terça-feira, 5 de março de 2013


MONJAS REZAM PELO CONCLAVE NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

ORAÇÃO PELO CONCLAVE
Religiosas saem da clausura para rezar pelo Conclave
Durante o período de Sé vacante até a eleição do novo Papa, três monjas contemplativas, vindas do México, foram autorizadas a saírem da clausura para se revesarem em oração na capela da Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante os trabalhos do Colégio Cardinalício e do Conclave.
Adoração permanente pelo Colégio de Cardeais e Conclave na basílica de São Pedro / Foto: Clarissa Oliveira - CN Roma
Adoração permanente pelo Colégio de Cardeais e o Conclave na Basílica de São Pedro  (Foto: Clarissa Oliveira – CN Roma)As monjas se revesam na capela de adoração permanente, a qual se encontra do lado direito da nave central da Basílica, com orações próprias voltadas para este período de transição papal.A capela é aberta ao público das 8h às 16h30, quando o Santíssimo Sacramento fica exposto aos fiéis. Antes da Missa das 17h (horário de Roma), é recitado uma oração especial para os cardeais e para a eleição do novo Sumo Pontífice. Logo após, segue-se a bênção do Santíssimo.Como a Basílica é também um dos pontos turísticos de Roma, fica vetada a entrada de turistas na capela.

CHEGA DE SER MAIS OU MENOS

O Senhor nos diz: “Incuti as minhas palavras em vosso coração e em vossa alma! Atai-as, como sinal, a vossas mãos, e ponde-as como faixas em vossas cabeças. Ensinai-as a vossos filhos, falando-lhes delas, seja quando estiverdes sentados em casa, seja andando pelos caminhos, tanto ao deitardes quanto ao levantardes” (Deuteronômio 11,18-19). 

“Incutir” quer dizer fazer a Palavra de Deus entrar lá dentro do nosso coração. Não podemos ficar somente na pregação, na leitura, claro que é necessário lermos e meditarmos a Palavra de Deus, mas é também necessário que a vivamos na prática. Devemos querer vivê-la, pois é vontade de Deus e nossa que cumpramos a Palavra d'Ele.

Todos nós compareceremos diante de Jesus, face a face. Você já imaginou se nessa hora sua casa ruir por não ter vivido segundo a vontade de Deus, vivendo um Cristianismo “light”? O mundo quer que vivamos segundo a mentalidade dele e nós podemos até ser muito da Igreja, trabalhar muito na Igreja, mas viver no ritmo do mundo, dançando e deslizando no ritmo dele. 

Isso precisa acabar em nossas vidas! É hora de nos decidirmos a viver verdadeiramente a Palavra de Deus! Chega de ser “mais ou menos”, de ser “light”!

Por isso, o Senhor nos exorta ao falar da construção de uma casa. Uma pessoa que construiu a casa sobre a rocha, aconteça o que acontecer: vendavais, tempestades, chuvaradas, ela [casa] permanece firme; por outro lado, aquele que a construiu sobre a areia, no primeiro vendaval, na primeira chuvarada, a casa já ruiu. E como diz a Palavra: “a ruína foi completa”. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

RENUNCIEMOS A TODO RELAXAMENTO E MEDIOCRIDADE

O Senhor pode enumerar tudo o que fez em nossas vidas, só o fato de existirmos já é uma graça. Também o fato de nos ter feito cristãos é uma prova das maravilhas do Senhor. Peçamos perdão a Deus por nosso relaxamento e mediocridade, não podemos ser assim, simplesmente pensar que o fato de sermos honestos, trabalhadores e de uma boa família é o suficiente.

"Perdão, Senhor, por sermos consagrados, participarmos de grupos de oração, mas a nossa vida não corresponder a tudo isso. Eu me arrependo, diante do Senhor, da minha mediocridade e do meu relaxamento". Este também é um ato de misericórdia.

Misericórdia não é só o Senhor nos pegar no colo, mas também falar firme conosco, colocar diante de nossos olhos as nossas fraquezas e mediocridades.

Precisamos saber que entre o céu e o inferno não há uma "coluna do meio". Muitos dirão: "Senhor, Senhor!" e Ele dirá: "Eu não te reconheço". Nós pregamos, fazemos milagres em nome de Jesus e temos os carismas, mas se a nossa vida não corresponder a tudo isso, iremos para o fogo do inferno, onde seremos queimados.

Peçamos que o Espírito Santo nos dê a graça de sermos verdadeiramente santos.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova
Mesmo nos dias mais difíceis, naqueles momentos em que parece que estamos sozinhos, e não sabemos o que fazer, Deus nos chama a confiar em Sua Divina Misericórdia. Ele jamais nos abandona ao nosso próprio destino, e é nas tempestades da vida que sentimos mais o calor de sua presença. Ele é como o farol que impede aos navios de naufragar. Sua Palavra é esta luz brilhante que nos diz sempre: "Não te deixarei nem desampararei."(Hbr 13,5). Se nos apegamos às promessas de Deus enfrentaremos os dias sombrios como um vencedor que passou no teste.

Senhor, a vida com seus desafios abala a nossa segurança.Renova-nos em nossas forças, capacita-nos a não desanimar, e a sempre dar a razão de nossa fé e esperança pela prática do amor. Amém
Padre Alberto Gambarini