segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SANTA INES

Virgem e mártir, Santa Inês se deixou transformar pelo amor de Deus que é santo. Seu nome vem do grego, que significa pura. Ela pertenceu a uma família romana e, segundo os costumes do seu tempo, foi cuidada por uma aia (uma babá) que só a deixaria após o casamento. 

Santa Inês tinha cerca de 12 anos quando um pretendente se aproximou dela; segundo a tradição, era filho do prefeito de Roma e estava encantado pela beleza física de Inês. Mas sua beleza principal é aquela que não passa: a comunhão com Deus. De maneira secreta, ela tinha feito uma descoberta vocacional, era chamada a ser uma das virgens consagradas do Senhor; e fez este compromisso. O jovem não sabia e, diante de tantas propostas, ela sempre dizia 'não'. Até que ele denunciou Inês para as autoridades, porque sob o império de Diocleciano, era correr risco de vida. Quem renunciasse Jesus ficava com a própria vida; caso contrário, se tornava um mártir. Foi o que aconteceu com esta jovem de cerca de 12 ou 13 anos.

Tão conhecida e citada pelos santos padres, Santa Inês é modelo de uma pureza à prova de fogo, pois diante das autoridades e do imperador, ela se disse cristã. Eles começaram pelo diálogo, depois as diversas ameaças com fogo e tortura, mas em nada ela renunciava o seu Divino Esposo. Até que pegaram-na e a levaram para um lugar em Roma próprio da prostituição, mas ela deixou claro que Jesus Cristo, seu Divino Esposo, não abandona os seus. De fato, ela não foi manchada pelo pecado.

Auxiliada pelo Espírito Santo, com muita sabedoria, ela permaneceu fiel ao seu voto e ao seu compromisso; até que as autoridades, vendo que não podiam vencê-la pela ignorância, mandaram, então, degolar a jovem cristã. Ela perdeu a cabeça, mas não o coração, que ficou para sempre em Cristo.

Santa Inês tem uma basílica que foi consagrada a ela no lugar onde foi enterrada.

Santa Inês, rogai por nós!

O QUE PODEMOS FAZER PARA ATINGIR AS RAÍZES E FECHAR AS BRECHAS

O que se pode fazer para atingir as raízes e fechar as brechas”? É rezar, orar pelos nossos falecidos... até afirmando bem a palavra que refletimos na pregação anterior (Dt 30,19) é a opção de escolher a vida e não a morte.

Rezar pelos falecidos da família, principalmente os que morreram em acidentes, nas guerras, os natimortos, os que cometeram abortos, os que tiveram mortes violentas.

Se você levantar o histórico familiar, você vai perceber quantas famílias viveram essas realidades. Por isso é importante rezar pela nossa árvore genealógica.

Ninguém vai ver a Deus face a face se tiver uma poeirinha de pecado. Então todos nós possivelmente passaremos pelo purgatório. Alguns mais rápidos que os outros.

Muitos dos nossos estão dependendo de nossa oração para contemplar Deus face a face, porque após a morte, a pessoa não pode fazer mais nada por si mesmo, ela depende da oração dos outros.

Nossa família é formada pelos vivos e pelos que já morreram, não podemos esquecer deles, precisamos continuar enviando a eles nosso amor e carinho, pois isso pode tirá-los do purgatório.

Rezar pelos mortos não é invocação dos mortos e nem culto pelos antepassados, mas segundo o caminho seguro dado pela Palavra de Deus que nos ensina e recomenda a orar pelos falecidos. A Missa é a oração maior, é a melhor oração que podemos fazer pelos nossos falecidos.

Já dizia São Jerônimo: “Por toda Missa devotamente celebrada, muitas almas saem do purgatório”. O padre não participa sozinho da Missa, nós participamos com ele, e precisamos vivenciar com devoção a Celebração.

Segue o que Deus falou, você não tem que ficar querendo questionar Deus. Olha o seu tamanho, sua fé, o que você é... você está querendo questionar Deus?

Pode achar o que você quiser, mas Deus não vai deixar de ser Deus porque você acha. Deus falou, não vai mudar. O que Deus falou na Palavra de Deus não vai mudar.

Há os que rezam só no dia de finados, e olha lá. Tem os que nem vão nesse dia. É preciso rezar todos os dias.

O que a Igreja ensina sobre a oração pelos mortos? No Catecismo da Igreja Católica (CIC 958) diz que: “A comunhão com os defuntos. «Reconhecendo claramente esta comunicação de todo o Corpo místico de Cristo, a Igreja dos que ainda peregrinam venerou, com muita piedade, desde os primeiros tempos do cristianismo, a memória dos defuntos; e, "porque é um pensamento santo e salutar rezar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados" (2 Mac 12, 46), por eles ofereceu também sufrágios». A nossa oração por eles pode não só ajudá-los, mas também tornar mais eficaz a sua intercessão em nosso favor”

No número 1689, que fala sobre a Santa Missa, o Catecismo afirma: “ O sacrifício eucarístico. Quando a celebração tem lugar na igreja, a Eucaristia é o coração da realidade pascal da morte cristã. É então que a Igreja manifesta a sua comunhão eficaz com o defunto: oferecendo ao Pai, no Espírito Santo, o sacrifício da morte e ressurreição de Cristo, pede-Lhe que o seu filho defunto seja purificado dos pecados e respectivas consequências, e admitido à plenitude pascal da mesa do Reino. É pela Eucaristia assim celebrada que a comunidade dos fiéis, especialmente a família do defunto, aprende a viver em comunhão com aquele que «adormeceu no Senhor», comungando o corpo de Cristo, de que ele é membro vivo, e depois rezando por ele e com ele”.

A Igreja ainda ensina, no número 1032: “Esta doutrina apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, de que já fala a Sagrada Escritura: «Por isso, [Judas Macabeu] pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas» (2 Mac 12, 46). Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico para que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos defuntos: 'Socorramo-los e façamos comemoração deles. Se os filhos de Jó foram purificados pelo sacrifício do seu pai (cf. Jo 1,5) por que duvidar de que as nossas oferendas pelos defuntos lhes levam alguma consolação? [...] Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações” 

E lembremos que morre-se uma vez só, e em seguida vem o juízo (cf Hb 9,27). Se você está vendo um parente aparecendo para você, não tem nada de Deus aí não. Pode ser o demônio disfarçado. O que nós temos que fazer é rezar como a Igreja nos orienta.

Nós precisamos ir melhorando nossa caminhada com Deus, de busca por Ele... nossos filhos dizem: “minha mãe vai na Igreja e olha o que ela é? Eu não vou na Igreja não...” Isso não pode acontecer. É uma pena a gente ver que muitos de nós conhecemos Jesus Cristo mas não tivemos um encontro pessoal com Ele. Essa experiência que nos faz segui-lo com convicção.
A oração pelos falecidos é uma oração de compaixão. Ter pena da miséria do outro.

Jesus teve compaixão de nós, por isso assumiu em sua carne as nossas misérias. Por isso a palavra misericórdia é tão linda, nela existem duas outras palavras escondidas: miséria e coração.

Estamos vivendo o tempo da misericórdia, Deus está dando mais um tempo para nós.

É preciso ter compaixão pelos falecidos. Temos a mania de canonizar os que morrem, falando que ele era muito bom... mas não é assim não, eles precisam de muita oração.

Os casais que tiveram abortos, devem em oração assumi-los diante de Deus a maternidade e paternidade, assumindo-os como filhos.

E as pessoas que morrem em estado de pecado, os que não morreram na amizade com Deus? O que podemos pensar sobre eles? Eles necessitam de maior compaixão ainda minha, devemos orar por eles.

Podemos ajudá-los de várias formas: oferendo a Santa Missa por eles, fazendo a Comunhão na sua intenção, lucrando indulgências em seu favor (isso pode ser feito em várias épocas do ano), orando pelo descanso eterno, oferecendo sacrifícios e fazendo penitências em seu favor, perdoando as ofensas em sua intenção (perdoar no lugar da pessoa, ir dando o perdão), rezando a Via Sacra por eles e rezando o rosário por eles.
Há muito que pode ser feito. Nós precisamos rever nossa maneira de rezar. A fé exige recusa de ídolos na nossa vida, é preciso ir banindo os ídolos, seja eles qual for.

O Cara está ali na cruz, esse é o cara. Jesus Cristo não fugiu, não teve medo da humilhação, de aparentemente estar derrotado, de assumir nossa condição humana. Ele não quis nos abandonar na nossa viagem, Ele ficou conosco todos os dias.

E como você fala que está sozinho? Abandonado? Ele disse: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20)

E o túmulo está vazio! Jesus ressuscitou, está vivo no meio de nós. É o Deus conosco. Ele está conosco nessa viagem para Jerusalém Celeste, para o Céu. Lá é o nosso lugar. Aqui é lugar de nossa purificação, onde vamos lidar com as dores, sacrifícios... mas Ele está conosco. Por isso, se você não rezar, você vai estar com quem?
Irmã Maria Eunice 
Missionaria da Comunidade canção Nova



NOSSO CORPO É CASA DE DEUS

Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (1 Coríntios 6:19)
Irmãos, nosso corpo é templo vivo do Senhor, ou seja, somos a casa d’Ele. Ele habita em nós. Somos caseiros de nós mesmos. “Residimos” em nosso corpo, mas ele não nos pertence de fato. É como se morássemos de aluguel e nada nos fosse cobrado.
Sabendo que essa “casa” tem dono e nós apenas tomamos conta dela, eu lhe pergunto: você está cuidando bem desse patrimônio de Deus? Essa casa é permanente ou de fim de semana, de temporada? Ela está protegida?
Muitas vezes, nós deixamos essa casa ser ocupada por ladrões, por pessoas que só querem tomar os bens valiosos que nela estão guardados, mas, depois, vão embora sem deixar vestígio, assim como chegaram. Sejamos sentinelas! Fiquemos atentos! Coloquemos uma cerca em volta de nós. Nem tão baixa que qualquer um possa invadir, mas também não tão alta, para que as pessoas passem por nós e possam ver todas as maravilhas que o dono faz enquanto nela habita.
Sejamos sentinelas! Fiquemos atentos! Principalmente, sejamos asseados. Temos de manter o interior e o exterior da casa limpos. A poeira do desleixo não deve tomar o lugar do ar puro do Espírito Santo. Nessa casa nós devemos respirar profunda e tranquilamente e saber que nada de impuro nos infectará. Tudo de ruim ficará do lado de fora da janela de nossos olhos, boca e ouvidos.
Se somos casebre ou mansão, o que importa é o aconchego que o dono da casa sente quando nela chega, adentra-se e sente-se seguro. Saber que ninguém, a qualquer hora, do dia ou da noite, vai entrar e tomar posse do que é dele por direito. Nosso cão de guarda é a oração, é a comunhão,  a confissão e o jejum. Se prestarmos bem atenção, veremos que temos um verdadeiro ‘canil’ à nossa disposição, o qual, aliás, também deve ser bem tratado.
Não sejamos uma casa, uma estrutura fria e destrutível. Sejamos verdadeiramente um lar!

VOCE FALA DE SEUS PROBLEMAS ?

Você fala com os seus problemas? Jesus diz que devemos falar e ordenar para que se afastem de nossa vida. A fé nos permite falar com as montanha dos problemas que devem ser removidos da nossa vida. Deus não colocou problemas em nossa vida, mas o meio para enfrentá-los e vencê-los. Se imaginamos que os problemas vem de Deus, não temos porque pedir para enfrentá- los e tirá-los de nossa vida. Não se entregue, não desista... Exercite a fé, como Jesus ensina e você verá as maravilhas de Deus!

Ó Deus, 
concedei-me 
Serenidade para aceitar as coisas
que não posso modificar,
Coragem para modificar aquelas que posso,
e Sabedoria para perceber a diferença.
Amém.

Padre Alberto Gambarini

ORAÇÃO DE CURA DE TODAS AS DOENÇAS


Foto: ORAÇÃO DE CURA DE TODAS AS DOENÇAS

Senhor Jesus, suplicamos no poder de Teu Nome † (sinal da cruz), que está acima de todo Nome, que todos os padrões de enfermidade física transmitidos em minha linha de família, deixem de existir. 
Na Tua graça, Senhor, cortamos todos os laços de qualquer tipo de enfermidade: do coração, do sangue, desordens digestivas e da alimentação, câncer, úlceras e todas as tendências a formar tumores. Senhor, clamo que Tu coloques ordem em todas as desordens femininas (de menstruação, de desequilíbrio hormonal, infertilidade e frieza sexual) ou na sexualidade masculina (impotência e doenças infecciosas).
Clamo também, Senhor † (sinal da cruz), que Tu venhas contra
todas as deformidades físicas, problemas de audição, imunodeficiências, doenças raras, olhos fracos, maus dentes e pés chatos.
Também contra todas as enxaquecas, retardamento mental, problemas dos pulmões, artrite, doenças da pele,  desordens ósseas e pressão alta.
Renuncio e corto no poder de Jesus † (sinal da cruz)toda transmissão de todas as desordens físicas, fraquezas inexplicáveis e todos os traumas que me atingiram geneticamente. 
Senhor, libertai-nos dos efeitos e de toda propagação desses caminhos de doenças, inseridos em minha linha de família. 
Pai, perdoai todos em minha família, que tiveram mania de doença como forma de evitar a vida e pelas maneiras como tentaram satisfazer necessidades pessoais de modos doentios.
Senhor, que um padrão de "escolher a vida" flua como rio através de minha linha de sangue. 
Eu Te louvo e Te agradeço, Senhor, pelas graças que Tu estás me concedendo. Amém!

Coração de Maria, saúde dos enfermos ... rogai por nós!


Senhor Jesus, suplicamos no poder de Teu Nome † (sinal da cruz), que está acima de todo Nome, que todos os padrões de enfermidade física transmitidos em minha linha de família, deixem de existir.
Na Tua graça, Senhor, cortamos todos os laços de qualquer tipo de enfermidade: do coração, do sangue, desordens digestivas e da alimentação, câncer, úlceras e todas as tendências a formar tumores. Senhor, clamo que Tu coloques ordem em todas as desordens femininas (de menstruação, de desequilíbrio hormonal, infertilidade e frieza sexual) ou na sexualidade masculina (impotência e doenças infecciosas).
Clamo também, Senhor † (sinal da cruz), que Tu venhas contra
todas as deformidades físicas, problemas de audição, imunodeficiências, doenças raras, olhos fracos, maus dentes e pés chatos.
Também contra todas as enxaquecas, retardamento mental, problemas dos pulmões, artrite, doenças da pele, desordens ósseas e pressão alta.
Renuncio e corto no poder de Jesus † (sinal da cruz)toda transmissão de todas as desordens físicas, fraquezas inexplicáveis e todos os traumas que me atingiram geneticamente.
Senhor, libertai-nos dos efeitos e de toda propagação desses caminhos de doenças, inseridos em minha linha de família.
Pai, perdoai todos em minha família, que tiveram mania de doença como forma de evitar a vida e pelas maneiras como tentaram satisfazer necessidades pessoais de modos doentios.
Senhor, que um padrão de "escolher a vida" flua como rio através de minha linha de sangue.
Eu Te louvo e Te agradeço, Senhor, pelas graças que Tu estás me concedendo. Amém!

Coração de Maria, saúde dos enfermos ... rogai por nós!

Padre Marcelo Rossi