quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

QUARESMA

Neste primeiro dia da quaresma, a Igreja nos oferece uma orientação preciosa da Sagrada Escritura para o nosso relacionamento com Deus e nossos semelhantes. Em lemos 2º Cor 6,1-2: “exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão.  Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. ” Neste espírito, a quaresma é o tempo para rever a nossa vida cristã, reconhecendo se a estamos vivendo segundo a vontade de Deus. O fruto de uma verdadeira vida cristã é o amor, verdade, perdão, alegria. Estas virtudes tem que estar presentes na vida pessoal, familiar, profissional. A imposição das cinzas revela a importância de lutar contra o pecado, ajudados pela graça de Deus. Durante os 40 dias da quaresma, Deus nos oferece a oportunidade de experimentar Sua Divina Misericórdia.

Oração para a Quaresma

Pai nosso, que estais no Céu, 
durante esta época de arrependimento, 
tende misericórdia de nós.

Com nossa oração, nosso jejum 
e nossas boas obras, 
transformai o nosso egoísmo 
em generosidade. 

Abri nossos corações à vossa Palavra, 
curai as nossas feridas do pecado, 
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. 

Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria. 
Concedei-nos estas coisas 
por Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Amém

Assuma o voto de rezar todos os dias o evangelho do dia. Começe agora www.encontrocomcristo.org.br
Neste primeiro dia da quaresma, a Igreja nos oferece uma orientação preciosa da Sagrada Escritura para o nosso relacionamento com Deus e nossos semelhantes. Em lemos 2º Cor 6,1-2: “exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. ” Neste espírito, a quaresma é o tempo para rever a nossa vida cristã, reconhecendo se a estamos vivendo segundo a vontade de Deus. O fruto de uma verdadeira vida cristã é o amor, verdade, perdão, alegria. Estas virtudes tem que estar presentes na vida pessoal, familiar, profissional. A imposição das cinzas revela a importância de lutar contra o pecado, ajudados pela graça de Deus. Durante os 40 dias da quaresma, Deus nos oferece a oportunidade de experimentar Sua Divina Misericórdia.

Oração para a Quaresma

Pai nosso, que estais no Céu,
durante esta época de arrependimento,
tende misericórdia de nós.

Com nossa oração, nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai o nosso egoísmo
em generosidade.

Abri nossos corações à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.

Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo
Padre Alberto Gambarini

QUARTA- FEIRA DE CINZAS



Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar

A Quarta-feira de Cinzas na Igreja é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal.
Uma das frases – no momento da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: 'Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.' A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com os nossos corações preparados, com a nossa alma preparada para Deus.
A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípios da Quaresma.
A própria Quarta-feira de Cinzas nos coloca dentro do mistério. É um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.
Eu gosto muito de um texto do livro das Crônicas que diz: “Se meu povo, sobre o qual foi invocado o meu nome, se humilhar, se procurar minha face para orar, se renunciar ao seu mau procedimento, escutarei do alto dos céus e sanarei sua terra” (II Cr 7, 14).
A Quaresma é tempo conversão, tempo de silêncio, de penitência, de jejum e de oração.
Eu, padre Roger, pergunto para Deus: “Senhor, que queres que eu faça”? - mesma pergunta de São Francisco diante do crucifixo. Mas, geralmente, a minha penitência é ofertar algo de que eu gosto muito para Deus neste tempo quaresmal. Você, que fuma, por exemplo, deixe de fazê-lo na Quaresma. Tenho certeza de que após esse tempo quaresmal Deus o libertará do vício do cigarro. Você, que bebe, não beba, permitindo que o próprio Deus o leve à conversão pela penitência que você está fazendo. Talvez você precise fazer penitência da língua, da fofoca. Escolha uma coisa concreta e não algo que, de tão abstrato, não vai levá-lo a nada. Faça penitência de novela, você que as assiste. Tem de ser algo que o leve à conversão.
O Espírito Santo o levará à penitência que você precisa fazer nesta Quaresma.
Padre Roger Luis





NÃO SEJA INDIFERENTE A MISERICÓRDIA DO SENHOR

Quantas pessoas você conhece que estão perto de você e que se tornaram desprezíveis aos olhos dos outros? Talvez o seu pai, que já aprontou de tudo, ou o seu irmão ou seu marido, ou talvez aqueles que estejam envolvidos no mundo das drogas ou da prostituição. Deus está de olho nessas pessoas. E se essa pessoa for você, o Senhor está de olho em você também. Se você for uma pessoa desprezível, Deus quer curá-lo!

Os judeus, quando viam um eunuco ou um cobrador de impostos, escarravam no chão para demonstrar seu desprezo. Você pode se reprovar, desprezar-se, a sociedade pode lhe desprezar também, mas Jesus nunca o desprezará. O coração de Deus vai ao encontro das misérias das pessoas, e assim, vemos a misericórdia de Deus acontecer.

A união da miséria humana somada ao coração de Deus, cheio de amor, resulta na misericórdia. Ela supera todo o nosso entendimento. Não é possível entendê-la, basta que a acolhamos e aceitemos Sua misericórdia.

A única coisa que contraria a misericórdia divina é a oposição humana, porque assim a pessoa fica neutra e a misericórdia não tem como atingi-la. Então, em primeiro lugar, não se neutralize, ou seja, não se torne indiferente, abra a "guarda" para a misericórdia do Senhor. E, pelo amor de Deus, não despreze ninguém, não julgue que alguém não é merecedor dessa misericórdia!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

ORAI SEM CESSAR


Quando nos dirigimos a Deus pedindo algo para a nossa vida, frequentemente queremos exigir que Deus nos atenda conforme a nossa lista de pedidos, com todas as condições que pré-estabelecemos. Precisamos aprender a deixar Deus realizar a sua santa vontade em nossa vida.
É uma realidade difícil para nós, aceitar que o tempo de Deus não coincide com o nosso. Ele sempre está presente em tudo, jamais nos deixa sozinhos, mas age sempre no momento mais necessário. Não nos é possível entender o modo de Deus agir, por que nem sempre sabemos esperar e confiar.
Lemos em Filipenses 4, 19: “...Deus há de prover magnificamente a todas as vossas necessidades, segundo a sua glória, em Jesus Cristo”.
É importante crer que Ele não só tem poder como quer, e vai agir no tempo certo, mesmo que a dificuldade de agora seja enorme. Deus sempre tem a benção precisa para a nossa vida, nada acontece por acaso. Jesus nos afirma que a fé remove montanhas, imagine então que potencial extraordinário temos dentro de nós. Para superar todas as nossas dificuldades físicas e espirituais é preciso crer que Deus age em nós através da nossa fé, ajudando-nos no tempo certo. Só perdemos a graça se não exercitamos a fé, só perece quem não sabe crer.

Senhor transforma o nosso coração de pedra
em um coração bondoso e compassivo.
Que saibamos compreender o
vosso agir em nossa vida.
Amém

A PALAVRA DE DEUS TRANSFORMA TUDO TODOS

Vários reis, assim como Josias, eram sábios, piedosos e tementes a Deus. No tempo desse rei [Josias], seu povo foi trabalhar no templo e lá encontrou o Livro da Lei [a Bíblia Sagrada], que havia sido esquecido e já não era mais usado. Naquele tempo, os livros eram raros, e a Aliança com o Senhor e com as Sagradas Escrituras havia sido esquecida. As pessoas nem sabiam de sua existência. 

O rei, ao tomar conhecimento do livro sagrado, arrepende-se por si e por seu povo, porque percebeu que, assim como eles, seus pais e seus avós também não tinham conhecimento dele [livro sagrado]. Então, o rei convocou toda a assembléia e todos leram, junto com ele, a Palavra do Senhor. Nesse momento, Josias cria uma aliança com o Senhor, cumprindo as Suas palavras e toda a assembleia também se propõe a também cumpri-las.

A humanidade, hoje, vive desse jeito, embora haja muitos livros da Palavra de Deus. Observe se na sua casa e na casa de seus irmãos, vizinhos, a Palavra de Deus é viva e ativa? Nós temos a graça de ter conhecimento dela [Palavra], por isso temos a obrigação de divulgá-la, pois não foi à toa que Deus nos preservou. Apesar de não sermos melhores do que os outros, o Senhor nos escolheu e por isso temos a obrigação de ser um outro rei Josias, que se arrependeu de não ter, por muito tempo, a Palavra de Deus viva e ativa em sua vida. Mas isso não é apenas uma questão de obrigação, mas também de sabedoria, porque o Livro da Lei muda a nossa vida, nos dá qualidade de vida e parâmetros para vivermos e alcançarmos a felicidade. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O SENHOR DE FAZ DIGNO


Não podemos nos desconectar de Deus. Quando nós nos sentimos indignos diante do Senhor, este sentimento vai nos desconectando, vai nos estragando. E quantas pessoas, por se sentirem assim, foram perdendo a dignidade e achando até que Deus não as ouve mais, não as ama mais...

O Senhor está dizendo: "Filho, filha, tua fé te salvou".

Infelizmente a cabeça acusa, a sua mente vai te macerando. O verbo macerar é muito forte. Macerar é você pegar, por exemplo, pétalas e amassar, estragar. O sentimento de indignidade faz isso em nós. Jesus está dizendo: "Eu não estou te chamando de indigno, mas de filho".

Não escute tua cabeça, ela é 'louca', os teus sentimentos também são 'loucos'. Eles vão te levar para o buraco, eles vão macerar você. Os teus sentimentos não podem conspirar contra você. A tentação pega um conduto: a sintonia dos nossos sentimentos e emoções para macerar.

Há partes muito boas em você, ainda há partes santas em você. Não deixe que a tentação acabe e macere você. Jesus está te dizendo: "Filho, filha, tua fé precisa te salvar, não dê ouvidos aos teus pensamentos e sentimentos de inferioridade".

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova