segunda-feira, 25 de março de 2013


ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço. 

Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém, desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-38).

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

A MATURIDADE DA IGREJA


Os cardeais elegeram o Papa conforme a sua consciência

Durante muitos séculos da História da Igreja, sobretudo por ocasião dos Conclaves para eleger o novo Pontífice, as interferências políticas dos governos foram brutais.

Reis, imperadores, ditadores e presidentes procuravam influenciar diretamente nas eleições do Papa: “Diga aos cardeais que o meu candidato é fulano”, ou “Informe os eleitores que não aceitarei como Papa beltrano” ou ainda “Todos saibam que a eleição de sicrano provocará rompimento com a Santa Sé”. Com o correr dos séculos, a Igreja aprendeu a livrar-se de tais interferências.
Nos tempos modernos, surgiu um novo modelo de impor candidatos: é a pressão midiática, as pesquisas de opinião, as casas de apostas, as declarações de “vaticanistas”. A intenção de tais manipulações – completamente irreais – é fazer a cabeça dos cardeais e, assim, colocar, no poder, as pessoas de seus interesses, que sigam as linhas de atuação prescritas pelos autores.

A eleição do Papa Francisco veio demonstrar a liberdade de espírito do Colégio Cardinalício. Votaram conforme a sua consciência. Isso causa em todos os católicos uma tranquilidade e segurança quanto à lisura da escolha.
O caso atual (sem pôr em dúvida os últimos dez Papas), comprova que a preocupação não é a política ou outros interesses menores. A preocupação é bíblica: “É preciso que um deles se junte a nós para testemunhar a ressurreição” (At 1,22).

Em outras palavras, o Papa deve ser alguém que “viu o Cristo”, e d'Ele dê testemunho a partir de sua experiência de vida.

Pelas apresentações até agora ocorridas, percebe-se que o Papa Francisco é um homem de profundo trato com o “Mestre e Senhor”. É um homem de fé e oração simples, até popular.

Os “hermanos” vão permitir que, numa espécie de fogo amigo, eu repita o bom humor da minha roda de amigos: “Enfim, um argentino humilde!” Ou ainda: “É a primeira vez que se vê brasileiros trabalhando em favor de um argentino”.

A escolha foi feliz, porque ele [Papa Francisco] é uma testemunha autêntica de Jesus. Embora a idade não permita atrasos, pela graça do Espírito Santo ele produzirá frutos em honra do Pai.

Pedimos ao Senhor que o abençoe e ao povo que o acolha como legítimo sucessor de Pedro.
Dom Aloísio Roque Oppermann, scj


REZEMOS ESTA ORAÇÃO, AGRADECENDO A DEUS POR MAIS UM DIA


Rezemos esta oração, agradecendo a Deus por mais um dia!

Senhor, ficai conosco, já é tarde e já terminou o dia. "Tudo é dom de Deus. É preciso saber dizer MUITO OBRIGADO. Nossos dias são ricos dos presentes que o senhor nos oferece. Se soubéssemos olhá-los e fazer deles um inventário, seríamos, cada noite, como um rei por um dia, inebriados e felizes de tantos bens oferecidos".

Obrigado, Senhor, por tudo que consegui fazer hoje: pela minha família para quem trabalhei, pelos amigos que encontrei!

Dá gosto Senhor, trabalhar convosco na construção de uma humanidade mais feliz de um mundo, mais humano. No entanto, Senhor, vos peço perdão por aquilo que eu poderia ter feito e não fiz.Poderia ter dado e exigido mais de mim. Amanhã, porém, terei uma nova oportunidade. Farei aquilo que estiver dentro das minhas possibilidades. Espero encontrar-vos, novamente, amanhã, fortalecido com a vossa graça, para realizar os propósitos que, hoje, renovo na vossa presença. Amém!

Rezar 1 Pai Nosso... e 1 Ave Maria...

Boa Noite!

Senhor, ficai conosco, já é tarde e já terminou o dia. "Tudo é dom de Deus. É preciso saber dizer       MUITO OBRIGADO. Nossos dias são ricos dos presentes que o senhor nos oferece. Se soubéssemos olhá-los e fazer deles um inventário, seríamos, cada noite, como um rei por um dia, inebriados e felizes de tantos bens oferecidos".

Obrigado, Senhor, por tudo que consegui fazer hoje: pela minha família para quem trabalhei, pelos amigos que encontrei!

Dá gosto Senhor, trabalhar convosco na construção de uma humanidade mais feliz de um mundo, mais humano. No entanto, Senhor, vos peço perdão por aquilo que eu poderia ter feito e não fiz.Poderia ter dado e exigido mais de mim. Amanhã, porém, terei uma nova oportunidade. Farei aquilo que estiver dentro das minhas possibilidades. Espero encontrar-vos, novamente, amanhã, fortalecido com a vossa graça, para realizar os propósitos que, hoje, renovo na vossa presença. Amém!

Rezar 1 Pai Nosso... e 1 Ave Maria...

RECONCILIAI-VOS COM DEUS

Estamos nos aproximando da Semana Santa. O tempo da Quaresma, como caminhada de conversão e penitência rumo à Páscoa, tem como um belo e importante sinal visível dessa caminhada de “metanóia” a celebração do sacramento da Penitência. Somos chamados a fazer a experiência da misericórdia de Deus em nossas vidas. Para isso, somos iluminados pela Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo para que, aprofundando a nossa realidade de pecado, experimentemos ainda mais a graça que nos vem pelo amor derramado em nossos corações em Jesus Cristo, nosso Senhor.

O pecado é o ato voluntário de quem se afasta da comunicação com a graça divina. Mas o sacramento da Reconciliação, ou Confissão, como também se pode chamar, vem reatar os laços da pessoa com Deus. Quando Jesus inicia sua vida pública, anuncia um convite à penitência: “porque o Reino de Deus está próximo”. Isto já se dá no momento do seu batismo, e, convida o precursor, São João Batista, para que continue nesta pedagogia divina. Sabemos que as consequências do pecado vão longe, não só em nossas vidas, mas também na própria vida social.

A Penitência é a ação que nos conduz a uma vida nova e a viver em oração e fidelidade ao Evangelho e, por isso, somos chamados a uma vida de conversão para prevenir contra as faltas no futuro
. Podemos ver nas cartas paulinas quão inúmeras vezes o Apóstolo Paulo exorta as comunidades à reconciliação. Vale lembrar das consequências do pecado na vida da pessoa humana, nos relacionamentos e no próprio tecido social.

A Igreja recomenda confessar-se pelo menos pela Páscoa da Ressurreição, mas este sacramento deve ser buscado sempre que houver alguma transgressão à Lei Divina. Ou seja, pelo exame de consciência, o ser humano saberá da necessidade de buscar a reconciliação. Quanto mais somos iluminados pela Palavra e quanto mais perto do Senhor, mais enxergamos nossos pecados. Deus não condena o pecador, mas repudia o pecado. Basta recordar o capítulo 15 de São Lucas e tantos outros trechos do Evangelho, que nos falam da alegria do pecador arrependido. Deus é sempre justo e misericordioso, e como Pai bondoso sempre espera o retorno de seu filho amado, obra de Sua vontade para você existir no mundo. Lembre-se: você é querido, amado e pensado por Deus! O retorno ao amor de Deus transforma os corações, os pensamentos e comportamentos daquele que caminha como uma nova pessoa, deixando para trás tudo o que fazia parte do velho homem.

Pela razão e pela fé, vemos no pecado o pior dos males; por isso há a necessidade de conversão e reconciliação, na busca do sacramento da Confissão, que religa a alma humana à graça divina. Na prática, após a confissão, o penitente deve ter a clara consciência de suas atitudes e/ou lugares que põem sua alma em risco. A nova vida o leva a ter novas atitudes.  

Às vezes acontece que numa confissão regular, mensal, por exemplo, o “penitente” possa ficar preso em um impasse. Isso ocorre quando se nota que na confissão a rotina dos pecados é a mesma. Ele tem uma boa vontade, ele vê seus pecados, sempre se arrepende, e decide melhorar. E até agora nada. Cada vez é a mesma coisa. Esta situação pode causar frustração. Pois nada realmente mudou na minha vida espiritual? E o penitente se questiona: Eu sou moralmente tão corrupto? Ou talvez eu seja apenas um que não sirvo para nada?

Cada momento é uma nova oportunidade de caminhada, na direção à comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. Torna-se necessário rever nosso estilo de vida. Encontrar as raízes de nosso pecado. É importante rezar todos os dias e, para isso, é necessário intimidade, um lugar que é o meu espaço pessoal para o encontro com Deus e comigo mesmo. Tendo um lugar de oração é mais fácil manter a  regularidade e o tempo de meditação e reflexão. São Bento sempre dizia “Ora et labora”, que quer dizer: “oração e trabalho!”

E quem pode se esquecer do momento em que Jesus, pregado na cruz, dialoga com um famoso ladrão também pregado ao lado dele? “Mestre, quando estiver no Reino de Deus, lembra-se de mim!” e Jesus responde: “Ainda hoje estarás no paraíso comigo!” Existe maior prova de amor e misericórdia que isso? Mesmo sangrando e perfurado pelos pregos, lá na cruz, Jesus estende seu gesto de misericórdia. Daí, podemos perceber como que, de fato, o amor de Deus se estende e sua misericórdia transcende. E o soldado, aos pés da cruz, que exclama: “Este Homem é, de fato, o Filho de Deus!”

Por isso, o rito da Confissão é um ato que leva à justiça para com Deus, nos reincorpora em Jesus, retomando a nossa veste batismal, pois somos unidos como ramos à videira pelo próprio sacramento do Batismo.

Caríssimos, estamos já bem próximos da Páscoa do Senhor. Em todo o mundo é um período privilegiado para a aproximação ao sacramento da confissão. Não deixe de visitar sua paróquia ou comunidade e verificar o calendário dos mutirões de confissão. Reconciliação com Deus, neste sacramento, é o abraço Dele de acolhida ao filho ou filha. Sinta, depois disso, o alívio em seu coração e comungue com leveza de coração
Dom Orani João tempesta

VAI E NÃO TORNES A PECAR

Jesus valorizava muito a fidelidade à aliança
O Evangelho descreve uma cena dramática: uma mulher pega em adultério está para ser apedrejada até a morte. O Levítico prescreve: “O homem que cometer adultério com a mulher do próximo deverá morrer, tanto ele como a mulher com quem cometeu o delito.
Os escribas e os fariseus, que se dizem justos, são os que conduzem a mulher até Jesus. Mas onde está o homem envolvido no mal? De fato, a Lei de Moisés interditava o adultério, como eles diziam. A pergunta deles é para colocá-Lo à prova. O silêncio de Jesus revela o pecado dos acusadores, os quais vão se retirando um a um. No face a face entre a mulher e Jesus, em que a verdade de cada um é iluminada, a palavra de Jesus liberta, mostra a misericórdia de Deus e abre um caminho novo: “Ninguém te condenou? Eu também não te condeno! Vai e, de agora em diante, não peques mais.” 
O pecado dos fariseus e dos homens religiosos de Israel, em geral, consistia nisto: condenar os fracos; nesse caso, uma mulher pecadora, e eximirem a si mesmos da culpa e do castigo. Sem nos apercebermos, constituimo-nos como juízes e ditamos sentenças a torto e a direito. Descobrimos que, no mundo, quase ninguém é perfeito, mas pensamos em nosso íntimo que nós mesmos o somos. Basta escutar o tom das críticas, a autossuficiência das opiniões que expomos, as “denúncias proféticas” que emitimos, de vez em quando, para descobrir como esse toque farisaico se aninha em nós. 
A solução para tudo isso não é o “vale tudo”. Jesus não condenou a mulher, mas não a deixou ir embora simplesmente. Convidou-a a seguir no futuro um caminho diferente.
Jesus valorizava muito a fidelidade à aliança. Ele era um homem de palavra, de compromisso. A mulher que estava diante dele havia rompido a aliança do casamento, havia se oposto à vontade do Criador, pois “no princípio não era assim”. Jesus sabia também que um homem – que estava fora do cenário – havia compartilhado com ela dessa ruptura da aliança e que ambos haviam se transformado em símbolos de um povo infiel ao amor de Deus. 
Jesus a convida a um novo começo. Ele também descobre outros rompimentos da aliança entre os acusadores: “Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra.” E escreve no chão várias vezes. Não sabemos com certeza plena o que Ele escrevia. Nesse gesto, podemos descobrir o dedo de Deus reescrevendo seu compromisso de aliança na areia movediça e frágil das decisões humanas. 
Que o nosso coração se abra para receber essas lições e também para nos colocarmos como protagonistas desta cena descrita no Evangelho, a fim de que possamos aparar nossas arestas. 

 Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

NA SIMPLICIDADE SE ESCONDE A PROFUNDIDADE


Na vida, nem sempre tudo acontece como gostaríamos, mas precisamos ter abertura de coração para acolher as situações como elas se apresentam, porque, nem sempre, o que desejamos e como desejamos é o melhor para nós.
Às vezes, julgamos a importância e a profundidade dos fatos pelo grau de dificuldade com que eles se apresentam a nós, e quando aparentemente são simples, parece que não damos tanta importância.
“Naamã, general do exército do rei da Assíria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, valente guerreiro, mas era leproso” (II Rs 5,1). Sabendo da existência do profeta Eliseu, foi ao seu encontro para ser curado, mas como o profeta mandou-lhe este simples recado: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne será curada e ficarás limpo. Ele, irritado, foi-se embora” (II Rs 5,11a).
Qual a causa da irritação? Porque a cura não ia acontecer da forma como ele imaginou, mas, graças a Deus, os seus servos disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não o terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo’. Então, ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado” (II 5, 13b-14).
Aprendamos, hoje, com esse exemplo de Naamã, e não julguemos os fatos pela sua aparência.
Senhor, ensina-nos a ser simples.
Jesus, eu confio em Vós
Luzia Santiago