quarta-feira, 19 de junho de 2013

AS MANIFESTAÇÕES PELO BRASIL

Algo vai mudar neste país
As manifestações e os protestos, que acontecem em todo o país, surpreenderam a população, os políticos, os governos e também a Igreja. Tudo começou com o aumento das tarifas de ônibus urbanos nas capitais, mas agora já ficou claro que não é este o único motivo das manifestações; na verdade, é uma série de reivindicações de direitos que está em jogo. 
O que pode acontecer de tudo isso? Por ora, é muito difícil dizer. Marco Maciel disse que manifestações do povo, desta natureza, podem dar em tudo e podem dar em nada. Parece-me que algo vai mudar neste país e devemos todos trabalhar e rezar para que seja para o bem e para melhor.

Castro Alves disse que “a praça pertence ao povo assim como os céus pertencem ao condor”. O povo está ocupando as ruas e praças para reivindicar direitos. O cartaz de um dos manifestantes dizia: “Não exigimos 20 centavos, mas direitos”. Quais direitos? Melhores hospitais e médicos (outro cartaz dizia: “queremos mais hospitais e menos campos de futebol”), o fim da corrupção institucionalizada, melhores transportes coletivos, menos inflação que corrói os salários, menos impostos (o Brasil é campeão do mundo em cobrança de impostos; trabalhamos cinco meses só para pagá-los). Parece que as ações sociais do Governo já não bastam para acalmar o povo, pois este quer políticos mais honestos, menos “toma lá da cá”, menos conchavos, menos fingimentos. 
O povo quer menos violência e mais segurança, mais e melhores estradas, portos, aeroportos, rodovias, escolas e professores. Parece-nos que todas essas exigências estão acumuladas nas razões dos protestos. Nota-se que, sobretudo, é um protesto da classe média que se sente prejudicada. Os pobres recebem a bolsa família e outras bolsas, os ricos não têm problemas e sabem se defender junto aos políticos e ao Governo.

A origem deste movimento não é muito clara. A organização que comanda as manifestações – Movimento Passe Livre (MPL) - é regida pelos princípios do Fórum Social Mundial como se pode conferir no site do “Movimento” (cf. http://mpl.org.br/node/2). É um movimento que tem cores um tanto diferentes (cf. http://mpl.org.br/node/5) com base em palavras chaves como “horizontalidade” (sem hierarquia, cf. http://mpl.org.br/node/1). Embora se defina como apartidário, confessa-se não antipartidário. Portanto, a não dependência partidária explícita não significa independência partidária. O site diz: “O Movimento Passe Livre é horizontal, autônomo, independente e apartidário, mas não antipartidário. A independência do MPL se faz não somente em relação a partidos, mas também a ONGs, instituições religiosas, financeiras etc.”

Há muitas perguntas a serem feitas, por exemplo: de onde vem o dinheiro para a mobilização de toda essa massa humana em todo o país? Isso custa caro! É cedo para decifrarmos tudo o que está acontecendo. Numa primeira – e muito precária observação –, parece-nos que o povo, insatisfeito com muita coisa, aproveita-se do Movimento Passe Livre e faz dele um veículo de suas manifestações. Parece ter roubado a cena.

Há mais de vinte anos não se via, no Brasil, algo dessa natureza, o que nos leva a crer que algo vai mudar neste país. Que seja, então, o que pede a Igreja na sua Doutrina Social: mudanças que coloquem o homem como centro das medidas políticas necessárias para que haja justiça, paz, verdade, amor e liberdade verdadeira. Que o mais importante não seja o lucro nem o Estado, mas a pessoa humana, mesmo a não ainda nascida. Peçamos a Deus que de tudo isso nasça um “pacto social” em favor de todos, especialmente da família – célula manter da sociedade – não só dando-lhe pão e circo, mas tudo que precisa.

Rezemos, como na oração da Bênção do Santíssimo: “Deus e Senhor nosso, protegei... todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça; dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa”.
Felipe Aquino

CONSOLO É O ALÍVIO DE ALGUM TIPO DE SOFRIMENTO

Consolo é o alívio de algum tipo de sofrimento. Mas, onde é que nós encontramos consolo? Sabemos a resposta quanto lemos: 2 Co 1,3 “Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação”. 

Provavelmente todos nós já passamos por alguma situação desesperadora, ou quem sabe você está passando neste exato momento.

Veja, como é bom nestas horas saber que temos um fiel consolador. E não existe, situação pela qual possamos estar passando em que ele não seja capaz de nos consolar, de nos ajudar, de nos dar o seu amor, pois Ele é o Deus de toda consolação.

Confiar nossa vida nas mãos de Deus nos dá a certeza de que não estamos sozinhos para enfrentar todos os desafios que nos são apresentados durante nossa caminhada.

Podem ser problemas financeiros, doença grave, desemprego, angustia, aflições de todas as ordens, Deus tem o poder de nos restaurar e afastar de nós qualquer sofrimento.

E você sabe porque ele faz isto? Primeiro porque ele nos ama, segundo para que possamos consolar outros que estejam passando por tribulações e ainda para nos ensinar que Nele encontramos refúgio e fortaleza.

Todos que confiam sua vida ao Pai do céu traduzem em seu semblante a paz, a alegria e o amor que é próprio de quem não duvida do amor de Deus.

Portanto, não se desespere, entregue sua vida e seus problemas ao nosso Consolador e deixe ele arrancar da sua vida todas as aflições.

Senhor de bondade,
obrigado pelas bençãos recebidas,
dá-nos o desejo ardente de meditar as tuas palavras
e coloca-las em prática.
Dá-nos ânimo e não nos permita o mal.
Amém

Padre Alberto Gambarini

OS SÍMBOLOS E AS EXPRESSÕES DA FÉ


A fé é uma energia espiritual e uma luz que ilumina o intelecto, e dessa forma capacitam o coração humano a crer em Jesus Cristo e em todas as verdades por Ele reveladas e ensinadas na Igreja. A fé é um presente de Deus ao coração que a Ele se abre e o procura.
A palavra “símbolo” deve ser entendida em dois significados. !º. Como os resumos de nossa fé católica. Chamamos de “Símbolo Apostólico” o resumo das verdades principais de nossa fé, retiradas da pregação do Santos Apóstolos. Nós o chamamos também de “CREDO”, porque se inicia com a palavra CREIO. E chamamos de “Símbolo Niceno-Constantinopolitano”, outro resumo das verdades de nossa fé católica, feito a partir da fé professada em dois concílios ecumênicos: de Niceia e de Constantinopla. Nós os proclamamos, ora um ora outro, nas santas missas dominicais.
2º Chamamos de símbolos a certos sinais religiosos que na tradição da Igreja simbolizam a virtude da fé. Entre eles citamos: 1º O Círio Pascal, símbolo de nossa fé no Senhor ressuscitado. 2º A vela batismal entregue ao batizando, a qual significa a entrega da luz da fé em Jesus Cristo, no qual o batizando deve crer para ser salvo. 3º As velas acesas no altar da Santa Missa as quais simbolizam a fé da Igreja e do povo de Deus na presença real do sacrifício de Jesus na Eucaristia 4º As velas acesas quando da exposição de Jesus Eucarístico para a adoração. 5º As velas acesas à cabeceira do caixão de defunto no guardamento, símbolo de nossa fé na vida eterna.
As expressões de nossa fé cristã são todas as manifestações religiosas sob forma de celebrações e orações comunitárias, são todas as práticas pessoais de manifestações religiosas, bem como todos os sinais sagrados como: crucifixos, imagens, quadros, medalhas e outros objetos religiosos. Numa palavra, expressões de nossa fé são todas aquelas manifestações pelas quais desejamos realizar um contato com Deus Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, bem como com Nossa Senhora , com os Anjos e Santos.
Neste Ano da Fé, queremos aprofundar a pureza de nossa fé cristã, pelo estudo das verdades de nossa Igreja, bem como por uma expressão mais adequada da nossa fé.

 Padre Alírio

OS MANDAMENTOS SÃO O CAMINHO PARA A VIDA

 Os mandamentos são o caminho para a vida, para a nossa salvação. Precisamos nos esforçar para colocá-los em prática e ensinar os outros a também observá-los.
Disse Jesus: “Quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os 
outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” (Mt 5,19).
Os mandamentos são o caminho para a vida, para a nossa salvação. Precisamos nos esforçar para colocá-los em prática e ensinar os outros a também observá-los.
Observando estes mandamentos, nós não podemos transgredi-los nem ensinar outros a fazer o mesmo ou dar menos importância à Palavra de Deus e aos Seus ensinamentos. Que seja o esforço do nosso coração, o esforço da nossa vida para colocá-los em prática.
Uma boa coisa é relembrar quais são esses mandamentos, desde o primeiro – ‘Amar a Deus sobre todas as coisas’ – até os outros que vêm em seguida, do jeito como aprendemos na catequese.
Quando éramos crianças, aprendemos, de cor, esses ensinamentos; agora, precisamos saber colocá-los em prática, exercitá-los no cotidiano de nossa vida, no mundo em que vivemos, cercado por mentiras, impurezas e maldades. É muito importante que ensinemos o caminho da verdade, da vida, os quais estão nos mandamentos da Lei do Senhor nosso Deus.
Padre Roger Araújo – Comunidade Canção Nova

TEMOS PREOCUPAÇÃO COM RELAÇÃO AOS QUE OS OUTROS PENSAM DE NÓS

Temos uma preocupação grande com relação ao que os outros pensam de nós. Quando fazemos ou pensamos em fazer algo, imediatamente nos vem o pensamento: o que vão pensar de mim o que vão falar a respeito disto ou daquilo?

Desta maneira começamos a escolher nossas ações baseados na quantidade de aprovação que acreditamos que vamos receber das outras pessoas. Temer ao homem pode ser perigoso, pois estaremos dominados pela vontade popular, muitas vezes nos afastando da vontade de Deus.

Quando desenvolvemos uma vida baseada no temor ao homem, ficamos satisfeitos apenas com a aprovação das pessoas. Agora imagine se nos importássemos com o que Deus pensa a nosso respeito? Isto certamente mudaria muita coisa em nossa vida. 

Temer a Deus significa amar a Deus de tal maneira que passamos a enxergar o que é agradável aos olhos do Pai, passamos a odiar tudo que Ele odeia e amar tudo que Ele ama. Em Provérbios 8,13 lemos: “O temor do Senhor é o ódio ao mal. Orgulho, arrogância, caminho perverso, boca mentirosa: eis o que eu detesto.”

Não podemos ter uma visão ingênua, pensando que Deus não se importa com os nossos pecados, Deus recrimina o pecado, mas Ele ama o pecador. Muitas vezes abusamos da liberdade e misericórdia de Deus.

Por isto eu convido a você a livrar-se diariamente do que possa te afastar de Deus, peça ao Senhor que te faça ver que é loucura importar-se com os outros e não se importar com o que Deus quer de você. Seja prudente e tema ao Senhor!

Senhor de bondade, nós cremos em vós,
mas aumentai a nossa fé.
Cuidai de nós e afastai-nos para
longe das preocupações.
Nós cremos em ti e queremos conhecer-te e
amar-te cada vez mais.
Nós confiamos em ti e sabemos que só Tu
tens palavras de vida eterna.
Amém!

Padre Alberto Gambarini
Muitas vezes as dificuldades da vida criam corações amargurados, mas, é preciso ter a firme certeza de uma verdade: Somos especiais para Deus.

Lemos isto claramente em Isaias 43, 3 “... és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo ...”.

É sinal de inteligência nos aproximarmos cada vez mais Daquele que nos têm em seu próprio coração. É sensato buscarmos uma intimidade com o Criador, a paz verdadeira vem de Deus, somente Ele pode nos curar. 

Embora cercados de dificuldades e problemas, é preciso confiar na graça de Deus, confiando nossa vida toda a Ele. Temos tudo para sermos felizes! Quando experimentamos Deus em nossa vida, e deixamos que Ele nos inspire e conduza em todos os momento, conseguimos sentir a presença maravilhosa do seu Santo Espírito, que nos acalenta, nos dá sabedoria, discernimento e forças nos momentos difíceis.

Ele pode curar as feridas mais profundas da nossa alma, Ele alivia o sofrimento e restaura o ânimo, o Senhor esta sempre disponível para nos atender e apenas basta que queiramos ser atendidos. 

Convido você a louvar e amar profundamente o Deus todo poderoso, que é Pai e está te chamando para uma vida em abundância, com um coração restaurado pelo poder do Santo Espírito.


Senhor, sozinhos, nada podemos, mas com o teu amparo, com a tua ajuda, venceremos todas as dificuldades, dá-nos um coração amoroso e cheio de paz. Abençoa-nos e infunde em nós a tua graça.

Aproveite para ler o Evangelho de hoje:
www.encontrocomcristo.org.br
Muitas vezes as dificuldades da vida criam corações amargurados, mas, é preciso ter a firme certeza de uma verdade: Somos especiais para Deus.

Lemos isto claramente em Isaias 43, 3 “... és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo ...”.

É sinal de inteligência nos aproximarmos cada vez mais Daquele que nos têm em seu próprio coração. É sensato buscarmos uma intimidade com o Criador, a paz verdadeira vem de Deus, somente Ele pode nos curar.

Embora cercados de dificuldades e problemas, é preciso confiar na graça de Deus, confiando nossa vida toda a Ele. Temos tudo para sermos felizes! Quando experimentamos Deus em nossa vida, e deixamos que Ele nos inspire e conduza em todos os momento, conseguimos sentir a presença maravilhosa do seu Santo Espírito, que nos acalenta, nos dá sabedoria, discernimento e forças nos momentos difíceis.

Ele pode curar as feridas mais profundas da nossa alma, Ele alivia o sofrimento e restaura o ânimo, o Senhor esta sempre disponível para nos atender e apenas basta que queiramos ser atendidos.

Convido você a louvar e amar profundamente o Deus todo poderoso, que é Pai e está te chamando para uma vida em abundância, com um coração restaurado pelo poder do Santo Espírito.


Senhor, sozinhos, nada podemos, mas com o teu amparo, com a tua ajuda, venceremos todas as dificuldades, dá-nos um coração amoroso e cheio de paz. Abençoa-nos e infunde em nós a tua graça.