domingo, 14 de julho de 2013


SÃO CAMILO LÉLIS

Nasceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pode
prosseguir devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes.
Porém, ele deu um ‘sim’ ao pecado, entregando-se ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus.
Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos ‘Camilianos’. Camilo também viveu uma bela amizade com São Felipe Néri.
Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra. Em cada sofredor está a presença do Crucificado.
São Camilo partiu para o céu em 1614.
São Camilo de Léllis, rogai por nós!

VOCÊ QUER SER FELIZ ?

Felicidade equivale – de maneira específica e precisa – à maturidade, a uma plenitude humana que liberta de ilusões pretensiosas e nos coloca no verdadeiro lugar confiado a nós pela existência. A maturidade é capaz de revelar a verdade acerca de nós mesmos, possibilitando-nos uma peculiar integração de nossos múltiplos aspectos: todos os fatos, ganhos e perdas que, na vida, experienciamos e que não devemos negar nem desprezar, pois tudo isso constrói, nos colocando na rota da realização. 


Sem dúvida alguma, realizando essa integração – impulsionada pela maturidade – de todos os fatos e etapas que compõem nossa vida, poderemos ser mais inteiros e aptos a conquistar a felicidade, pois, nesta construção a que estamos nos empenhando, tudo ajuda a nos construir e nada pode ser desprezado. (Trecho do livro "Construindo a felicidade")


"A felicidade não depende somente de coisas exteriores, por isso não a confunda com a alegria, pois ela é um componente da felicidade assim como o prazer. As pessoas vivem a obsessão pela felicidade, buscam coisas que não precisam simplesmente para se realizar com pessoas que não conhecem. A felicidade tem sido confundida com o prazer, que nada mais é do que um instrumento para tornar nossa vida melhor.
padre Adriano Zandoná, 

DEUS PAI DÁ PROVAS DE SEU AMOR INFINITO POR NÓS

Em toda a história, Deus Pai nos dá provas de seu amor infinito por nós. No livro do Gênesis Ele cria o céu, a terra, o mar, os animais, os vegetais, enfim, tudo aquilo que precisamos para viver bem e “reinar”.

De outro lado, nos evangelhos, quando Pilatos pergunta se Jesus é o rei dos Judeus, Ele responde claramente: “meu reino não é deste mundo”. É muito importante que compreendamos a profundidade dessas duas realidades bíblicas e a apliquemos em nossa vida.

Tudo nos foi dado como um grande presente do Pai, para que nós, como seus filhos e filhas, desfrutássemos das maravilhas criadas por Ele. Somos herdeiros de Deus e fomos feitos para reinar!

Porém, o pecado que habita em nós luta contra essa realidade. Quando, no nosso egoísmo e fraqueza, pecamos por pensamentos e palavras, atos e omissões, estamos impedindo que o plano de Deus se realize em nossa vida. Em Mateus 5,8 lemos: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”.

O Pai jamais desiste de nós! Ele prova sempre, e mais uma vez, seu imenso amor nos ensinando através da Sua palavra como devemos viver.

Jesus também foi uma prova do amor de Deus por nós, Ele veio para restaurar a aliança que a humanidade havia quebrado, através da desobediência e do pecado dos nossos primeiros pais. por esse motivo hoje nós podemos exclamar: “Somos filhos do Rei”!

Não deixe meu querido e minha querida a graça passar. A verdadeira alegria brotará em seu coração se apenas aceitar este amor. Felizes aqueles que crêem nas promessas de Deus!

Senhor,
dá-nos forças para a caminhada,
alivia a nossa carga, cura-nos e tem piedade de nós.
Enviamos o teu Santo Espírito, para que ele nos ilumine,
nos aqueça e nos fortifique.
Amém!
Padre Alberto Gambarini


OS LIMITES DA PAIXÃO

Amor é construção diária
“O amor só é lindo quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser” (Mário Quintana).

O namoro é o momento do encontro de duas histórias. E todo encontro é sempre delicado. Não se começa a namorar sem uma história familiar, humana, afetiva, social, intelectual, espiritual... Quando homem e mulher se encontram, encontra-se também todo um histórico construído ao longo de muitas estações da vida. Por isso que o namoro precisa de tempo para que o conhecimento da história de cada um seja verdadeiro e profundo.

Namorar não é queimar etapas de um processo. No tempo de namoro, é preciso ter a coragem de não esconder a história um do outro. Quem esconde sua origem esconde-se de si mesmo. É preciso coragem para deixar-se conhecer e ser conhecido. Onde o medo domina, o amor se esconde.
Nestas duas histórias que se encontram, há todo um passado que precisa ser partilhado e compreendido. O casal que não compreender o passado um do outro irá, mais tarde, usá-lo como argumentos para ataques diante das primeiras dificuldades. Amar é também a arte da compreensão. Não há necessidade de concordar com possíveis erros acontecidos no passado na história de quem agora se está conhecendo, mas é necessária a misericórdia que abraça as fragilidades do outro e lhe dá a  oportunidade de recomeçar.
Muitos começam o namoro apaixonados pela perfeição que enxergam naquele que dizem amar. Com o tempo, a perfeição vai dando lugar à realidade. Amor não é paixão, mas sim um estágio muito superior, construído entre dores e alegrias. Não existem pessoas perfeitas, mas seres humanos que desejam, juntos, construir uma história de felicidade, apesar de suas limitações, pecados e fragilidades. Somente o casal que se descobre imperfeito poderá buscar a santificação no amor partilhado.

Não há como exigir que o outro ame 100%. Será, no processo de conhecimento, que ambos vão descobrir quanto cada um aprendeu a amar. Alguns aprenderam a amar 30%, porque a sua história de vida lhe proporcionou somente esta porcentagem. Outros, irão amar 50%. Outros ainda apenas 10%. Como encarar e enfrentar esta realidade? Nem sempre será fácil. Exigirá paciência, compreensão, oração e muito amor para ser partilhado. Há disponibilidade interior para aceitar o que o outro pode lhe oferecer de amor no momento? Há misericórdia suficiente para acolher os 30% de amor que o outro pode oferecer? Há paciência para esperar que o amor cresça naquele coração que ainda está em fase de construção?

Há muitos casais de namorados perdidos em seus próprios relacionamentos, pois, quando estavam apaixonados, enxergavam que o outro o amava 100%, mas, com o passar do tempo, descobriram que só eram amados 20%. Amor é construção diária, é superar as dificuldades tendo como objetivo a felicidade que abraça, com misericórdia, duas histórias que decidiram construir uma nova história em comum.

A paixão começa a mostrar os seus limites quando o amor começa a ser mais forte do que a perfeição antes vislumbrada. E somente com o amor será possível construir uma vida a dois.
Padre Flávio Sobreiro

VOCÊ PRECISA DA IGREJA

Para tomarmos posse da nossa ressurreição temos que nos esforçar muito. Chega uma hora em que precisamos dos outros, precisamos da Igreja. Hoje, temos a mania de ser cristãos "livres". "Eu vivo com o 'Jesus' que eu admiro". Ou: "Eu só faço o que me agrada na Igreja"... 
Essa forma de dizer "Eu sou um cristão sem denominação" é uma tolice! Para isso, Jesus disse a Pedro: "Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. Eu te darei a chaves dos céus, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu e tudo o que ligares na terra será ligado no céu".

Não podemos continuar assim, temos de dizer: "Eu preciso da Igreja. E por mais que estejam falando mal dela, é melhor estar nela do que estar fora dela". 
A Igreja é Santa, mas é feita de homens pecadores. 
Você precisa da Igreja, de um grupo, de um ministério, pois é o povo da Igreja que vai tirando a suas "faixas" a cada dia, para que a plenitude da ressurreição aconteça. Deus nos quer Igreja, unidos!
Por pior que sejam os irmãos do seu grupo, muito pior seria sem eles!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova