domingo, 23 de junho de 2013


É PROIBIDO PROIBIR ?

Precisamos repensar alguns valores
Um dos ecos mais fortes que o Iluminismo francês fez chegar aos nossos tempos é a reivindicação da liberdade. Nesse sonho cultivado por muitas gerações, a regra era clara: é proibido proibir!

Todos deveriam simplesmente aceitar esse novo dogma sem questionar. A Igreja Católica era vista por muitos como símbolo da proibição, do pecado, da culpa. Filmes mostraram isso sem que os monges pudessem sequer se defender. Dogma é dogma. Está certo, mas qualquer um vê que essa verdade é contraditória. Quem proíbe de proibir já está proibindo. Não faz sentido, mas é a regra de ouro que ainda está em voga nos nossos dias. 

Arrisque-se a pedir que as TVs deixem de passar algum programa que prejudique crianças ou adolescentes. É proibido censurar! Arrisque-se a dizer que este ou aquele filme é um desrespeito a milhões de pessoas que cultivam uma determinada fé. É proibido proibir!

Mas agora a situação está ficando catastrófica. Nem vamos perder tempo em comentar o romanceado Código da Vinci. Pode ser até um passatempo para quem quer se distrair com algum tipo de fantasia; a humanidade sempre gostou do surreal. Não me parece honesto colocar a fantasia muito próxima da realidade. Jogos de morte mutilam a mente de muitos adolescentes que passam a odiar seus avós, porque aderiram à lógica de um joguinho de computador. Deixe pra lá! Temos uma outra urgência.
A ciência sempre se vangloriou da liberdade de pesquisa em nome de seus avanços. É desconfortável para a ciência ser limitada pela consciência. Muitos pesquisadores que manipulam embriões humanos preferem dizer: é proibido proibir. Há laboratórios que reproduzem, silenciosamente, o holocausto da Segunda Guerra Mundial.
Mas alguém poderia dizer que nada disso o atinge no dia a dia. Nem os transgênicos que acabamos comendo sem saber? Bem... Vai levar algum tempo para começarem os efeitos. Por que proibir? Lembre-se de que Deus perdoa sempre, nós perdoamos às vezes (deveria ser pelo menos 70 x 7!), mas a natureza não perdoa nunca.

Está começando um novo tempo em que o século das luzes vai mostrando suas penumbras e a célebre liberdade vai deixando claros seus limites. Estamos finalmente descobrindo que é necessário proibir. Não se pode permitir ao alcoolizado pegar no volante. Proíba-se! Quem se atreveria a colocar limites ao celular? Já recebi milhões de e-mails dizendo que as ondas desses aparelhinhos provocam doenças terríveis que começam com dor de cabeça. Pensei que seria câncer. É pior. Por meio deles, torna-se possível a organização de facções criminosas capazes de aterrorizar milhões de pessoas em questão de horas. Não sei se a bomba atômica fez tanto estrago. Nem mesmo o terrorismo clássico, que derrubou os prédios e mudou a cultura nos Estados Unidos da América, teve tanto poder. Um pequeno celular. Por que proibi-lo?

Precisamos repensar alguns valores. Não sou favorável a nenhum tipo de totalitarismo. Nasci em 1964, assisti ao golpe da barriga de minha mãe. Faço parte da geração do silêncio, a qual teve de engolir as aulas de Educação Moral e Cívica, OSPB (lembra o que é isso?) e cantar: “Eu te amo meu Brasil, eu te amo...”.

Esse tempo já vai tarde! Não pode mais voltar. Mas não podemos ficar sentados em utopias ocas de liberdade, feito uma avestruz com a cabeça enterrada em suas ideologias, sejam quais forem! É necessário colocar limites!

Alexander Sutherland Neill (1883-1973), o fundador de Summerhill, aquela escola-modelo de liberdade na Inglaterra, escreveu empolgado o livro Liberdade sem medo. Quando sua escola não tinha mais vidros nas janelas, ele escreveu um livro corretivo: Liberdade sem excesso. Pense nisso!
Padre Joãozinho, SCJ

NUNCA SEJA ESCRAVO DO DINHEIRO

Nunca seja escravo do dinheiro, não se deixe dominar por ele, não se venda e nunca compre ninguém pela força do dinheiro; muito pelo contrário, que seja o Senhor o guia da nossa vida.
“Ninguém pode servir a dois senhores (…) Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24).
Não podemos colocar a nossa vida a serviço do dinheiro, dos valores financeiros. É verdade que precisamos do dinheiro, e todos nós – para sobrevivermos, para alimentarmos nossa casa, para cuidarmos da nossa família – precisamos também dele para evangelizar.
O que não podemos é sermos dominados, sermos servidores do ‘senhor do dinheiro’. Nós temos de colocar o dinheiro a nosso serviço, nós temos que colocá-lo a serviço de uma causa nobre, do Evangelho, do bem do próximo. Nós não podemos gastar todas as nossas energias para, simplesmente, acumular nossas economias.
Precisamos viver nessa terra, cuidar dos nossos. Mas quando colocamos os bens materiais, a busca desenfreada por ganhar dinheiro e lucrar cada vez mais como prioridade, o nosso coração fica lá em baixo, porque pertence a Deus.
Estou convidando você a fazer uma reflexão sobre os valores na sua vida. Trabalhehonestamente, lute para conseguir um bem-estar para você, para sua casa e sua família, mas nunca seja escravo do dinheiro, não se deixe dominar por ele, não se venda e nunca compre ninguém pela força do dinheiro; muito pelo contrário, que seja o Senhor o guia da nossa vida.
Deus abençoe você nesse dia!
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

DEIXA O PECADO PELA GRAÇA

De onde vem o mal? Ninguém sofreu como Jesus, podemos até sofrer constantemente, mais nunca como Ele. Podemos lembrar de Maria a mãe de Jesus: A grande dor de Maria não a fez murmurar contra Deus. Maria aguentou ver seu filho sendo maltratado, ultrajado, humilhado. Quer tribulação maior que essa? 

Jesus entregou sua ultima dádiva, ele entregou nossa Senhora para nós, para cuidar de mim e de você.“Maria não tira a nossa cruz ela adocica a cruz” ( São luiz Monfort). Ela vai junto com a gente. 

Aqui neste lugar não se faz nada sem rezar. Porque quando rezamos Deus derrama sua graça sobre nós. Nada podemos fazer sem a presença do Senhor. 

Existe uma modalidade que a Igreja nos fala que é a graça de estado. Por exemplo quando casamos, recebemos essa graça de estado, assim também os sacerdotes, os solteiros. Ela nos dá a força que precisamos para avançar na caminhada

O Cristão é privilegiado pois ele sofre na fé. Devemos sofrer na fé, para que assumamos a certeza de que o Senhor nos sustentará em todos os momentos. 

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?” (Romanos 8, 35) 

Quando Deus nos criou ele não olhou para um modelo qualquer, Ele nos fez a sua imagem. Diz o Beato Joao Paulo II em sua carta as famílias. 

“Não chame de lixo a obra de Deus que é você. Você é obra prima de Deus.” 

Deus não quer perder nenhum de nós , porque somos sua imagem, ele nos ama incondicionalmente. Deus não aceita que ele seja seu segundo amor. Coloque Deus em primeiro lugar na sua vida. 

No catecismo da Igreja Católica nos traz assim sobre o Pecado Original: 

§389 A doutrina do pecado original é, por assim dizer, "o reverso" da Boa Notícia de que Jesus é o Salvador de todos os homens, de que todos têm necessidade da salvação e de que a salvação é oferecida a todos graças a Cristo. A Igreja, que tem o senso de Cristo, sabe perfeitamente que não se pode atentar contra a revelação do pecado original sem atentar contra o mistério de Cristo. (CIC §389 ) 
É o Pecado que nos leva ao sofrimento, pois ele nos separa de Deus. Jesus veio ao mundo para arrancar de nós o pecado. No domingo da ressurreição, Jesus institui o sacramento da Reconciliação. 

“Recebei o Espírito Santo. Àquele a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,21-23) 

Deus quer nos trazer de volta. Ele não quer que permaneçamos no pecado. Temos a tendencia ao mal, a concupiscência da carne. Por isso requer de nós uma vigilância e contarmos com a sua graça. 

O que você não consegue por suas forças, Deus te sustentará pela graça de Dele. Pois por nossas próprias forças não temos como vencer nossos pecados. Somente se vivermos pelo Espírito e fizermos morrer as obras da carne que grita em nós. Não dessitamos , lutemos pela Santidade. 
Felipe Aquino

SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ CONTRA NÓS

Hoje, eu quero ensinar vocês a como perder a fé. Isso mesmo, porque aquele que conhece esse caminho sabe muito bem como evitá-lo também. E esse acampamento não é um encontro de lamentações, mas sim de treinamento para enfrentar o que está por vir.

Deus nunca prometeu facilidades para quem segui-Lo, mas sim a vida eterna. Quem nos faz acreditar nisso e, consequentemente, nos voltar contra Deus diante dos problemas, é o próprio demônio. Que deseja nos fazer acreditar que temos um Pai que não nos ama.

Quando acreditamos nas facilidades, na vida tranquila, o demônio se diverte no inferno, pois é justamente isso que ele quer para iniciar o sofrimento na sua vida.

Aí está o objetivo de fazê-los querer perder a fé, pois esse deus que foi criado na mentalidade das pessoas, realmente não deve ser cultuado. Porque nossa fé deve estar no Deus verdadeiro, que permanece conosco durante as tribulações.

Os ateus nada mais são do que pessoas que não acreditam em um “deus mágico” ou um “deus analgésico”, que só se manifesta para aliviar nossos problemas e trazer prosperidade. E desse deus, eu sou arqui-ateu, afinal de contas é apenas uma criação da mente de algumas pessoas.

A tribulação nos santifica, pois nos leva para algo muito maior que é o céu. A maior parte de nós, que participa diariamente da Santa Missa, mantém uma boa frequência de confissões, entre outras práticas, pode se considerar salvo, porém, já tem o purgatório garantido, porque não ama a Deus sobre todas as coisas, de todo o coração e com todo seu entendimento.

Assim como o jovem rico, que seguia os mandamentos, mas ainda amava o dinheiro mais do que a Jesus, e não conseguiu abrir mão disso para entrar na glória de Deus. O que na sua vida hoje ocupa o lugar de Deus?
Não podemos ser cristãos de medidas pequenas, pois precisamos ter um coração disponível para amar a Deus sobre todas as coisas.

As alegrias dessa vida não são nada comparadas com o que espera por nós, mas, mesmo assim, ficamos apegados às migalhas que caem da mesa. Vivemos nesse mundo como em um navio que vai afundar, mas mesmo assim não queremos deixar nossas coisas para trás.

Você está compreendo em que você deve perder a fé? É nesse deus que você criou, nesse ídolo que você colocou como prioridade na sua vida. Eu não sei hoje o que ocupa esse espaço, mas você, com certeza sabe, por isso, se desapegue e se abra para algo muito maior.

Olhe o sofrimento de Cristo por nós. Todo o Seu sofrimento foi para a nossa salvação, que viveu toda a Paixão para carregar nossas injustiças e misérias.

O amor de Jesus não é genérico, ele foi específico. Ele foi capaz de pensar justamente em você, naquele momento de tribulação, com seu nome, sua feição e suas características.

A melhor parte, é saber que mesmo diante de todas as nossas limitações, ele não nos abandona, não desiste de nós ou se arrepende de tudo que fez para nos salvar. Ele mesmo nos justifica diante do Pai quando diz: “Pai, perdoe-os, eles não sabem o que fazem”.

Quando você vive as dores da tribulação, significa que você está vivendo as dores de passar pela porta estreita, do nascimento do homem novo, que nos leva para uma vida nova. Por isso, não busque compreender racionalmente o Senhor, mas confie e acredite n'Aquele que sempre nos amou e nos poupou das piores tribulações que poderiam nos atingir.
Padre Paulo Ricardo 

BUSCAI O SENHOR JÁ QUE ELE SE DEIXA ENCONTRAR


A expressão "em espírito e em verdade" quer dizer que é verdadeiramente uma adoração, é uma graça de Deus e não apenas uma pessoa buscando a oração, não é resultado de uma iniciativa dela e nem do fervor dela, é graça que vem de Deus. Preciso passar para você o que está escrito no profeta Isaías 55,6: "Buscai o Senhor já que ele se deixa encontrar". Jesus deixou-se encontrar pela samaritana. Ele estava lá como que se expondo, ela nunca se encontraria com o Senhor se Ele não tivesse se exposto e estivesse lá esperando por ela. A hora chegou e é agora. Buscai o Senhor já que ele se deixa encontrar.

Muito mais do que você procurar o Senhor, Ele está se deixando encontrar. O maior desejo não é que você O busque, mas é Ele que quer encontrá-lo e esta Se expondo para que você O encontre. Uma vez que Ele se deixa encontrar, buscai o Senhor... Buscai e não perca a chance. Deseje do fundo do seu coração. O Pai está chamando e procurando verdadeiros adoradores que O adorem em espírito e em verdade.

Diga ao Senhor que você quer e deseja ser este adorador. Diga para Ele que você aceita esta graça mesmo achando que não era digno e que não tinha capacidade para ser um adorador e que nem entendia o que era isso. O Senhor, mais do que as minhas palavras, convence seu coração: És eleito, és escolhido, és amado... É preciso dar uma resposta ao chamado de Deus. Diga a Ele: "Eu quero ser um adorador! Eu quero viver a adoração!"

O tempo é um dom que Deus nos deu e nós queremos dominá-lo pensando que ele é nosso. Esse tempo em que vivemos, agora não é nosso, vamos dá-lo a Deus. Quantas vezes pensamos ser donos do tempo e nos tornamos péssimos administradores do tempo. Mas o tempo é de Deus e devemos dar a Deus o que é Dele. Virá o tempo e o tempo já chegou em que os verdadeiros adoradores lhe adorarão em espírito e em verdade.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Curtir ·  ·  · há ± um minuto · 

JORNADA DA JUVENTUDE

Um dos sinais muito bonitos que a Jornada Mundial da Juventude traz é o acolhimento. Tenho falado a todos que nós acolheremos irmãos e irmãs nossos para viverem uma vida de família durante uma semana aqui no Rio de Janeiro. Tenho também falado aos que estão chegando que podem vir para viver conosco, pois aqui encontrarão irmãos e irmãs que querem conviver na mesma fé e com uma hospitalidade própria do povo brasileiro.

Ter a honra de hospedar Cristo por meio do irmão que chega é um grande privilégio. Também será uma bela experiência para nós na abertura para o outro. Será um importante sinal para o mundo: em tempos de xenofobia, fechamentos, desconfianças, medo do outro, um belo sinal de acolhimento ajudará esse mundo a pensar diferente. Para isso, estes aspectos precisam ser bem difundidos.
A alegria de acolhermos irmãos e irmãs cristãs de outras denominações, membros de outras religiões e proporcionarmos também um encontro entre as religiões monoteístas – judeus, muçulmanos e cristãos – deve contagiar a todos que desses eventos tomarem conhecimento. Temos a certeza de que esses sinais não ficarão sem resposta. Porém, é claro, sabemos que isso vai depender muito do coração de cada um que toma conhecimento do assunto, e de como abre seu coração. Nesse sentido, pedimos a Deus para que esses sinais sejam aceitos pelos corações das pessoas e esse mundo lucre com o evento da JMJ. Para isso, pedimos orações de todos.