domingo, 28 de outubro de 2012


SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU

Celebramos na alegria da fé os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu. Os apóstolos foram colunas e fundamento da verdade do Reino. 
São Simão:
Simão tinha o cognome de Cananeu, palavra hebraica que significa "zeloso". 
Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia. 
Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita. 
Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos. 
Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.
São Judas Tadeu:
Judas, um dos doze, era chamado também Tadeu ou Lebeu, que São Jerônimo interpreta como homem de senso prudente. Judas Tadeu foi quem, na Última Ceia, perguntou ao Senhor: "Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo?" (Jo 14,22). 
Temos uma epístola de Judas "irmão de Tiago", que foi classificada como uma das epístolas católicas. Parece ter em vista convertidos, e combate seitas corrompidas na doutrina e nos costumes. Começa com estas palavras: "Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados e amados por Deus Pai, e conservados para Jesus Cristo: misericórdia, paz e amor vos sejam concedidos abundantemente". Orígenes achava esta epístola "cheia de força e de graça do céu". 
Segundo São Jerônimo, Judas terá pregado em Osroene (região de Edessa), sendo rei Abgar. Terá evangelizado a Mesopotâmia, segundo Nicéforo Calisto. São Paulino de Nola tinha-o como apóstolo da Líbia.
Conta-se que Nosso Senhor, em revelações particulares, teria declarado que atenderá os pedidos daqueles que, nas suas maiores aflições, recorrerem a São Judas Tadeu. 
Santa Brígida refere que Jesus lhe disse que recorresse a este apóstolo, pois ele lhe valeria nas suas necessidades. Tantos e tão extraordinários são os favores que São Judas Tadeu concede aos seus devotos, que se tornou conhecido em todo o mundo com o título de Patrono dos aflitos e Padroeiro das causas desesperadas. 
São Judas é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.
São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós!

DECIDIR -SE PELO SENHOR !


O Evangelho apresenta uma pessoa que cai de joelhos diante de Jesus e lhe faz uma pergunta: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Ele responde com a segurança de quem conhece o coração que está diante Dele, todo o esforço, mas também o que lhe falta: “Jesus, fitando-o, com amor, lhe disse: ‘Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me’.”
Quem está ali, diante de Jesus, passou a vida inteira tentando cumprir os mandamentos, fazendo tudo muito bem, mas com o coração longe de Deus. Acabou não cumprindo verdadeiramente os mandamentos, pois não amava a Deus sobre todas as coisas.
Jesus, como que tentando resgatar toda a luta de vida daquele “alguém”, olha-o com amor, tenta seduzir o seu coração com a força do Seu olhar, da Sua Palavra, do Seu chamado, mas não consegue. Na sua liberdade, aquela pessoa vai embora, cheia de tristez
a, sem se deixar atingir, pois não quis deixar, renunciar, não permitiu que o amor de Deus desse sentido a tudo o que já tinha conquistado. Não decidiu pelo Senhor!
Deus está nos convocando a uma revisão de vida! Ele não vai desistir de nós, sempre nos olhando com amor para nos trazer de volta. Deixemo-nos atingir por esse olhar!
Que o Senhor nos dê a graça de sempre decidirmos por Ele!
Deus abençoe!
Renan Félix

PRECISAMOS AGIR DECIDIDAMENTE


Todas as coisas passam pela nossa decisão. Ninguém pode decidir por mim ou por você; as pessoas podem nos auxiliar, mas a respeito da nossa vida nós precisamos decidir.
Vemos sempre nas sagradas escrituras que Jesus subia ao monte, e às vezes passava a noite inteira rezando, e quando descia tomava grandes decisões, como por exemplo, a escolha dos apóstolos.
Ao longo do dia, precisamos fazer escolhas e tomar firmes decisões, e nem sempre temos clareza ou sabemos o que é melhor. A sabedoria consiste em rezarmos, a exemplo de Jesus, e pedirmos ao Espírito Santo que nos conduza.
De forma simples e confiante, a cada nova situação que surgir, peçamos a Jesus a Sua graça e o Seu auxílio oportuno, e o Senhor, que é rico em misericórdia, nos conduzirá em todos os momentos  da nossa vida.
Rezemos hoje ao longo de todo este dia com o salmista: “Venha sobre nós, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos” (Sl 32,22)
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

O QUE É A SANTA MISSA ?


A Santa Missa é a renovação incruenta do Sacrifício do Calvário. É o mesmo e único sacrifício infinito de Cristo na Cruz, que foi solenemente instituído na Última Ceia. Nesta cerimônia ímpar, Cristo é ao mesmo tempo vítima e sacerdote, se oferecendo a Deus para pagamento dos pecados, e aplicando a cada fiel seus méritos infinitos.
 Por que dizemos que a Missa é a renovação incruenta do Sacrifício do Calvário? Porque na Missa Nosso Senhor Jesus Cristo se imola novamente para nossa salvação, como Ele fizera no Calvário, embora na Missa seja sem sofrimento físico.
  Missa é chamada de "Santa"?
 Porque nela é o próprio autor da santidade que se oferece como vítima, num sacrifício perfeito a Deus, e como alimento espiritual aos fiéis na Eucaristia, ou seja, a transubstanciação real do pão e do vinho no corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo
 Em que momento da Missa se realiza a transubstanciação das espécies de pão e vinho no corpo e sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo?
 A transubstanciação se realiza no momento da consagração, quando o celebrante repete as palavras que Nosso Senhor pronunciou na última Ceia, ao consagrar o pão e o vinho, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia.
 Prática freqüente do Santo Sacrifício da Missa
 Qual é a cerimônia religiosa e solene mais comum entre os católicos?
 É a santa Missa.
 Por que a santa Missa é a cerimônia mais comum entre os católicos?
 Porque, além de ser celebrada nos domingos e dias santos, quando há obrigação rigorosa de assisti-la, ela é celebrada diariamente e fortalece a piedade do cristão zeloso, em especial quando ele tem a graça de comungar.
 Além dos domingos e dias santos, podemos assistir a Missa em outras ocasiões?
 Sim, e é proveitoso à alma também assisti-la em certas ocasiões especiais tais como:
a - nos aniversários de graças importantes recebidas;
b - nos dias da quaresma;
c - na quinzena pascal.
 Que mais é necessário conhecer sobre as orações?
 É preciso, também, conhecer os objetivos da Igreja ao estabelecer as orações, bem como deduzir ao máximo possível as intenções dos santos padres, dos antigos escritos eclesiásticos e da tradição. Para isto torna-se necessária também uma explicação histórica, literal e dogmática de tudo o que constitui a
 Missa. A que se propõe este Catecismo?. Este Catecismo se propõe a colocar em prática os mesmos objetivos da Igreja, de alimentar os mesmos sentimentos que ela quer infundir nos nossos corações para que possamos orar e oferecer com ela, e não perder o fruto produzido pelo reto conhecimento das palavras repletas de sentimento e de mistérios que ela nos coloca nos lábios.
 Regras para a celebração do Santo Sacrifício da Missa
 Por que é necessário conhecermos as ações e as cerimônias da Missa?
 Porque, por meio das ações e das cerimônias expressam-se mais vivamente as idéias do que por palavras. Além disso, elas foram estabelecidas pela Igreja para nos edificar, nos instruir e despertar nossa atenção, bem como Deus lhes atribuiu graças particulares.
 Há exemplos bíblicos de atitudes que Deus atribuiu algum favor especial?
  Por exemplo, a Escritura nos diz que Moisés rogou com as mãos erguidas ao céu, e, nesta cerimônia, o Senhor estabeleceu a vitória dos judeus. (Ex 17, 11)
 Em que se fundamentam as cerimônias da Missa?
 As cerimônias da Missa se fundamentam ora na necessidade, ora na comodidade ou em outros motivos simbólicos e místicos. Na pesquisa de todas elas, precisamos recorrer a uma infinidade de escritos em que se acham espalhados, procurando sempre suas origens.
 Poderia esclarecer com um exemplo?
 Sim. Todos sabemos que lavamos com água as mãos e o corpo, por asseio; mas, a água usada no batismo não é para lavar o corpo pois, como diz S. Paulo: Non carnis depositio sordium (1 Ped 3, 21). A origem da água no batismo é puramente simbólica, ou seja, emprega-se aquele elemento tão próprio para lavar todas as coisas, para mostrar que, por meio do seu contato com o corpo, Deus purifica a alma de todas as manchas.
 Que é preciso fazer para se pesquisar devidamente a origem das cerimônias?
 É preciso investigar também os tempos e os lugares em que elas passaram a ser usadas, verificar seus escritores contemporâneos e, nas orações contidas nos livros eclesiásticos mais antigos, analisar os objetivos da Igreja naquelas cerimônias, porque muitas vezes as próprias orações revelam seu verdadeiro sentido.
 Que mais devemos levar em conta para conhecer os motivos da Igreja no uso de determinadas ações que vemos na Santa Missa?
 Além da pesquisa aludida anteriormente, devemos levar em conta o discernimento e bom senso que a Igreja empregou para estabelecer as razões das ações e das cerimônias da Missa.
 Como se classificam as razões em que a Igreja se baseou para estabelecer as ações e cerimônias da Missa?
 Podemos classificar em seis razões.
.Qual é a primeira razão?
A primeira razão é de conveniência ou comodidade. Há costumes que só podem ter como causa, estes fatores.
Exemplo: o motivo pelo qual se cobre o cálice depois da oblação é por pura precaução, para que nele não caia nada; e se o Micrólogo, que reconhece este motivo, acrescenta outros, é mais por sua conta que da Igreja.
 Qual é a segunda?
 Há usos que se fundamentam em duas causas: comodidade e simbolismo.
Exemplo: A primeira razão do uso do cíngulo sobre a alba é para impedir que esta caia e se arraste pelo chão; e esta razão física não impede a Igreja de determinar aos sacerdotes de cingirem-se como símbolo da pureza, pois S. Pedro nos recomenda a nos cingirmos espiritualmente: Succinti lumbos mentis vestrae (1 Pet 1, 13).
Outro exemplo: a fração da Hóstia se faz também, naturalmente, para imitar a Nosso Senhor Jesus Cristo que partiu o pão, e porque é preciso distribuí-la; mas, algumas Igrejas deram a esta fração um sentido espiritual, dividindo a Hóstia em três partes (Itália e França), em quatro partes (Grécia), e em nove partes (rito moçárabe).
 Qual a terceira causa? Exemplifique.. Às vezes uma causa de necessidade física foi substituída por uma razão mística.
Exemplo: o manípulo, inicialmente, era um paninho utilizado pelos que trabalhavam na igreja para enxugar as mãos. Há seis ou sete séculos que não se o utiliza mais para aquele fim original; no entanto, a Igreja continua a usa-lo para lembrar seus ministros que devem trabalhar e sofrer para merecer a devida recompensa (Ut recipiant mercedem laboris).
 Qual a quarta razão? Exemplifique.
 Às vezes um uso estabelecido anteriormente por uma razão de conveniência foi substituído por razão simbólica.
Exemplo: até o final do século IX, quando o diácono cantava o Evangelho, voltava-se para o Norte, onde se encontravam os homens, porque convinha anunciar-lhes a palavra santa preferivelmente às mulheres, que se achavam no lado oposto. Porém, desde o final daquele século, em algumas igrejas, o diácono voltava-se ao Norte, mesmo sem a presença masculina, por uma razão puramente espiritual, que será exposta mais adiante.
 Qual a quinta razão? Exemplifique.
 As vezes uma razão baseada no asseio fez desaparecer um costume introduzido anteriormente, como um símbolo de pureza interior.
Exemplo: Na Igreja grega o sacerdote lava as mãos no início da Missa, enquanto que na Igreja latina ele as lava também antes da oblação.
"Este uso havia desaparecido, diz S. Cirilo de Jerusalém, não por necessidade, pois os sacerdotes se lavam antes de entrar na Igreja, mas para salientar a pureza interior que convém aos santos mistérios".
Posteriormente, segundo S. Amalrico e a Sexta Ordem Romana, o bispo e o sacerdote lavavam as mãos entre a oferenda dos fiéis e a oblação do altar pois poderiam conter vestígios de pão comum distribuído aos leigos; e, como segundo esta ordem se incensavam as oblações, estabeleceu-se em fim a ablução dos dedos, após esta operação para maior asseio, sem abandonar, porém, a razão espiritual primitiva Qual a sexta razão? Exemplifique.
R. á usos que sempre tiveram razões simbólicas e místicas. Alguns põem em dúvida que elas tenham sido assim desde o princípio; porém será fácil nos persuadirmos disto, se considerarmos que os primeiros cristãos tinham sempre por objetivo elevar suas almas e seu pensamento aos céus, que neles tudo era simbólico, e que, como os sacramentos foram instituídos sob símbolos, eles se acostumaram a espiritualizar todas as coisas, como vemos nas epístolas de S. Paulo, nos escritos de S. Bernardo, de S. Clemente, de Justino, de Tertuliano, de Orígines, etc.
Exemplo: S. Paulo dá razões místicas ao povo, quanto ao costume seguido pelos homens nas igrejas, de rezar com a cabeça descoberta; o mesmo acontece com as explicações dos santos padres sobre as razões de S. Paulo.
Outro exemplo: Por razão simbólica, também, durante muitos séculos os novos batizados se trajavam de branco, indicando a inocência. Assim aconteceu com Constantino que cobriu seu leito e revestiu seu quarto de branco depois de ter recebido o batismo.
Mais um exemplo: quando os primeiros cristãos se voltavam para o Oriente para rezar, era porque viam o Oriente como a figura de Nosso Senhor Jesus Cristo; e, quando rezavam em lugares elevados e bem iluminados, era porque a luz exterior representava o Espírito Santo, como nos diz Tertuliano (Lib. adv. Valent, c. 3).
Ainda: Todas as cerimônias que precedem ao batismo são outros tantos atos simbólicos. S. Ambrósio, que as explica para os que se preparavam para receber o sacramento, diz que se faz com que os catecúmenos se voltem para o Ocidente, para indicar que renunciam as obras de Satanás e as resistem de frente, e que, em seguida, voltam-se ao Oriente para olhar a Jesus Cristo, a verdadeira luz.
 Qual a postura recomendada para a oração na Missa durante os quatro primeiros séculos?
 Recomendava-se a rezar em pé nos domingos e em todo o tempo pascal, e Tertuliano diz que era uma espécie de falta rezar de joelhos e jejuar em tais dias (Die dominico jejunium nefas ducimos vel de geniculis adorare, Tertuliano, Lib. de Cor., c. 3).
 Houve alguma recomendação conciliar sobre tal postura?
 Sim. Sobre tal postura o primeiro Concílio geral estabeleceu até uma lei no cânon 25, e S. Jeronimo e Sto. Agostinho, apesar de ignorarem este cânon, falavam do referido costume sempre com muita veneração. Para S. Jeronimo, tratava-se de tradição com força de lei e Sto. Agostinho somente colocava em dúvida, se ele era seguido em todo o orbe católico.
 Qual a origem desse costume segundo alguns doutores? Sto. Hilário, S. Basílio, Sto. Ambrósio, e muitos outros outores, julgavam que o costume de rezar em pé nos domingos e no tempo pascal provinha dos apóstolos; porém os cânones e os Concílios, e todas as obras antigas que encontramos sobre isso, apresentam razões místicas.
 Que razão mais adequada podemos encontrar naquele costume?
 Segundo S. Jeronimo, os fiéis assim procediam para honrar a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo pois, eretos, demostravam a esperança que tinham de participar da sua ressurreição e ascensão (Nec curvamur, sed cum Domino coelorum alta sustullimur, S. Jeronimo, Prol. In Ep. Ad Ephes.).
 Por que devemos penetrar nas razões e origens misteriosas dos costumes que envolvem as cerimônias da Missa?
 Porque afastarmo-nos de tais razões e origens seria um afastamento do espírito e dos objetivos da Igreja, que claramente pede aos seus filhos que se apliquem a penetrar nos mistérios que envolvem as cerimônias.
 Há algum exemplo concreto desse desejo da Igreja?
 Sim, como prova a oração que se lê nos antigos sacramentais, repetida todos os anos na cerimônia da benção das palmas: "Fazei, Senhor, que os corações piedosos dos vossos fiéis compreendam com fruto o que significa misteriosamente esta cerimônia".
 Quais são os objetivos deste Catecismo?
 O objetivo deste Catecismo é de formar um conjunto de ensinamentos que conserve o texto da liturgia, que explique suas cerimônias e que auxilie os fiéis a saborear por si próprios o sentido da oração pública, a amar sua majestosa sensibilidade, e fazer brotar dela todos os princípios e sentimentos que ela encerra.
Qual é o esquema geral deste Catecismo para atingir seus objetivos?
R. Para melhor conseguir seus objetivos, este Catecismo seguirá um plano geral dividido em duas partes, como segue:
A - Primeira Parte: Instruções Preliminares sobre o Santo Sacrifício da Missa e as Preparações Prescritas para oferecê-lo.
B - Segunda Parte: Explicação das Orações e Cerimônias da Santa Missa.
Em linhas gerais, de que trata a Primeira Parte deste Catecismo? A Primeira Parte é constituída de onze Capítulos, apresentando:
A sublimidade e a excelência do sacrifício da nova lei e suas relações com todo o culto público;
A necessidade, o valor e os frutos da Santa Missa;
A celebração da santa liturgia através dos séculos, desde Jesus Cristo até a o Novo Ordo Missalis Romani* (imposto por Paulo VI em 1970), verificando tanto a tradição como os documentos oficiais promulgados pela Igreja;
O material utilizado no serviço divino;
A imensa preparação que o precede;
Os sentimentos que a Igreja exige do sacerdote que o celebra e dos fiéis que o acompanham.
 O caráter histórico da obra em que se baseia este Catecismo exime qualquer adaptação ao Novo Ordo de 1970.
 De que trata a Segunda Parte?
 A Segunda Parte deste Catecismo, constituída de seis Capítulos, expõe:
Palavra por palavra e rito por rito de todo o conteúdo do Ordinário da Missa;
Explicação própria para instruir os fiéis bem como para nutrir sua piedade;
A relação palpável entre as orações e as cerimônias do altar com o que aconteceu no Cenáculo e no Calvário, e o que se verifica no sublime altar do Céu.
 Podemos assistir Missa diariamente?
 Sim. Sempre que o fiel tiver a possibilidade e principalmente aqueles que receberam mais bênçãos dos céus e favores terrenos devem entender que seria até uma ingratidão não participar do oferecimento diário da grande vítima de ação de graças.
 Por que é conveniente e salutar assistir a Missa sempre que possível?
 Porque todo o cristão, desejoso de ordenar sábia e piedosamente sua conduta, encontra na Missa o meio de consagrar pela oblação do corpo e do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo os trabalhos e fadigas de cada dia, sem esquecer as obrigações do próprio estado. Além disto, a assistência freqüente implica em maior aproveitamento dos méritos de Cristo.
 Além da piedade e do fervor, que outros motivos nos levam a assistir a Missa?
. Além da piedade e do fervor os cristãos se reúnem com prazer ao redor do altar do sacrifício por muitos motivos, como:
a - no início de cada ano, para agradecer e renovar os votos desta época;
b - em certas festas religiosas, para estreitar os laços de família e a piedade filial;
c - no dia dos mortos, para resgatar os pecados do passado com as esperanças de melhor porvir;
d - para conseguir êxito em determinado empreendimento;
e - para a saúde de uma pessoa;
f - para que se difunde a graça de Deus na união dos esposos;
g - para oferecer ao Senhor uma criança que acaba de nascer e a mãe que deu a luz;
h - para acompanhar diante dos altares os despojos mortais de nossos irmãos, antes de sepultá-los.
 A Missa, então, é motivo para tudo?
 Sim. Resumindo, podemos dizer que a Missa é a consagração e santificação de todos os momentos graves, solenes e importantes da nossa vida.
3 - Necessidade de se entender as orações e as cerimônias da Santa Missa
 É necessário conhecer profundamente a Missa? Um ato de religião praticado com tanta freqüência, tão precioso em suas graças, e tão consolador em seus frutos, é desejoso que se conheça o mais possível, na medida das nossas capacidades.
 Como podemos conhecer mais profundamente a Santa Missa?
 Podemos conhece-la mais profundamente estudando seus mistérios, seus dogmas, a moral que ela encerra, e até os menores detalhes de suas cerimônias e orações.
 Para que devemos conhecer tudo isto?
Para que a Missa, que é o centro do culto católico, desperte os mais vivos sentimentos de religião e de piedade.
 Que mais devemos conhecer da Missa Devemos conhecer suas palavras sagradas em que encontramos todo o sabor da unção de que estão repletas; cada ação e cada movimento do sacerdote; cada palavra que ele pronuncia para lembrar nossa alma e nosso coração que um Deus se imola para nós, e que nós também devemos nos imolar com Ele e por Ele.
 Com que estado de espírito devemos assistir a Santa Missa?
 Devemos deixar fora do santuário a indiferença e o tédio, a dissipação e o escândalo, e sermos, no templo, adoradores em espírito e verdade. (Ioh 1 - 4)
 Deus exige de todos os fiéis uma instrução profunda e detalhada da Missa?
 Não. Deus supre a sensibilidade da fé ao conhecimento que não foi possível adquirir e jamais irá desprezar o sacrifício de um coração arrependido e humilhado. (Sl 50, 19)
. Quais as disposições essenciais e suficientes para aproveitarmos do santo sacrifício da Missa?
. Devemos assistir a Santa Missa com a alma penetrada de dor pelas faltas cometidas, e nos aproximarmos deste trono da graça, unindo-nos à vítima, Nosso Senhor Jesus Cristo, e à intenção da Igreja, na pessoa do sacerdote, e por seu ministério.
 Que mais é salutar conhecer?
 Devemos saber as grandes vantagens espirituais que um conhecimento mais íntimo da Santa Missa proporciona aos fiéis, com a explicação literal de suas orações e cerimônias.
 A Igreja, acaso, ocultaria aos fiéis algum mistério da Santa Missa?
 Não. Na Igreja nada há de oculto e ela jamais pretendeu ocultar qualquer mistério aos fiéis, seja da Santa Missa, como de qualquer outra cerimônia litúrgica, como será demonstrado neste Catecismo.
 Qual a principal preocupação da Igreja quanto aos mistérios da Missa?
 A Igreja somente teme que o pouco discernimento sobre os mistérios possa causar má interpretação às palavras neles contidas.
 Como a Igreja procura evitar possíveis más interpretações?
 Apresentando sempre explicações claras dos mistérios aos fiéis.
 Há orientação explícita da Igreja para explicar os mistérios da Missa aos fiéis?
 Que outras medidas tomou a Igreja para facilitar o entendimento dos mistérios da Missa?
 A Igreja colocou à disposição de todos os fiéis o ordinário da Missa, e impôs como dever dos sacerdotes a explicação das orações e das cerimônias da Santa Missa.
Além do ordinário da Missa, há outras obras específicas sobre o Santo Sacrifício?
 Sim; há inúmeras obras ao alcance dos fiéis sobre a Santa Missa, publicadas através dos séculos.
A explicação da Missa é dever somente dos sacerdotes?
. Não. Além dos sacerdotes é dever também dos fiéis, e seremos felizes mesmo se, com pouco conhecimento, colocarmos algumas pedras nos muros de Jerusalém, enquanto outros manejam com mão hábil a espada da palavra santa para cuidar da sua defesa.
Qual o melhor método para nos aprofundarmos no conhecimento da Santa Missa?
 Para compreendermos exatamente o verdadeiro sentido das orações da Santa Missa, é necessário conhecermos todas, palavra por palavra, o significado de cada termo, dos dogmas e dos mistérios nelas contidos.