sábado, 6 de julho de 2013

JOVENS, EU VOS ESCREVI PORQUE SOIS FORTES

Juntos, nesta manhã, vamos refletir sobre I João 2,14-17. De maneira especial, esta passagem bíblica faz parte da minha conversão e da minha experiência com Deus que aconteceu em um acampamento de carnaval.

Neste encontro estava presente o Monsenhor Jonas e o Diácono Nelsinho Corrêa na animação. Eu tinha um medo de perder tudo aquilo que eu vivia, mas aquela Palavra de Deus mudou a minha vida. De repente, o Padre Jonas pronunciou estas palavras: "Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (I João 2,14-17).

Olhando para trás (30 anos), quando pela primeira vez eu ouvi esta Palavra de Deus e foi tão marcante em meu coração. A Palavra diz que somos fortes, e acredito que esta Palavra esteja entrando em você, como eu entrou em mim naquele dia para recuperar o brilho dos seus olhos, sua autoestima e afastá-lo de qualquer mal.

Devemos permanecer mesmo quando tudo não colabora. Já ouvimos muitas palavras boas e a Palavra de Deus permanece, porque já escutamos muitas palavras ruins e só a palavra boa permanece. Mesmo quando você está angustiado, sozinho e chorando, uma palavra boa consegue tocar e transformar o seu coração.

Os problemas são próprios de cada idade e Deus prova isso, porque Ele nos dá problemas que somos capazes de suportar. O Senhor não nos dará um problema maior do que podemos aguentar. Deus continua dizendo para cada um de nós que a Palavra do Senhor permanece, mas o diabo quer nos dividir e afastar das coisas boas.

Deus, é o cara que faz você reagir e ser feliz! João está dizendo para você: "Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno'' (I João 2, 14). Na Canção Nova, o primeiro contato dos missionários com a Palavra de Deus é esta passagem de São João.
"Deus faz, Deus junta!" Meu irmão, você quer exemplo melhor do que a do Bom Pastor que está juntando as ovelhas. O Bom Pastor vai atrás daquela ovelha que se machucou, ficou para trás, se perdeu, não sabe se pode vencer o mal e que não conseguiu voltar para o redil.

É neste momento que o Bom Pastor vai em busca daquela ovelha perdida e, ao encontrá-la, a carrega nos ombros. Da mesma forma, muitos de nós estamos vivendo esta situação porque Deus não desiste de você!
'Temos ao nosso redor pessoas que nos ajudam a se aproximar de Deus', disse Dunga
Foto: Robson Siqueira/Cancaonova.com


Gostaria de estar próximo de vocês e olhando nos olhos de cada um. Fico imaginando de que lugar Deus o retirou e buscou, porque você é muito importante para Deus.

Você já se sentiu verdadeiramente importante na vida de alguém? A gente se sente importante quando estamos ocupando um lugar bom numa empresa ou na vida de alguém. Assim também somos importantes para Deus. E se Ele não o encontra vai à sua busca.

Muitos chegam aqui cabisbaixos, decepcionados, se culpando pelas coisas que fez e com a autoestima lá embaixo, mas nós estamos aqui para ajudar você. Para o PHN não existe o dia de ontem. Só existe o hoje! Portanto, seja feliz e faça parte desta alegria, porque Deus faz, Deus junta!

Nós devemos pensar e querer o bem para as pessoas. Nós somos gente do bem e ao mesmo tempo de Deus. Ele junta cada um de nós e nos coloca no mesmo ambiente, portanto estamos aqui, juntos, respondendo a este chamado do Senhor na nossa vida.

O Senhor continua dizendo e eu repito: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" (I João 2,15-17).

A Igreja aprendeu a ouvir o coração da juventude. Começou a escutar o que os jovens desejam, porque as coisas do mundo passam e Deus é capaz de apresentar só coisas boas para nós.
Deus vai atrás de você que está distante, porque o Senhor quer cada um de nós ao seu lado. Temos ao nosso redor pessoas que nos ajudam a se aproximar d'Ele, porque Deus junta, Deus faz!

Independente da idade que tenhamos, nós somos jovens!

Este acampamento é uma nova inspiração da Canção Nova, porque devemos juntar estas pessoas que são do bem e que estão espalhadas pelo mundo. Aqui é o lugar para reunirmos todas estas pessoas e, juntos, formamos uma corrente do bem.

A Palavra de Deus é forte! Precisamos voltar a ter confiança no Pai.

COMO DEVEMOS COMUNGAR

Comungar é receber Jesus Cristo, Rei dos reis, para alimento de vida eterna. Quem comunga deve meditar um pouco nesse Mistério da presença real do Senhor em sua vida. E não comungar e já ir saindo da Igreja, ou ficar conversando e se distraindo. Não convém nem mesmo ir rezar diante de alguma imagem, pois Jesus deve ser o centro da atenção e piedade nessa hora. Ele é o Hóspede divino que acaba de ser recebido.
Após dizer "Felizes os convidados...", com a resposta da comunidade, o padre reza em voz baixa:
"Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna."
Em seguida, comunga o Corpo e o Sangue do Senhor. Depois o padre e os ministros dão a comunhão para os fiéis. Mostrando a Hóstia a cada um, diz:
"O Corpo de Cristo!"
E quem comunga responde: "Amém!"
Quanto ao modo de receber a comunhão, na boca ou na mão, é de competência do Bispo. Quem comunga, recebendo a Hóstia na mão, deve elevar a mão esquerda aberta, para o padre colocar a comunhão na palma da mão. O comungante, imediatamente, pega a Hóstia com a mão direita e comunga ali mesmo, na frente do padre. Não pode sair com a Hóstia na mão e comungar andando.
Para comungar é preciso estar na Graça de Deus (sem pecado grave) e em jejum (uma hora antes da comunhão).
Por uma questão prática, normalmente se dá apenas a Hóstia e não o Vinho Consagrado. Porém, na Hóstia está o Cristo inteiro e vivo, com seu corpo, sangue, alma e divindade

SANTA MARIA GORETTI !





Santa Maria Teresa Goretti, ou Marieta, como chamavam familiarmente os seus parentes. O motivo principal pelo qual a Igreja quis apresentar o exemplo desta menina de doze anos não é só a defesa ao extremo de uma virtude como a pureza, mas toda a sua vida exemplar, a decidida escolha não em razão da honra, mas do mandamento divino.

Uma manhã quando mamãe Assunta partiu para o trabalho, deixando em casa só Marieta com a irmãzinha menor (que mais tarde se fez freira entre as franciscanas missionárias da Imaculada), após mil rejeições da parte da menina, apunhalou-a com vários golpes. Transportada ao hospital de Netuno, morreu no dia seguinte, pronunciando palavras de perdão para o assassino: “Por amor de Jesus perdoo-o e quero que venha comigo para o paraíso.” Era o dia seis de julho de 1902. Condenado aos trabalhos forçados, Alexandre Serenelli obteve perdão por sua boa conduta após 27 anos. Em 1910 ele disse ter tido uma visão da pequena mártir e desde aquele momento sua vida mudou. A mãe e os irmãos puderam assistir em 1950 à solene canonização de Marieta, a jovem que não se deixou contaminar pela doença do pecado.

A GANÂNCIA


ALEGRIA , FRUTO DO ESPIRÍTO

Deus espera de cada um de nós frutos de um conversão. Um combatente precisa produzir muitos frutos, mesmo em meio à batalha. Basta recordarmos a passagem da figueira: Todos esperavam um fruto dela. Mesmo fora de época é normal se encontrar frutos na figueira. Jesus passa hoje por nós e espera encontrar fruto. Em meio à batalha do dia-a-dia, Jesus quer encontrar o fruto da alegria. A alegria de pertencer a Ele.

Jesus semeou em nós as sementes do Reino de Deus: uma delas é a alegria. Ele as regou com seu sangue e deixou que brotassem dentro de nós. Agora chegou o tempo de Jesus colher os frutos. Ele voltará para isso. É justo que ele encontre frutos em nós. Um combatente não pode perder o sorriso em meio ao sofrimento da batalha.

Assim como não podemos perder a coragem, a fé e o amor, não podemos perder a alegria: ela é um fruto do Espírito Santo. Infelizmente, por nós deixarmos levar pelos aborrecimentos do dia-a-dia, acabamos não apresentando diante do Senhor os frutos que Ele tem o direito de encontrar em nós.

Jesus, de quando em quando, precisa cortar galhos da árvore para que, podada, possa produzir mais frutos como ele mesmo nos fala: "Eu sou a verdadeira videira, e meu pai é o vinhateiro. Todo ramo que em mim, não produzir fruto, ele o arranca, o purifica a fim de que produza mais. Vós já estais purificados pela palavra que eu vos disse" (Jo 15,1-3).


Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

OS ANJOS ESTÃO A NOSSO FAVOR


Se trazemos coisas más para dentro de nossa casa, elas transformam nosso lar em um pedacinho do inferno. Isso não é exagero! Assim como, quando oramos, nossa casa se enche de anjos, e eles entram em ação, também quando permitimos que entrem essas coisas [más] em nossos lares, damos espaço para o diabo e seus anjos decaídos ali habitarem. Então, em vez da sua casa ser um lugar de paz, torna-se um campo de guerra.

A palavra “diabo” vem do grego diabolos, que quer dizer “divisor”, “divisão”; é uma fonte de divisão. Com isso as brigas começam, pois as pessoas desse lar não se amam mais. Por exemplo: é comum ver numa turma de garotos, quando dois estão brigando, os outros ficarem atiçando, provocando os que brigam, porque o que eles querem é ver briga. E depois ficam caçoando dos que estavam brigando e se machucaram. Infelizmente, o que o diabo faz é isso.

Agora você sabe de onde vem tanta confusão. Muitos de nós enchíamos nossas casas com produtos dele e não imaginávamos o prejuízo para nós e para o nosso lar. Quando víamos as consequências em nossos filhos chegávamos a pensar que eles haviam aprendido na rua. Eles tiveram oportunidades lá fora, é verdade, mas o vírus foi contraído dentro de casa, por meio de vídeos, músicas, palavras e comportamentos.

Por isso, é preciso purificar nossos ambientes e a nossa casa. Pedir que Jesus reine e sermos orantes para que o Senhor e Seus anjos estejam em combate.

Deus abençoe você!

Padre Jonas Abib

O PAPA JOÃO XIII E JOÃO PAULO II SERÃO SANTIFICADOS !

Alegra-me o coração a santificações desses dois homens de Deus, que viverão em tempos diferentes, mas ambos nos deixaram exemplos visíveis de Fé e de confiança a Deus e na Ação do Espírito Santos...
O Papa João XXIII, que pontificou entre 1958 e 1963, Seu Carisma abre as portas para uma igreja Renovada, Carismática, Participativa e Atuante... Graças a Deus!!!
E o Papa Francisco reconhece que sua canonização é merecida, apesar de não haver nenhum milagre formalmente atribuído a ele...
O João Paulo II, o Para de coração jovem, para os jovens, de Paz a tantas guerras, que buscava com ardor os jovens, dando-lhes esperança... Ele pregou com a vida e fez a igreja assim crescer no Amor e na Esperança... seus exemplos nos ensinou, que viver em Cristo é ter comunhão, é ser dócil ao Espírito Santo, e acima de tudo sermos desprendidos de qualquer circunstancia que nos impedem de avançarmos em nossa vida com Deus rumo ao Céu.
♥Eu sempre lembro emocionada, quando o Santo Papa, com seu gesto de humildade beijar o chão, no meu coração era mais que um gesto de humildade, era um Abençoar e amar o povo de Deus...
♥Lembro-me também do seu olhar, havia tanta doçura, que transparecia o Olhar de Deus Pai apaixonado pelos seus filhos...Era tão profundo, seu olhar, e tão cheio de amor, que mesmo através de uma tela de televisão podíamos sentir,...
Esse é João Paulo II, que lutou bravamente contra as injustiças e que não parou diante de suas limitações, ele foi O Peregrino do Amor...

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a [medalha de ouro], que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.” … (2 Timóteo 4:7-8)

SOMOS DEPENDENTES DO AMOR

Deus é amor e amor é Deus, mas nós precisamos purificar este sentimento, tirar todas as impurezas que o mundo foi lhe impondo. As pessoas têm carência de Deus, do amor autêntico. Mas, não compramos esse sentimento em lojas, precisamos tirá-lo de nós mesmos. Não adianta dizer para alguém: você não deve beber, você não deve se drogar, você não deve se prostituir... isso não vai adiantar. Na verdade, todos os que estão atrás dessas dependências, o estão por carência de algo. O apóstolo João definiu a Deus como amor. 

São João Bosco dizia que não basta que os jovens saibam que são amados, eles precisam tocar nessa realidade. Os jovens da sua cidade, que vivem no "point", muitas vezes estão lá na verdade procurando amor. Quanta gente fazendo as piores coisas, roubando, drogando-se, prostituindo-se, porque não teve família ou não sentiu amor nem foi amada. A maioria dos pais ama muito os filhos, mas por trabalhar e se preocupar muito com eles nem sempre tem tempo de distribuir e manifestar este amor.

E justamente quando as coisas não vão bem, quando não se tem dinheiro, saúde, paz...é que devemos dar mais amor às pessoas que estão passando por algumas dessas dificuldades. Contudo, quando as coisas vão bem em casa, rapidamente amamos; mas quando não vão bem, o amor vai ficando desgastado, e se torna muito difícil amar nesses momentos. Entretanto, pesa sobre nós a “hipoteca” de tirar amor de dentro de nós para dar ao outro, mesmo quando já estamos um "bagaço", pois ainda existe amor para dar. Estou falando de dar amor e não de receber amor. É preciso dar amor aos filhos quando está tudo bem, mas também quando eles estão revoltados, perdidos, nas drogas. É preciso continuar lhes dando amor para que se salvem. 

Quando São João fala de “mundo”, aqui, não fala da terra em si, mas das pessoas. Deus nos amou tanto, que mesmo quando estamos nas drogas, na prostituição, na corrupção, Ele continua nos amando, e por isso nos deu o seu Filho único, para que todo o que n’Ele crer não pereça, para que todos sejam salvos. Não somos em nada melhor do que as pessoas que ainda não fizeram tal descoberta, apenas tivemos a graça de conhecer que o caminho, a verdade e a vida é Jesus

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova