domingo, 25 de novembro de 2012


CRISTO REI

Optar por Cristo é a decisão mais inteligente que qualquer pessoa possa fazer

"Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente". Assim reza a Igreja na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. 
Há um plano de Deus para o mundo, como o projeto de um artista, que quer elaborar sua obra prima. De fato, nada foi feito para ser destruído ou cancelado, mas tudo para a felicidade de todos os seres humanos. É privilégio para todos nós tomar consciência de que a criação de Deus chegou ao seu ponto mais alto quando, na descrição lindamente poética e verdadeira dos primeiros capítulos do Livro do Gênesis, foi no último dia que Deus fez o homem e a mulher à sua imagem e semelhança: inteligência, vontade e capacidade para amar! Imagem e semelhança da Trindade Santa, Deus que, desde toda a eternidade, é Pai e Filho e Espírito Santo.
Em Cristo, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele, no amor. Ele nos fez conhecer o mistério de sua vontade, segundo o desígnio benevolente que formou desde sempre em Cristo, para realizá-lo na plenitude dos tempos: restaurar tudo em Cristo, tudo o que existe no céu e na terra. (Cf. Ef 1, 1-14). Todas as realidades humanas encontram em Cristo sua realização e seu aperfeiçoamento. A nós, homens e mulheres cristãos, cabe fazer tudo para que toda a criação se encontre em Cristo e nele se realize plenamente. De fato, toda a criação espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus (Cf. Rm 8, 19).
Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa Nova de Deus:"Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova" (Cf. Mc 1, 14-15). Cristo é em primeiro lugar rei dos nossos corações e chama a uma mudança de mentalidade, conversão. Seu poder não se equipara aos de qualquer lugar do mundo ou época da história, mas supera todos eles e lhes dá a possibilidade de se transformarem em instrumento de serviço ao bem comum. 
Chama-se "Reino de Deus" a paixão de Jesus Cristo, que perpassa o Evangelho, ilumina as parábolas "do Reino", contadas por ele, coloca-o diante dos poderes de seu tempo, com a força para dizer que não é do mundo o "seu" Reino (Jo 18, 36). Não é do mundo, mas atua e transforma o mundo! Este Reino não terá fim, e, já presente aqui e agora, chegará à sua plena manifestação quando Deus for tudo em todos! Para lá caminhamos, este é o nosso sonho, é o projeto que catalisa todos os esforços dos cristãos, para que sejam atuantes na história do mundo.
Optar por Cristo é a decisão mais inteligente que qualquer pessoa possa fazer. Quando existem homens e mulheres renovados no Espírito Santo, estes serão agentes de mudança, suscitando crescimento qualitativo no relacionamento ente as pessoas. Esta escolha abre estrada para a libertação das muitas amarras que escravizam as pessoas. Quem segue Jesus Cristo escolhe valores diferentes daqueles que comumente norteiam as ações de muitas pessoas. A Missa da Solenidade de Cristo Rei no-los descreve: "Reino eterno e universal, reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz".
Tais pessoas servem à majestade de Deus. Ainda que as imagens dos palácios de todos os tempos possam influenciar na compreensão da expressão, trata-se, sim, de prostrar-se diante de Deus e servi-lo. E servir a Deus é reinar e transformar o relacionamento entre as pessoas. É sair do círculo vicioso da incansável luta pelo poder de todos os tempos. Só quando nos inclinamos diante do poder de Deus é que descobrimos a estrada da realização plena da humanidade. A glorificação eterna de Deus é meta e caminho. Sem escolher a Deus como Senhor de nossas vidas, os reinos que disputam dentro e em torno de nós continuarão a ganhar as porções de nossa dignidade e de nossa felicidade. 

Venha a nós o vosso Reino! Vinde, Senhor Jesus!

PREPARE SUA FAMÍLIA PARA CHEGADA DO REI JESUS



O Senhor conta com você, por isso Ele lhe diz: "Preparai o caminho do Senhor dentro do seu coração e de cada um dos seus filhos". Mesmo que eles estejam longe de Deus, perdendo-se na vida, o Senhor lhe dá as armas para resgatá-los. 

A principal arma é a sua própria paternidade, é a sua própria maternidade, pois essas palavras já falam de amor, carinho, afeto, de tudo de bom que um pai e uma mãe podem passar para seus filhos.

Eu sei que nem sempre você consegue ser "cem por cento" como queria, muito menos como Deus quer; mas o Senhor não desanimou de você. assim como Ele também não desanimou da sua família.

O Rei está cada vez mais perto de nós. Ele se aproxima e nós ouvimos a Sua voz a clamar: "Preparai o caminho do Senhor!".

Você, na sua casa, tem as armas e a autoridade para preparar a sua família para a chegada do Rei, pois quando o Senhor vier, todos eles, se estiverem vivos, serão transformados e arrebatados. Então, mortos-ressuscitados e vivos-transformados serão todos arrebatados. Que bom podermos dizer: seremos arrebatados para junto do Senhor! E Ele então virá para instaurar céus novos e uma terra nova. 

Ele virá para instaurar aqui, no nosso meio, o Seu Reino, e você faz parte dele. Cada um daqueles sobre os quais você tem responsabilidade precisa estar também neste Reino, porque cada um de nós é um convidado pessoal. Há um lugar para você na terra nova, na humanidade nova; e esse lugar é só seu. Se você não estiver ali, esse lugar vai ficar vazio. 
Monsenhor Jonas Abib

O AMOR NOS LEVA Á PERFEIÇÃO

Carregai-vos uns aos outros no amor de Cristo" (Efésios 4,2b).

Eu suspiro por gastar toda a minha vida amando. Você também precisa suspirar para gastar toda a sua vida por amor e no amor. Isso é o essencial. Deus nos dará a recompensa pelo nosso amor. Esta passagem também está ligada a essa: "O amor cobre uma multidão de pecados" (cf. I Pedro 4,8).

Só pelo amor poderemos fazer com que a salvação de Jesus chegue àqueles que amamos e àqueles que passam pela nossa vida. A tentação tem nos enganado dizendo que não podemos confiar nas pessoas, que precisamos cuidar somente da nossa vida. Não! Não é assim que nós cristãos devemos agir e pensar! Deus está nos dizendo hoje: "Carregai-vos uns aos outros no amor de Cristo"! 

O amor nos leva à perfeição; nele está a nossa salvação. Deus nos capacitou para amar. Amor que é suporte, amor que perdoa, amor que luta, que exorta, que se alegra, que chora junto, que anima, que não desiste... amar, amar, sempre amar!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova