quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

TODO NOVO DIA É PRECIOSO A AÇÃO DE DEUS

Todo novo dia é a oportunidade preciosa para experimentar a ação de Deus. Nem sempre somos capazes de enxergar esta presença divina nos conduzindo pelos caminhos da vida. Esta foi também a dificuldade dos israelitas, quando Deus os libertou da escravidão do Egito. Eles tiveram que aprender a se deixar guiar e confiar em Deus. E quando desviavam o olhar do Senhor, seguindo somente seus impulsos humanos, colhiam o fracasso. Deus esta sempre ao nosso lado nos amparando com Sua Divina Misericórdia. Ele jamais nos abandona ao nosso próprio destino. Mesmo diante de nossos erros, não nos vira as costas, mas nos estende a mão para nos levantar. Ele nos ama com amor eterno. CORAGEM! 

Faça suas as palavras do Sl 9,5:

Entretanto, vós vedes tudo: observais os que penam e sofrem, a fim de tomar a causa deles em vossas mãos. É a vós que se abandona o infortunado, sois vós o amparo do órfão.
Padre Alberto Gambarini
Quanto mais amamos, tanto mais parecidos com o Senhor nos tornamos. O amor nos enobrece e nos santifica. Falta pouco para o Natal! Alegremo-nos, esqueçamos as tristezas, superemos as crises, perdoe-mo-nos mutuamente uns aos outros, partilhemos nossas alegrias! Tenhamos esperança, veja a grandeza do Amor de Deus! Quem; quem nos daria seu único Filho! Sim, Ele nos deu, só por AMOR!

CRER EM JESUS VERDADEIRO DEUS VERDADEIRO HOMEM

Os católicos vivem atualmente o tempo do Advento, que é uma preparação para o Natal. A data celebra o nascimento do Senhor Jesus Cristo, um dos mistérios da fé cristã, que tem Jesus como o Filho de Deus, o enviado pelo Pai para salvar a humanidade. Essa é uma crença que os católicos professam no Credo, oração que pode ser meditada em especial neste Ano da Fé, como forma de entender melhor a fé católica.

Sendo uma das pessoas da Santíssima Trindade, Cristo é chamado pelos católicos como Senhor. O padre Antônio Justino Filho, padre Toninho, da Comunidade Canção Nova, explicou que isso se deve, primeiramente, ao fato de Jesus ser o Filho de Deus Pai. Além disso, Ele habitou entre os seres humanos, sendo a face do Deus que até então ninguém tinha visto.

“A pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo é a imagem visível do Deus invisível (...) por isso ele é o Senhor, porque Ele ressuscitou, e sendo senhor Ele tem esse título de Kyrios: Senhor”.

Essa forma de se referir a Jesus tem um significado especial para os cristãos. O Youcat, recente versão do Catecismo da Igreja Católica voltada aos jovens, explica que dizer que Jesus é o Senhor implica no fato de que um cristão não deve se submeter a nenhum outro poder.  Os cristãos conhecem o poder de Jesus não somente pelas profecias que anunciavam a vinda do Filho de Deus, mas por todos os milagres realizados. 

Os fiéis reconhecem em Jesus a divindade, uma vez que é Deus, e a humanidade, pois se fez homem entre os homens. Quanto a isso, padre Toninho lembrou que as naturezas divina e humana de Cristo não se sobrepõem, ou seja, nenhuma é maior que a outra. “Ele não é nem mais Deus e nem mais homem.(...) A divindade e a humanidade de Jesus não se separam, por isso que Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem”. 

E quando se fez homem entre os homens, Jesus chamou 12 apóstolos para seguir sua missão de difundir a Palavra de Deus na terra. Mas o chamado não parou por aí. A partir dessas 12 pessoas, a Igreja chamou outros para serem apóstolos da Igreja. Exemplo disso, segundo padre Toninho, são os bispos. 

“Os bispos, são os sucessores dos apóstolos e nessa sucessão apostólica, a tradição apostólica vai sendo passada de geração a geração dentro da vida da Igreja. Então hoje, o chamado a viver uma apostolicidade, como assim nós chamamos na Igreja, é para todos os batizados, mas de modo especial para aqueles que têm um chamado especial como são os bispos”.  

Mas, afinal, o que mudou no mundo a partir da vinda de Cristo? Padre Toninho lembrou que muita coisa mudou. O ponto destacado por ele foi o grande impulso evangelizador que os discípulos missionários tiveram após a vinda de Cristo, cujas palavras contidas no Evangelho exortam à pregação da Boa Nova a todas as criaturas.  

“Se hoje nós temos essa presença da Igreja em vários lugares do mundo, é devido a isso: após a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos foram impulsionados a sair em missão. Então eu vejo essa grande novidade da ressurreição de Jesus: o mundo que começou a conhecer a Palavra de Deus”. 

AS PORTAS DO PERDÃO ESTÃO SEMPRE ABERTAS

Se na Igreja não existisse a remissão, não existiria esperança

O Catecismo da Igreja diz algo muito importante: “Não há  pecado algum, por mais grave que seja, que a Santa Igreja não possa perdoar. "Não existe ninguém, por mau e culpado que seja, que não deva esperar, com segurança, o seu perdão, desde que seu arrependimento seja sincero." Cristo, que morreu por todos os homens, quer que, em Sua Igreja, as portas do perdão estejam sempre abertas a todo aquele que recua do pecado” (§982).

Então, nenhum pecador pode se desesperar ou desanimar da salvação; seria falta de fé. Basta uma gota do preciosíssimo Sangue de Cristo para perdoar todos os nossos pecados. No entanto, Ele derramou todo o Seu Sangue por nós. Só não pode ser perdoado o pecador de que tiver o coração endurecido e não corresponder à graça de Deus, fechando-se para o arrependimento; é o pecado contra o Espírito Santo. Neste caso, a falta do perdão não acontece por falta de misericórdia divina, mas por ação do pecador que rejeita o perdão de Deus.
Na remissão dos pecados, os presbíteros e os sacramentos são instrumentos que nosso Senhor Jesus Cristo, único autor e dispensador de nossa salvação, faz uso para apagar nossas iniquidades e dar-nos a graça da justificação. Por isso, não podemos fugir deste sacramento como alguns o fazem; ao contrário, frequentemente temos de buscar nele o perdão de nossas faltas para ter a consciência em paz conosco e com Deus. A Igreja chama a penitência de "sacramento de cura".

Santo Ambrósio (340-397), o grande doutor que batizou Santo Agostinho, disse que Jesus quis dar a Seus discípulos um poder imenso: que seus pobres servidores realizem em Seu nome tudo que havia feito quando estava na terra. É melhor confessar-se com um sacerdote, humano e também pecador, que entende a nossa fraqueza, do que se confessar com um anjo que nunca pecou. No sacramento da confissão há uma pedagogia divina que nos leva ao ministro sagrado para não só ser perdoado, mas também ser orientado para livrar-se do pecado, o pior de todos os males. (De Paenitentia 1,8,34)

Vemos, então, que os presbíteros receberam um poder que Deus não deu nem aos anjos nem aos arcanjos. O Senhor sanciona, lá no alto, tudo o que os sacerdotes fazem aqui embaixo, disse outro doutor da Igreja, São João Crisóstomo (349-407) (Sac. 3,5). Santo Agostinho disse que: “Se na Igreja não existisse a remissão dos pecados, não existiria nenhuma esperança, nenhuma perspectiva de uma vida e de uma libertação eternas. Demos graças a Deus, que deu à Igreja tal dom” (Salmo 88,2,5).
Felipe Aquino

POR QUE É TÃO DIFÍCIL ESPERAR ?


Estou vivendo um momento de espera. Tenho muitos planos e sonhos mas não sei se esses são o que Deus quer pra mim. Tem certos momentos que esperar se torna algo muito complicado e difícil de se fazer.
Não sei se você já notou o quanto somos imediatistas, queremos que as soluções para nossos problemas aconteçam o mais rápido possível, desde uma simples espera em uma fila de super mercado, banco ou refeitório do colégio á uma espera mais profunda, aquela da alma, que tem haver com nossos sonhos e aspirações.
O certo é que esperar é realmente muito difícil, isso não tem como negar. Talvez você, assim como eu, esteja passando por situação semelhante e se encontre impaciente, pensando até que essa espera está sendo algo em vão. Mas já dizia Guimarães Rosa que “esperar é um atoa muito ativo”. É claro que não devemos nos acomodar diante dos desafios da vida, que devemos lutar pelo que almejamos. Tudo isso é muito certo e necessário. No entanto, há momentos que essa luta é vã e acaba atrapalhando e impedindo que atinjamos nossos ideais tão almejados.
Muita das vezes por causa de nossa auto-suficiência, queremos lutar com nossas próprias forças, achando que não precisamos de Deus para ter sucesso em nossas realizações. Isso é muito perigoso, pois sem Ele nada somos e nada podemos fazer
“Sem Deus as consequências de nossas escolhas nos frustram, nos levam ao chão”
E esperar se torna difícil quando não confiamos n’Ele. Mas diz o salmo 37,5: “Confia ao Senhor a tua sorte, espera n’Ele e Ele agirá. É uma ordem: Confia! E também uma promessa: Ele agirá.
Portanto, se você está cansado de esperar, convido-o a colocar em prática esse versículo. Confie e espere no Senhor. Estou fazendo isso e posso testemunhar que mesmo sendo difícil o tempo de espera, tudo é mais fácil quando contamos com os cuidados e as consolações de Deus.
Converse com Ele, reconheça sua impotência diante da situação que te angustia, entregue-se em suas mãos, não tenha medo de colocar sua confiança n’Ele, você não irá se decepcionar. Tudo tem um tempo certo para acontecer. Deus está no controle de tudo, vê sua luta, colhe suas lágrimas… nada passa despercebido aos seus olhos, nem mesmo um sentimento seja qual for. Deixe-se cuidar por Aquele que tudo sabe, tudo vê e tudo pode realizar. Espere no Senhor, Ele tem sempre o melhor para nós.


NO CORAÇÃO DE CADA HOMEM EXISTE UMA ATRAÇÃO POR JESUS

"Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então, Herodes disse: 'Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?' E procurava ver Jesus" (Lucas 9,7-9).

No coração de cada homem e de cada mulher há uma atração para Aquele que é o nosso Salvador. O Evangelho nos fala dos gregos pagãos que queriam ver o Senhor. Há também o cobrador de impostos, que subiu numa árvore para ver o Senhor. Embora fosse corrupto e odiado, havia, neste homem, uma atração enorme por Jesus. Como ele se chamava? Zaqueu.
Jesus disse a Zaqueu que iria comer em sua casa. Quando Ele chegou ao local, o cobrador de impostos disse que não queria mais roubar e que devolveria o quádruplo do dinheiro que havia tirado das pessoas. Também o apóstolo Mateus, que era cobrador de impostos, queria ver Jesus, sentia-se atraído por Ele. O Senhor, então, pediu que este O seguisse. Esse homem largou tudo, seguiu-O e tornou-se São Mateus, o primeiro apóstolo a escrever o Evangelho.

Maria Madalena também tinha um grande desejo de encontrar Cristo, mas não sabia se Ele a aceitaria por causa da vida que ela vivia. Jesus veio do céu para ser o nosso Salvador, daí a atração que Ele realiza em cada coração humano. Quando ela se aproxima de Jesus, tudo muda na vida dela. Ele também muda, porque, até então, nenhum profeta tinha uma discípula mulher. Ela foi a primeira, mas depois arrastou outras mais, como Joana, que era esposa do superintendente de Herodes.

Herodes, por sua vez, era muito fraco, faltou-lhe coragem e decisão, mas que Jesus também exercia uma atração sobre ele, isso é real. O coração desse rei tremia na presença do Senhor. Se ele se desvencilhasse de tudo aquilo com que havia se envolvido, o próprio Jesus o teria recebido também.

Meus irmãos, eu falei de homens e mulheres do Evangelho, mas o importante para nós é saber que Jesus continua exercendo uma atração sobre o coração de toda a humanidade, inclusive dos transviados, de todas as pessoas, por pior que elas sejam. Assim como Herodes, todos têm, em seus corações, o desejo de aproximar-se de Cristo, de terem o seu encontro pessoal e serem salvos por Ele. Nossa base é saber que Ele exerce essa atração em nós.

Muitas vezes, as pessoas estão tão enleadas em suas vidas, que não têm coragem de largar tudo e seguir Cristo. Por isso, por pior que você seja, por pior que tenha sido ou continue sendo a sua vida, você precisa compreender que deve dar um passo para o Senhor, porque, mais do que o seu querer, é Jesus quem quer a sua conversão.

Além de haver pessoas muito más, depravadas, existem também pessoas que se acham "boas", porque não têm grandes pecados e não cometem grandes erros em suas vidas. Mas elas cometem "pequenos pecadinhos" – embora pecadinhos não existam –, e porque não se acham más, não roubam, não matam nem são como os bandidos e corruptos, também não vão para Jesus. Por essa razão, muitas vezes, a conversão de um "bom" é muito difícil, pois, por se considerar bom, não tem coragem de se tornar cristão para valer e ter o seu encontro pessoal com o Senhor. 

A todos aqueles que têm uma vida errada e também àqueles de sua família, que estão muito longe do Senhor, eu digo: "Não desanimem! Rezem muito, peçam ao Senhor e suas orações terão efeito".

Se vocês podem falar, falem; se vocês podem fazer, façam tudo o que puderem por essa pessoa que precisa se aproximar de Jesus. E mesmo que ela seja alcoólatra, viciada, não a desclassifique, pois para Deus não existe “lata de lixo” nem para a pior pessoa. Se você já fez tudo o que podia e já não pode mais falar – porque a pessoa já não suporta ouvi-lo –, reze, porque é Jesus dizendo: "Esta é a vontade daquele que me enviou: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas os ressuscite no último dia" (João 6,37-39). 

Na Palavra de Deus, o Senhor está dizendo que o próprio Herodes procurava ver Jesus. Quanto mais você, que sente no seu coração essa atração! 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

DEIXEMOS O ESPÍRITO SANTO FALAR POR NÓS

O Senhor quer que sejamos tão corajosos quanto os apóstolos que anunciaram o Evangelho – cheios dos dons do Espírito Santo – e converteram os pagãos. Para isso, precisamos pedir ao Senhor que tire de nós todo o temor e todo o preconceito e respeito humano. Deus nos mostra que todos – os que participam das pastorais das paróquias, dos movimentos e de tantas coisas lindas que o Espírito Santo inspira na Igreja – tiveram a graça da conversão no Espírito. 

Temos que ter coragem de deixar o Espírito de Deus falar por nós e em nós. Precisamos rezar para as pessoas, pois maravilhas e milagres acontecem. O Senhor quer que tenhamos essa coragem. Nós da Canção Nova usamos os dons carismáticos publicamente porque o mundo está precisando deles; mas não fazemos mais do que a nossa obrigação. Quero que todos os meus filhos da comunidade sejam melhores do que eu em tudo; e que todos aqueles que são beneficiados por essa obra sejam melhores do que nós. 

"Senhor, derrama de forma nova, durante todo este dia, o Espírito Santo sobre cada um dos meus irmãos. Enche-os do Espírito Santo e dá-lhes a coragem e a intrepidez daqueles primeiros cristãos a partir da própria casa, rezando pelos doentes, tendo a ousadia de pedir a cura e usando todos os dons que o Senhor nos concede para que sejamos um povo semente. A única semente capaz de transformar este mundo pagão e fazer dele um lugar verdadeiramente cristão. Amém".
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova