terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


O CAMINHO É JESUS


Na vida as coisas às vezes andam devagar, mas é importante continuar acreditando e não parar no meio do caminho. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso. Todos nós somos capazes de realizar não pequenos, mas grandes progressos quando estamos alicerçados em Deus.
Se não lhe é possível fazer um coisa grandiosa hoje, faça ao menos algo pequeno. A nossa fé é fortalecida no meio da tempestade dos problemas de nossa vida. A fé é um dom gratuito de Deus, dado a toda e qualquer pessoa e a única condição é exercitá-la.
O que parecia fora de alcance nesta manhã, vai parecer um pouco mais próximo amahã se você não se deixar vencer por tentação ou provação alguma e se confiar a tua cruz ao Senhor.
Em Mateu 10,38 lemos: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”. A vida nem sempre é aquilo que gostaríamos que fosse, o correto, portanto, é tomar a nossa cruz, aceitar as dificuldades, confiando-a a Deus, conforme a recomendação biblica e jamais reclamar.
Veja, se você pára completamente é muito mais díficil começar tudo de novo, por isto continue caminhando, não desperdice a sua fé em coisas vãs, fique sempre ao lado do único que pode te ajudar a suportar o peso de tua cruz, Jesus!


Senhor,
 dá-nos forças para a caminhada, 
alivia a nossa carga, cura-nos e tem piedade de nós.
Envianos o teu Santo Espírito, para que ele nos ilumine, 
nos aqueça e nos fortifique. 
Amém!
Na vida as coisas às vezes andam devagar, mas é importante continuar acreditando e não parar no meio do caminho. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso. Todos nós somos capazes de realizar não pequenos, mas grandes progressos quando estamos alicerçados em Deus.
Se não lhe é possível fazer um coisa grandiosa hoje, faça ao menos algo pequeno. A nossa fé é fortalecida no meio da tempestade dos problemas de nossa vida. A fé é um dom gratuito de Deus, dado a toda e qualquer pessoa e a única condição é exercitá-la.
O que parecia fora de alcance nesta manhã, vai parecer um pouco mais próximo amanhã se você não se deixar vencer por tentação ou provação alguma e se confiar a tua cruz ao Senhor.
Em Mateus 10,38 lemos: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”. A vida nem sempre é aquilo que gostaríamos que fosse, o correto, portanto, é tomar a nossa cruz, aceitar as dificuldades, confiando-a a Deus, conforme a recomendação biblica e jamais reclamar.
Veja, se você pára completamente é muito mais díficil começar tudo de novo, por isto continue caminhando, não desperdice a sua fé em coisas vãs, fique sempre ao lado do único que pode te ajudar a suportar o peso de tua cruz, Jesus!

Senhor,
dá-nos forças para a caminhada,
alivia a nossa carga, cura-nos e tem piedade de nós.
Envio o teu Santo Espírito, para que ele nos ilumine,
nos aqueça e nos fortifique.
Amém!

DEUS NOS QUER PUROS E SANTOS


Na noite do casamento, levaram o jovem Tobias aos aposentos da esposa, Sara, que o esperava. Ela tinha todo o direito de se dar ao esposo que Deus mesmo havia escolhido para ela. O jovem rapaz, que tinha se conservado casto até aquele momento, se levanta, volta-se para ela e diz: 

"Levanta-te, Sara, e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unidos a Deus durante estas três noites. Depois da terceira noite consumaremos nossa união; porque somos filhos de santos e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus" (Tb 8,4-5). 

Preste atenção: "Porque somos filhos de santos, e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus". Todos os rapazes e moças que são virgens, saibam: manter-se castos é uma graça de Deus! Por amor ao seu casamento e à sua família, mantenham-se firmes! Façam um compromisso de castidade ao Senhor! 

Por causa de "amigos" que contam vantagens e fazem mil insinuações, talvez você seja um daqueles que vive titubeando, sem saber mais o que é certo e errado. Saiba: é preciso querer a mesma graça de Tobias e Sara. Outros caíram e se machucaram muito cedo. Com você não precisa ser assim! Deus nos quer puros e santos! 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

AS CONSEQUÊNCIAS DO ABORTO

“Eu tive surtos, depressão, síndrome do pânico, transtorno generalizado da ansiedade, e o pior de tudo: a culpa. Hoje tomo remédios e faço tratamento psiquiátrico”. Este é o depoimento de A.K, uma jovem mulher que praticou o aborto depois de engravidar do seu segundo filho.
Relatos como o de A.K você não vai encontrar na TV, em revistas ou na grande mídia em geral. São relatos de milhares de mulheres que sofrem em silêncio as consequências de um aborto provocado. Hoje, com o número de suicídios e transtornos decorrentes dessa prática [aborto], médicos e especialistas começam a se voltar para estudos sobre o que chamam de “síndrome pós-aborto”.
consequencias-abortoEm 2010, foram apresentados alguns estudos de campo sobre o comportamento de mulheres que praticaram o aborto no 1º Encontro de Estudos Médicos sobre a Vida Humana, em Lisboa, Portugal. Especialistas demonstraram forte relação do aborto induzido com graves enfermidades mentais e físicas das mulheres que o cometeram. Os dados revelaram que 60% das mulheres que o praticaram necessitaram de cuidados mentais 90 dias depois. Depressão, comportamento bipolar, síndrome do pânico, surtos psicóticos foram alguns dos transtornos observados nelas, além do medo e da culpa.
“Eu como confessor não conheço nada mais mortal para uma mulher do que o trauma de um aborto, porque você arrancar o neném de dentro dela é mais do que tirar um pedaço da mulher, é arrancar a sua essência”, destaca padre Carlos Lodi, líder pró-vida de Anápolis (GO)

PRECISAMOS SER APÓSTOLOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

A Igreja de coríntios foi agraciada com todos os dons. E todas as Igrejas precisam ser contempladas com todos eles. No capítulo 2, versículos 6 a 7, de I Coríntios, está escrito: “Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos é uma sabedoria, porém não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquela, desqualificados. Pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus pré-determinou antes de existir o tempo, para a nossa glória”.

Sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu (pois se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor). Aqui Paulo diz dos dons do Espírito Santo; estes foram o meio que Deus nos deu. Os dons do Espírito Santo foram reservados para nós, por isso devemos ser apóstolos do uso dos dons, pois quem tem o Espírito tem os dons d’Ele. Da mesma forma que você é inseparável dos seus defeitos e qualidades, assim é o Espírito Santo e os dons d'Ele. 

Você precisa crer que para Deus nada é impossível. Não podemos nos basear no intelectual dos homens, mas na sabedoria de Deus. O Senhor quer que sejamos apóstolos dos dons do Espírito. Não tem como uma pessoa que recebeu a efusão d’Ele não usar os dons. Em I Coríntios, capítulo 1, versículo 7, está escrito: “Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum”.

Vem, Espírito Santo de Deus, e renova a face da terra!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

NOSSO CORPO É CASA DE DEUS

“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (1 Coríntios 6:19)
Irmãos, nosso corpo é templo vivo do Senhor, ou seja, somos a casa d’Ele. Ele habita em nós. Somos caseiros de nós mesmos. “Residimos” em nosso corpo, mas ele não nos pertence de fato. É como se morássemos de aluguel e nada nos fosse cobrado.
Sabendo que essa “casa” tem dono e nós apenas tomamos conta dela, eu lhe pergunto: você está cuidando bem desse patrimônio de Deus? Essa casa é permanente ou de fim de semana, de temporada? Ela está protegida?
Muitas vezes, nós deixamos essa casa ser ocupada por ladrões, por pessoas que só querem tomar os bens valiosos que nela estão guardados, mas, depois, vão embora sem deixar vestígio, assim como chegaram. Sejamos sentinelas! Fiquemos atentos! Coloquemos uma cerca em volta de nós. Nem tão baixa que qualquer um possa invadir, mas também não tão alta, para que as pessoas passem por nós e possam ver todas as maravilhas que o dono faz enquanto nela habita.
Sejamos sentinelas! Fiquemos atentos! Principalmente, sejamos asseados. Temos de manter o interior e o exterior da casa limpos. A poeira do desleixo não deve tomar o lugar do ar puro do Espírito Santo. Nessa casa nós devemos respirar profunda e tranquilamente e saber que nada de impuro nos infectará. Tudo de ruim ficará do lado de fora da janela de nossos olhos, boca e ouvidos.
Se somos casebre ou mansão, o que importa é o aconchego que o dono da casa sente quando nela chega, adentra-se e sente-se seguro. Saber que ninguém, a qualquer hora, do dia ou da noite, vai entrar e tomar posse do que é dele por direito. Nosso cão de guarda é a oração, é a comunhão,  a confissão e o jejum. Se prestarmos bem atenção, veremos que temos um verdadeiro ‘canil’ à nossa disposição, o qual, aliás, também deve ser bem tratado.
Não sejamos uma casa, uma estrutura fria e destrutível. Sejamos verdadeiramente um lar!

O ÓDIO ÉO AUTODESTRUIDOR


Faça o bem perante todos os homens

O que é ruim é que tudo está assim no mundo: o ódio que devora, a ira que nos torna seus prisioneiros e o rancor que nos envenena”. Dom Notker Wolf
O botânico George Washington Carver (1864-1943) superou um terrível preconceito racial para estabelecer-se como um renomado educador americano. Rejeitando a tentação de ceder à amargura pela maneira como foi tratado, Carver escreveu sabiamente: “O ódio interior acabará por destruir aquele que odeia”.
No livro Bíblico de Ester, vemos como o ódio pode ser autodestruidor. Mordecai, um judeu, se recusou a curvar-se diante de Hamã – que se atribuíra importância de dignitário na corte persa. Isso irritou Hamã, que manipulou informações para fazer Mordecai e seu povo parecerem ameaças ao império (3,8-9). Quando terminou de tecer suas intrigas, Hamã apelou ao rei persa para matar todos os judeus. O rei promulgou um decreto nesse sentido, mas, antes que ele pudesse ser cumprido, Ester interveio e o plano diabólico de Hamã foi revelado (7,1-6). Enfurecido, o rei executou Hamã na forca que o intriguista havia construído para Mordecai (7,7-10). 
"As palavras de Carver e as ações de Hamã nos lembram de que o ódio é autodestruidor. A resposta bíblica é virar o ódio ao contrário e pagar o mal com o bem”, escreve o reverendo Dennis Fisher. “Não torneis a ninguém mal por mal...”, disse São Paulo Apóstolo (Romanos 12,17). Quando oferecido, “não vos vingueis a vós mesmos...” (v.19). Ao contrário, faça o bem perante todos os homens (v.17), para viver em “... paz com todos os homens” (v.18).  
“É através do perdão que uma pessoa se redime dos sentimentos amargos que podem transformar a vida em um inferno. Assim, a gente assina um acordo de paz com o seu destino. Para mim, em todo caso, todo perdão é uma vitória do amor sobre si mesmo”, diz Dom Notker Wolf.
Não existe no mundo um sentimento tão sublime e tão poderoso como o amor. O amor vence tudo!
Pe. Inácio José do Vale