quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ESPÍRITO DO BATISTA

O importante é que Cristo seja anunciado

Advento! Tempo de se preparar para acolher o Senhor que vem! Por mais escuro que esteja o horizonte à nossa frente, precisamos acreditar que dias melhores virão, pois Deus é fiel e não abandona seu povo. No segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma voz no deserto, fazendo um apelo à conversão para preparar o caminho do Senhor!

O Evangelho (Lc 3, 1-6) fala da Missão de João Batista: preparar o coração dos homens para acolher o Messias. O Senhor vem! Ele está para chegar e ninguém percebe nada. O mundo continua, como de costume, na indiferença mais completa, num consumismo selvagem!


Escutemos as palavras do profeta, o anúncio de João Batista:“Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas... Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixados…” (Lc 3,4-5). Toda a essência da vida de João, desde o seio materno, esteve subordinada a essa missão. O profeta se entrega totalmente a ela, dedicando-se não por gosto pessoal, mas por ter sido concebido para isso. E vai realizar sua missão até o fim, até dar a vida no cumprimento da sua vocação.

Foram muitos os que conheceram Jesus graças ao trabalho apostólico do Batista. Os primeiros discípulos seguiram o Senhor por indicação expressa de João; muitos outros se prepararam interiormente para segui-Lo graças à pregação do profeta.


É bela a vocação de João Batista, pois abarca a vida inteira e leva a fazer girar tudo em torno da missão divina. Cada homem, no seu lugar e dentro das suas próprias circunstâncias, tem uma vocação dada por Deus

“Eu sou a voz que clama no deserto!” João Batista não é mais do que a voz que anuncia Jesus. Essa é a sua missão, a sua vida, a sua personalidade. Todo o seu ser está definido em função de Cristo, como teria de acontecer na nossa vida, na vida de qualquer cristão. O importante da nossa vida é Jesus. À medida que Cristo se vai manifestando, João procura ficar em segundo plano, vai desaparecendo. Dizia São Gregório: “João Batista perseverou na santidade, porque se conservou humilde no seu coração.”

Como precursor, indica-nos o caminho que devemos seguir. Na ação apostólica pessoal – enquanto preparamos os nossos amigos para que encontrem o Senhor –, devemos procurar não ser o centro. O importante é que Cristo seja anunciado, conhecido e amado.

Sem humildade não poderíamos aproximar os nossos amigos de Deus. Então, a nossa vida ficaria vazia. Não somos apenas precursores, mas testemunhas de Cristo. Recebemos, com a graça batismal e a crisma, o honroso dever de confessar a fé em Cristo, com as nossas ações e com a nossa palavra. Que tipo de testemunhas nós somos? Como é o nosso testemunho cristão entre os nossos colegas, na família?


Temos de dar testemunho e, ao mesmo tempo, apontar aos outros o caminho. “Também nos conduzir de tal maneira que, ao nos ver, os outros possam dizer: este é cristão, porque não odeia, mas sabe compreender; porque não é fanático, porque está acima dos instintos, é sacrificado, manifesta sentimento de paz e ama” (É Cristo que passa, nº 122).


Nesse tempo do Advento, encontramos muitas pessoas olhando em outra direção, de onde não virá ninguém; também outros que estão debruçados sobre os bens materiais, como se fossem o seu último fim; mas eles jamais satisfarão o seu coração! Cabe a nós apontar-lhes o caminho.

Diz-nos Santo Agostinho: “Sabeis o que cada um de nós tem de fazer em casa com o amigo, com o vizinho, com os dependentes, com o superior com o inferior. Não queirais, pois, viver tranquilos até conquistá-los para Cristo, porque vós fostes conquistados por Ele.”


A nossa família, os amigos, os colegas de trabalho, as pessoas que vemos com frequência, devem ser os primeiros a se beneficiar do nosso amor por Deus. Com o exemplo e com a oração, devemos chegar até mesmo àqueles com quem não temos ocasião de falar habitualmente, porém, não devemos nos esquecer de que é a graça de Deus, não as nossas forças humanas, que conseguem levar as almas ao Senhor!


Que Deus nos ilumine para descobrirmos, em nossa vida, quais estradas tortuosas temos de endireitar para chegar até Ele. Mas quais vales precisamos preencher na vida profissional, na vida espiritual, na vida familiar e na vida de comunidade?


Possamos perceber que temos de abaixar nosso orgulho, nossa autossuficiência! Deus quer servir-se de nós para preparar os homens de hoje para a vinda de Cristo no Natal desse ano.
Temos o mesmo espírito de João Batista?
Mons. José Maria Pereira

NATAL


SANTA LUZIA

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa:Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz.

Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do śeculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão. 

Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do "não" para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda. 

Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores:"Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade". 


Santa Luzia, rogai por nós!

EUCARISTIA,PENHOR DA GLÓRIA FUTURA

O salmo 109 é muito mais profundo do que imaginamos. Nele é proclamado o sacerdócio eterno de Jesus e Sua soberania, sentado ao lado do Pai. O sacerdote é o intermediário entre a terra e o céu e entre o céu e a terra. Justamente, o nosso Intermediário, o nosso Intercessor não veio da terra, o nosso Sacerdote veio do céu: Nosso Senhor Jesus. E mais ainda: ao se fazer um de nós tornou-se a união da terra e do céu. Ele assumiu inteiramente o seu ser humano e nele foram unidas as duas naturezas, a divina e a humana, a terra ao céu e o céu à terra.
Nós sacerdotes temos a graça de usar o mesmo sacerdócio de Jesus e de ser participantes dele. E isso é uma grande alegria. O sacerdote usa o sacerdócio de Jesus em favor da Igreja e do povo de Deus. 
Gente, em cada Eucaristia, em cada Santa Missa da qual participamos, recebemos o verdadeiro Corpo glorioso de Jesus e ali existe Sangue: o Sangue glorioso de Cristo ressuscitado, a Alma e a Divindade; portanto, um Corpo glorioso.
O Senhor não vai olhar o quanto nós erramos na vida, mas na hora em que Ele vier os que morreram n’Ele ressuscitarão em primeiro lugar e depois aqueles que estiverem, em vida, n’Ele, é claro. Por essa razão, é preciso ser como São Francisco e se preciso for nos jogar nos espinhos para fugir do mal, porque há pecado em nós. E nós precisamos lutar contra isso, nos jogando nas “roseiras” ou no “gelo” para lutar contra o pecado. 
Quando Cristo vier, nós que estamos lutando, veremos o Senhor que virá por sobre as nuvens em glória. E todos nós precisamos ter este corpo glorioso. E a minha vontade é estar vivo para ver esta grande maravilha. Se você já estiver morto, não tenha medo não, pois seremos arrebatados com o Senhor, e como Ele vamos também ter um corpo 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

JOGUE FORA O LIXO CAUSADO PELA FALTA DE PERDÃO

Para muitos de nós é difícil perdoar, porque isso implica tocar nas feridas e mexer em situações dolorosas, implica abrir o coração e remexer no "lixão" de nossa vida. Seria mais fácil não tocar em nada disso! Mas, imagine conservar uma lata cheia de lixo durante um mês dentro de casa?! Ninguém iria aguentar o mau cheiro e a contaminação. O mesmo vale para nossa vida espiritual. Jogar fora o "lixo" causado pela falta de perdão significa colocá-lo aos pés da cruz de Cristo, para que possa ser queimado. O lugar desse lixo não é no seu coração, é aos pés da cruz de Jesus Cristo! 

Esse convite ao perdão não é uma imposição. Você poderia dizer: "Além de tudo pelo que eu já passei, ainda sou obrigado a perdoar?" Deus quer lhe dar a graça de retirar de seu coração tudo que está estragado. Lembre-se: Deus é amor! Somos a imagem e semelhança d'Ele, por isso, dentro de nós só devem ficar sentimentos bons, como o amor e tudo o que nos ajuda a amar. Aquilo que é contrário ao amor é tóxico e venenoso, pois somos feitos para o amor; não para o ressentimento, o ódio, a mágoa, o pecado e a falta de perdão. 

Por isso, é preciso viver o amor em plenitude. E para vivê-lo assim é preciso ter fé e confiança em Deus. Peça essa graça ao Espírito Santo. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova