianismo é um ato de coragem, pois só os corajosos se declaram cristãos, afirmam sua fé no Cristo. E sabem que todo poder é d'Ele.
Todo super-herói tem um ponto fraco. Assim como todo santo tem um limite. Mas a santidade não se restringe a anular limites, mas sim usá-los como trampolim para chegar mais alto.

Não devemos ser santos que correm do mundo, que fogem das pessoas, escondem-se de uma vida sem doação e se privam do outro; nem podemos ser santos de rosto triste, que se colocam como um “extraterrestre” ou como alguém que deixou de ser gente. Muito menos podemos ser santos que se esquecem de quem tem pecados, possui limites e, por conseguinte, acaba por viver uma vida de aparências. Não podemos ser santos que perderam a alegria de viver e passam por esta vida apenas como um mero espectador. Não devemos ser, por fim, um santo que se acha perfeito e despreza o imperfeito.

Santidade é para todos. Nossa primeira vocação é ser santo, contudo, muitas vezes, perdemos o verdadeiro significado disso. Às vezes, acreditamos que nosso jeito de viver não nos levará à santidade, uma vez que nos fixamos nos modelos dos santos do passado. Certamente, eles são referências, mas não a regra, visto que eles só se tornaram santos na medida em que viveram as virtudes heróicas em seu tempo.
A regra para a santidade é uma só: deixar o poder que está em nós nos impulsionar em todas as coisas. Este poder é o Espírito Santo, pois é Ele quem nos santifica.

Nosso erro é tentar moldar uma santidade segundo nossos esquemas, e não segundo a ação do Espírito Santo. Ser santo não é ser perfeito e nunca pecar, mas ter atitude de ser aquilo que é, sempre se perguntando: “Jesus faria isso? Jesus faria assim? Jesus estaria aqui?”.
Não falo de coisas certinhas, mas sim daquilo que vale a pena. Falo de Cristianismo, atitude, de uma vida com sentido. O perfeito é aquele que “se acha” e não quer ninguém veja seus limites, seus pecados. O aprendiz de santo é aquele que sabe não ser nada. Ser nada é deixar todo espaço para Deus ser tudo.
Adriano Gonçalves

SOMOS SEMENTES DO BEM

Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 2. Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isto se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como ele é. 3. E todo aquele que nele tem esta esperança torna-se puro, como ele é puro. 4. Todo aquele que peca transgride a lei, porque o pecado é transgressão da lei. 5. Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado. 6. Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu. 7. Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo. 8. Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio. 9. Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus. 10. É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão.” (I jo 3,1-10) 

A Palavra de Deus nos deu esse presente, sermos chamados filhos de Deus. Infelizmente esquecemos disso. Recebemos o presente mais não abrimos. Muitas vezes recebemos esse presente e colocamos em uma caixa e deixamos para abrir somente depois, porque sabemos o que tem dentro. 

Precisamos mudar de vida! Chegou a hora de assumir esse presente que Deus te deu. Deus te pede pra abrir o presente, rasgue o papel! Nós somos filhos de Deus! 

Nós precisamos de um caminho de purificação, quem abraça o PHN precisa entender que você está em um caminho de purificação. Precisamos deixar que seja destruídas as obras do diabo investidas contra nós. Nós fomos aceitando as ofertas que o diabo foi nos dando. Essa obra precisa cair, para crescer a Obra do Gente do Bem dentro de mim e de você. 

Deus colocou em você a semente dele, a semente do bem. Toda semente precisa de um clima, de condições diferentes das outras. Ela precisa ser cuidada para que possa crescer e dar frutos. 

Meu amigo, você é convidado a criar as condições climáticas dentro de você para que possa dar fruto . As condições são: romper com o pecado, drogas, etc.. Tire tudo que atrapalha a semente do Bem de crescer. Busque a Deus ele te ajudará a regar essa semente.
Precisamos fazer esse caminho; sim de purificação, retire o medo de deixar essa semente crescer. Porque temos medo de cultivar a semente de Deus em nós? Esse é o primeiro passo para a obra de Deus crescer em nós. 

A Rosa de Jericó , uma planta encontrada no deserto, na falta de água ela vai se dobrando sobre si mesmo, ficando feia. Porem ela ao contato mínimo de água ela vai se abrindo e tornando-se bela novamente. 

Tem, muito jovem encurvado escondido em tatuagens, drogas e sexo desregrado. Chegou a hora de deixar de ser Patinho feio meu filho! Tire as ferraduras, é hora de mudar, e a hora é agora! hora de criar as condições climáticas para sermos Gente do Bem. O Gigante de acordou, temos visto na TV, as manifestações pelo brasil, Só vai dar certo se o Gigante que está dentro de você acordar, e tornar verdadeiro filho de Deus. Somos sementes de uma nova geração, que tem o poder de transformar o brasil pelo poder de Deus! 

O Espírito Santo quer regar essa semente e fazer dar um belo fruto. Que nasça agora uma geração do bem. Deixe ser tocado por Deus e se abra a Restauração. 
Padre Fabrício