quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ONDE ESTAVA DEUS ?


ondeestavadeus


Uma tragédia sempre nos desinstala e nos provoca diversas reações. Vamos de juízes a promotores, da compaixão à indignação. Realmente, o que muitos pensam, mas poucos verbalizam é: “Onde estava Deus”?
Neste fim de semana, o Brasil, senão o mundo, foi abalado pela tragédia de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Eu me pergunto: “Onde estava Deus? Por que o silêncio? Como Ele pôde tolerar tal destruição?” Só de pensar que foram as mesmas perguntas que o Papa Bento XVI fez, em 2006, quando visitou Auschwitz fico mais tranquilo e não me julgo ateu diante de perguntas que nos tiram o fôlego e nos lançam a dois sentimentos: indignação ou abertura ao mistério.
Nessa hora, escolho a abertura ao mistério de Deus, pois não podemos penetrar em Seus segredos, apenas tateamos os fragmentos de uma tentativa de compreensão. Nesta hora, prefiro escolher o lugar de Santa Maria, a qual, diante da tragédia, olhou com confiança para um Deus que tem o controle de todas as coisas, um olhar que se lança para uma eternidade feliz no Senhor.
Não quero assumir o juiz da situação e dizer: “O que eles faziam ali? Q que queriam? O que, o que?” Não! Não quero ser um dedo que aponta, mas um braço que acolhe e diz: “Há esperança mesmo que tudo seja ruína”. Prefiro o mistério a acusação, ou ser como alguém metido a 007, tentando achar algum culpado.
O Deus, no qual nós cremos, é o Senhor da razão que, certamente, não é uma matemática neutra do universo por teoremas do tipo A+B=AB. Ele é só amor, só o bem.
Não tenho dúvidas de que aquelas centenas de jovens tinham um desejo profundo de Deus, queriam ser felizes de verdade; neles, existiam sonhos e esperanças. A fumaça não sufocou o desejo por felicidade apenas, mas vidas que tinham tudo para dar certo.
Diante da pergunta inicial  – Onde estava Deus? -, fico com a resposta que também é uma pergunta: Onde eu estou nesse mundo? O que estou fazendo para que o maior número de jovens entenda que só Deus sacia o desejo pela felicidade?
Hoje, preciso fazer a diferença muito mais do que ontem. Onde o Senhor precisa estar é lá que ele conta comigo para estar. Preciso fazer a diferença!
Santa Maria, aos pés da cruz, não estava indignada com Deus por Ele ter permitido que o Filho ali morresse, mas o coração dela estava tomado pela certeza de que ali começava uma nova história de eternidade.
Que seja a Santa Mãe de Deus a consolar tantas famílias que, agora, choram. Que ela mesma possa nos fazer olhar para um Pai que só sabe amar.
Santa Maria rogai por nós!
Adriano Goncalves

JESUS OFERECE UM PRESENTE DIARIO

Jesus oferece um presente diário, sua infinita misericórdia para saciar a nossa sede. A água viva que nos transforma esta à disposição de todos, jorrando o amor que brota do Sagrado Coração de Jesus.
Quando nos abastecemos D’Ele e o fazemos Senhor de nossa vida, um grande peso é retirado de nossas costas, nos tornamos mais seguros e sábios, passamos a enxergar o mundo e as situações com outros olhos: os olhos de Cristo!
Veja, não são as coisas que nos cercam que mudam, não são os problemas que deixam de existir, mas sim nossa maneira de encararmos e resolvermos as situações do nosso cotidiano. E tudo isto porque bebemos da fonte certa, por que deixamos o Espírito Santo de Deus habitar em nós.
Quando tudo parece estar perdido e a solução aparece de forma inexplicável, é simplesmente por que crescemos na fé, por que entregamos nossa vida toda inteira ao Senhor. 
Evidentemente que devemos fazer a nossa parte, se precisamos de um emprego, vamos a busca, se precisamos de saúde, vamos ao médico, se estamos amargurados com alguém, vamos em busca da reconciliação. A grande diferença é que a nossa frente está Jesus, o que mais podemos querer? Lembre-se tudo tem seu propósito, mas a “chave” para abrir ou fechar a porta do nosso coração para que nele Jesus faça morada está em nossas mãos. Deixe que esta fonte de água viva transborde tua vida.


Meu bom Deus,
Queremos te ouvir e através de tuas santas palavras,
queremos ter sabedoria em nossos relacionamentos
e impregnar de paz todos os ambientes que frequentarmos.
Que tenhamos palavras sábias
capazes de evangelizar a todos.
Que sejamos portadores da tua paz e do teu amor.

Amém!

Padre Alberto Gambarini

CUIDADOS OS DE MÃE CURAM NOSSO CORAÇÃO


Todos nós temos a necessidade de sermos entendidos, acolhidos, respeitados, amados, cuidados, etc. Quando sentimos estas necessidades de forma mais intensa, a primeira pessoa que lembramos é da nossa mãe.
Mesmo quando não sabemos o que dizer, ela nos compreende e sabe antecipar-se nos cuidados, no amor e na atenção.
Nossa Senhora está sempre ao nosso dispor em todas as nossas necessidades e em todos os momentos para nos socorrer e cuidar de nós como ela cuidou de Jesus. Ninguém que a ela recorre fica decepcionado ou desamparado.
Refugiemo-nos debaixo da sua materna proteção, coloquemo-nos sob os seus cuidados e entreguemos as rédeas da nossa vida em suas mãos, para que ela passe à frente de tudo e abra para nós todas as vias.
Rezemos ao longo de todo este dia: “Mãe, cuida de mim, porque és minha mãe e eu sou sua filha.”
Luzia Santiago

ONDE ESTÁ A VONTADE DE DEUS ?

Tenha a coragem de ouvir a resposta

Muitas vezes, o que mais desejamos na vida é saber saber qual é a vontade de Deus a nosso respeito. Rezamos, ouvimos opiniões, lemos a Bíblia, mas parece que ainda falta alguma coisa para nos dar a certeza do que o Senhor quer para nós. Nestes dias tive um sonho que me ajudou neste sentido, por isso o partilho com você: Sonhei com um barco em alto-mar, nele estavam dois homens, um remando com grande dificuldade e o outro contemplando-o, serenamente, sentado ao seu lado. Era um cenário bonito, o mar azul, iluminado pelos primeiros raios de sol naquela manhã de primavera, inspirava serenidade e paz. Porém, fiquei incomodada ao ver que um homem fazia tanto esforço ao remar sozinho, e o outro continuava tão descansado ao seu lado. Foi quando Deus me fez compreender que o mesmo nos acontece às vezes. 

O mar é a liberdade que o Senhor nos concede por amor; o barco é a nossa vida; o homem tentando remar sozinho somos nós que queremos conduzir nossa história com as próprias mãos e outro homem sentado ao lado, a contemplar o esforço do companheiro, é o Senhor que permanece conosco, no entanto,respeita nossa liberdade e espera o momento em que Lhe pedimos ajuda para intervir. Ainda no sonho, em certo momento, aquele homem já cansado, entregava os remos ao companheiro e este, com muita destreza, conduzia a embarcação na rota certa, sem demora. Era como ouvir Deus falar: “Dijanira, é isso que você precisa fazer hoje: entregue o barco da sua vida em minhas mãos, pois Eu sei remar. Estou aqui ao seu lado pronto para ajudá-la. Se continuar insistindo em remar sozinha, vai se cansar e não chegará aonde deseja. Deixe que Eu conduza seu barco, deixe que Eu reme por você. Confie em mim!”

Compreendi que na busca de discernir a vontade Deus, Ele nos propõe docilidade, confiança e atitude. Pois não podemos dizer que temos fé se não confiamos, e confiar exige a atitude de deixar Deus “remar” por nós.

Talvez você me diga: "Já fui tão decepcionado (a). Como posso confiar de novo?" Isso é possível com a graça de Deus! As pessoas nos decepcionam, e é natural que seja assim. Ninguém é perfeito neste mundo e, um dia ou outro, mesmo quem amamos acaba agindo da maneira que não esperávamos, ou seja, nos decepciona. Mas é a atitude de confiar na graça divina, que pode agir por intermédio daquela pessoa, que nos impulsiona a continuar acreditando. E com Deus não é diferente, Ele é perfeito, mas, muitas vezes, esperamos d'Ele o que por amor a nós Ele não realiza e isso pode nos decepcionar. Neste caso, precisamos acreditar no amor do Senhor e recomeçar um relacionamento de confiança total n'Ele para chegarmos à meta, que é sempre a felicidade.

Certamente essa não é tarefa fácil, principalmente por vivermos em uma época como a nossa, na qual se fala tanto sobre segurança e se busca todos os meios para planejar um futuro seguro,  a proposta de confiar em Deus e deixar que Ele nos conduza parece contraditória. Porém, ouso testemunhar que minha vida é bem mais feliz desde que comecei a viver essa experiência. Claro que é um desafio diário, por vezes, também me sinto fraca na fé e impaciente, mas recomeço com a graça de Deus e tento dar um passo de cada vez no dia a dia e em cada situação.

Lembro-me de um período difícil, no qual eu queria que a minha vontade prevalecesse em um relacionamento, mas mesmo assim, rezava: “Senhor, que seja feita a Tua vontade”. E realmente Deus Pai fez a vontade d'Ele porque nada foi como eu desejava. Sofri com a decepção e a perda, mas nunca duvidei da intervenção divina. Hoje, quando me recordo do fato, tenho ainda mais certeza de que o Senhor agiu, e continuo pedindo com confiança: "Senhor, que em tudo seja feita a Tua vontade. Toma o remo e conduz o meu 'barco' no imenso mar do Teu amor. Tu sabes o que é melhor para mim".
Talvez, hoje, Deus esteja lhe pedindo a mesma atitude, se for o caso, não tenha medo de dar os passos. Acredito que o primeiro deles é fazer uma revisão de vida e ter a coragem de perguntar: "Isso que tanto busco, insisto e sonho é vontade de Deus ou é apenas a minha vontade?" Um dos sinais para discernir a resposta é perceber os frutos da espera. O que é de Deus traz paz e edifica, mesmo que passe pela cruz. Ao passo que o que é apego humano não produz bons frutos, torna a pessoa amarga, sem brilho, sem vida e sem alegria, além de ansiosa.

Madre Teresa de Calcutá, quando via alguém triste, logo pensava: “O que será que esta pessoa está negando a Deus?” Pois para ela a tristeza da alma estava muito ligada ao apego à vontade própria, uma vez que, se estivermos de acordo com Deus, já não haverá motivos para ficarmos contrariados, preocupados ou angustiados, e em tudo o que vier nos acontecer saberemos que existe a permissão divina, portanto, acolheremos com alegria, mesmo que seja difícil. 


As pessoas que nos conhecem e nos amam são grandes instrumentos do Senhor para nos ajudar a discernir onde está a vontade d'Ele. Experimente pedir a opinião de quem você confia e sabe que o ama e tenha a coragem de ouvir a resposta. Se for preciso entregar o "barco de sua vida" nas mãos do “Grande Navegador”, faça isso ainda hoje e se prepare para desbravar o alto-mar da vida nova que Deus tem para você.
Dijanira Silva

DEIXEMO-NOS RENOVAR PELA GRAÇA DE DEUS


É belo saber que o amor de Jesus se renova por cada um de nós a cada manhã que desperta. Um dia nunca é igual ao outro. Se contemplarmos, logo cedo, a natureza e olharmos para o céu, veremos que as cores que o coloriu ontem não são as mesmas que o colore hoje. Em Deus tudo se renova, porque Ele é a eterna novidade.
A rotina faz parte do nosso cotidiano, é importante para a organização da nossa vida, mas é necessário que ela seja conduzida pelo Espírito Santo em todos os momentos,  para que não a vivamos de maneira mecânica e percamos o sentido da vida.
Vivamos como homens e mulheres novos, porque “todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (II Coríntios 5,17).
Acolhamos, hoje, as novidades do Espírito na nossa vida.
Obrigada, Jesus, porque és a eterna novidade e, no Senhor, tudo se faz no novo.
Luzia Santiago