sábado, 11 de maio de 2013


ORAÇÃO PELAS MÃES COM A MÃE DE JESUS



Deus Pai em seu plano de infinito amor, “enviou o seu Filho único para que todo aquele que nele cresse fosse salvo” (Cf. Jo 3,16). E o grande plano de salvação do Pai foi mandar seu Filho como homem, em tudo igual a nós, menos no pecado. Em nossa natureza humana, para que Deus experimentasse toda realidade humana e a salvasse, Jesus teve um pai e uma mãe. No episodio em que Jesus aos 12 anos some na caravana, que voltava para Nazaré da visita ao templo em Jerusalém, seus pais o procuram e encontram-no no Templo ensinando os doutores da Lei e a Palavra diz: “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (cf. Lc 2,51).

Na cruz Cristo em sua entrega total, quando lhe restaram apenas o discípulo amado, Maria, mulher de Cléofas e Maria Madalena.  Lá estava também Sua mãe, Maria Co-Redentora, fiel e de pé sofrendo e entregando no coração e na alma a sua vida pela salvação de toda humanidade. Jesus olhando para o discípulo que Ele amava disse a sua ame: “Mulher eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa (João 19, 25-27). Todos nós temos mãe, quero levar você a todos estes dias fazer uma intercessão, uma oração por aquele, que como com Jesus deu-lhe a vida:
Uma gruta próxima a Basílica da Natividade é considerada, segundo a tradição, o local onde a Sagrada Família parou, enquanto fugia para o Egito e onde, também, Nossa Senhora amamentou o Menino Jesus. A Tradição afirma ainda que durante a amamentação uma gota de leite caiu sobre a rocha da gruta que tornou-se branca. E assim ficou conhecido como Gruta do Leite.

Tanto os cristãos como os islâmicos acreditam que o pó branco da gruta ajudam a estimular a produção do leite materno e intensificar a fertilidade. No lado externo da gruta é possível encontrar uma sala reservada para testemunhos de diversos países sobre histórias de mulheres que encontravam-se com dificuldades de fertilidade e que após ingerirem o pó conseguiram engravidar.

Novena pelas Mães

Senhor Jesus que experimentaste a alegria e o conforto de ter um colo de Mãe aqui na Terra e no momento da cruz no-la deu por mãe a cada um de nós. Obrigado Senhor por tão grande dádiva.

Clamamos à Sua Mãe nesse momento para que abençoe a todas as mães…

Nossa Senhora, Mãe de todas as mães, nós queremos oferecer-lhe nossas mães e consagrá-las, por isso, receba-as no Seu manto materno…

(Diga o nome da sua mãe)…

Que as mães biológicas, uma vez tendo gerado a vida, se empenhem em gerar para a graça. Que as mães do coração possam compreender aceitar e educar os filhos na fé de Deus e da Igreja. Pedimos também Mãe, pelas mulheres que desejam a gravidez e o dom da maternidade. Dai-lhes a graça do dom da vida.

Nossa Senhora, Mãe de todas as mães, fazei com que as mães a tomem como exemplo de dedicação, amor e zelo na educação dos filhos.

Nossa Senhora, Mãe de todas as mães, abençoai e santificai as mães aqui na Terra trazendo saúde, paz, serenidade na tribulação, discernimento nos ensinamentos e testemunhos de fé.

Nossa Senhora, Mãe de todas as mães, para aquelas que já partiram pedimos, através de Seu filho, por elas: que tenham o descanso eterno e a luz perpétua. Amém (Legionários de Cristo).

Uma das Orações mais antigas à Virgem Maria


À Vossa proteção recorremos, ó Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre, de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita.

Senhora nossa, Medianeira nossa, Advogada nossa, com Vosso Filho nos reconciliai, ao Vosso Filho nos recomendai, ao Vosso Filho nos apresentai.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus! Para que Sejamos dignos das promessas de Cristo.


Rezar Pai Nosso / Ave Maria / Glória ao Pai
Padre Luizinho

MARIA,ESTRADA QUE CONDUZ A CRISTO

Ao longo de sua história, a Igreja tem colecionado orações que têm origem na cultura do povo e apresentam as riquezas e os valores do Evangelho sob roupagens diversas. Trata-se da chamada piedade popular, que alimenta e conserva a fé do povo de Deus. Por isso, a Igreja faz questão de incentivá-la, corrigindo-a quando necessário. 

Quando se trata da Mãe de Deus, as expressões populares se multiplicam. Deve-se isso ao carinho especial que todos têm pela figura materna. Crianças, jovens e adultos aprendem que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador da humanidade. Ao olhar para Ele, percebem que, a seu lado, de Belém ao Calvário, está Maria – presença discreta, silenciosa e eficaz. Como ignorar aquela que é a sua Mãe? Sabem que ela tem uma missão especial, mas missão que não foi ela mesma que procurou e nem lhe foi dada por alguma criatura. A sua missão na história da salvação é fruto de uma decisão divina: “O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria”.Gabriel foi apenas um mensageiro, um enviado. Falou apenas o que Deus o mandou falar. A escolha de Maria, pois, para uma missão especial junto a Cristo e à Igreja, foi uma decisão do Pai.
Qualquer mês poderia ser o mês de Maria, mas para chamar a nossa atenção, convencionou-se o mês de maio como o mês dedicado a Maria. E os fiéis já sentem, nesse mês, a suavidade, a graça e a disponibilidade de nossa mãe do céu.

Vivamos o mês de maio com toda emoção que ele nos traz. Sendo irmãos e irmãs de Jesus, sendo seu herdeiro, temos direito de fazer a experiência que, diariamente, Ele fez em Nazaré – e por trinta longos anos! Procuremos entender que as palavras de Jesus, ditas no alto da cruz: ”Eis a tua mãe!” são dirigidas a nós. E, na expressão “teu filho”, todos nós estamos presentes.
Ela é a estrada que conduz a Cristo. Aproximemo-nos da mãe que, melhor do que qualquer outra criatura, conhece Jesus, seu Filho. Estamos sendo convidados a contemplar, todo um mês, com Maria, o rosto do Filho de Deus.

Que possamos, neste mês de maio, vivenciar a trajetória de Maria, em todas as suas dificuldades, os preconceitos que ela enfrentou, a sua coragem, a sua disponibilidade, o seu silêncio, a fim de que, através dela, cheguemos a Cristo, com sua paixão, morte e ressurreição gloriosa. 

Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG) 

OS CUIDADOS DE MÃE CURAM NOSSO CORAÇÃO

Todos nós temos a necessidade de sermos entendidos, acolhidos, respeitados, amados, cuidados, etc. Quando sentimos estas necessidades de forma mais intensa, a primeira pessoa que lembramos é da nossa mãe.
Mesmo quando não sabemos o que dizer, ela nos compreende e sabe antecipar-se nos cuidados, no amor e na atenção.
Nossa Senhora está sempre ao nosso dispor em todas as nossas necessidades e em todos os momentos para nos socorrer e cuidar de nós como ela cuidou de Jesus. Ninguém que a ela recorre fica decepcionado ou desamparado.
Refugiemo-nos debaixo da sua materna proteção, coloquemo-nos sob os seus cuidados e entreguemos as rédeas da nossa vida em suas mãos, para que ela passe à frente de tudo e abra para nós todas as vias.
Rezemos ao longo de todo este dia: “Mãe, cuida de mim, porque és minha mãe e eu sou sua filha.”
Luzia Santiago

BENDITA ENTRE AS MULHERES

Todos os homens e mulheres foram criados por Deus para o glorificarem e serem felizes e realizados. A própria glória de Deus se manifesta no ser humano vivo! Ninguém foi destinado à perdição e à condenação. O Bom Pastor, que é Jesus, quer tomar sobre os ombros as ovelhas, com especial atenção àquelas que porventura se desgarrarem do rebanho. O olhar de ternura com que envolve a todos é referência para cada um de nós, a fim de que sejam inclusivas nossas palavras e atitudes.

Mas não contradiz a visão igualitária da criação do ser humano afirmar, como queremos fazer no final de semana em que se celebra o dia das mães, que o Pai do Céu caprichou com imenso carinho ao criar a mulher. Jocosamente, alguém já disse que desejou aperfeiçoar a sua obra, depois de ter criado o varão! Beleza, ternura, fortaleza, perseverança. Tantas mulheres são escolas vivas do Evangelho, livros abertos para que as lições do modo divino de viver se espalhe no mundo.

Há algumas características no ser feminino que vêm em relevo e é tempo de manifestá-las. “Chegou a hora em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire no mundo uma influência, um alcance, um poder jamais alcançados até agora. Por isso, no momento em que a humanidade conhece uma mudança tão profunda, as mulheres iluminadas do espírito do Evangelho tanto podem ajudar para que a humanidade não decaia” (Cf. Mensagem final do Concílio Vaticano II).

João Paulo II, na Carta Apostólica Mulieris dignitatem, diz magistralmente: “Contemplando esta Mãe (Maria), cujo coração foi traspassado por uma espada (cf. Lc 2, 35), o pensamento se volta a todas as mulheres que sofrem no mundo, que sofrem no sentido tanto físico como moral. Neste sofrimento, uma parte é devida à sensibilidade própria da mulher; mesmo que ela, com frequência, saiba resistir ao sofrimento mais do que o homem. É difícil enumerar estes sofrimentos, é difícil nomeá-los todos: podem ser recordados o desvelo maternal pelos filhos, especialmente quando estão doentes ou andam por maus caminhos, a morte das pessoas mais queridas, a solidão das mães esquecidas pelos filhos adultos ou a das viúvas, os sofrimentos das mulheres que lutam sozinhas pela sobrevivência e os das mulheres que sofreram uma injustiça ou são exploradas. Existem, enfim, os sofrimentos das consciências por causa do pecado, que atingiu a dignidade humana ou materna da mulher, as feridas das consciências que não cicatrizam facilmente. Também com estes sofrimentos é preciso pôr-se aos pés da Cruz de Cristo” (Mulieris Dignitatem 19).

À capacidade para enfrentar os sofrimentos acrescenta-se uma genuína vocação ao amor. É ainda a João Paulo II que recorremos: “A dignidade da mulher está intimamente ligada com o amor que ela recebe pelo próprio fato da sua feminilidade e também com o amor que ela, por sua vez, doa. Confirma-se assim a verdade sobre a pessoa e sobre o amor. Acerca da verdade da pessoa, deve-se uma vez mais recorrer ao Concílio Vaticano II: ‘O homem, a única criatura na terra que Deus quis por si mesma, não pode se encontrar plenamente senão por um dom sincero de si mesmo’. Isto se refere a todo homem, como pessoa criada à imagem de Deus, quer homem quer mulher. A afirmação de natureza ontológica aqui contida indica também a dimensão ética da vocação da pessoa. A mulher não pode se encontrar a si mesma senão doando amor aos outros” (Mulieris Dignitatem 30).

A estes dons se acrescente a maternidade, com toda a intimidade e sadia cumplicidade vital entre a mãe e os filhos que geram. É maravilhoso ouvir as experiências de mães bem conscientes de que na gravidez não acompanham uma parte de seu corpo, mas outra vida, com igual dignidade, prontas a oferecer à família, à Igreja e ao mundo a criatura que nela se desenvolve, dando tudo de si para alimentar, acalentar e levar à luz um homem ou uma mulher.
Mês de Maio, mês das Mães, Mês de Maria. Se as mulheres são hoje postas em relevo, não se pode esquecer a Mãe das Mães, Maria, bendita entre todas as mulheres da terra. Para ela se voltaram todas as bênçãos de Deus, quando foi escolhida para ser a Mãe do Redentor. Sabedora de sua humildade, sua alma exultou de alegria e, desde o Magnificat primeiro, não cessa de proclamar no Céu e, através da voz da Igreja, aqui na terra, as obras de amor realizadas por Deus.

O mistério da maternidade mariana se mostra também, de forma impressionante, na devoção do povo de Deus a Nossa Senhora, em seu título de Fátima, celebrado neste ano de 2013 no dia dedicado às mães, segundo domingo de maio. A solicitude do Eterno Pai permitiu que a mãe de seu Filho amado fosse chamada com tantos e belos títulos, nos quais se expressam sentimentos humanos, lugares de Devoção e, mais ainda, títulos a ela atribuídos pela participação no mistério de Cristo descrito nos Evangelhos. Da Maria de Nazaré, passando por Belém, por Caná ou o Cenáculo, Maria da Ressurreição e do Pentecostes, Maria Mãe da Igreja, a ela recorremos, pedindo que sejamos todos dignos das promessas de Cristo. A ela recorremos, confiando confiantes nossas mães àquela que é Mãe de Cristo. Podemos dizer com o mês de Maio: Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! Nossa Senhora da Visitação, rogai por nós!
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA

DEUS AMPARA TODOS QUE NELE PERSEVERAM



“Trazemos um tesouro em vaso de barro”, mas que tesouro é esse? O Espírito Santo. Nós trazemos o céu dentro do coração. O Senhor está conosco, dentro de nós, e junto com Ele há uma força extraordinária.

O Espírito Santo nos confere um poder extraordinário para vencermos as situações do dia a dia. Alguns vão dormir dizendo que matam um leão por dia, vencendo uma dificuldade, superando uma fraqueza, ganhando forças para deixar para trás uma decepção. São as durezas do dia que se misturam às flores.

Todos os dias, na sua vida, haverá uma graça e uma luta. Basta o seu cuidado para receber a graça de Deus. Na hora da luta, você contará com a força que vem do Senhor. É como diz a Palavra: “Todavia, esse tesouro nós o levamos em vasos de barro para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós”.

Nós somos esses vasos de barro e precisamos ter cuidado para não nos despedaçarmos. Somos pessoas frágeis, mas dentro de nós existe um poder extraordinário que vem do Senhor, que nos acompanha por todos os lugares. Onde Ele chega, tudo se transforma.

A Palavra nos mostra o que acontece com os vasos de barro que estão cheios do Espírito: “Somos atribulados por todos os lados, mas não desanimamos; somos postos em extrema dificuldade, mas não somos vencidos por nenhum obstáculo; somos perseguidos, mas não abandonados; prostrados por terra, mas não aniquilados”.

Você pode estar passando por muitas aflições, no dia de hoje, mas, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, você não vai desanimar. O Senhor está com você e vai livrá-lo de toda angústia e desespero. Não tenha medo, permaneça firme em Deus para ver a vitória que Ele reservou para sua vida.

Só contempla a vitória do Pai quem não desespera e não desiste no meio do caminho. Por isso, fique firme, deixe que o Pai lhe mostre a vitória que Ele já reservou para sua vida. O que você tem a fazer, em meio às aflições, é não se deixar vencer pela angústia.

Permanecer firme e fiel a Deus, em meio às provas da vida, é manter o coração em paz, sossegado e sem ódio. Se você ficar agitado, não ouvirá o que Ele tem a lhe dizer.

Se você passa por extremas dificuldades e está aflito por isso, fique tranquilo, pois a angústia não vai vencer. O Espírito Santo está com você! Se você estiver passando por um apuro, não se desespere, é o Senhor quem o amparará. Se cair, não desanime. Aguente firme, pois é o Senhor quem vai levantá-lo.

Em certas ocasiões, principalmente na tentação da tribulação, nós deveríamos dar atenção somente à Palavra do Senhor, mas, nessa hora, nos deixamos levar pelos maus conselheiros que aparecem; daí, ficamos perturbados e desanimados. Mas Deus quer ver o contrário.

Ele quer vê-lo revestido de ânimo e coragem. Mesmo nos tempos mais difíceis, o Senhor quer que você experimente o Seu amor e a Sua fidelidade. Deus é fiel, Ele não vai falhar nem desampará-lo.

A tentação vai tentar fazer você desistir, mas você é de Deus e a força do Espírito Santo está com você. Pare de olhar para o vaso de barro e olhe para o tesouro que está dentro dele.

Ouça a voz do Espírito Santo, Ele está lhe dizendo: “Se você seguir até o fim, nem a morte e nem o inferno vão tirá-lo desse caminho. O único que pode tirar a vitória do Pai da sua vida é você mesmo”. Então, não desanime, permaneça firme.

Se o que você pediu a Deus ainda não aconteceu, pense que, talvez, Ele esteja querendo renovar as suas forças, para que, no momento certo, você avance muito mais.

Diante dos problemas, nós corremos o risco da precipitação, mas precisamos ter calma para esperarmos o direcionamento do Senhor, a hora certa de agir.

Esperar é também uma forma de agir. Tudo o que você precisa virá pelas mãos de Deus. Então, não se precipite, não se deixe levar pela tentação e pela presunção de que você sabe tudo.

A fé não dá ouvidos à presunção e à precipitação covarde. Ela ouve a voz de Deus e, hoje, ela diz a você: “Na aflição, não se deixe vencer pela angústia, conte com o Senhor e fique firme. Ele vai lhe dizer qual é o momento certo de agir. Você só precisa escutá-Lo.”

Aguarde as graças de Deus com o coração animado e com paciência. Ele não vai demorar a dizer que está na hora de avançar. Reze e o Pai lhe mostrará o que Ele quer que você faça. Daí, esse trecho da Palavra se cumprirá na sua vida: “De fato, embora estejamos vivos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, a fim de que também a vida d'Ele se manifeste em nossa carne mortal.”

Dentro de você, vaso de barro, há uma força extraordinária que vai dar a você e aos que estão à sua volta a vitória de Deus. Siga em frente com coragem, não desista.


Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

PEÇA SEU AUXÍLIO AO ANJO DA GUARDA

Se sua casa se tornar um santuário de oração, acredite: seu lar será visitado por anjos. Mais ainda: o anjo da guarda estará muito presente lá e, portanto, você não estará mais sozinho. Muitas vezes, nós estragamos tudo porque fazemos as coisas por nós mesmos: são os nossos planos, as nossas vontades que prevalecem. Precisa ser, radicalmente, o contrário: ore, peça, interceda e tenha certeza de que o próprio Senhor vai fazer com que o anjo da guarda de cada pessoa da sua família entre em ação para trazer a paz, a concórdia, a libertação e a saúde de que precisam. 

Quanto à educação de nossas crianças, confie seus filhos ao anjo da guarda de cada um deles; peça ao seu anjo que lhe dê sabedoria para educá-los. Ele irá colocar na sua mente e no seu coração a sabedoria que você necessita ter; também vai corrigi-lo em coisas que você não deve fazer. Se você ouve e obedece, vai obter a sabedoria de que precisa para educá-los. 
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova