sábado, 27 de outubro de 2012

PROFESSAR A FÉ NA SOBRIEDADE


Nós estamos no Ano da Fé. Existe uma ligação íntima entre a fé e a sobriedade. O próprio símbolo da Pastoral da Sobriedade nos lembra isto, o símbolo é esta chama da fé, onde está escrito 'Sede sóbrios e vigiai'. 
Algumas pessoas tem uma ideia de que a fé é ilusão. Não sei se vocês já notaram que o conceito de fé é algo que exige o nosso esforço, é como andar de bicicleta. Se você não fizer um esforço para pedalar você perde o equilíbrio. Então tem gente que acha que a fé é uma ilusão, justamente por causa de esforço que fazemos para crer. 
A fé crava nossos pés no chão da realidade. Se você tem fé você enxerga o mundo real, se você não tem fé vê o mundo de ilusão. Estar sóbrio é estar no mundo real. Quando você entra no mundo das drogas você sai deste mundo real. É por isso que Nosso Senhor usou estes termos juntos: 'Sede sóbrios e vigiai', ou seja vamos ficar atentos, acordados. 
A fé é um esforço mas não um esforço de 'auto-engano', ela é um esforço que crava nossos pés no chão. Enquanto o mundo que não crê dorme, está delirando, sonhando sonhos virtuais na internet, sonhos de uma sexualidade desregrada, nós estamos nos esforçando para sair desta ilusão, para nos manter acordados, mas para ter fé você precisa se esforçar. 
Quando você perde a fé, quando você tira os seus pés do chão, só acontece desastre para você e sua família.A fé é um dom de Deus, é uma virtude teologal, mas não quer dizer que não precise de esforço, porque Deus quer te dar a fé, Ele quer dar esta chama da vigilância, mas se esta chama está meia apagada, só uma mecha que fumega, você precisa fazer o esforço para reavivar esta chama.
A pastoral da sobriedade tem uma mensagem para a Igreja inteira. Toda Igreja tem que sentar para ouvir o que a Pastoral da Sobriedade aprendeu durante todos estes anos, de que a droga é uma ilusão. Assim aprendemos que todo pecado tem o mesmo carácter das drogas. Todo o pecado, como as drogas, é uma promessa falsa de felicidade. E a Pastoral da Sobriedade aprendeu a ver o carácter mentiroso e ilusório das drogas. 
Por que uma pessoa toma drogas? Porque ela procura a felicidade, mas a procura no lugar mais estranho, mais inóspito que existe que é o prazer. Não que o prazer seja algo ruim, mas precisamos entender que o prazer é algo do corpo e a felicidade é uma realidade da alma. A pessoa só vai se libertar deste mal das drogas quando ela aprender que a felicidade nada tem a ver com o prazer. A pessoa precisa aprender que até no sofrimento, no sacrifício, na negação dos seus desejos, que a se começa a encontrar a felicidade. 
Todo pecado é como as drogas e, por isso, todos nós precisamos aprender com a Pastoral da Sobriedade desmascarar esta falsa promessa de felicidade. 
No confessionário eu pergunto para um jovem: 'meu filho, por que você fez isso? 'Eu não sei padre”, responde o jovem. E eu digo: 'eu sei porque você fez isso, porque no fundo você quer ser feliz'. Por que a pessoa adultéra? Porque a pessoa acha que a outra pessoa pode lhe dar felicidade. Por que um ladrão rouba? Porque ele acha que a felicidade está no dinheiro que ele não tem. Porque uma pessoa mata? Porque ele acha que aquela pessoa está impedindo a sua felicidade. Veja que todo pecado tem o caráter de droga, ou seja, uma falsa promessa de felicidade. Só a sobriedade e a fé pode nos livrar desta ilusão, porque ela nos crava no mundo real, nos livra da falsa promessa de felicidade
Nós precisamos entrar nesta dinâmica da lucidez. E como a gente pode fazer isso? Como podemos aumentar a nossa fé? Tudo começa aprendendo a distinguir algumas palavras em nós. A palavra de Deus ou a palavra do inimigo da qual São Pedro nos alertou 'Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar” (I São Pedro 5,8) É preciso aprender a distinguir a falsa promessa do demônio e a Palavra da Verdade que nos liberta. Eva, quando caiu na mentira de satanás criou uma ilusão, ela não viu o fruto, ela acreditou na sua ilusão. Deus é que nos crava na realidade, quando disse “a verdade vos libertará!” Mas ele não disse, 'olha, a verdade vai te dar prazer, ela sempre vai te agradar'. 
Se você acha que esta vida aqui é um 'balneário', se você acha que a vida é 'férias em Cancum' você foi enganado. A palavra da fé nos diz que Deus nos colocou neste mundo para amar, mas ser feliz de verdade nós vamos ser no céu. Quem quer viver o amor perfeito e maravilhoso aqui nesta terra vai cair na sedução do inimigo. 
O amor que iremos viver no céu se chama glória, mas aqui nesta terra o nome do amor se chama cruz. Se você nunca sofreu por alguém você nunca amou. Imagina se Jesus, quando caiu pela 3ª vez carregando a sua cruz em direção ao calvário, se ele tivesse desistido? O amor jamais desiste! 
Deus não desistiu de você porque fez uma aliança de sangue para salvar a humanidade. Não desista de você, não desista de seus filhos, de seus irmãos, de sua família. 
Padre Paulo Ricardo 

FALAS E NÃO TE CALES

Há pessoas que zombam, gozam e se põem contra você, afirmando que você é um "carola", que está perdendo tempo com as coisas de Deus. Não precisa uma Corinto não, talvez isso ocorra dentro de sua casa. Mas o Senhor está declarando: "Ele me pertence! Ela me pertence! Você me pertence". Por isso, o Senhor nos pede: “Não temas! Fala e não te cales". E se você não puder falar ou não adiantar mais fazê-lo, então, reze, interceda, faça jejum, crie calos nos joelhos se for preciso, mas não desista. Vá fazer adoração, vá ao quarto dessa pessoa, que o persegue ou que está preso ao mal, e ore em línguas.

Faça o mesmo por seu marido ou esposa. É muito fácil você colocar a mão sobre ele ou sobre ela e orar em línguas. A Palavra de Deus nos diz que nós não sabemos "o que" pedir nem "como" pedir, mas o Espírito sabe e ora em nós com gemidos inefáveis; ora segundo a vontade de Deus Pai.

"Não temas! Fala e não te cales. Porque eu estou contigo. Ninguém se aproximará de ti para te fazer mal, pois tenho um numeroso povo nesta cidade" (Atos 18, 9-10)

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O EXTERIOR REFLETE O INTERIOR

Uma boa faxina pode nos colocar nos caminhos do Senhor
Tudo aquilo que está em nosso meio pode dizer muito de como está o nosso coração. Também somos   responsáveis pelo ambiente que nos cerca. Existe um “clima” que é somatória dos aspectos emocionais – bons sentimentos ou tensões - e materiais - disposição dos objetos e impressão visual os mesmos.
Nas coisas que possuímos ou utilizamos ficam impregnadas a nossa marca, são como que uma extensão do dono. Por exemplo: É fácil o acesso à pesquisas em que encontramos resultados que ligam a cor do automóvel com o temperamento do proprietário, a estampa da roupa com o ânimo no dia de quem a veste.
Não como via de regra, mas, quando observamos em alguém, um desleixo com seus pertences e sua própria apresentação e asseio, pode ser um indicativo de que esse indivíduo está deixando de acreditar e de gostar de si mesmo. Um dos sintomas da depressão é a pessoa não reagir e não se importar muito com nada que o circunda.
Então, a via inversa também pode ser um meio de começar a organizar o interior. Se estamos desanimados, se chegamos a conclusão de que necessitamos de uma cura interior, à partir de cuidados com coisas que utilizamos e deixam um ambiente mais agradável, podemos iniciar esse processo de reorganizar a casa do coração.
Arrumar a cama, pintar a casa, desfazer-se de roupas que não mais usamos, tirar papéis velhos da gaveta, criar a coragem de jogar fora fotos de relacionamentos passados e que não nos fizeram bem, desentulhar as coisas que estão naquele cômodo dos fundos, e claro, o cuidado consigo mesmo, são o pontapé inicial para muitas mudanças no todo da vida e um gesto concreto e material de renunciar aos desacertos.
Há muitas coisas guardadas em nossas casas, no escritório, na garagem, que correspondem a tralhas antigas no coração. Algumas tem ligação direta, são lembrancinhas para um saudosismo, mas, outras coisas significarão somente a vontade de uma vida nova, de mudança.
Faça hoje sua reflexão! O que tenho comigo que não me faz crescer?
Ainda que num primeiro momento tenhamos que fazer um grande esforço para começarmos a faxina da alma (pois somos apegados até mesmo aos males sofridos) o resultado será compensador. Quando nos darmos conta, até mesmo sensações feridas e a autoestima podem melhorar e muito.
Com toda certeza, não é modificando o exterior que preencheremos de sentido a nossa alma, mas, faz parte do processo de revigoramento interior que nosso coração transborde em alegria ao que nos circunda. 
Sandro Ap. Arquejada


AS MUDANÇAS FAZEM PARTE DA VIDA


No trabalho, em casa, nos relacionamentos e em todas as áreas da nossa vida as mudanças estão presentes. Por essa razão, não podemos nos fechar a elas de forma alguma. Quando nos abrimos ao novo de Deus, conseguimos enxergar a vida com um novo olhar; ao passo que quando nos fechamos e não aceitamos essa realidade, envelhecemos, ficamos endurecidos e não conseguimos conviver com o novo. Dessa forma ficamos presos ao passado.
A vida é dinâmica e, naturalmente, estamos propensos às mudanças. “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito” (Rm 12,2).
Senhor, renova a nossa vida e dá-nos a graça de nos abrirmos ao novo que Tu tens para nós.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

PELA FÉ EXPERIMENTAMOS O AMOR DE DEUS

No Evangelho segundo Marcos somos colocados diante de dois fatos maravilhosos, nos quais podemos contemplar o poder de Jesus (cf. Mc 5,21-43).

Jesus, em Sua infinita misericórdia, atende ao pedido de Jairo, colocando-se a caminho para curar sua filha e no percurso encontra a hemorroíssa que toca no Seu manto e fica completamente curada da hemorragia.

Esses dois fatos destacam o poder de Jesus contra a doença e contra a morte. Os dois fatos acontecem primeiramente devido à fé de Jairo e daquela mulher hemorroíssa.

A fé é a primeira condição que nos leva a experimentar a manifestação do poder de Jesus.

Diante de qualquer situação que você esteja passando no dia de hoje, olhe para esses dois fatos, pois o poder de Jesus está sempre acima de toda e qualquer situação

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova