sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


COMO CONSEGUIR FORÇA INTERIOR

Não permita que sua chama se apague. Mesmo que esteja decepcionado e sem nenhuma expectativa de futuro, não permita que isso mate sua alma.
Mas como conseguir força interior? Para que Deus possa agir em sua vida é preciso que você ACREDITE, ACOLHA e DECIDA. Vamos lembrar a história de Isabel? Aonde ela fosse carregava o milagre na barriga. Mas a bendita Isabel estava “pré-ocupada”... cabeça confusa, depressiva, triste, abatida e DESANIMADA. Quando, porém, Maria chegou a sua casa, tudo mudou: “Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. 
É isso que Deus tem para você. Ele não lhe oferece mudanças simplistas. Ele não lhe oferece esperanças baratas. Ele não quer lhe dar soluções provisórias para alguns problemas. Ele quer mudar você. Ele quer dar um rumo na sua vida. Ele quer você uma pessoa cheia do Espírito Santo. E isso faz uma grande diferença. Isso muda sua mentalidade. Sua visão dos problemas. Sua reação diante das situações da vida. 
Isso faz de você uma pessoa nova. Uma nova criatura. Quantos de nós queríamos uma chance de começar tudo de novo. Partir de "zero quilômetro". Ser realmente uma pessoa nova.
Isso é possível. O que aconteceu com Isabel pode acontecer com você. Deus quer. Queira você também. Queira e espere. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O VALOR DO TEMPO

A virtude da ordem é instrumento da ação de Deus

Temos consciência de que a vida é breve, e para isso não é necessário chegar a uma idade em que, como dizia alguém, já só resta reconhecer: “O meu futuro agora está atrás de mim”. A vida vai-se e o tempo que passa é irrecuperável. Quem pode armazenar um sopro de brisa numa tarde abafada de verão? Passou; não volta.Esta realidade em idade nenhuma é deprimente, sobretudo para quem assume a fé como um valor vital. É, antes, um estímulo: precisamente por ser irrepetível, convida a viver o momento presente em plenitude, porque, bem vistas as coisas, o instante que passa é um pedaço de eternidade que se antecipa para bem ou para mal, conforme exerçamos a liberdade correta ou indevidamente.Há os que fazem da liberdade um álibi para se ocuparem em tudo, menos naquilo que devem naquele momento. Entretêm-se com pretextos de todo o gênero, esquecidos de que o valor de um homem se mede pelo valor do seu hoje e agora. Uma das mais claras manifestações de imaturidade é trocar aquilo que se deve fazer por aquilo que custa menos ou agrada mais – o adiamento indefinido, com muita mordacidade e pouca justiça na generalização, dizia o escritor Paulo Mendes Campos:“Há em nosso povo duas constantes que nos induzem a sustentar que o Brasil é o único país brasileiro do mundo. Brasileiro até demais! Colunas da brasilidade, as duas colunas são: a capacidade de dar um jeito e a capacidade de adiar [...]. O brasileiro adia; logo existe.” 
Em contrapartida, o cristão percebe que está em jogo algo muito sério – nada menos que a correspondência à graça, afirmava São Josemaria Escrivá: “Sempre pensei que muitos chamam 'amanhã', 'depois', uma resistência à graça”, porque o tempo da graça é agora. No instante que passa, Deus nos espera com Suas luzes e com Seu auxílio, em reforço da nossa vontade débil.Houve quem qualificasse de "sacramento" o dever do momento presente. E assim é, de algum modo, o que agora me cabe fazer, se realmente o faço, como que cristaliza, materializa a graça divina. A pontualidade é veículo da ação de Deus, ponto de aplicação da força de Deus.E por isso é fonte de alegria. Não pode deixar de ser alegre o encontro da vontade atual do homem com a vontade eterna de Deus. É como se, naquele momento, comungássemos o agora, no cumprimento do dever em comunhão espiritual.Nessa fidelidade, ao dever do momento, não há, pois, motivo para resmungos, caras feias, má-vontade, cansaço ou tédio. E se, por vezes, essa pontualidade custa uma lágrima, a lágrima torna-se sorriso. Aparece o rosto de Deus, infinitamente amável e consolador.Portanto, uma vida natural e sobrenaturalmente em ordem, discorre e se estrutura segundo o querer de Deus. A virtude da ordem, implantada serena, mas firmemente, dia após dia, com as lutas e os corretivos necessários, representa o heroísmo que se esconde no carisma do homem que vê, na sua ordem, o grande instrumento da ação de Deus.
Francisco José de Almeida

APRENDI COM MARIA QUE NÃO POSSO DESISTIR

Na cruz, Maria ofereceu o maior ato de amor a Deus, oferecendo também o seu Filho. Adorar é amar a Deus com todas as nossas forças, mesmo quando não somos capazes de entender tudo o que nos acontece, mas na certeza de que Deus está no controle de todas as coisas, na certeza de que Ele nos conhece e sabe o que é melhor para nossas vidas. 

Na cruz, aprendi com Maria que eu não posso desistir, que eu preciso ir em frente, sem desanimar, sem perder a esperança. Entendo hoje que quando os ventos da tentação sopram contra mim, olho para a estrela, invoco a Santíssima Virgem. Seguindo-a, sei que não me perderei; invocando-a, não me desesperarei; contemplando-a, não errarei. Por Ela amparado, jamais cairei; sob a sua proteção, nenhum mal me causará o inimigo. Guiado por Ela, nunca me cansarei; com a ajuda propícia dela chegarei por certo ao porto seguro: o Reino de Deus

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PREOCUPAÇÃO EXAGERADA


.
As pessoas sempre acham desculpas para ficarem preocupadas. E uma das preocupações mais frequentes diz respeito às coisas materiais. Entre estas preocupações esta o comer, vestir, trabalho...e o que vai acontecer quando envelhecer? É importante diante destas preocupações normais aprender uma lição de Jesus. Qual? Não podemos separar uma necessidade material de uma espiritual. Pertencemos a Deus, daí todas as nossas necessidades são Suas necessidades. Faça a sua parte, dando o melhor de si, e creia que o presente e futuro estão nas mãos de Deus. “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.”(Mt 6,34)

Meu Senhor e meu Deus!
Tirai de mim o que me afasta de Vós.
Meu Senhor e meu Deus!
Dai-me tudo o que me pode unir a vós.
Meu Senhor e meu Deus!
Desprendei-me de mim e fazei-me todo Vosso. Amém

Padre Alberto Gambarini