domingo, 4 de novembro de 2012


A IMPORTÂNCIA DE UMA FÉ OPERATIVA



A fé é o dom que recebemos no Batismo, dom este que vai crescendo em nós a ponto de se tornar uma fé operativa. Não a fé intelectual que acredita: "Eu acredito que Jesus pode curar" e só. Não, não é assim que o cristão deve pensar. De tal maneira este deve estar convencido do poder curador do Senhor, que sua fé o levará a ser instrumento d'Ele. 

O Senhor quer reverter essa situação da descrença e da fé puramente intelectual e nos convencer. Basta que tenhamos uma fé do tamanho de um grão de mostarda (cf. Mateus 17, 20b). Tudo isso depende de estarmos no Espírito Santo e permanecermos n'Ele. Dessa forma, Ele, que tem todos os dons, manifesta-se em nós conforme a necessidade. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

MARIA NOSSA MÃE E MESTRA

Maria é a portadora da fé, porque acreditou nas promessas de Deus. E nós, como família precisamos ter fé e viver o amor e todas as virtudes como a Santíssima Virgem Maria, para que quando Jesus voltar haja fé sobre a terra.

E diante de sua presença, Mãe, nós queremos nos comprometer publicamente a amar, a perdoar, fazendo-nos tudo para todos, até segunda vinda gloriosa do Filho do homem. 

A Virgem Maria tem a capacidade de acender a “vela”, que é a luz de Cristo em nós, a qual nós mesmos apagamos. Precisamos tomar cuidado para que ela não se apague novamente – rezando, vigiando, firmes na fé e vivendo o amor e os mandamentos de Deus como nos ensina a Palavra.

Reze comigo: Eu vou me gastar como Jesus se gastou, como o saudoso Papa João Paulo II se gastou, para que haja luz no mundo na segunda vinda de Cristo.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

PRECISAMOS TER OUVIDOS ATENTOS PARA OUVIR A DEUS

Fala-me, Senhor, que o teu servo escuta" (1 Samuel 3,10). Nesse mesmo livro, vemos que Ana concebeu e deu à luz Samuel. No ano seguinte, ela o levou ao sacerdote Heli a fim de oferecê-lo a Deus, entregando-o para que ele servisse ao Senhor desde sua primeira infância. 

No entanto, os olhos de Heli já não conseguiam enxergar, não apenas porque ele estava ficando velho, mas porque seus dois filhos se aproveitavam da situação dele para administrar o templo para o próprio prazer e vantagem. Heli via tudo aquilo, mas não tinha coragem de repreendê-los, de mudar a situação deles e dos outros que rodeavam o altar. Por isso, a expressão: "Os olhos de Heli estavam se apagando". 

Meus irmãos, temos aqui um retrato do mundo atual, da situação religiosa do povo de hoje. O que está escrito a respeito dos filhos do sacerdote Heli está acontecendo também na Igreja. Veja quantos estão aproveitando-se do Evangelho, criando “igrejas” por aí, não com o objetivo de evangelizar, mas para as próprias vantagens. Essa Palavra é mais do que nunca atual. 

Precisamos ter ouvidos abertos, atentos para ouvir Deus, porque as coisas não vão mudar se nós não tivermos coragem de enfrentar as situações e mudá-las. Não que o Senhor fale com uma voz audível, mas o faz em nosso interior, no nosso coração. Só assim teremos a coragem de mudar as coisas, primeiro neste templo que somos nós.

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

CONTRIBUAMOS HOJE COM O FUTURO DA HUMANIDADE

Temos sempre a oportunidade de fazer o bem e não podemos deixar passar nenhuma ocasião, porque as nossas boas ações testemunharão para a humanidade que a força do amor é capaz de transformar as realidades mais desencontradas e de dar sentido à vida.
Podemos contribuir com o futuro da humanidade de hoje, à medida que escolhemos fazer às pessoas o bem que gostaríamos que elas nos fizessem. Esta é uma regra de ouro que pode nortear todas as nossas ações e com certeza seremos sinal de esperança para todos os que passarem pela nossa vida, e ao mesmo tempo espalharemos as sementes de uma vida nova para os que ainda não nasceram, na certeza de que eles colherão os frutos das nossas boas ações, e sentar-se-ão à sombra de um mundo melhor, mais fraterno e mais cheio de paz.
“Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12).
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago