terça-feira, 16 de julho de 2013




NOSSA SENHORA DO CARMO

Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: “O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual”.
Carmelo (em hebraico, “carmo” significa vinha; e “elo” significa senhor; portanto, “Vinha do Senhor”): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram “participantes” da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: “Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno”.
Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: “Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo – e ainda – escapulário não é ‘carta-branca’ para pecar; é uma ‘lembrança’ para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte”. Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.
Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

A ENFERMIDADE ABALA O SER HUMANO

A enfermidade abala o ser humano. Quando estamos doentes nos sentimos, pequenos, desprotegidos e assustados. Mas até mesmo na doença temos esperança quando buscamos a presença de Deus. É Ele quem fortalece o nosso espírito e nos sustenta nas piores doenças.

Mesmo nestas horas difíceis, quando buscamos o Senhor e o deixamos permanecer ao nosso lado não ficaremos abalados, Deus sempre prometeu nos dar forças para suportar o nosso fardo.

É sempre na hora de uma grave doença que temos a verdadeira convicção de que só Deus cuida de nós. Mesmo com tantos recursos da Medicina a nossa disposição, nossa esperança é grande em Deus. Ele realmente pode nos guardar seguros como afirma o Salmista no capítulo 33,9: “Provai e vede como o Senhor é bom, feliz o homem que se refugia junto dele”.

A pior doença não é a física e sim a espiritual, quem não se refugia em Deus, quando tem alguma enfermidade se abate muito e é facilmente derrotado não pela enfermidade, mas pelo espírito deprimido.

Deus é o nosso maior tesouro, por isto é preciso buscá-lo a todo tempo, evidentemente é preciso saber que Deus não nos guarda apenas na enfermidade, ele está presente em todos os momentos. Ele sempre oferece a Sua proteção para aqueles que Nele confiam.

Bondoso Deus enxuga nossas lágrimas, afasta de nós a doença, vem em nosso auxílio e sê-nos favorável. Consola os aflitos, cura os doentes e aumenta a nossa fé. Envia-nos o Espírito Santo para que ele abra a nossa mente e o nosso coração para as maravilhas da fé. Amém!
Padre Alberto Gambarini

TODA AUTORIDADE VEM DE DEUS

Toda autoridade vem de Deus e, para que exista submissão é preciso haver autoridade. A verdadeira submissão consiste em sair de si mesmo para fazer aquilo que Deus quer. Ele usa das pessoas para manifestar o Seu querer.

Com a entrada do pecado no mundo, uma das feridas que combatemos, no dia de hoje, é a rebelião. O inimigo não quis submeter-se à autoridade de Deus, mas à sua própria. Não se submeter é colocar-se sob a tutela de satanás, o insubmisso, o rebelde.

Como conseqüência dessa rebelião, a natureza humana também não gosta de ficar sujeita a outros, pois sempre que pode, quer fazer a própria vontade. É por isso que nos dias de hoje, vemos tanta confusão e divisão. A rebelião envenenou os seres humanos provocando a insubmissão entre eles.

Deus tem mostrado claramente, que para haver união entre todos, é necessário colocar autoridade e submissão em seus devidos lugares. "A obediência traz bênção; por outro lado, a insubmissão traz maldição!"

Jesus foi o obediente por excelência, por isso lhe foi conferida toda a autoridade. Sua autoridade ficou caracterizada pela obediência. O caminho da submissão é o da cruz, o mesmo que Jesus trilhou! Por isso, o caminho da obediência traz salvação a todos nós
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ELE PROMETEU FORÇA

Você está se sentindo em uma situação difícil e sente que as coisas não andam bem, tudo parece nublado à sua volta e a saída parece impossível?

Talvez você esteja buscando a solução onde não é possível acha-la é como tentar tirar água do asfalto. Você pode estar gastando a sua energia, sua saúde e mais que isso a sua vontade de lutar. Antes de tomar atitudes é bom conhecer as causas dos seus problemas.

Em Jeremias 20, 7 lemos: “Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir!” O profeta Jeremias era conhecido como o profeta das lamentações, mas, a certa altura de sua vida ele se confessa convencido das maravilhas de Deus e proclama que ao se aproximar da fonte da graça e da alegria, ele recuperou o sentindo para a sua vida, ele começou a enxergar a luz no fim do túnel.

Será que nós verdadeiramente nos deixamos seduzir pelas coisas de Deus? Pense nisso, deixar se seduzir é a solução para a grande maioria dos seus problemas, faça como o profeta Jeremias, proclame as maravilhas de Deus e certamente você alcançará a graça que tanto almeja.

Senhor, queremos vos louvar e vos amar,
pois sois digno de todo amor e de todo louvor.
Atendei as nossas súplicas e
não nos deixei cair em tentação.
Amém
Padre Alberto Gambarinni