domingo, 9 de junho de 2013


BEM AVENTURADO JOSÉ DE ANCHIETA

Nascido nas Ilhas Canárias, pertencente a uma grande família de 12 irmãos, o santo de hoje viveu no século XVI.
Por motivos de estudo, foi enviado para Coimbra – Portugal, local onde teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.
Muitas coisas o levaram a discernir seu chamado à vida religiosa, e aos 17 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus.
Anchieta entrou na Companhia de Jesus em 1551, fez um noviciado exigente, e mesmo com a saúde frágil fez os seus votos de castidade, pobreza e obediência, em 1553. Neste mesmo ano foi enviado para o Brasil, e chegando na Terra de Santa Cruz ele pôde evangelizar.
Ainda não era sacerdote. Estudava Filosofia, Teologia, e sempre evangelizando, dando aulas, indo ao encontro dos indígenas. Respeitava a cultura do povo, conheceu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar.
Homem fiel à santa doutrina, à sua congregação e acima de tudo, fiel ao Espírito Santo.
Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Bahia etc. Consumia-se na missão.
José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espírito Santo e com profundo respeito a quem nos acolhe, a quem é chamado também a ser inteiro de Jesus.
Bem-aventurado José de Anchieta, rogai por nós!

O RELACIONAMENTO COM DEUS

Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo"(I Ts 5,17-18).

Sinto que o Senhor nos quer restaurar a partir da nossa vida de oração. Não é questão de orar e cumprir umas determinações quanto à nossa espiritualidade, mas é toda uma retomada de vida em oração. Uma vida de um relacionamento pessoal com Deus. Uma vida de intimidade com o Pai, com o Espírito Santo, com Maria.

Não são simples palavras, preste atenção: é intimidade, é relacionamento pessoal, é vida. Aí está o segredo e a fonte da nossa retomada. Se formos fiéis, a retomada acontecerá.

Essa retomada é muito simples, é só você buscar fazer todas as coisas com Deus, em Deus e para Deus. São Paulo nos recomenda:"Orai sem cessar"(1Ts 5,17). A oração é quem nos mantém interligados ao coração de Jesus. 

Orar sem cessar é manter o coração sempre aberto em colóquio com Deus, em qualquer lugar, em qualquer tempo. Vale a pena retomar nossa vida de oração!


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DERRUBANDO AS MURALHAS

Como reagir diante das dificuldades que, cada vez mais, estão presentes na sociedade? O que fazer diante dos sofrimentos? Essas e outras perguntas fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Mas, hoje, quais são as "muralhas" mais comuns que assolam a vida delas?
Alguém poderia dizer que são as muralhas de desemprego, de dificuldade financeira, de uma doença como a depressão, o estresse... Sim, com certeza estas também! Mas as mais terríveis, cujo fundamento e alicerce é o pecado, é a divisão, o egoismo, o afastamento e fechamento entre as pessoas e entre elas e Deus.”
Padre Márlon afirma que é preciso ter coragem para derrubar tais obstáculos. "Se uma família tem mais muralhas em seu lar do que paredes separando os cômodos da casa, como dará conta de lidar com as dificuldades do dia a dia? Se uma pessoa tem barreiras dentro de si, ocasionadas pela vida de pecado, de fechamento à graça, como poderá derrubá-las? A verdade é esta: há mais muros dentro de nós do que fora de nós! E as muralhas exteriores começam a cair quando temos a coragem de derrubar as interiores.” 

Perguntado ainda sobre a importância de trabalhar a cura e a libertação nesses casos, o sacerdote diz que “em todas as ocasiões, sempre haverá a necessidade de se trabalhar a cura e a libertação. O ministério salvífico de Cristo é trazer vida em plenitude para todos nós. Quanto mais curado e liberto nós formos, mais abertos à graça da redenção estaremos... Não querer ser curado, não querer ser liberto já é uma grande barreira que pode nos impedir de uma vida abençoada, de uma vida na graça.”

E conclui: “Se a pessoa está em processo de cura, se deseja ser liberta, mas um obstáculo se levantou sobre ela, pode ter certeza que "tudo concorrerá para o bem dos que amam a Deus" (Rm 8,28). Então, aquela muralha não é por culpa dela, mas pode ser uma oportunidade de crescimento e santificação.”

Padre Marlon

A ALEGRIA DEVE SER CULTIVADA NO LAR

O lar deve ser um ninho de amor
São Paulo disse aos tessalonicenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito alegrai-vos...” (1 Ts 5,16).
A alegria é algo fundamental para a vida humana, especialmente para o equilíbrio do lar. São Francisco de Sales, doutor da Igreja, ensinava que “um santo triste é um triste santo”. A Bíblia nos ensina:
“Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem... Afasta a tristeza para longe de ti” (Eclo 30,22s).
A alegria deve ser cultivada no lar; ela é o melhor oxigênio para o crescimento tranquilo dos filhos. E esta alegria vem de Deus. “Alegrai-vos no Senhor”. Portanto, toda queixa, murmuração, reclamações, azedume e mau-humor devem ser evitados para que o ambiente do lar não fique tenso e carregado.
Certa vez, assisti a uma palestra sobre a prevenção às drogas no colégio de nossos filhos. Era um investigador de polícia, combatente do narcotráfico, quem proferiu a aula. Ao terminá-la, concluiu dizendo aos pais ali presentes que a principal razão pela qual os filhos tantas vezes iniciam-se nas drogas é a falta de carinho e amor dos pais, sobretudo, por não encontrar, no lar, um local agradável para viver.

Muitos lares, por causa das brigas e conflitos, tornam-se verdadeiros infernos, onde o filho não suporta viver, buscando, então, refúgio na rua. Lá, o traficante está à sua espera, de braços abertos, para lhe oferecer o “consolo” que ele não encontrou em casa. Isto é muito sério!

Fiquei muito impressionado com a colocação daquele investigador, sobretudo por não se tratar de um padre, psicólogo, médico ou professor, mas de um policial.

Os nossos filhos não podem ser “expulsos” do lar por causa dos seus conflitos internos. O lar deve ser um ninho de amor, onde os filhos gostem de estar, inclusive com os seus amigos. Eles têm este direito, pois o lar é deles. É claro que as normas de boas convivências devem ser respeitadas.

“Em todas as circunstâncias dai graças, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito em Cristo Jesus” (1 Ts 5,17).

Note que o apóstolo manda dar graças “em todas as circunstâncias”, e não apenas quando tudo vai bem.

Dar graças a Deus por tudo, todas as horas, é o meio de, na fé, vencer todas as dificuldades e permanecer em paz no meio das adversidades. Ensine isso a seus filhos no dia a dia.
Felipe Aquino

O QUE GERA NO SEU CORAÇÃO,AS PALAVRAS QUE VOCE ESCUTA DURANTE O DIA


Ao longo do dia, recebemos um grande fluxo de informações, ouvimos muitas coisas boas e ruins, mas é incrível como as boas nós esquecemos, enquanto as ruins ficam gravadas em nós, gerando, em nosso interior, alteração de humor, abalo nos nossos sentimentos e vários movimentos desordenados.
Há uma Palavra, no entanto, que, quando a escutamos, ela provoca em nós uma profunda mudança interior e exterior, a ponto de revolucionar positivamente a nossa vida. É a Palavra de Jesus, ou melhor, Ele é a Palavra e tem o poder de fazer novas todas as coisas quando vamos ao Seu encontro, como o leproso do Evangelho.
Ele se comunica eficazmente conosco sem o barulho das palavras, produzindo curas, libertações e uma profunda purificação das nossas enfermidades e de todo o tipo de mal.
“Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: Senhor, se queres , tu tens o poder de me purificar. Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: Eu quero, fica purificado. E, imediatamente, a lepra o deixou” (Lc 5,12-13).
Caminhemos ao encontro do Senhor e apliquemo-nos na leitura da Palavra de Deus.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago