terça-feira, 4 de junho de 2013


TEMPO DE ACOLHER A PALAVRA DE DEUS

Passaremos por muita dor e sofrimento. Nossa fé se abalará, mas não chegará a se perder. Será terrível, porém, durará apenas um momento. Você não pode arrefecer! Testemunhe Jesus com a sua vida e não O negue! Não volte atrás, porque o Senhor intervirá. Quando o anticristo pensar que venceu, o Senhor surgirá e, como diz a Palavra, “matará com o sopro de sua boca” (cf. II Ts 2,8).

O Senhor reunirá Seus escolhidos, aqueles que perseverarem até o fim. Espalhados por toda a terra, ao lado daqueles que negarão o Senhor, estarão os firmes, nós, que não voltaremos atrás. “Ele enviará seus anjos com uma grande trombeta; ao seu toque, os eleitos serão reunidos dos quatro cantos da terra, de uma extremidade dos céus à outra” (Mt 24,31).

Deus revela que primeiro é preciso vir a apostasia – a negação de Deus e da fé por aqueles que são da Igreja. Infelizmente, muitas pessoas se deixarão levar por ela, por isso temos de nos preparar agora. O tempo de acolher a Palavra de Deus, converter-se, firmar-se, encher-se do Espírito Santo e viver a verdade é agora.

(Trecho do livro "Céus Novos e uma Terra Nova" de monsenhor Jonas Abib)

Monsenhor Jonas Abib

A MENTIRA NOS OPRIME E ESCONDE A FELICIDADE

A mentira nos oprime e esconde a felicidade. Ela nos algema, nos aprisiona no escuro, causa na maioria das vezes um grande desconforto interior que ninguém e nada consola. Ela tem o poder de convencer, além de confundir e enganar.

Porém, quando a Verdade é revelada, parece que conseguimos nos ver a nós mesmos e aos outros como nunca vimos antes, como se pudéssemos ver outras pessoas.

E, isso se dá quando descobrimos a nossa essência que está no Espírito Santo que é o Espírito da Verdade!

Jesus disse um dia: Eu sou a Verdade! E, é este Espírito Santo que mora em nós quem nos revela Jesus. Ele nos mostra a verdade que só Ele conhece, por isso, sempre que estamos diante dela, estamos diante da pessoa de Jesus ali revelado.

A Verdade é transparente, mas consegue iluminar onde está; é clara e fácil de ser vista; não esconde nada e nenhum segredo está por trás dela. Ela é colorida, alegre e livre, porque vem do Pai, e é fruto do Amor!

Descubra-se! Você vai se surpreender ao encontrá-la também.

IGREJA E SOCIEDADE

Uma Igreja da verdade, da bondade e da beleza
Dentro dos conceitos apresentados pela tradição bimilenar da Igreja, sua fundamentação está baseada na figura da Santíssima Trindade, na profunda unidade entre as três pessoas, formando uma verdadeira comunidade. O que faz esta unidade é a intensidade vivenciada no amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

O papa Francisco, que vem encantando o mundo com seus gestos e expressões de simplicidade, em sua primeira coletiva com os jornalistas, fez uma declaração fundamental sobre a Igreja: Precisamos de “uma Igreja pobre para os pobres”, uma Igreja “da verdade, da bondade e da beleza”. Ele valoriza o papel do jornalista na divulgação da mensagem cristã. 

Sentimos a presença da sabedoria de Deus neste momento histórico da Igreja. Significa que ela ainda pode dar uma contribuição positiva para a sociedade. Isto aconteceu no passado e em todas as áreas da cultura, sendo impossível negar uma realidade tão marcante na ciência, na história, na literatura, na área científica, nas questões sociais etc. Houve muita coisa negativa por ser formada de humanos.

O mundo faz o caminho do bem e do mal. Não é por acaso que muitos optam pelo bem e não se deixam levar pela maldade, que não condiz com a vontade do Criador. O mal causa destruição e infelicidade para as pessoas envolvidas. Além disto, ele contamina os desprevenidos e desestruturados em sua vida de fé e de cidadania.

O Papa Francisco fala de uma Igreja “da verdade”. Os apóstolos tiveram dificuldade para entender que o projeto de Deus é da verdade e passa pela derrota, pelo dom gratuito, como o fez Jesus até a morte. Hoje, não é diferente numa cultura que proclama a felicidade como “gozo” descomprometido e individualista.

A sociedade é formada por cidadãos que proclamam fé em Deus e outros que seguem diferentes princípios. A Igreja tem por meta, dentro dos ensinamentos de Jesus Cristo, fazer com que todos os cidadãos tenham vida e dignidade. Se não é isto, seu caminho está fora do querer e da vontade de Deus.

Dom Paulo Mendes Peixoto 

NENHUMA PROSPERIDADE SEDUTORA NOS ILUDA

Deus está sempre pronto para nos dar a Sua vida a cada dia, para nos servir e nos acolher em todas as nossas necessidades e em todos os momentos da nossa vida. A nós cabe escolher a quem queremos que conduza os nossos passos. Jesus, o Bom Pastor, está ao nosso inteiro dispor, portanto, fiquemos atentos à Sua voz.
“Quem entra por mim por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (João 10,9b-10).
Não podemos nos contentar com qualquer vidinha, porque o Senhor veio nos trazer uma vida abundante de qualidade. Paremos por um momento, olhemos para a nossa existência e oremos assim: Senhor, eu quero viver a vida nova e abundante que o Senhor veio trazer; eu a acolho e acolhendo-a sei que O acolho, porque Tu és “o caminho, a verdade e a vida”.
Jesus, conduza-me segundo a Tua vontade.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago