sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


ESCOLHA POIS A VIDA

No coração de Jesus encontramos remédio para toda a nossa vida. Saber desta verdade deve nos impulsionar, hoje, a nos aproximarmos d’Ele com confiança, e suplicarmos a manifestação da Sua misericórdia, porque “o coração de Jesus não deixa sem resposta a nossa oração” (Pe. Pio).
O próprio Jesus nos faz este convite: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11,28-29).
O coração de Jesus é manso e humilde, e está sempre à nossa inteira disposição. “Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes” (Dt 30,19b).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

VIDA CRISTÃ E VOCAÇÃO


O seguimento de Jesus Cristo se faz em comunidade

Buscamos juntos os caminhos para a presença cristã num mundo pluralista, desafiador e ao mesmo tempo maravilhoso, até porque não o recebemos pronto. Faz parte do amor eterno com que Deus nos criou que cada geração assuma de novo a tarefa de “dominar a terra” (Cf. Gn 1, 26-31). Nossos antepassados deram conta de suas responsabilidades e somos gratos pela contribuição que ofereceram, mas o tempo que temos é o de hoje e nós somos “a bola da vez”.

O Senhor provoca cada pessoa a um compromisso com a edificação do mundo, tecendo a teia de relacionamentos com a natureza, o próximo e com o próprio Deus. Todos nós recebemos uma bateria de dons e capacidades que nos dão condições para marcar com nosso selo pessoal a realidade em que vivemos. Identificar os dons pessoais, acolhê-los e fazê-los frutificar! Este é o primeiro passo.
O Papa Bento XVI afirmou, há poucos dias em Madri, que o seguimento de Jesus Cristo se faz em comunidade de Igreja. Pois bem, as pessoas com as quais convivemos são instrumentos de Deus para que nossos dons se revelem. Quem já sentiu um apelo vindo de sua comunidade, chamando a servir e a promover o bem comum deve ter percebido que esta é uma das fontes mais significativas de realização humana. Tarefas assumidas, de acordo com as necessidades de uma comunidade concreta, despertam capacidades impensadas anteriormente. Aprende-se a fazer por causa do chamado de Deus feito pelas pessoas. E muitos descobriram assim seu modo de fazer o bem, especialmente pelos mais pobres. Olhar ao nosso redor e escutar os clamores das pessoas e não fugir da raia, pois há um lugar para cada um de nós.
Há outro e não menos importante espaço para identificar o bem que se pode fazer. É lá dentro de nosso coração, quando entramos em nosso “quarto” interior que Deus fala. Há um trato de “tu a tu” com o qual Deus olha em nossos olhos e chama. Estranha-me saber que muitos nunca chegaram a entrar nesse quarto interior. Todas as pessoas humanas foram criadas para a intimidade com o Senhor, sem exceção. Não existe uma categoria inferior de cristãos, à qual não se desse as pérolas do Evangelho.

Dons que o Senhor confiou, apelos das pessoas, inspiração interior. São as fontes para todos os cristãos, independente de idade ou estado de vida, haurirem a sabedoria necessária para viverem sua vocação. Sim, existe um olhar especial de Deus para cada pessoa, expressão de Seu amor. Se cada cristão se descobrir missionário, teremos uma imensa multidão de homens e mulheres presentes na sociedade e no mundo, conduzidos todos pelo Espírito Santo, transformando nossa realidade, fermentando-a com os valores do Evangelho. Neste final de semana, intensamente vocacional em nossa Igreja de Belém, com a Feira Vocacional e o Show Vocacional, o Senhor nos conceda a resposta generosa de muitas pessoas a trabalharem pelo Evangelho e pela Igreja.
Em Madri, a Jornada Mundial da Juventude se transformou num grande chamado vocacional. Os jovens ali presentes, de cento e noventa e quatro países, receberam a cruz e o mandato missionário, acolhendo o convite do Sucessor de Pedro. Era maravilhoso ver as ruas da capital espanhola, num país de forte tradição católica, quase envergonhado nos últimos tempos de suas raízes cristãs, regadas pelo sorriso, pela disponibilidade e pela coragem da juventude.

Os jovens deram um verdadeiro banho de vida espiritual que se estendeu aos confins da terra. Na Vigília vivida com o Papa, depois de uma tempestade que assustou a todos, era positivamente chocante ver um mar de silêncio que se estendia quando o Santíssimo Sacramento foi exposto. Ninguém precisou dizer àquela juventude maravilhosa que se calasse. O rumor das aclamações transformou-se em adoração! Sim, a segurança que encontramos para confiar no futuro está no alto, no céu que se faz presente no Altar. Para lá nossos jovens querem olhar e de Jesus nascerão novos apóstolos para novos tempos. A luz se faz presente!
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Belém - PA

DESCOBRINDO A BELEZA DA VIDA


A felicidade se esconde na simplicidade

Os conceitos sobre beleza e felicidade variam muito de acordo com a maneira que cada pessoa vê a vida ou do momento que ela está vivendo. Basta observar quem está apaixonado, pois tudo fica lindo e vibrante ao seu redor. As mesmas paisagens adquirem um colorido diferente e o simples cantar de um pássaro tem um novo sentido.
Concordo com quem defende que a beleza da vida está escondida nas coisas simples, descomplicadas. Normalmente, as pessoas mais simples descobrem isso no dia a dia e são felizes com o que tem e onde estão.
Há quem diga ainda que as coisas mais bonitas da vida vêm do interior de cada um. As palavras sinceras e significativas, o sorriso espontâneo, o brilho dos olhos.
E ainda há quem diga que bonito mesmo é um dia de sol depois da noite chuvosa ou as noites enluaradas de verão, quando quase todos passeiam e se divertem. Bonito é procurar estrelas no céu e dá-las de presente a um amigo, namorado, filho, neto. É brincar com um simples raio de sol que fende a janela ou atravessa a fresta no telhado, enchendo de alegria a nossa vida. Aliás, às vezes, deixamos de prestar atenção no próprio sol e admirar sua beleza, mas um raio de sol que insiste em vibrar, não há quem não o veja, não se encante e brinque com ele. Isso é belo.
Bonito é chorar quando sentir vontade e deixar as lágrimas rolarem sem vergonha ou medo de críticas. É gostar da vida e deixar-se embalar por um sonho ainda que este nunca deixe de ser só um sonho. É ver a realidade do hoje sem nunca ser extremista e acreditar na beleza de todos os acontecimentos; vendo neles as marcas do Autor da vida. É continuarmos sendo gente em qualquer situação, também nos momentos difíceis - principalmente nestes -, e ser quem somos, vivendo bem todos os dias desta bonita vida que temos.
Resolvi escrever, pois esta é também uma forma de eternizar a beleza das descobertas. Tomara que a leitura deste texto desperte em você o gosto e o prazer de viver.
O fato é que por trás de cada acontecimento, por mais simples que seja, esconde-se a beleza e a preciosidade da arte de viver.
“Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser um eterno aprendiz...
Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será
Mais isso não impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita.” (Gonzaguinha)
Dijanira Silva


Um dos pilares de nossa fé é a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo em nosso favor. Jesus que foi crucificado é a grande esperança de todos nós, sobretudo daqueles afastados de Deus. O sangue derramado na cruz tem poder suficiente para “perdoar os pecados e para nos purificar de toda a iniqüidade” como lemos em 1JO 1,9.
Nossa fé, porém, não repousa num Jesus morto, mas em um Senhor que ressuscitou para nossa justificação e está vivo e presente no meio de nós.
Jesus não é uma simples lembrança, Ele está presente e interage com quem crê, atendendo as nossas súplicas e orações. Jesus é o pão vivo que desceu do céu, Ele vive para continuar a obra pela qual deu a vida, a obra da Salvação.
Ele está à direita do Pai, intercedendo por todos nós, por isto é capaz de salvar os que por meio Dele se aproximam das coisas do alto. Somos desafiados a experimentar a realidade de Jesus vivo e presente em nosso meio, testemunhando as grandes maravilhas que ele proporciona a cada um de nós.
Jesus nos enche de esperanças e nos dá certeza de que podemos contar com Ele em todos os momentos, basta crermos na glória que circunda Nosso Senhor ressuscitado, tendo vencido a morte Ele é a nossa esperança e a certeza de quanto mais perto chegamos de Deus mais abundante são os nossos dias.


Meu Senhor, 
aumentai a nossa fé e o nosso amor por ti 
e pelo nosso próximo.
Que saibamos buscar a Tua justiça,
disseminando a paz e o amor entre nossos irmãos.

Deus abençoe!Um dos pilares de nossa fé é a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo em nosso favor. Jesus que foi crucificado é a grande esperança de todos nós, sobretudo daqueles afastados de Deus. O sangue derramado na cruz tem poder suficiente para “perdoar os pecados e para nos purificar de toda a iniqüidade” como lemos em 1JO 1,9.
Nossa fé, porém, não repousa num Jesus morto, mas em um Senhor que ressuscitou para nossa justificação e está vivo e presente no meio de nós.
Jesus não é uma simples lembrança, Ele está presente e interage com quem crê, atendendo as nossas súplicas e orações. Jesus é o pão vivo que desceu do céu, Ele vive para continuar a obra pela qual deu a vida, a obra da Salvação.
Ele está à direita do Pai, intercedendo por todos nós, por isto é capaz de salvar os que por meio Dele se aproximam das coisas do alto. Somos desafiados a experimentar a realidade de Jesus vivo e presente em nosso meio, testemunhando as grandes maravilhas que ele proporciona a cada um de nós.
Jesus nos enche de esperanças e nos dá certeza de que podemos contar com Ele em todos os momentos, basta crermos na glória que circunda Nosso Senhor ressuscitado, tendo vencido a morte Ele é a nossa esperança e a certeza de quanto mais perto chegamos de Deus mais abundante são os nossos dias.


Meu Senhor,
aumentai a nossa fé e o nosso amor por ti
e pelo nosso próximo.
Que saibamos buscar a Tua justiça,
disseminando a paz e o amor entre nossos irmãos.
Padre Aberto Gambarini