segunda-feira, 3 de junho de 2013



CONFIE NO AMOR DE DEUS

Constantemente, temos a tendência de acreditar que vamos nos alegrar somente quando Deus atender nossos pedidos, mas o que, realmente, faz o nosso coração se encher de alegria é a confiança que temos em saber que Ele ouve as nossas preces.

O Pai está atento à nossa vida e nos escuta. Ele sabe de todo nosso sofrimento e é o único que, verdadeiramente, pode nos ajudar. Ele sonda o nosso coração e sabe do que e quando precisamos.

“Eu amo Javé, porque Ele ouve a minha voz suplicante, inclina Seu ouvido para mim no dia em que eu O invoco.” Ninguém que confiou em Deus e invocou o Seu nome foi decepcionado e deixou de ser atendido.

Nós erramos ao querer exigir d’Ele que as coisas aconteçam do nosso jeito. Se soubéssemos realmente o que é melhor para nossa vida, recorreríamos ao Pai. Por isso, deixe o Senhor ajudá-lo da maneira que Ele sabe que você precisa. Confie no Seu amor para que, assim, Ele aja em sua vida. Faça sua oração e persevere, com a certeza de que Ele nunca vai abandoná-lo.

Se você confiar n’Ele, duas coisas são certas: a primeira, é que sem resposta você não ficará. A segunda, é que, no exato momento em que você colocar no Senhor sua confiança, toda tristeza e angústia irão embora e você voltará a ter paz na sua vida.

Sempre que você estiver angustiado, invoque o nome do Senhor e peça a Ele socorro. Deus ouvirá suas orações, pois Ele é clemente, justo e misericordioso.

Não insista no erro. Volte-se para Deus e renove, todos os dias, a sua crença n'Ele.

Que a nossa fé em Deus se fortaleça cada vez mais e nossa boca proclame: “Caminharei na presença de Javé, na terra dos vivos”.


Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

PAPA REFLETE A IGREJA COMO FAMÍLIA DE DEUS

Durante a audiência geral, Francisco voltou a citar o Papa emérito Bento XVI, recordando sua afirmação de que a Igreja é obra de Deus, nascida de Seu plano de amor e que se concretiza progressivamente na história. “A Igreja nasce do desejo de Deus de chamar todo homem à comunhão com Ele, à Sua amizade e a participar como filhos de sua vida divina”, acrescentou o Pontífice.
O Santo Padre também criticou aqueles que dizem crer no Cristo, mas não crêem na Igreja, assim como, aqueles que afirmam: “eu acredito em Deus, mas não nos sacerdotes”. Segundo o Papa, é a Igreja que leva Cristo aos homens e também os leva a Deus, assim, afirmou Francisco, “a Igreja é a grande família dos filhos de Deus”.
No entanto, o Papa também reconheceu os aspectos humanos da Instituição, evidentes naqueles que a compõem – pastores e fiéis. “Há defeitos, imperfeições, pecados e o Papa também os tem e são muitos, mas o belo é que, quando nos damos conta de que somos pecadores, encontramos a misericórdia de Deus, que sempre perdoa. Não se esqueça: Deus sempre perdoa e nos recebe em seu amor de perdão e misericórdia”.
Enfatizando o tema central da audiência, o Papa destacou que a Igreja é uma família na qual se ama e se é amado. “Na família de Deus, na Igreja, a seiva vital é o amor de Deus que se constitui em amá-Lo e amar os outros, todos, sem distinção e medida.”
Diante disso, Francisco questionou os católicos a cerca do amor que se tem pela Igreja e como os mesmos estão cuidando desta Instituição que, segundo Francisco, é uma obra de inspiração de divina, gerada no coração de Deus.
“Nos perguntemos hoje: quanto amo a Igreja? Rezo por ela? Eu me sinto parte da família da Igreja? O que faço para que seja uma comunidade onde todos se sintam acolhidos e compreendidos, sintam a misericórdia e o amor de Deus que renova a vida?”, interrogou.
O Papa encerrou a catequese pedindo a Deus que, especialmente neste Ano da Fé, as comunidades católicas e toda a Igreja sejam cada vez mais verdadeiras famílias que vivam e levem o calor de Deus ao mundo.

BATISMO NO ESPÍRITO, GRAÇA DE DEUS

O derramamento do Espírito Santo é a grande graça que Deus está dando à Sua Igreja hoje. O Senhor dá essa graça aos sacerdotes, religio­sos e às religiosas. Também aos pobres, ricos, empresários, músicos, às pessoas de decisão na nossa sociedade... A você também; por que não? O Senhor está derramando o Seu Espírito sobre você e realizando a transformação da Sua Igreja.


O que chamamos de “Batismo no Espírito Santo” — pois assim Jesus O chamou: “sereis batizados no Espírito Santo” (cf. At 1,5)— podemos chamar, também, de "derramamento do Espírito Santo", "efusão do Espírito Santo".

O Batismo no Espírito Santo faz parte da Teologia da Graça: é uma graça “extraordinária” que está tendo efeitos “extraordinários” na vida das pessoas.­

O Senhor quer derramá-Lo [Seu Espírito] em situações concretas de uma diocese, de uma paróquia, de uma congregação religiosa. O Senhor quer derramar o Seu Espírito Santo e essa graça tem realizado uma “extraordinária” transformação, a ponto de todo o mundo ficar boquiaberto e perguntar: o que está acontecendo? Isso é extraordinário!

Sim, coisas extraordinárias o Senhor está fazendo conosco! Somos a mais linda demonstração do que o Senhor pode fazer! Se um artista tem uma tela de primeira qualidade, tintas de primeira, pincéis de qualidade, é muito fácil pintar o quadro. Porém, se ele tem uma tela ruim, tintas ruins, pincéis defeituosos, mas mesmo assim consegue pintar e o quadro sai uma obra-prima, isso significa que esse profissional é bom mesmo! Somos a demonstração de como o Senhor é “bom de serviço”!

Deus já fez coisas maravilhosas em nossas vidas! Mas o surpreendente é o que Ele já fez, faz e quer fazer, também, por meio de nós. O Senhor está fazendo coisas maravilhosas. Ele é um artista! É Ele quem está restaurando a Sua Igreja, e nós somos o resultado desta restauração. A Renovação Carismática Católica é o primeiro resultado da maravilhosa obra de restauração do Senhor na Igreja. Existe a crença de que o Ele restaurará toda a Sua Igreja, assim como está fazendo conosco. Somos a “amostra” do que Ele quer fazer, hoje, na Igreja inteira.


Trecho do livro Reinflama o Carisma de monsenhor Jonas Abib

SISTEMA E O SISTEMA DE DEUS

Muitos se perguntam: "Mas por que Deus não me socorre?" e "Por que não resolve minha situação?" Compreenda: Deus fez, está fazendo e vai fazer. Se existe uma falha, esta está em nós. E qual é a falha? Nós temos sido vítimas do sistema do mundo. As finanças vão mal e há muito desemprego e tragédias por causa do sistema em que vivemos; um sistema individualista, baseado no egoísmo, na ambição... Um sistema sem Deus; portanto, sem amor! 

Enquanto permanecermos ligados ao sistema, seremos influenciados por ele e não nos será possível entrar no sistema de Deus. Ele é radicalmente oposto. É preciso fazer uma escolha: Ou estamos no sistema do mundo ou no sistema de Deus. É uma lógica: para sermos auxiliados pelo Senhor precisamos estar no sistema d'Ele. Se continuarmos no do mundo, seremos tratados pelo mundo e do jeito que ele nos trata. Para deixar de ser vítima desse sistema, tenho de deixá-lo e me colocar no sistema de Deus. Não dá para servir a Deus e a este mundo. É preciso decidir entre os dois sistemas. Não é questão de palavras, de aparências: é questão de coração. E Deus vê o coração
Na hora em que eu me decido a deixar o sistema do mundo, que é baseado no egoísmo, na ganância, na mentira, falsidade, na corrupção e na busca do dinheiro e do prazer; no momento em que eu me decido a deixar de enganar e prejudicar os outros; quando sinceramente eu me decido a sair do sistema do mundo e a entrar no sistema de Deus, Sua Palavra se torna realidade em minha vida: "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus" (Romanos 8, 28). 

Os homens veem as aparências: fazem belos discursos, belas apresentações... mas Deus vê o coração. Na hora em que eu me decido sinceramente a deixar o egoísmo e parto para o sistema de Deus, que é amor, doação, se eu decido a ter um coração generoso como o d'Ele, se quero ser simples, humilde, mesmo não o sendo completamente, eu já estou no sistema de Deus. É aí que tudo começa a concorrer para o meu bem. Por isso, também a solução de nossas finanças, de nosso desemprego e dificuldades está aí. Tudo se resolve pela mudança do coração! Na hora em que mergulharmos em Deus numa verdadeira conversão, veremos que tudo concorre para nosso bem. Não há outra forma.


Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova