domingo, 12 de maio de 2013

ORAÇÃO DIA DAS MÃES

“Oh! Mãe querida, oh doce Virgem Maria, eis-me aqui diante de ti, com meu pobre coração totalmente aberto e voltado para ti.

Olha Senhora para dentro dele e vê toda dor, toda tristeza, preocupações, medos e todos outros sentimentos aí guardados.
Reconheço minhas falhas e faltas como mãe.
Sei também que em ti não tenho me espelhado em frente aos desafios da missão de mãe, que por Deus me foi confiada, pois tenho me deixado levar muitas vezes pelo egoísmo displicência e apelos do mundo, deixando de lado ou em segundo plano a vontade e a verdade de Deus.
Em tanta pobreza do meu ser, vem Senhora, e me ajude a ser fiel e a missão de mãe que Ele à mim confiou.
Ensina-me a viver plenamente o amor, um dimensão de doação e acolhimento. Que eu entenda que amar implica doação e renúncias feitas na alegria.
Sei, oh mãe, que mesmo sabendo da condição divina de teu Jesus, não deixavas de transmitir-Lhe a Palavra de Deus, por isso te peço, dá-me a sabedoria para incultir no coração dos meus filhos a fé e a Palavra da Vida, e assim Jesus venha ser verdadeiramente o Salvador de cada um deles.
Querida mãe, ajuda-me nesta caminhada e me ensina a permanecer na paz e na esperança, mesmo quando não entender os desígnios de Deus em minha vida.
E agora, Senhora, toma em teu coração maternal os filhos que Deus me deu e aí, com teu amor, preservai-os de todo o mal”.
Amém.







2012

O QUE A ASCENSÃO DE JESUS

Corações voltados para o alto!
O futuro é fruto do que semeamos nos campos da vida. Não há colheita sem o devido cuidado com a plantação. No campo da vida, o amor é essencial, para que possamos produzir os mais belos frutos de um tempo novo, nascido da esperança que cultivamos com a fé. O céu que esperamos começa a ser construído no hoje de nossa história. Na esperança da glória futura estão impressas as marcas do amor.

Na solenidade da Ascensão do Senhor voltamos nosso olhar para Aquele que nos aponta a esperança de nossa vida futura juntos do Seu amor. O hoje de nossa história é tempo teológico para sacramentalizarmos o amor em gestos concretos de vida em plenitude. O Cristo que olhamos é o mesmo que esteve e continua entre nós. O cotidiano da vida é uma preparação para um tempo novo que sonhamos. Um futuro onde cada um de nós terá uma participação plena na vida de Deus.

Juntos de Deus viveremos uma nova relação entre Criador e criatura. Na total transparência dos sentimentos, seremos livres dos limites e dificuldades da condição terrena. No amor trinitário saborearemos a plenitude da comunhão eterna. Em Deus conheceremos o amor que hoje de modo limitado sentimos. A esperança da glória futura nos abre diante da vida as mais belas possibilidades de vivermos hoje o futuro glorioso que esperamos.

A Eucaristia antecipa em nossa alma a comunhão celeste. No pão e no vinho consagrados, corpo e sangue de Cristo, está presente toda a criação, fruto da terra e do trabalho do homem. Na comunhão eucarística já pertencemos aos céus novos e à terra nova. Todos nós que comungamos da Eucaristia estamos, em esperança, na realidade do céu. O céu que nosso coração contempla é antecipado no amor de Cristo doado e partilhado por toda a humanidade.

Esta solenidade que celebramos ensina-nos também a vivermos na terra com as realidades do céu. A comunhão eterna é antecipada em cada gesto de amor e fraternidade entre nós. A paz divina é vivida, ainda que de modo limitado, em cada gesto que devolve vida à humanidade. O amor trinitário é antecipado em cada ato que se faz solidariedade e compaixão entre nós.

Com o coração voltado para o alto, caminhos na terra construindo junto de cada irmão e irmã os céus novos e a terra nova que esperamos um dia viver de maneira plena e infinita. O mundo novo que sonhamos começa a ser vivido em cada gesto de fraternidade.

Corações voltados para o alto com os pés enraizados no amor de Cristo. Eis a nossa missão diante da ascensão de Cristo: fazermos de nossa vida terrena uma antecipação da glória da futura.
Padre Flávio Sobreiro

QUEM É O ESPÍRITO SANTO ?



“A água viva, que é Espírito Santo, sacia a nossa vida, porque nos diz que somos amados por Deus como filhos” (Foto: LOsservatore Romano)
O tempo pascal vivido pela Igreja nestes dias até o Pentecostes é “por excelência o tempo do Espírito Santo”, afirmou o Papa Francisco na Catequese desta quarta-feira, 8, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Mas quem é o Espírito Santo? questionou o Santo Padre. Segundo o Pontífice, a primeira verdade a qual os cristãos aderem na oração do Creio, é que o Espírito Santo é Senhor.
“Ele é verdadeiramente Deus, como são o Pai e o Filho (…) é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o grande dom do Cristo ressuscitado  que abre as nossas mentes e nossos corações à fé em Jesus como Filho enviado pelo Pai, que nos leva à amizade e à comunhão com Deus”, explicou.
O Papa afirmou que o homem de todos os tempos e lugares anseia por uma vida plena e justa, é como um viajante que, atravessando os desertos da vida, “tem sede de água viva” para saciar seu profundo desejo de luz, de amor, de beleza e paz.
Neste sentido, o Papa destacou que o Espírito Santo é a “fonte inesgotável da vida de Deus em nós”.
“Jesus veio para nos dar esta ‘água viva’ que é o Espírito Santo, para que a nossa vida seja guiada por Deus, animada por Ele e alimentada por Ele”, ressaltou.
Nesse ponto, o Papa levou os fiéis a refletirem “por que esta água pode saciar plenamente a nossa sede?”
E explicou que essa Água viva, que é o Espírito Santo, habita em cada pessoa e a purifica e renova para que ela se torne participante da própria vida de Deus. “O Espírito Santo nos introduz à vida divina como ‘filhos no Filho Unigênito’”.
Papa Francisco afirmou que este é o dom precioso que o Espírito Santo coloca em cada coração: “a própria vida de Deus, vida de verdadeiros filhos”.
“É por isso que a água viva, que é Espírito Santo, sacia a nossa vida, porque nos diz que somos amados por Deus como filhos, que podemos amar Deus como filhos e que por sua graça podemos viver como filhos de Deus, como Jesus”, destacou.
Por fim, Francisco fez um convite aos fiéis para se deixar guiar pelo Espírito Santo. “Que Ele nos fale ao coração e nos diga isto: que Deus é amor, que Deus nos espera, que Deus é Pai, que nos ama como um verdadeiro Pai”.

A LIBERDADE


Para que o homem fosse “grande”, digno, nobre, Deus o fez livre, inteligente, dotado de mãos maravilhosas, sensibilidade, vontade, memória, etc., que nem as pedras, nem as árvores e nem os animais receberam.

A liberdade é o toque maior de nossa semelhança com Deus. Ele não poderia impedir o homem de lhe dizer Não; senão lhe tiraria a liberdade, e o homem seria apenas um robô. E Deus não quis isto. Mas Deus nos deu a inteligência, como uma luz para guiar os nossos passos, e nos deu a vontade para permanecer no bem e evitar o mal.

DIFICULDADES DA VIDA

Muitas vezes as dificuldades da vida criam corações amargurados, mas, é preciso ter a firme certeza de uma verdade: Somos especiais para Deus.

Lemos isto claramente em Isaias 43, 3 “... és precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo ...”.
É sinal de inteligência nos aproximarmos cada vez mais Daquele que nos têm em seu próprio coração. É sensato buscarmos uma intimidade com o Criador, a paz verdadeira vem de Deus, somente Ele pode nos curar.

Embora cercados de dificuldades e problemas, é preciso confiar na graça de Deus, confiando nossa vida toda a Ele. Temos tudo para sermos felizes! Quando experimentamos Deus em nossa vida, e deixamos que Ele nos inspire e conduza em todos os momento, conseguimos sentir a presença maravilhosa do seu Santo Espírito, que nos acalenta, nos dá sabedoria, discernimento e forças nos momentos difíceis.

Ele pode curar as feridas mais profundas da nossa alma, Ele alivia o sofrimento e restaura o ânimo, o Senhor esta sempre disponível para nos atender e apenas basta que queiramos ser atendidos.

Convido você a louvar e amar profundamente o Deus todo poderoso, que é Pai e está te chamando para uma vida em abundância, com um coração restaurado pelo poder do Santo Espírito.

Senhor, sozinhos, nada podemos, mas com o teu amparo, com a tua ajuda, venceremos todas as dificuldades, dá-nos um coração amoroso e cheio de paz. Abençoa-nos e infunde em nós a tua graça. Amém!

Padre Alberto Gaambarini

CONTEMOS HOJE COM NOSSA SENHORA

Hoje é dia de festa na Igreja, porque celebramos o nascimento da Virgem Maria. Certamente hoje, de modo especial, ela quer visitar a cada um de nós particularmente. Da mesma forma que ela visitou a sua prima Isabel, grávida de João Batista, e ambos ficaram cheios do Espírito Santo, também é desejo da Santíssima Virgem que sejamos cheios do mesmo Espírito.
“Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lucas 1,41).
Rezemos assim ao longo de todo este dia: “Vinde, Espírito Santo, vinde por meio da poderosíssima intercessão do imaculado coração de Maria. Confiemos na materna proteção da Virgem Maria e peçamos a ela que nos ensine a confiar em Jesus.
À vossa proteção recorremos, santa Mãe de Deus; não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita”.
Invoquemos, ao longo de todo este dia, a poderosa intercessão da Virgem Maria sobre toda a nossa vida e sobre a nossa família.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago