domingo, 17 de março de 2013



COMO O CRISTÃO DEVE DAR ESMOLA ?

Não é a quantia que importa, mas o que gesto
Quando ouvimos esta palavra ESMOLA vem logo a nossa cabeça algumas moedas ou um trocadinho que tiramos do bolso para dar a um pedinte na porta de casa, no farol de transito ou nas calçadas de nossa cidade. Quase sempre é algo que nos sobra ou um restinho do que a gente tem, mas esmola, CARIDADE é muito mais do que isso. É dar mais de si do que daquilo que se tem. Precisamos sim assistir aos nossos irmãos nas suas necessidades, a fome não espera, mas esmola é muito mais que assistencialismo é dar vida, dignidade, tirar o irmão da situação que ele se encontra. Dar algo material é muito mais fácil e cômodo do que dar de si, do seu tempo, das suas capacidades, daquilo que você sabe fazer, e principalmente do amor humano carregado do amor Divino. ( A importância da esmola )

Se a Oração celebra o relacionamento do Homem com Deus e daí todos os frutos dela fazem o homem abrir não somente as mãos, mas os braços e o coração. O Jejum abre e une os homens entre si. A cruz simboliza muito bem o que é a nossa fé, dimensão horizontal e vertical. A esmola celebra o relacionamento do homem com o seu próximo, na virtude Teologal da Caridade. Este assunto é polemico para quem não entende que esmola não é somente dinheiro, é doar-se concretamente ao próximo. 

O que significa a esmola? Dar esmola significa dar de graça, dar sem interesse de receber de volta, dar sem egoísmo, sem pedir recompensa, em atitude de compaixão. Nisto ele imita o próprio Deus no mistério da criação e a Jesus Cristo, no mistério da Redenção. Jesus fala sobre esta verdadeira caridade na parábola do Bom Samaritano (cf. Lucas 10,25-37) quem é o teu próximo? 

O homem recebeu tudo do seu criador. Tudo quanto tem, possui-o porquê recebeu. Ora, se Deus dá de graça e se o homem é criado à imagem e semelhança de Deus, se Cristo se doou totalmente, dando sua vida, também ele será capaz de dar de graça. Ao descobrir que dentro de si existe a sublime capacidade de dar de graça, a exemplo de Deus e de Cristo, brota nele o desejo de celebrá-la. 

Quando, pois, na Quaresma a Igreja convoca a todos os fiéis a darem esmola, ela comemora aquele que por excelência exerceu a esmola: Jesus Cristo. Convida o homem à atitude de abertura ao próximo, convida-o a servir ao próximo com generosidade e desprendimento. Ora, neste momento a esmola começa a significar toda esta atitude de doação gratuita. Não só de bens materiais, mas o tempo, o interesse, as qualidades, o serviço, o acolhimento, a aceitação. E todo este mistério de abertura e gratuidade em favor do próximo na imitação de Deus e de Cristo possui então uma linguagem ritual. Tem valor de símbolo. Pela celebração da esmola a Igreja comemora a generosidade de Cristo que deu sua vida pelos seus e torna presente Cristo, dando-se a seus irmãos em cada irmão, formando o seu corpo. Assim, quando a Igreja convida os fieis a exercerem a esmola durante a Quaresma, sabe muito bem que não é pela esmola em si que ela vai resolver os problemas sociais e realizar a promoção humana, mas sabe também que é pelo que a esmola significa que ela vai realizar uma verdadeira promoção humana. 

Portanto, não é a quantia que importa, mas o que gesto ou o rito da esmola significa. Exercitando a atitude da esmola durante a Quaresma, a Igreja quer levar os cristãos a viverem a atitude da esmola durante todo o ano, durante toda a vida. Descobrimos, então, que no exercício da esmola está contida a atitude de conversão, em relação ao próximo. 
Padre Paulo Ricardo

3 PASSOS PARA SE APROXIMAR DE DEUS



Deus só se aproxima de nós se nos aproximarmos dEle.
Para chegarmos mais perto de Deus, precisamos dar alguns passos:
1° Passo:   'VONTADE'
É necessário vontade de chegar até Deus, pois Ele não vai obrigar a ninguém. Ele nos deu o livre arbítrio e a capacidade de fazer escolhas. Quer que todos cheguem até Ele, mas de maneira espontânea.
2° Passo:  'RENUNCIA'
Existem inúmeras coisas que nos impedem de ter a Salvação. 
Os desejos da carne, a ganância e cobiça, a amizade com o mundo, vícios (...) são exemplos de coisas que nos afastam de Deus, então devem ser renunciadas.
3° Passo:  'FIRMEZA'
Devemos ter firmeza: ser firme na fé, firme na Palavra, firme espiritualmente, e não ficar dividido entre o mundo e Jesus!

JESUS VÊ O CORAÇÃO

Deixe o Espírito Santo regar seu coração e todo o seu ser com a certeza do Amor Divino do Pai Criador. Entregue-se a Jesus Salvador, seu Médico, Psicólogo, Autor da sua vida. Ele vê o seu coração e o seu interior, sonda seus pensamentos. E se compadece de suas feridas, das suas marcas, das suas tribulações e das suas enfermidades. Ele já tomou sobre Si todas as nossas feridas. Pela Sua salvação em nossa vida tudo se torna novo.

É Ele quem olha Seu povo, que somos nós. É Ele que se enche de compaixão, porque somos como ovelhas sem pastor. 

"Tudo o que vem de Deus deixa a alma tranquila, mesmo diante das aflições e das contradições" (Padre Pio de Pietrelcina).

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

VIVA A LIBERDADE


Todos nós queremos ser livres, e fomos criados por Deus para a liberdade. No entanto, no decorrer da nossa trajetória, vamos nos apegando a tantas coisas, pessoas, situações, ideias, ideologias, sentimentos, conceitos e preconceitos, – que quando nos damos conta –, estamos presos e cheios de respeito humano.
Temos uma edificante ajuda que nos orienta e nos ensina a usufruir da liberdade dos filhos de Deus: O Espírito Santo, porque “onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade”. É sabedoria deixar-se guiar e impelir por Ele. É maravilhoso invocá-Lo em todos os momentos, pedindo a graça de saber o caminho por onde devemos andar. Façamos a experiência e depois testemunhemos; com certeza, não ficaremos decepcionados.
Vinde, Espírito Santo!
Senhor, derrama sobre nós o Teu Santo Espírito, para que possamos enxergar a vida sob uma nova óptica e tomar posse de nossa condição de filhos de Deus.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago