sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DÊ VALOR AO QUE TEM VALOR


Dê valor ao que tem verdadeiro valor.Hoje, o salmista nos aponta o caminho da felicidade e tece um belo elogio ao homem de valor:
“Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder” (Sl 111).
O que vale é o que somos diante de Deus e isso basta, porque quando colocamos a nossa confiança no Senhor e com Ele aprendemos os verdadeiros valores da vida, “o nosso coração fica tranquilo e nada tememos”.
Jesus, ensina-nos a cultivarmos os verdadeiros valores da vida.
Obrigada, Jesus!
Luzia Santiago

NOSSO OLHAR MUDA O MUNDO


O modo como você olha para o outro determina a qualidade do seu relacionamento. Nosso olhar transmite todos os nossos sentimentos. Quando você olha para alguém, já traça, na sua cabeça, o perfil daquela pessoa mesmo sem conhecê-la. No entanto, quando você começa a conviver com ela, percebe que ela é exatamente o contrário do que você imaginou. Na verdade, você se decepciona é com a nossa visão deturpada, que não enxerga o outro na verdade dele. Você quer obrigar o outro a ser como você quer! Nosso olhar nem sempre vê, ou melhor, enxerga a verdade como ela é.

Nosso mundo é do tamanho do nosso olhar, do tamanho do nosso horizonte.
 

Como você tem olhado as pessoas da sua família? Como você tem olhado seus filhos? O olhar é tão importante que, quando uma pessoa precisa de cuidados, dizemos: “Estamos olhando tal pessoa”. É este olhar que Jesus está preocupado, o olhar que leva à ação.

Aquele que diz estar na luz, mas odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar. Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas, sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos.”Aquele que diz está na luz e odeia seu irmão está em trevas” (I carta Jo 2,9-11). 


“O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado”, citação de Mt 6,22.
 Todo seu ser somente será iluminado se, antes, você se iluminar. As respostas não estão fora de você, mas dentro. O seu corpo é iluminado pela sua visão. Deus quer curar todas as deficiências do seu olhar.

Se você mudar os seu olhar, você muda a sua vida. Por pior que as coisas estejam, acredite na força do olhar, pois algo positivo está escondido nele. Seu olhar não o deixará ser feliz, se você tiver uma visão pessimista.

Jesus está nos dizendo que o bom olhar é o de luz; e um olhar ruim é o de trevas. Precisamos ter uma boa visão, a qual vê as coisas como elas, na verdade, são.

Você conhece pessoas que simplificam a vida ou a dificultam? Se eu posso facilitá-la, porque dificultá-la? Há pessoas que vivem para facilitar a vida de outros, entretanto, há outras que dificultam a vida de quem está à sua volta.

Há pessoas que têm o dom de simplificar o complexo e outras, cujo dom é complicar o que é simples. Que tipo de pessoa é você? A que complica ou simplifica?
 

O Senhor quer iluminar o seu coração e fazer uma obra nova em você. Coloque-se na presença desse Deus maravilhoso que deseja iluminar a sua família.
Senhor, nós tomamos posse dessa palavra. É preciso retirar toda escuridão de nossos coração. É preciso que o Senhor nos olhe e nos contemple. Olhe, Senhor, dentro dos meus olhos, pois nele se esconde a verdade do meu ser. Senhor, eu quero um olho são, quero um olho curado para que toda a minha vida seja iluminada. Senhor, ilumine os olhos do meu coração para que eu seja mais misericordioso com as pessoas ao meu redor. Quantas vezes, Senhor, o meu olhar tem sido somente negativo!
Meu Deus, cure-me pela força da Sua palavra. Que a minha vida seja para honrar o Seu Santo nome. Cure, Senhor, nossos olhares, porque tudo começa por meio dele. Senhor, hoje, queremos contemplar a Sua face e queremos ser contemplados pelo Senhor, porque o Seu olhar nos cura e nos liberta. Ilumine os nossos olhos para honra e glória do Seu nome. Amém.
Padre Crystian Shankar 

AJUNTAI PARA VÓS RIQUEZAS NO CÉU

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6,19,20,21). Esse é um Evangelho marcado pelo Judaísmo cristão, porém por judeus. O Judeu juntava tesouros, mas não eram apenas moedas, mas sim muitas bens materiais, era guardado tudo em segredo e após a morte o tesouro ficava perdido e todos da família naquele momento de riqueza ficava na miséria porque não sabiam onde estava o tesouro, contudo os ladrões encontravam.

De nada vale guardar o tesouro nesta vida, porque os ladrões nos roubam. Temos de juntar tesouros para o céu onde ninguém pode nos tirar nada.

Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo” (Mateus 13,44). O reino do Céus e como esse tesouro que homem cavando e cuidando da terra encontrou-o e enterrou, pois ele ao encontrar cuida. O tesouro é essa vida de mulher e homem de Deus que teve uma experiencia com Nosso Senhor e conseguiu deixar a vida errada, e encontrou uma vida nova. Então por isso precisamos cuidar e contar para todos que encontramos este tesouro que é Jesus. Esse encontro com a fonte Divina precisa produzir frutos na nossa vida.

Ao encontrar o tesouro, precisamos ter a decisão de trabalhar no campo da nossa vida, ou enterrá-lo e deixar que venha o inimigo e nos roube a luz de Deus. Encontrar esse tesouro nos exige além da nossa alegria, decisão.

E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dar aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades” (Mateus 19,16-22). 

Precisamos ter os olhos voltamos para o céu e não para esta terra cheia de tristezas e dor. Para isso precisamos aprender a renunciar as coisas do mundo. Devemos juntar as riquezas aqui na terra, porém para desfrutá-las no céu, pois o Senhor já as conquistou por nós. Precisamos aprender a renunciar e nos deixar encontrar com Deus. Assim, podemos nos lançar na meta e no objetivo que é Jesus. Junte este tesouro, aqui nesta terra, amando e servindo ao próximo.
Porque em muita tribulação e angústia do coração vos escrevi, com muitas lágrimas, não para que vos entristecêsseis, mas para que conhecêsseis o amor que abundantemente vos tenho” (2 corintios 2,4). A luz que brilha em nós nos forma, vem de Deus. Você tem tribulação de todos os lados? Portanto, saiba que não seremos vencidos pela angústia, porque mesmo em meio ao apuro, a esperança não nos abalará. Podemos estar caídos, mas o Senhor quer  nos levantar com Seu Espirito Santo, porque não estamos aniquilados. Nenhuma tristeza e tribulação, desta vida, pode nos exterminar.

Nós trazemos esta riqueza em forma de barro, pois mesmo que nosso físico esteja se arruinando, o nosso interior vai se renovando com a luz de Cristo. Deus o está convidando, hoje, para ver o que ninguém mais está vendo: a fé em Cristo no amor, no Evangelho. Esse é um desafio, então peça a Deus esta graça.

Essa vida perfeita com a Santíssima Trindade, essa comunhão de vida e de amor com ela, com a Virgem Maria, os anjos e todos os bem-aventurados, é denominada 'o céu'. O céu é o fim último e a realização das aspirações mais profundas do homem, o estado de fidelidade suprema e definitiva" (Catecismo paragrafo, 1024). A tribulação não vai impedi-lo de olhar para o paraíso e ver que temos um lugar reservado para cada um de nós.

Quais são as alegrias que você teve na sua vida? Pense nas graças que você já recebeu como seu casamento, o nascimento de um filho. Imagine a alegria do céu! Nada pode se comparar a essa alegria imensa.

Precisamos estar atentos à Palavra de Deus e juntar, nesta terra, para gozar no paraíso. Mesmo sofrendo, precisamos perseverar em Deus, buscar as coisas do Senhor. Mesmo em meio à tribulação desta terra, Nossa Senhora quer nós ver com a Luz de Deus.
Alexandre de Oliveira 
Missionário da Comunidade Canção Nova

A NOSSA NATUREZA É DE GUERREIRO


Guerreiro temível, poderoso guerreiro, valente guerreiro, no hebraico se expressa por uma palavra só: "Guibor". Deus está querendo fazer de cada um de nós um guerreiro valente, que não tenha medo e enfrente o combate. Na Bíblia de Jerusalém, a tradução dessa palavra é "homem de guerra". Isso aponta a identidade da pessoa. Quando dizemos cão de caça, não estamos falando de um cão qualquer, trata-se de um cão caçador. Igualmente conosco: o Senhor nos criou para sermos "homens de guerra". 
Mas, infelizmente, o mundo nos fez pessoas frágeis, medrosas, inseguras, quebradiças.... O inimigo de Deus nos trouxe excesso de conforto para nos tornar "moles". Somos uma geração que não aguenta dor alguma: vivemos recorrendo a analgésicos; assim como não aguentamos uma caminhada longa ou um esforço que exija mais de nós. Mas não fomos feitos para isso; pelo contrário: a nossa natureza é de guerreiros! Pois somos imagem e semelhança de Deus. Se o nosso Deus é "guerreiro", nós também o somos! Precisamos voltar à nossa origem: fomos feitos para a "guerra", para a luta, para a vitória, não para sermos "moles". É para isso que o Senhor está nos treinando. 
Por isso, para readquirimos a força e a coragem, que perdemos, Deus quer e precisa nos provar. Precisamos passar pela prova: somente assim, criaremos têmpera para não sermos derrotados. Deus nos prova na vida, no sofrimento, e na dor, para sermos aprovados e assim conquistarmos a vitória. 
Não tenha medo da perseguição. Nosso Deus é um "guibor". Por isso, mesmo se você se sentir fraco ou enfermo diga: eu sou um guerreiro. 

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

O PRIMEIRO PASSO PARA O PERDÃO

O Senhor nos convida a fazer uma travessia como aquele povo de Deus [os filhos de Israel] fez ao atravessar o rio Jordão. Eles, passando o rio, entrariam na Terra Santa, na terra prometida, depois de caminharem quarenta anos, vindos do Egito, onde foram escravos por quatrocentos anos.
Assim como Deus fez com que eles atravessassem o mar Vermelho, também tinham de atravessar o rio Jordão. Deus mandou que os sacerdotes pegassem a Arca da Aliança e atravessassem o rio, dando passos na fé, pois, dessa forma, ele [rio] iria se dividir. As águas então escorreram e um vão foi se abrindo. Os sacerdotes pararam no meio do rio com a arca e o povo passou de pé enxuto. 
Hoje estamos sendo convidados a fazer uma travessia assim, ou seja, a dar um passo na fé. Em Mt 18,21-35, quando Pedro pergunta a Jesus quantas vezes era preciso perdoar, o Senhor conta-lhe a parábola do patrão que agiu com justiça diante de seu empregado, e este, pedindo-lhe misericórdia, foi perdoado. Contudo, quando o empregado saiu de onde estava o patrão, encontrou um colega que lhe devia um valor mínimo, mas ele exigiu que este lhe pagasse a dívida. O colega, assim como o outro fizera antes, também lhe pediu misericórdia, pedindo-lhe que perdoasse sua dívida com ele. Mas o homem não lhe concedeu perdão e agiu com justiça. Então, Jesus disse a Pedro: "É assim que meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração o seu irmão" (Mt 18,35). 

É esse o passo de fé que precisamos dar. Existem dois caminhos: o da justiça e o da misericórdia. Mas você não pode ir pelos dois caminhos, não dá para fazer as duas coisas. Se estamos no caminho da justiça, e assim tratamos os outros, não lhes perdoando, Deus vai usar conosco também da mesma justiça e não da misericórdia. E ai de nós se Deus usar de justiça conosco e não a misericórdia! 

Meus irmãos, hoje é o dia de darmos o passo do perdão; mas nos assustamos com isso porque perdoar é difícil. A nossa grande dificuldade é pensar que – ao perdoar – estamos dando razão ao outro ou que ele não tem mais nenhuma dívida conosco. 

Já agora, vá abrindo o seu coração e se dispondo a perdoar. Muitas vezes, enroscamo-nos em coisas pequenas e não perdoamos. E o perdão não dado, causa-nos o ressentimento. 

Perdoar é o melhor para nós, é questão de inteligência. Perdoa, meu filho! É preciso dar este passo; você vai ver como aquilo que o estava fazendo infeliz vai desaparecer e você fará o seu caminho.

Muito mais do que falar a respeito de perdão, é preciso pedir ao Senhor e dispor o coração para que, na força de Deus, nós consigamos perdoar. Faça isso concretamente: "Senhor, dê-me a força de perdoar, diante disso eu perdôo". Diga o nome da pessoa e a situação que feriu você. 

Durante o dia, você vai se lembrar de outras coisas, porque o Espírito Santo vai agir. A graça de Deus já está operando em você. 

Ore assim durante todo este dia: "Senhor, traga à tona aqueles a quem eu preciso perdoar, porque, pela Sua graça, estou disposto a perdoá-los. Amém".

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova