sábado, 15 de junho de 2013

NÃO DESISTA DEUS ESTÁ CONTIGO


Sobre a temática  – “Não desista. Deus está contigo” –, entendo que a importância dela está na nossa necessidade de entender que não estamos sozinhos na nossa empreitada. 
Se eu lhe pedisse para você olhar sua história, quantos momentos que você teve vontade de desistir? Muitas vezes, e pode ser que também neste momento, você esteja vivendo problemas que lhe dão vontade de desistir de tudo. 
Algumas pessoas estão depressivas, outras prestes a “chutar o pau da barraca”, mas isso não quer dizer que elas querem deixar de viver. Na verdade, a vontade é dar um salto e pular este momento. 
Quantas pessoas não estão vivendo problemas com os filhos, com as doenças... Mas Deus sabe de tudo e Ele se coloca como fonte da força, de Água Viva para renová-las.
Desanimamos, porque ficamos olhando só para nós mesmos. Mas aquilo que para nós é impossível para Deus nada o é. 
Precisamos entender que, muitas vezes, lidamos com as nossas “teorias”. Temos dificuldade de lidar com a vida e trabalhar com as dificuldades que surgem à nossa frente. Entretanto, precisamos nos adaptar e sermos felizes mesmo para as coisas que vêm contrárias ao nossos planos. Raramente, aquilo que tínhamos previsto vai ser aquilo que a vida nos trará. 
“Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei” (Josué 1,5 ).
Josué, nesse capítulo, está sendo investido para a sucessão de Moisés, de entrar na terra de Canaã. 
“Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores” (Josué 1,6-9 )
Muitas pessoas, pelo fato de terem escutado esse versículo, estão recebendo de Deus um novo ânimo.
Josué tinha uma missão superior às suas forças. Deus pediu a ele algo maior do que aquilo que ele poderia realizar, pois era apenas um rapazinho. Entretanto, o desafio dele era entrar numa terra de gigantes. 
Quem sabe seu desafio seja a sua família ou seu vício, mas você se vê sem forças para lutar. Como diz o versículo: “Se forte e corajoso... ” Há muitas pessoas que já não têm coragem sequer de sonhar. 
Deus nos fez para sermos vencedores e não podemos nos contentar com migalhas. Por isso precisamos saber lidar com as derrotas para contemplar a vitória. 
Não se contente com o grau que você atingiu na sua busca de santidade, da sua espiritualidade, vá a frente, não desista. Tenha coragem de tomar atitudes. Há muita gente que teme tigres pintados em papel. Às vezes, precisaremos ter de romper as nossas teorias, inseguranças... A coragem é a atitude do coração! 
Muitos casamentos estão morrendo por ter entrado numa rotina monótona, porque, quase sempre, o egoismo impera na relação. O marido faz o que ele quer ou a mulher faz aquilo que para ela é o mais cômodo. Isso não se limita apenas ao casamento, mas também às amizades, ao namoro etc. Há muitos pais que também não deixam os filhos enfrentar seus próprios problemas. Isso não significa que não vão dar apoio, mas é preciso aprender a viver em situações adversas, pois, por meio delas, seremos formados para enfrentar os desafios da vida. 
Corajoso é aquele que não tem medo de assumir as consequências dos seus próprios erros. Precisamos nos desprender das falsas seguranças. 
Há quem coloque a segurança no trabalho, e quando perde o emprego, entra em desespero. Outros colocam a segurança no namoro e se veem mortas após o rompimento dele. A nossa segurança precisa estar em Deus!
Lembre-se que as nossas perdas são também uma oportunidade para algo novo acontecer na nossa vida. Persevere, pois com Deus você vai encontrar forças para carregar sua cruz e enfrentar seu sofrimento. 
Todo mundo enfrenta suas dores, e isso não quer dizer que alguém de fé não vai sofrer. No entanto, aquele que pôs a sua confiança em Deus sabe que Ele pode inaugurar-lhe um novo caminho. 
Pessoas buscam soluções fáceis para seus problemas, querem coisas imediatas, querem coisas sem esforço. As grandes vitórias são conquistada com luta, trabalho e determinação. O caminho do covarde, daquele que desiste facilmente, poderá ser mais perigoso. Para resolver um problema precisaremos assumir a verdade dos fatos, ainda que esta não seja fácil.
Precisamos entender que, quando as coisas não saem conforme a nossa vontade, é preciso continuar na caminhada, acreditando que Deus esta à frente. Que  interceda por nós, a fim de que possamos ter coragem para dar os passos que cabem somente a nós.
Padre Adriano Zandoná 
Missionário da Comunidade Canção Nova

UMA BOA PALAVRA VALE MAIS DO QUE UM PRESENTE


“Meu filho, não mistures a repreensão com o benefício, não acrescentes nunca palavras duras e más às tuas dádivas. Porventura o orvalho não refresca o calor ardente? Assim, uma palavra doce vale mais do que um presente. A doçura das palavras não prevalece sobre a própria dádiva? Mas uma e outra coisa se encontram no homem justo. O insensato censura com aspereza; a dádiva de um indiscreto resseca os olhos.”

Grandes partes das brigas que temos em nossos relacionamentos, não são de socos e pontapés, mas de palavras capazes de arrancar a alma de alguém. Também a palavra que não é falada, mas sentida por meio de um olhar de frieza, indiferença pode ferir. Daí, o fogo de amor que a pessoa estava sentindo some na mesma hora.

A palavra vale mais do que um presente, porque, se você chega em um aniversário, por exemplo, de mãos abanando, mas tem uma boa palavra e a pessoa vê que é sincero, do coração, ela perceberá que suas palavras valem mais do que um presente.

Quem tem bondade no coração dá sempre um jeito de fazer o bem, pois consegue unir as palavras a um gesto de carinho. Se tudo o que fizermos for por amor, nunca vamos entristecer ninguém.

A boca fala do que o coração está cheio. Precisamos pedir a Deus a graça de nos esforçarmos para não entristecer aqueles que estão debaixo do nosso teto. Ontem, um dia tão especial para tantos casais
O Senhor nos deu o poder de consolar, quando nos deu o Espírito Santo, o Consolador. Ele nos dará força, alegria, será nossa paz e esperança. É por isso que, mesmo se sentindo pouco amado, você pode amar, porque o amor de Deus está com você. O Espírito Santo nos consola e nos ensina a consolar os outros.

Que, nesta passagem bíblica, possamos aprender a não estragar o bem por meio de nossas palavras más. Uma palavra boa vale mais do que um presente.

Pode ser que, ontem, tenha sido o dia de um bom presente, mas se você não disse uma boa palavra, ainda há tempo. Diga uma algo que console, dê ânimo, alegria. A palavra da vida tem de estar conosco, porque, quando cheia de bondade, ela anima o coração do outro, coloca amor no coração de quem está sofrendo.

Cuidado com as palavras desanimadoras. Se você quer motivar, use palavras motivadoras, que colocam a pessoa para frente. Quando você vive bem, as pessoas aprendem com a sua vida. É muito fácil fazer alguém aprender algo com o exemplo.

“Senhor, faz de mim um bom consolo para meus filhos, para meus pais, que já enfrentaram tanta coisa na vida; dá-me a graça de ser para eles um consolo, de fazer o bem, dá-me o discernimento de evitar as pessoas que são danosas para minha alma e me levam a ser mau. Dá me a graça de honrar as boas companhias e procurá-las. Se for preciso, Senhor, eis-me aqui para que essa chama comece em mim.”

Peça a Deus sabedoria, inteligência para levantar o outro e unir as boas palavras com as boas obras. Você já é uma pessoa honesta? Una essa boa obra a uma boa palavra. Peça a Deus a graça deste bem.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

O RESSENTIMENTO É COMO AS FERRUGEM QUE CORRÓI AOS POUCOS

Temos o perdão como um fardo, como algo impossível de se viver. É o próprio inimigo que suscita esse pensamento em nossa mente. Ele faz com que guardemos raivas, mágoas, ressentimentos... Essa é a tática que ele usa para acabar com a nossa família, nosso grupo e nossa comunidade.

Não somos capazes de imaginar o mal que a falta de perdão gera. Infelizmente, acabamos guardando dentro de nós o mal que as pessoas nos fazem.

O ressentimento é como a ferrugem que vai nos corroendo aos poucos e, quando percebemos, já fomos tomados por ela. Porém, quando perdoamos, Deus mesmo preenche nosso coração com o Seu amor e passamos a experimentar a paz que tanto sonhamos.

São Paulo nos ensina em sua carta: ''Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento'' (Ef 4,26).

Somos todos frágeis! Se reconhecêssemos e admitíssemos nossas limitações, seria mais fácil perdoar o irmão e compreender suas fraquezas. Portanto, não tenha medo de falar para Jesus de sua dificuldade de perdoar; o quanto é difícil para você admitir que é capaz de cometer os mesmos erros e as mesmas falhas dos outros.

O Senhor conhece o seu coração, mas espera que você fale das suas dificuldades. Temos de ser verdadeiros com Deus. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEUS SE MANIFESTA POR MEIO DE CARISMAS

Na Igreja, o poder de Deus se manifesta por meio dos carismas. Por eles é que somos curados, libertos do mal e do pecado; para que, restaurados, toda mudança, toda transformação e todo este “virar pelo avesso” possa acontecer. Somos nós que ministramos uns aos outros. Aí está a grande graça: recebemos a ação do Espírito Santo para distribuí-la aos nossos irmãos; para sermos canais.

Precisamos ser abertos e disponíveis à ação de Deus.Buscamos nos nossos irmãos o poder do Espírito Santo e, ao mesmo tempo, nos dispomos a ser usados por Ele em todos os Seus carismas: desde o dom menor, que é o de línguas, até o dom maior, que é o Amor; passando pelo dom da cura, da ciência, da sabedoria, pelo dom central que é a fé, pelo dom da profecia, do discernimento dos espíritos... Enfim, passando por todos os dons, sem nenhuma exceção.

Os dons são ferramentas necessárias. Usamos esse instrumento do Senhor para que os nossos irmãos sejam tocados, curados, convertidos, restaurados. É preciso colocar-se em ação, porque a obra é urgente.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

GRANDE CUIDADO AO SE PREPARAR PARA COMUNHÃO

Suprirei o que te falta
Cristo – Eu amo a pureza e dou toda a santidade. Busco um coração puro para nele repousar. Prepara-me uma grande sala mobiliada e eu farei em tua casa a Páscoa com meus discípulos (Lc 22,11-12). Se queres que venha a ti e que permaneça em ti, purifica-te do velho fermento (1Cor 5,7) e limpa a morada de teu coração. Nada admitas do mundo e do tumulto do mal que te habita. Senta-te como um pássaro solitário no teto (Sl 101,8) e pensa em tuas faltas na amargura de tua alma. Todo ser que ama prepara para seu bem-amado habitação excelente e magnífica: é nisto que se reconhece a afeição ao hóspede
Fica sabendo: não conseguirás a preparação pela qualidade de teus atos, mesmo que te prepares durante um ano sem ter outra preocupação. Só minha bondade e minha graça te permitem ter acesso à minha mesa, como um mendigo convidado à mesa do rico: o mendigo nada pode retribuir ao rico por seus benefícios. Só pode humilhar-se e agradecer. Por isso, faze o possível, faze-o com cuidado, não por hábito nem por obrigação; mas com temor, respeito e amor, recebe o Corpo de teu Senhor bem-amado que se digna vir a ti. Sou eu que amo, eu que quero assim: suprirei o que te falta. Vem receber-me.
Dá graças a teu Deus quanto te concedo a graça do fervor, não porque sejas digno, mas porque tenho piedade de ti. Se não tens fervor, mas sentes grande aridez, persiste na oração, geme e bate. Não desanimes até que mereças receber uma migalha ou uma gota da graça da salvação. És tu que tens necessidade de mim, não eu de ti. Não és tu que vens santificar-me: sou eu que venho santificar-te e melhorar-te. Tu vens ser santificado por mim e unido a mim, para receber uma graça nova e inflamar-te de novo para o teu progresso. Não negligencies esta graça: prepara teu coração com muito cuidado, depois introduz em tua casa teu bem-amado.

Não basta que te disponhas ao fervor antes da comunhão; é preciso guardar-te com cuidado depois de receber a Eucaristia. Recolher-te depois da comunhão não é menos necessário do que dispor-se a ela. Recolher-se devidamente depois é a melhor preparação para receber uma graça maior. Toda boa disposição é aniquilada se logo depois se dispersa em preocupações exteriores. Cuidado com a tagarelice, permanece no segredo (cf. Mt 6,4.6.18) e alegra-te com teu Deus. Tu o tens, e o mundo inteiro não pode privar-te dele. É a mim que deves dar-te todo inteiro, de sorte que doravante não vivas em ti, mas em mim, ao abrigo de todo cuidado.
(Extraído do livro “A imitação de Cristo”)